Personalidades do Setor
Othon Luiz Pinheiro da Silva
Compartilhar
Nome
Othon Luiz Pinheiro da Silva
Nome para referências
SILVA, Othon Luiz Pinheiro da
Nascimento
25/02/1939
Local de nascimento
Sumidouro - RJ
Verbete

Othon Luiz Pinheiro da Silva, em 1939, na cidade de Sumidouro, Rio de Janeiro. Graduou-se em 1960 na Escola Naval e em Engenharia Naval pela Escola Politécnica de São Paulo em 1966, com mestrado no MIT, Estados Unidos, em 1978. No mesmo período realizou uma segunda graduação em engenharia nuclear.

Retornado ao Brasil, foi incumbido de iniciar os primeiros estudos para um submarino nuclear brasileiro e liderou o Programa Nuclear Paralelo entre 1979 e 1994. Executado, sigilosamente pela Marinha, o projeto resultou no desenvolvimento de uma tecnologia nacional para enriquecimento de urânio pelo método de ultracentrifugação, que atualmente produz parte do combustível das usinas nucleares de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Atuou na área de gerenciamento de projetos e empreendimentos navais, mecânicos energéticos, e em particular na área de energia nuclear, realizando diversos trabalhos para o setor, no país.

Othon foi diretor de pesquisas de reatores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, o IPEN, entre 1982 e 1984. Nesta época, foi ativamente vigiado pela CIA que mantinha um agente, Ray H. Allar, morando no apartamento ao lado do apartamento do almirante em São Paulo.

Junto com Marcos Honauser, Othon controlava contas secretas pelas quais eram aplicadas verbas em programas nucleares paralelos. Descoberto pela jornalista Tânia Malheiros, que publicou o livro "Brasil, a Bomba Oculta", o caso foi alvo de inquérito, arquivado em 1988 pelo Procurador Geral da República Sepúlveda Pertence.

Em 1994, aposentou-se como Vice-Almirante e abriu uma empresa de consultoria para projetos na área de energia.

Em 2005, durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a Presidência da Eletronuclear, convidado pelo ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau. Em sua gestão, as obras da Usina de Angra 3, paradas por 23 anos, foram retomadas. Ocupou a presidência da empresa até 2015.

Fonte: Acervo Memória da Eletricidade. Depoimento de Othon Luiz Pinheiro da Silva. Disponível em: https://memoriadaeletricidade.com.br/acervo/20580/sdep-pr0242-depoimento-de-othon-luiz-pinheiro-da-silva

Imagem: Foto: Autor: Moreira Mariz/Agência Senado. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2011/03/23/nao-ha-nada-100-seguro-e-pais-precisa-de-todas-as-formas-de-energia-afirma-presidente-da-eletronuclear

Trajetória profissional
  • 1967 - 1974 - Marinha do Brasil - Engenheiro chefe do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, e como chefe da Divisão de Metalurgia, Divisão de Oficinas Mecânicas e Eletricidade, Divisão de Obras Novas e Departamento de Construção Naval.
  • 1979 - 1994 - Marinha do Brasil - Fundador e responsável pelo Programa de Desenvolvimento do Ciclo do Combustível Nuclear e da Propulsão Nuclear para submarinos.
  • 1982 - 1984 - Marinha do Brasil - Diretor de Pesquisas de Reatores do IPEN cumulativamente com funções na Marinha do Brasil.
  • Marinha do Brasil - Autor do projeto de concepção de ultracentrífugas para enriquecimento de urânio.
  • Marinha do Brasil - Autor do projeto de concepção da instalação de propulsão nuclear para submarinos brasileira e do reator de teste, protótipo de terra dessa instalação.
  • Marinha do Brasil - Coordenador de projeto e desenvolvimento de laboratórios de grande porte, necessários à validação experimental de equipamento e componentes do sistema de propulsão nuclear para submarinos, assim como projeto e desenvolvimento destes equipamentos e componentes e sua fabricação na indústria brasileira.
  • Marinha do Brasil - Fundador da COPESP, ou também conhecida como CTM - Centro Tecnológico da Marina em São Paulo e Centro Experimental ARAMAR em Iperó - SP.
  • Marinha do Brasil - Coordenou no AMRJ a construção dos navios de Patrulha da Amazônia da Classe Pedro Teixeira, das fragatas Classe Niterói, das EDVP (embarcações de desembarque de veículos e tropa) e EDCG (embarcações de veículos de carga gera) e a troca do sistema de propulsão dos navios hidrográficos da Classe Taurus.
  • Marinha do Brasil - Vice Almirante no Corpo de Engenheiros e Técnicos Navais.
  • 2005 - 2015 - Eletrobras Eletronuclear - Presidente.
  • Geipot - Consultor da Superintendência de Marinha Mercante.
  • Grupo Executivo da Política de Transporte.
  • Aratec Engenharia e Consultoria S/C - Diretor.
  • Junta Comercial do Rio de Janeiro - Consultor.
  • BBT Energia - Consultor - responsável pelo desenvolvimento de Hidro-turbo-geradores-elétricos para Pequenas Centrais Hidroelétricas.
Formação Acadêmica
  • 1960 - Escola Naval - Oficial da Marinha do Corpo da Armada - Escola Naval.
  • 1966 - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Engenharia Naval.
  • 1978 - Massachusetts Institute of Technology - MIT - Nuclear Engineering (Graduação).
  • 1978 - Massachusetts Institute of Technology - MIT - Master in Science in Mechanical Engineering.
Identificador
39014