Personalidades do Setor
Ruderico Ferraz Pimentel
Compartilhar
Nome
Ruderico Ferraz Pimentel
Nome para referências
PIMENTEL, Ruderico Ferraz
Nascimento
26/04/1945
Local de nascimento
Petrópolis - RJ
Verbete

Ruderico Ferraz Pimentel nasceu em Petrópolis (RJ) em 26 de abril de 1945. Formou-se em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em 1969. Foi professor auxiliar no curso de Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica (PUC) Rio de Janeiro, entre 1971 e 1972, e cursou o doutorado em Programação Matemática na London School of Economics and Political Science da Universidade de Londres, entre 1972 e 1976. Foi professor visitante, professor adjunto e coordenador do programa de mestrado em Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), de 1977 a 1981 (?), tendo lecionado Econimia das Organizações, Avaliação de Investimentos e Avaliações de Projetos.

Em setembro desse ano ingressou na Centrais Elétricas Brasileiras S.A (Eletrobras), no Departamento de Estudos Energéticos, de Planejamento e Engenharia, tendo realizado estudos do parque gerador brasileiro e análise de modelos para expansão do sistema elétrico nacional. Em 1983 passou ao Departamento de Recursos Energéticos da Diretoria de Planejamento e Engenharia, tendo atuado na análise econômica do setor energético brasileiro, na elaboração de balanços energéticos regionais e nacionais e em estudos estratégicos de longo prazo para o setor elétrico. Permaneceu na Eletrobras até 1985, quando foi contratado pela Companhia Internacional de Seguros, como Superintendente da Divisão de Estudos Econômico-Financeiros. Onde desenvolveu nessa empresa estudos de reorganização empresarial e racionalização de atividades, entre outros. Ingressou na Esso Brasileira de Petróleo LTDA (Esso) em 1986, como assessor sênior para Assuntos Estratégicos.

Em novembro de 1987 tornou-se secretário-geral adjunto da Secretaria de Planejamento e Coordenação da Presidência da República, tendo recebido como atribuição a análise e o acompanhamento de projetos de investimento do setor público, em especial do setor energético. Em abril do ano seguinte assumiu a Coordenadoria Geral de Planejamento Energético da Secretaria do Estado de Indústria e Comércio do Estado do Rio de Janeiro. Nesse cargo, implementou a coordenação do planejamento estadual, englobando o acompanhamento das empresas estaduais de gás e eletricidade e o apoio técnico à análise dos projetos da lei estaduais na área energética. Retornou à Eletrobras em 1990. Realizou a coordenação de trabalhos do Plano 2015 e, em 1992, passou a chefiar a Assessoria de Planejamento Estratégico, incumbiu-se da articulação estratégica da empresa. No ano seguinte, assumiu a Diretoria de Administração, voltando-se essa sua gestão para a modernização dos métodos, e das instalações físicas da empresa. Em junho de 1995, na gestão de Antônio José Imbassahy da Silva, tornou-se assessor da Presidência.

Deixou, entretanto, a empresa no mês seguinte, para assumir a Presidência da Espírito Santo Centrais Elétricas S.A (Escelsa), em substituição a Henrique Mello de Moraes. A Escelsa foi privatizada no mesmo mês e, nesse contexto, Ruderico Ferraz Pimentel foi responsável pela reorganização da estrutura da empresa. Ocupou o cargo até setembro do ano seguinte, quando retornou a Eletrobras, novamente como assessor da Presidência, permanecendo nessa função até abril de 1998. Como consultor, atuou junto a órgãos e empresas tais como o Instituto de Planejamento Econômico e Social (Inpes/Ipea), a Companhia Ipiranga de Petróleo, a Pronor Petroquímica S.A., a Companhia do Polo Petroquímico do Rio de Janeiro/Planave S.A. e o Grupo Ipiranga. Tornou-se presidente da Eletros - Fundação Eletrobras de Seguridade Social, instituição mantida pela Eletrobras, pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) e pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), tendo implementado a reorganização administrativa da fundação. Participou de diversos grupos detrabalho, destacando-se, no Ministério das Minas e Energia (MME), o Grupo de Trabalho para estudos de metodologia de balanço energético e modelos de planejamento, o grupo de trabalho para revisão e implementação do modelo MARKAL, de planejamento para o caso brasileiro, e o grupo de trabalho para proposição de um modelo de demanda de energia a longo prazo.

Foi secretário-executivo da Comissão Estadual do Gás Automotivo, do governo do estado do Rio de Janeiro, atuou na coordenação do Subgrupo de Estruturas Setoriais, responsável pelos estudos preliminares de estruturação do Operador Nacional Setoriais (ONS) e participou do Grupo de Apoio constituído pela Secretaria de Energia do MME para acompanhar os trabalhos de consultoria da Coopers & Lybrand, no projeto de Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro (Reseb).

Trajetória profissional

CARREIRA ACADÊMICA

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/Rio

Cargo: Professor Auxiliar no curso de Engenharia Elétrica PUC-Rio

Início: 1971

Término: 1972.

Universidade Federal Fluminense - UFF

Cargo: Professor visitante, professor adjunto e coordenador do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção da UFF

Início: 1977

Término: 1981

CARREIRA NO SETOR E ELETRICO

Centrais Elétricas Brasileira - Eletrobras

Cargo: Atuou no Departamento de Estudos Energéticos, de Planejamento e Engenharia

Início: 1981

Término: 1983.

Centrais Elétricas Brasileira - Eletrobras

Cargo: Atuou no Departamento de Recursos Energético da Diretoria de Planejamento e Engenharia

Início: 1983

Término: 1985

Governo Federal Brasileiro

Cargo: Secretário-geral Adjunto da Secretária de Planejamento e Coordenação da Presidência da República

Início: 1987

Término: 1987

Governo Estadual do Estado do Rio de Janeiro

Cargo: Responsável pela Coordenadoria Geral de Planejamento Energético da Secretaria de Estado e Indústria e Comércio do Estado do Rio de Janeiro

Início: 1987

Término: 1987.

Centrais Elétricas Brasileira - Eletrobras

Cargo: Coordenou os trabalhos do Plano 2015 da Eletrobras

Em 1990

Centrais Elétricas Brasileira - Eletrobras

Cargo: Chefe da Assessoria de Planejamento Estratégico da Eletrobras

Início: 1992

Término: 1993

Centrais Elétricas Brasileira - Eletrobras

Cargo: Responsável pela Diretoria de Administração da Eletrobras

Início: 1993

Término: 1995

Centrais Elétricas Brasileira - Eletrobras

Cargo: Assessor da Presidência da Eletrobras

Início: 1995

Término: 1995

Espírito Santo Centrais Elétricas S.A - Escelsa

Cargo: Presidente da Escelsa

Início: 1995

Término: 1996

Centrais Elétricas Brasileira - Eletrobras

Cargo: Assessor da Presidência da Eletrobras

Início: 1997

Término: 1998

Fundação Eletros

Cargo: Presidente da Fundação Eletros.

OUTROS CARGOS:

Companhia Internacional de Seguros

Cargo: Superintendente da Divisão de estudos Econômico-financeiros

Início:1985

Término: 1986

Esso Brasileira de Petróleo Ltda (Esso)

Cargo: Assessor Sênior para Assuntos Energéticos

Início: 1986

Término: 1987

Além de atuar como consultor para órgãos e empresas, tais como o Instituto de Planejamento Econômico e Social (Inpes/Ipea), a Companhia Ipiranga de Petróleo, a Pronor Petroquímica S.A., a Companhia do Polo Petroquímico do Rio de Janeiro/Planave S.A. e o Grupo Ipiranga.

Formação Acadêmica

Curso: Engenharia Eletrônica, pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em 1969.

Curso: Controle/Pesquisa Operacional, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), no Rio de Janeiro (RJ), em 1972

Curso: Programação Matemática (Doutorado), pela London School of Economics and Political Science/ Universidade de Londres, em 1976.

Identificador
39028