Personalidades do Setor
Luiz Laércio Simões Machado
Compartilhar
Nome
Luiz Laércio Simões Machado
Nome para referências
MACHADO, Luiz Laércio Simões
Nascimento
14/09/1941
Local de nascimento
Brasópolis - MG
Verbete

Nasceu em Brasópolis, Minas Gerais no dia 14 de setembro de 1941. Formou-se em Engenharia Mecânica e Elétrica pelo Instituto Eletrotécnico de Itajubá, atual Escola Federal de Engenharia de Itajubá (Efei), em 1964. 

Iniciou, no ano seguinte, uma longa carreira como funcionário da Central Elétrica de Furnas S.A. (Furnas), depois denominada Furnas Centrais Elétricas S.A - Furnas. 

Trabalhou inicialmente nos escritórios da empresa em Poços de Caldas e em Lavras, Minas Gerais, tendo atuado na construção de linhas de transmissão e de subestações. Em 1970, realizou uma viagem de estudos ao Canadá e aos Estados Unidos, com o objetivo de conhecer linhas de transmissão em Alta Tensão (AT), que até então não haviam sido construídas no Brasil. De volta ao país, assumiu em 1971 a chefia do escritório de Poços de Caldas.

Em meados dos anos 1970 transferiu-se para Campinas, São Paulo, onde chefiou o escritório de construção de linhas de transmissão e subestações e o depósito de materiais, subordinado à Diretoria Técnica de Furnas

Em 1976, convidado pelo superintendente de Material, João Mauro Brandão, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde criou e chefiou o Departamento de Distribuição de Material da empresa. Depois de um ano à frente do novo departamento, foi promovido a adjunto do superintendente de material, cargo que ocupou por seis anos.

Entre 1983 e 1986 assumiu a Superintendência de Relações Industriais. Em seguida, de 1986 a 1990, a Superintendência de Materiais. E de 1990 a 1991, a Superintendência de Recursos Humanos.

No final de 1991, início de 1992 desligou-se de Furnas após o retorno de uma missão em Angola. Neste período, até 1995, atuou na iniciativa privada, prestando consultorias nas áreas de engenharia, no desenvolvimento de Modelos de Gestão e Suprimentos para empresas do setor de energia elétrica.

Retornou a Furnas em junho de 1995, indicado para presidir a empresa, no lugar de Ronaldo Arthur Cruz Fabrício. Furnas havia sido incluída no Programa Nacional de Desestatização - PND em maio de 1995, e a gestão de Luiz Laércio Simões Machado priorizou o saneamento financeiro e administrativo da empresa. Em 1995, com vistas à conclusão da Usina Hidrelétrica Serra da Mesa, foi firmado contrato com a Serra da Mesa Energia S.A. - Semesa, verificando-se a inauguração desse empreendimento em 1998.

Em agosto de 1997, em decorrência da decisão de manter a área de geração nuclear sob controle federal e excluída do processo de privatização, foi criada a Eletrobrás Termonuclear S.A. - Eletronuclear, como subsidiária da Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - Eletrobrás, resultante da fusão da Nuclen Engenharia e Serviços S.A - Nuclen com a área nuclear de Furnas.

Posteriormente, a Lei no 9.648, de maio de 1998, autorizou o desmembramento de Furnas em duas empresas de geração e uma de transmissão de energia elétrica. Previa-se com a medida iniciar a venda da empresa pelo segmento de geração, mantendo-se o de transmissão sob poder estatal, por prazo indefinido. Além da ampliação das atividades no exterior, Furnas realizou ao longo da gestão de Luiz Laércio Simões Machado parcerias com o setor privado.

Em sua gestão merecem também destaques: a inauguração da Usina Hidrelétrica Corumbá I, em 1997, e os programas de preservação do meio-ambiente.

No setor de transmissão, as iniciativas mais importantes foram a entrada em operação da linha de transmissão Angra-Rio II, em 500 KV, e a participação da empresa na interligação do Sistema Norte-Sul.

Luiz Laércio Simões Machado deixou a Presidência de Furnas em abril de 1999, sendo sucedido por Luís Carlos dos Santos.

Atualmente, Luiz Laércio Simões Machado atua no Instituto Ilumina.

Participação em Conselhos

  • 2019 - 2022 - Instituto do Desenvolvimento Estratégico de Setor Energético - Instituto Ilumina - Conselho Fiscal - Membro


Fontes: Acervo Memória da Eletricidade ; Instituto Ilumina. Disponível em; http://www.ilumina.org.br/diretoria-e-conselho-fiscal/

Imagem: Acervo Memória da Eletricidade/Autor desconhecido




Trajetória profissional
  • 1976 - 1977 - Furnas Centrais Elétricas S.A. - Chefe do Departamento de Distribuição de Material;
  • 1977 - 1982 - Furnas Centrais Elétricas S.A. - Adjunto da Superintendência de Material;
  • 1983 - 1986 - Furnas Centrais Elétricas S.A. - Superintendente de Relações Industriais;
  • 1986 - 1990 - Furnas Centrais Elétricas S.A. - Superintendente de Material;
  • 1990 - 1991 - Furnas Centrais Elétricas S.A. - Superintendente de Recursos Humanos;
  • 1992 - 1995 - Consultorias em Engenharia;
  • 1995 - 1999 - Furnas Centrais Elétricas S.A. - Presidente.
  • 2017 - Instituto Ilumina
Formação Acadêmica
  • 1964 - Curso: Engenharia Mecânica e Elétrica, na Instituto Eletrotécnico de Itajubá, Itajubá, Minas Gerais.
Identificador
16999