Personalidades do Setor
Francisco Gomide
Compartilhar
Nome
Francisco Gomide
Francisco Luiz Sibut Gomide
Nome para referências
GOMIDE, Francisco Luiz Sibut
Nascimento
30/11/1945
Local de nascimento
Curitiba - PR
Verbete

Francisco Luiz Sibut Gomide nasceu em Curitiba, Paraná no dia 30 de novembro de 1945. Formou-se engenheiro civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Paraná em 1968. Nesse mesmo ano bacharelou-se em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas da mesma universidade.

Iniciou suas atividades profissionais em janeiro de 1969 como chefe da Divisão de Hidrologia do Centro de Hidráulica e Hidrologia Professor Parigot de Souza - Cehpar, função que exerceu até março de 1970. A partir de então passou a prestar serviços de consultoria à empresa Etel S.A.

Em 1975 fez o doutorado na Colorado State University, nos Estados Unidos. Em março desse mesmo ano assumiu a chefia da Divisão de Hidráulica do Cehpar, no comando do convênio firmado entre a UFPR e a Copel.

Em 1977 foi aprovado em concurso público para professor assistente do Departamento de Hidráulica e Saneamento do Setor de Tecnologia da UFPR. Permaneceu na chefia da Divisão de Hidráulica do Cehpar até março de 1983. Durante esse período prestou serviços de consultoria a empresas públicas e privadas, como os estudos hidro-energéticos e estatísticos das bacias do rio Juquiá e do rio São Lourenço, para o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE/SP) em 1982. No mesmo ano, coordenou o grupo de trabalho responsável pela proposição de diretrizes para a política energética do programa de governo José Richa, então candidato ao governo estadual. Com a eleição de José Richa e sua posse em março de 1983, Francisco Gomide foi nomeado Diretor Administrativo-Financeiro da Copel, cargo que exerceu até março de 1986. Nesse mesmo mês foi nomeado Diretor-Presidente dessa empresa.

Mais tarde, atuou também como coordenador do grupo de trabalho responsável pela proposição de diretrizes para a política energética do programa de governo de Álvaro Fernandes Dias, então candidato ao governo estadual. Ainda em 1986 tornou-se Diretor da Associação Nacional de Empresas Estaduais de Energia Elétrica (Acesa), permanecendo até 1988.

De abril de 1987 a julho de 1990 integrou o Conselho de Administração da Centrais Elétricas do Sul do Brasil S.A. - Eletrosul, empresa que mais tarde seria transformada na Empresa Transmissora de Energia Elétrica do Sul do Brasil S.A. - Eletrosul. Em abril de 1993 foi nomeado Diretor-Geral brasileiro da Itaipu Binacional, em substituição a Jorge Nacli Neto. Deixou a Presidência da Copel em junho seguinte.

De 1994 a 1995 integrou o Conselho Consultivo do Cepel. Permaneceu na Itaipu Binacional até setembro de 1995, quando foi substituído por Euclides Girolamo Scalco. No mês seguinte assumiu o cargo de diretor-presidente e passou a integrar o Conselho de Administração da Escelsa. No mês seguinte tornou-se Diretor-Presidente da TV a Cabo Vitória.

De 1996 a 1997 foi Vice-Presidente da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica - Abradee. Em julho desse último ano tornou-se Diretor-Presidente da Escelsa Participações - Escelsapar e em novembro assumiu também o cargo de Diretor-Presidente da Enersul.

Passou a integrar, em fevereiro de 1998, o Conselho do Sustainable Markets for Substainable Energy, programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Assumiu ainda os cargos de Diretor-Presidente da Costa Rica Energética S.A., em abril desse ano, e da Castelo Energética S.A. (Cesa) em novembro de 1999. No mês seguinte deixou o Conselho de Administração da Escelsa.

Em abril de 2002 foi nomeado Ministro de Minas e Energia, pelo então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Neste ano também foi eleito "Engenheiro do Ano" pelo Instituto de Engenharia do Paraná.

Gomide foi presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos e atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Paraná.

O Professor publicou as obras "Hidrologia básica" em 1976; "Desafio na base para remuneração de ativos energéticos" (textos para discussão da Aneel, 2005), entre outros trabalhos técnicos nas áreas de energia hidráulica, energia elétrica e economia.

Fonte: Acervo Memória da Eletricidade ; UFPR. Ultimas Notícias. Disponível em: https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/empresa-junior-da-engenharia-civil-traz-personalidades-da-area-para-discutir-tendencias-e-inovacoes/

Imagem: Foto: Autor desconhecido. Ministério de Minas e Energia. Galaria dos Ministros. Disponível em: http://antigo.mme.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/galeria-dos-ministros/-/asset_publisher/q1TDdZb8mAGY/content/francisco-l-sibut-gomide


Trajetória profissional
  • 1983 - 1986 - Companhia Paranaense de Energia Elétrica - Copel - Diretor Administrativo-Financeiro.
  • 1986 - 1993 - Companhia Paranaense de Energia Elétrica - Copel - Diretor-Presidente.
  • 1993 - 1995 - Itaipu Binacional - Diretor Geral.
  • 1996 - 1997 - Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica - Abradee - Vice-Presidente.
  • 1997 - 1998 - Espírito Santo Centrais Elétricas Participações - Escelsapar - Diretor-Presidente.
  • 1995 - 1997 - Espírito Santo Centrais Elétricas - Escelsa - Diretor-Presidente.
  • 1997 - 2002 - Empresa Energética do Mato Grosso do Sul - Enersul - Diretor-Presidente.
  • 1998 - Costa Rica Energética - Diretor-Presidente.
  • 1999 - Castelo Energética - Diretor-Presidente.
  • 2002 - 2002 - Ministério de Minas e Energia - Ministro.
  • Universidade federal do Paraná - UFPR - Professor Titular - Engenharia de recursos Hídricos.
Formação Acadêmica
  • 1968 - Universidade Federal do Paraná - Faculdade de Ciências Econômicas - Economia.
  • 1968 - Universidade Federal do Paraná - Escola de Engenharia da Universidade Federal do Paraná - Engenharia Civil.
  • 1975 - Colorado State University - Doutorado
Identificador
16715