Personalidades do Setor
Amaury Menezes
Compartilhar
Nome
Amaury Menezes
Amaury Alves de Menezes
Nome para referências
MENEZES, Amaury Alves de
Nascimento
01/12/1917
Falecimento
08/03/1985
Local de nascimento
Rio de Janeiro - DF
Local de falecimento
Rio de Janeiro - RJ
Verbete

Diretor-Técnico e presidente (interino) da Chesf

Amaury Alves de Menezes nasceu no Rio de Janeiro (DF), no dia 1º de dezembro de 1917. Formou-se engenheiro eletricista pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá, em Itajubá (MG). Foi professor do Instituto de Eletrotécnica da antiga Escola Politécnica, atual Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em 1961 assumiu o cargo de diretor-técnico da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em substituição a Carlos Berenhauser Júnior, que ocupava a função interinamente. Com a morte do engenheiro Antônio José Alves de Souza, presidente da empresa, em dezembro desse ano, Amaury Alves de Menezes assumiu a Presidência em caráter interino, cargo que passou a acumular com o de diretor-técnico. Permaneceu na Presidência até maio do ano seguinte, data da posse de Apolônio Jorge de Faria Sales. Manteve-se como diretor-técnico até maio de 1974, quando deixou a Chesf.

Ingressou em seguida no Escritório Técnico Carlos Berenhauser Júnior, tornando-se vice-presidente dessa empresa e mantendo-se nessa função até 1977. No mesmo ano transferiu-se para a Monasa - Montreal Engenharia S. A., empresa de consultoria.

Faleceu no Rio de Janeiro (RJ) em 1977.

Trajetória profissional
  • Diretor-Técnico da Chesf

Início: 1961 Término: 1974

  • Presidente (interino) da Chesf

Início: 1961 Término: 1962

Formação Acadêmica
  • Curso: Engenharia Elétrica, pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá, Itajubá-MG


Identificador
16178