Acervo

Miguel Rodrigues Nunes

16/09/1936
Local de nascimento
São Luís - MA
Verbete

NUNES, Miguel Rodrigues Superintendente, diretor administrativo, diretor-superintendente e presidente da Cemar; presidente da Eletronorte

Miguel Rodrigues Nunes nasceu em São Luís (MA) no dia 16 de setembro de 1936. Engenheiro eletricista, iniciou sua carreira profissional em janeiro de 1963 como engenheiro de manutenção da companhia aérea Cruzeiro do Sul S.A., cargo que exerceu até junho desse mesmo ano. No mês seguinte transferiu-se para a Hidrel Engenharia e assumiu a função de engenheiro-chefe de construção, na qual permaneceu até dezembro. Em janeiro de 1964 ingressou no Ministério das Minas e Energia (MME), como engenheiro no Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica (Dnaee). Nessa função realizou análise e recomendou alterações ou aprovação de cerca de duzentos projetos nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, em todo o território nacional, e atuou na fiscalização e controle da aplicação de recursos federais em obras, por meio de perícias técnicas especiais. Permaneceu no Dnaee até maio de 1966 e, no mês seguinte, foi nomeado superintendente da Centrais Elétricas do Maranhão S.A. (Cemar) - empresa posteriormente denominada Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

Foi também diretor administrativo, diretor-superintendente e presidente dessa empresa. Em 1968 integrou o Conselho Fiscal da Companhia de Água e Esgoto do Maranhão (Caema) e, de 1969 a 1970, o Conselho de Administração da Companhia Hidrelétrica de Boa Esperança (Cohebe). Durante sua gestão à frente da Cemar, Miguel Rodrigues Nunes atuou na eletrificação do interior do estado do Maranhão, tendo construído redes de distribuição em todas as sedes municipais e realizado a reforma geral da rede de distribuição de São Luís. Construiu a malha de subtransmissão para distribuição da Usina Hidrelétrica Presidente Castelo Branco, também denominada Usina Hidrelétrica Boa Esperança, totalizando 80 quilômetros em 69 KV e 3.000 quilômetros em 138 KV. Implantou, também, cerca de 1.000 quilômetros de redes de eletrificação rural e construiu usinas geradoras regionais com capacidade de geração de 26.000 kW, entre outras ações.

Foi vice-presidente do Clube de Engenharia do Maranhão de 1972 a 1974 e conselheiro dessa entidade de 1975 a 1977. Em 1974 foi eleito suplente de senador por seu estado natal. Permaneceu na Presidência da Cemar até março de 1979. Em abril seguinte ingressou na Mineração Rio do Norte, tendo assumido o cargo de diretor-presidente, exercendo essa função até setembro de 1984. No mesmo mês assumiu a Presidência da Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. (Eletronorte), em substituição a Douglas Souza Luz. Durante sua gestão foi concluída e inaugurada a Usina Hidrelétrica Tucuruí, realizada a montagem de dez unidades geradoras de 350.000 kW de potência unitária, de um total de doze que constituíam a primeira etapa da usina, e foi ampliado o sistema de transmissão associado. Foram concluídas a construção e a montagem da Usina Hidrelétrica Balbina e a construção da Usina Hidrelétrica Samuel. Foram elaborados estudos e projetos de inventário e de usinas geradoras na Região Amazônica, com vistas ao atendimento do mercado das regiões Norte e Nordeste e dos sistemas de transmissão associados.

Miguel Rodrigues Nunes foi também presidente do Conselho de Administração da Eletronorte de 1985 a 1990 e membro do Conselho de Administração da Cemar de 1987 a 1990. Permaneceu na Presidência da Eletronorte até abril de 1990, quando foi substituído por Nelson Farhat. Foi consultor da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobrás) para assuntos relacionados a fontes renováveis de energia, com ênfase em energia eólica, e tornou-se consultor independente para empresas e órgãos correlacionados ao setor de energia elétrica.

Trajetória profissional

Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A.

Cargo: Presidente da Eletronorte

Início: 1984

Término: 1990

Centrais Elétricas do Maranhão S.A.

Cargo: Superintendente da Cemar

Início: 1966

Término:

Centrais Elétricas do Maranhão S.A.

Cargo: Diretor Administrativo da Cemar

Centrais Elétricas do Maranhão S.A.

Cargo: Diretor-Superintendente da Cemar

Centrais Elétricas do Maranhão S.A.

Cargo: Presidente da Cemar

Início:

Término: 1979

Formação Acadêmica

Curso: Engenharia Elétrica

Identificador
17121