Personalidades do Setor
Henrique Amaral Penna
Compartilhar
Nome
Henrique Amaral Penna
Nome para referências
PENNA, Henrique Amaral
Nascimento
30/01/1911
Falecimento
5/01/1980
Local de nascimento
Rio de Janeiro - DF
Local de falecimento
Rio de Janeiro - RJ
Verbete

PENNA, Henrique Amaral Diretor da CPE; diretor administrativo e presidente da Caeeb

Henrique Amaral Penna nasceu no Rio de Janeiro (DF) no dia 30 de janeiro de 1911. Sentou praça como aspirante da Marinha em 1929 e, depois de cursar a Escola Naval (1929-1932), concluiu o Curso Superior de Navegação Aérea (Aviação Naval) em 1935. Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, transferiu-se para a Força Aérea Brasileira (Fab), tendo integrado o Grupo de Caça durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Foi observador de guerra na Royal Air Force (RAF) do Reino Unido e fez os cursos de Estado Maior (1949) e de Comando Superior (1952) da Aeronáutica. Em 1954, frequentou a Air University, nos Estados Unidos. Desempenhou diversas funções como militar, tendo sido oficial de Relações Públicas do brigadeiro Eduardo Gomes no Ministério da Aeronáutica (1954-1955), diretor-geral de Engenharia da Aeronáutica (1959-1961), chefe do Estado-Maior (1961-1963) e comandante (1963) do Comando Aeronáutico Naval e interventor na Panair do Brasil. Promovido a major-brigadeiro-do-ar em fevereiro de 1963, passou para a reserva remunerada.

Exerceu em seguida os cargos de procurador (1963-1965) da Companhia Brasileira de Construções (CBC) e de assistente executivo (1965-1969) da Presidência da Companhia Auxiliar de Empresas Elétricas Brasileiras (Caeeb). Assumiu a Diretoria Administrativa dessa empresa em 1969. Ocupou esse cargo até janeiro do ano seguinte, quando assumiu a Presidência da Caeeb, no lugar de Ronaldo Moreira da Rocha. Foi sucedido na Diretoria de Administração por Flávio de Souza Castro. Sua gestão como presidente da Caeeb deu-se ao longo do período de nacionalização das empresas da American & Foreign Power Company (Amforp), iniciado em 1964 com a sua aquisição pela Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobrás). A Caeeb passou à condição de subsidiária da holding federal como companhia prestadora de serviços técnicos e administrativos, recebendo a atribuição de prestar assistência técnica, jurídica, administrativa, financeira e contábil às empresas estatais do setor de energia elétrica e ao Ministério das Minas e Energia (MME). A Caeeb teve seu controle acionário transferido para a União em 1971, data em que deixou de ser uma companhia privada, jurisdicionada à Eletrobrás, para se transformar numa sociedade de economia mista diretamente subordinada ao MME.

A partir de então, verificou-se um amplo processo de reestruturação interna, visando sua adaptação às novas responsabilidades que então lhe foram conferidas. Das ações desenvolvidas pela Caeeb na gestão de Henrique Amaral Penna destacam-se os diversos serviços prestados ao MME, que incluíram a elaboração e a execução do Plano de Formação e Aperfeiçoamento do Pessoal (Planfap); a implantação e operação do Centro de Processamento de Dados; a construção e administração do Museu da Terra e da Energia, em Brasília (DF) e do Centro de Estudos e Conferências (Centrecon), em Petrópolis (RJ), entre outras. A Caeeb atuou também na administração de empréstimos contraídos pelas empresas estatais do setor de energia elétrica, na aquisição e importação de materiais e equipamentos e no assessoramento a projetos de aproveitamentos hidrelétricos. A partir de 1975, recebeu a atribuição da comercialização do carvão mineral nacional não utilizado na produção do coque.

Henrique Amaral Penna deixou a Presidência da Caeeb em março de 1977, tendo sido substituído por José Esmeraldo da Silva. Publicou Manual de navegação aérea. Faleceu no Rio de Janeiro (RJ) no dia 5 de janeiro de 1980.

Trajetória profissional

Companhia Auxiliar de Empresas Elétricas Brasileiras

Cargo: Presidente da Caeeb

Início: 1970

Término: 1977

Companhia Auxiliar de Empresas Elétricas Brasileiras

Cargo: Diretor Administrativo da Caeeb

Início: 1969

Término: 1970

Companhia Pelotense de Eletricidade

Cargo: Diretor da CPE

Início: 1966

Término: 1971

Formação Acadêmica

Curso: Militar Instituição, na Escola Naval, Rio de Janeiro (DF), em 1932

Identificador
16721