Acervo

Geraldo Queiroz Siqueira

15/02/1924
Local de nascimento
São Gotardo - MG
Verbete

Nascido na cidade de São Gotardo, Minas Gerais no ano de 1924, Geraldo Siqueira formou-se em Engenharia Mecânica e Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1951.

No início de sua carreira, década de 1950, no Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo, participou dos trabalhos de campo e de escritório, desenvolvendo as seguintes atividades: seleção e levantamentos de locais para instalação de usinas, sondagens geológicas e elaboração dos anteprojetos básicos das usinas do médio Tietê (Usina de Barra Bonita, Bariri, Ibatinga e comissão), com vistas ao aproveitamento múltiplo da Bacia do Rio Tietê.

A partir de 1953 até janeiro de 1963 trabalhou na Cherp. Atuando como engenheiro encarregado, na Coordenação Geral dos Projetos, participou das obras de construção civil, seleção de equipamentos e montagens das usinas Barra Bonita e Bariri. Inclusive viajou à Europa para visitar inúmeras obras de hidrelétricas, fábricas de turbinas hidráulicas e hidro geradores e inspeção de equipamentos destinados às usinas do Rio Tietê e Paranapanema. Também neste período realizou um estágio na Sogreah (Grenoble, França) sobre modelos hidráulicos de aproveitamento hidrelétricos.

Entre os anos de 1963 até 1966 participou dos estudos de viabilidade de cerca de 20 aproveitamentos hidrelétricos na região Centro-Sul e Sudeste. Foi Secretário Executivo do Comitê Regional para os Estudos Energéticos da Região Sudeste que conjuntamente com a Canambra desenvolveu o inventário do Potencial Hidroenergético dessa região.

Atendendo a um chamado do então Presidente das Centrais Elétricas de São Paulo - Cesp, o Dr. Lucas Garcez, de 1967 até o final de 1971, Geraldo Siqueira participou na estruturação do grupo de Planejamento de Empresa. Durante seu trabalho, em fins de 1967, assumiu como Diretor de Operações. Em 1969 foi designado para uma nova diretoria, a Diretoria de Engenharia e Planejamento onde permaneceu até o final de 1971, quando deixou a Cesp, nesta sua primeira passagem. 

Após sua saída da Cesp atuou no Consórcio Nacional de Engenheiros - CNEC, até os primeiros meses de 1975, onde participou na elaboração de vários projetos, em especial, na área hidrelétrica, como Superintendente de Produção.

Em março de 1975 retornou a Cesp como Diretor de Engenharia e Construções. Esta diretoria era resultado de uma fusão de duas antigas diretorias: engenharia e de construções.

A partir de1977, sua contribuição gira e torno da reestruturação da Cesp, que começa a funcionar como Companhia Energética de São Paulo. Neste período foi Vice-Presidente Divisional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica e teve sob sua responsabilidade a Operação do Sistema Elétrico existente, mais o Estudo e Planejamento do Sistema Elétrico da Empresa e o uso de Recursos Hídricos disponíveis, com vistas à produção de energia e outras finalidades, até 1979.

Em 1980, a convite do Ministro Cesar Cals, assumiu a Diretoria de Planejamento da Eletrobras. Em sua passagem pela empresa supervisionou a elaboração do Plano de Suprimento aos Requisitos de Energia Elétrica (Plano 2000), atuou na implantação do Grupo Coordenador de Planejamento do Sistema - GCPS, entidade integrada por todas as grandes concessionárias de serviços de eletricidade do país, agrupadas por região e reestruturou a Diretoria de Planejamento e Engenharia. Permaneceu na Eletrobras até março de 1983.

Após sua saída da Eletrobras, Geraldo Siqueira retornou a Cesp, em 1983, como Vice-Presidente Executivo, onde atua até 1984.

Em 1985 atuou como Consultor Independente.

E de 1987 até 1997 foi o Diretor de Operações da empresa Enerconsult - Engenharia Ltda.

Fonte: Acervo Memória da Eletricidade

Trajetória profissional
  • 1950 - 1956 - Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo - DAEE;
  • 1957 - 1962 - Coordenação Geral de Projetos da Companhia Energética do Rio Pardo - Cherp. 
  • 1963 - 1966 - Atuação no Canambra. Foi Secretário Executivo do Comitê Regional para os Estudos Energéticos da Região Sudeste;
  • 1967 - 1971 - Participação na estruturação do grupo de Planejamento de Empresa nas Centrais Elétricas de São Paulo - Cesp;
  • 1967 - Diretor de Operações das Centrais Elétricas de São Paulo - Cesp;
  • 1969 - Diretor de Engenharia e Planejamento das Centrais Elétricas de São Paulo - Cesp;
  • 1971 - 1974 - Superintendente de Produção do Consórcio Nacional de Engenheiros Consultores - CNEC;
  • 1975 - 1977 - Diretor de Engenharia e Construções da Centrais Elétricas de São Paulo - Cesp;
  • 1977 - 1979 - Vice-presidente Divisional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica da Companhia Elétrica de São Paulo - Cesp;
  • 1980 - 1983 - Diretor de Planejamento na Eletrobras. Supervisão na elaboração do Plano de Suprimento aos Requisitos de Energia Elétrica (Plano 2000) e implantação do Grupo Coordenador de Planejamento do Sistema - GCPS;
  • 1983 - 1984 - Vice-Presidente Executivo da Companhia Energética de São Paulo - Cesp;
  • 1985 - 1986 - Consultor Independente; 
  • 1987 - 1997 - Diretor de Operações da empresa Enerconsult - Engenharia Ltda.

Participação em Conselhos, Associações e Grupos de Estudos e Pesquisas :

  • Instituto de Engenharia de São Paulo - Conselheiro.
  • Comitê Brasileiro de Grandes Barragens - Membro.
  • Conferénce International des Grands Reseaux Eléctriques - Cigré - Membro.
  • XIII Seminário Nacional de Grandes Barragens, São Paulo, 1978 - Presidente da Comissão Organizadora.
  • Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (São Paulo) - Presidente.
  • Comissão Técnica de Vertedouros de Grande Capacidade, no Congresso Internacional de Grandes Barragens, Nova Delih (Índia), 1979 - Vice-Presidente da Comissão.
Formação Acadêmica
  • 1951 - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Engenharia Mecânica Elétrica.
Identificador
38967
Texto para histórico