Personalidades do Setor
Mauro Moreira
Compartilhar
Nome
Mauro Moreira
Nome para referências
MOREIRA, Mauro
Nascimento
00/00/1924
Falecimento
00/08/2018
Local de nascimento
Rio Negro - PR
Local de falecimento
Rio de Janeiro - RJ
Verbete

Mauro Moreira nasceu em 1924 no município de Rio Negro, no estado do Paraná, e iniciou seus estudos aos 16 anos, na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1940, ingressando na Escola Militar de Realengo. Se formou em Engenharia no Instituto Militar do Exército - IME. Entre os anos de 1949 e 1953, exerceu o cargo de professor do Instituto Militar. Nessa mesma instituição, iniciou-se na carreira de engenheiro da Estrada de Ferro Central do Brasil, no ano de 1949.

Durante sua trajetória na carreira militar, Moreira pôde desempenhar diversas funções como oficial em unidades de tropa de comunicações e rodoviárias em Curitiba, Joinville, Cuiabá, Porto Velho, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu. Atuou como assistente-secretário do General Juarez Távora e na Chefia do Gabinete Militar da Presidência da República. Acrescenta-se também ao seu currículo sua colaboração como estagiário e membro do Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra - ESG, diplomado em 1958.

Na vida profissional civil, iniciou como diretor da Rede Ferroviária Federal e diretor técnico da Estrada de Ferro Leopoldina, de 1961 a 1964. Entrou na Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobras em 1964, convidado por Octávio Marcondes Ferraz, ocupando o cargo de assessor do diretor chefe e, posteriormente, chefe do Departamento de Coordenação de Sistemas, onde prestou assessoria para a diretoria dessa empresa, no contexto da incorporação das empresas do grupo Amforp. Realizou diversos estágios em sistemas de transmissão e despacho de energia elétrica, tendo viajado para Estados Unidos e Canadá, por meio de uma bolsa de estudos dado a ele pela Eletrobras, em setembro de 1966.

No ano seguinte, Mauro Moreira tornou-se assistente do diretor Léo Amaral Penna na Diretoria de Planejamento, onde permaneceu por sete anos no cargo. Ainda na Eletrobras, tornou-se diretor da empresa, ocupando o cargo de 1974 a 1985. Durante sua trajetória na Eletrobras, Mauro Moreira exerceu o cargo de diretor de Integração Regional do Cier até 1985, quando posteriormente passou a assistente de diretor, cargo que permaneceu até 1991.

Mauro Moreira faleceu em agosto de 2018.

Trajetória profissional
  • Engenheiro da Estrada de Ferro Central do Brasil, no ano de 1949.
  • Assistente-secretário do General Juarez Távora e na Chefia do Gabinete Militar da Presidência da República.
  • Estagiário e membro do Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra - ESG, diplomado em 1958.
  • Diretor da Rede Ferroviária Federal e diretor técnico da Estrada de Ferro Leopoldina, de 1961 a 1964.
  • Assessor do diretor na Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobras em 1964, convidado por Octávio Marcondes Ferraz.
  • Assistente do diretor Léo Amaral Penna na Diretoria de Planejamento, em 1967 onde permaneceu por sete anos no cargo.
  • Diretor da Eletrobras, ocupando o cargo de 1974 a 1985.
  • Durante sua trajetória na Eletrobras, Mauro Moreira exerceu o cargo de diretor de Integração Regional do Cier até 1985, quando posteriormente passou a assistente de diretor, cargo que permaneceu até 1991.
Formação Acadêmica
  • Curso: Engenharia, pelo Instituto Militar do Exército - IME, em 1940