Personalidades do Setor
Mario Lannes Cunha
Compartilhar
Nome
Mario Lannes Cunha
Nome para referências
CUNHA, Mario Lannes
Nascimento
22/05/1912
Local de nascimento
Pelotas - RS
Verbete

CUNHA, Mario Lannes Diretor-geral da CEEE; diretor da Termochar; diretor da Termoal; presidente da Eletrosul

Mario Lannes Cunha nasceu em Pelotas (RS) em 22 de maio de 1912. Formou-se em Engenharia Mecânica e Elétrica em 1934 pela Universidade Técnica do Rio Grande do Sul, depois Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Iniciou sua carreira na Usina de Açúcar Santa Martha da Açucareira Rio-Grandense Ltda. e em seguida foi engenheiro-diretor da Secretaria de Obras Públicas do Estado do Rio Grande do Sul. Em 1943, foi um dos fundadores da Comissão Estadual de Energia Elétrica (CEEE), autarquia que depois seria transformada na Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Na gestão de Leonel de Moura Brizola no governo estadual, colaborou na elaboração e na execução do Plano de Eletrificação do Estado do Rio Grande do Sul, idealizado pelo Eng. Noé de Melo Freitas. Na mesma época, em missão do Ministério das Minas e Energia (MME), realizou visitas à França, Checoslováquia, Inglaterra e Itália. Foi assistente da Direção e diretor-geral da CEEE, exercendo esse cargo entre 12 de novembro de 1957 e 3 de março de 1959. Realizou o levantamento dos potenciais hidráulicos do Rio Grande do Sul e estudos para construção de usinas termelétricas no mesmo estado.

De 1960 a 1965, foi diretor da Termoelétrica de Charqueadas S.A. (Termochar). Como representante do MME, presidiu o Comitê Coordenador dos Estudos Energéticos da Região Centro-Sul de abril de 1963, data da criação desse órgão, até o segundo semestre de 1964. A organização do Comitê resultara de iniciativa do ministro das Minas e Energia Gabriel de Resende Passos, que ocupara a pasta de setembro de 1961 a junho de 1962, data de seu falecimento. A mesma iniciativa, entretanto, teria prosseguimento somente durante a gestão de Eliezer Batista da Silva no mesmo ministério, que se estendeu de setembro de 1962 até junho do ano seguinte. O Comitê foi criado por convênio celebrado em novembro de 1962 entre o MME, os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Guanabara, a recém-criada Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobrás), então presidida por Paulo Richer, e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), com o objetivo de coordenar os estudos de levantamento do potencial hidráulico e do mercado de energia elétrica da região Sudeste. As tarefas propostas ao Comitê foram executadas pelo consórcio denominado Canambra Engineering Consultants Ltd., formado pelas empresas de consultoria Montreal Engineering Company Ltd. e G. E. Crippen Associates Ltd., do Canadá, e Gibbs and Hill Inc., dos Estados Unidos, cujos estudos definiram os aproveitamentos hidrelétricos, as usinas termelétricas e os sistemas que seriam incluídos nos planos governamentais de energia elétrica para aquela região. Nesse mesmo período, como membro do Conselho de Administração da Eletrobrás, Mario Lannes Cunha foi relator do processo referente a contrato celebrado entre a entidade estatal polonesa Cekop e a Comissão do Plano do Carvão Nacional, em 1963, para aquisição de equipamentos para usinas termelétricas, e atuou na coordenação dos estudos relativos ao preparo das propostas orçamentárias do MME para os exercícios de 1963 e 1964.

Presidiu a Termoelétrica de Alegrete S.A. (Termoal) de 1965 a 1970. Entre 1967 e 1968, foi supervisor do Setor de Engenharia do Instituto de Pesquisas Econômicas do Ministério do Planejamento. Foi o primeiro presidente da Centrais Elétricas do Sul do Brasil S.A. (Eletrosul), antecessora da Empresa Transmissora de Energia Elétrica do Sul do Brasil (Eletrosul), entre 1968 e 1976. Nesse período, foram colocadas em operação a Usina Hidrelétrica Passo Fundo, primeira central hidrelétrica da empresa, e a Usina Hidrelétrica Salto Osório, e deu-se continuidade à instalação do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda. Também na Eletrosul, realizou estudos para implantação da Usina Termelétrica Jacuí. Foi sucedido no cargo por Telmo Thompson Flores. Para a Eletrobrás, realizou estudos técnico-econômicos referentes a usinas termelétricas a vapor e turbinas a gás, com a utilização de combustíveis nacionais. Desenvolveu para a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) estudo do mercado para carvão, consolidando os relatórios existentes relativos a sua utilização para fins siderúrgicos, industriais e termelétricos. Entre 1977 e 1992, foi consultor da Sondotécnica, diretor da Brascep Engenharia Ltda. e consultor da BC Projetos Ltda.

Trajetória profissional

Centrais Elétricas do Sul do Brasil S.A.

Cargo: Presidente da Eletrosul

Início: 1968

Término: 1976

Termelétrica da Alegrete S.A.

Cargo: Diretor da Termoal

Início: 1965

Término: 1970

Termoelétrica de Charqueadas S.A.

Cargo: Diretor da Termochar

Início: 1960

Término: 1965

Companhia Estadual de Energia Elétrica

Cargo: Diretor-Geral da CEEE

Início: 1957

Término: 1959

Formação Acadêmica

Curso: Engenharia Mecânica e Elétrica, na Universidade Técnica do Rio Grande do Sul, em 1934

Identificador
17094