Acervo

João Guedes de Campos Barros

17/08/1937
Local de nascimento
Fortaleza - CE
Verbete

Nascido em Fortaleza, Ceará no ano de 1937, João Guedes de Campos Barros, formou-se em Engenharia Elétrica no ano de 1964 pelo Instituto Militar de Engenharia – IME. Fez mestrado, em 1973 e doutorado, 1976 na Inglaterra, na University of Manchester Institute of Science and Technology – Umist.

Entre os anos de 1973 a 1975 dedicou-se ao desenvolvimento de modelagem dinâmica digital de máquinas síncronas ligas a conversores CA/CC a tiristores. O Modelo é composto de 35 rotinas em Fortran IV e se destina ao estudo de transitórios eletromagnéticos em sistemas CA/CC.

Sua carreira passa por sua atuação no âmbito acadêmico como professor em períodos parciais ou integrais em diversas instituições de ensino superior como o Instituto Militar de Engenharia, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a Universidade de Brasília e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

No ano de 1976, iniciou sua importante e longa contribuição ao setor de energia elétrica brasileiro no Centro de Pesquisa de Energia Elétrica, o Cepel, no Rio de Janeiro. 

No Cepel, seus trabalhos começaram nos estudos e pesquisas de modelagem de interconexões em corrente contínua (CC) para inclusão em programas de fluxo de carga. Adaptação ao programa da PECO.

De 1976 até o ano de 1982 assumiu como Chefe do Departamento de Sistemas - DPST do Laboratório de Sistemas Elétricos. O departamento era constituído, naquela época, pela seguintes áreas de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D: 

  • Estudos Energéticos visando principalmente a otimização da operação de sistemas hidrotérmicos; 
  • Eletrônica de Potência e Dinâmica de Sistemas Elétricos, voltada principalmente para o apoio ao projeto e construção do sistema CCAT de Itaipu; 
  • Desenvolvimento de Algoritmos e Códigos (software) para os Centros de Controle de Grandes redes elétricas, visando a operação integrada com controle de tempo real;
  • Sistemas de Supervisão, Telecomunicação e Proteção de Sistemas Elétricos.

Durante os anos de 1982 e 1983 atuou como engenheiro consultor do Departamento de Transmissão da Diretoria de Planejamento e Engenharia da Eletrobras, na área de Transmissão em Longas Distâncias. Neste período dedicou-se em especial ao acompanhamento da construção do sistema de transmissão em CCAT associado a Itaipu e dos estudos de viabilidade de transmissão de grandes blocos de energia elétrica a serem produzidos na Amazônia. 

No mesmo período prestou também consultoria a Eletrosul nas negociações técnicas relativas à conversora CA/CC/CA para interligação Brasil-Argentina em Uruguaiana.

Entre os anos de 1984 e 1991 era o Diretor do Laboratório de Equipamentos Elétricos.

Simultaneamente ao seu fundamental trabalho no Cepel, João Guedes também realizou diversos trabalhos e consultorias para diversas instituições e empresas. Com destaques para os seguintes:

  • 1997 - Como consultor "Empresa de Transmisión Elétrica Del Centro Norte Del Perú - Etecen", Lima, Peru, realizados no Rio e em Lima, nos meses de janeiro, fevereiro e março.
  • 1998 - Trabalho comissionado pelo MCT para o estudo crítico do projeto de Transposição do Rio São Francisco. Este trabalho envolveu contatos com DNOCS, IBGE, INPE, Codevasf, COGERH/CE, Chesf e a Eletrobras. Tinha como objetivo subsidiar decisões da Presidência da República com relação a pontos aparentes controversos nas posições estratégicas destes diversos órgãos com relação ao problema do uso múltiplo dos recursos hídricos da Região Nordeste, em particular para irrigação em larga escala. Este trabalho ocorreu entre os meses de maio, junho e julho.
  • 1999 - 2002 - Consultoria para o BID, juntamente com a empresa Mercados de Energia, referente à avaliação tecnológica e ao acompanhamento através de inspeções regulares, dos trabalhos de ampliação da interligação Brasil-Argentina em Garabi, no Rio Grande do Sul.
  • 2000 - 2002 - Consultoria Técnica (visitas regulares in loco e preparo de relatórios de acompanhamento associados á liberação das parcelas do financiamento) para o BID, durante a construção e entrada de operação de duas etapas (1100 e 2200 Mw) da Interligação em CCAT "back-toback" com tecnologia CCC, entre Yacaretá na Argentina e Itá em Santa Catarina, com a conversora instalada em Garabi no Rio Grande do Sul.
  • 2000 - 2002 - Consultoria juntamente com a empresa Mercados de Energia, referente a estudos de viabilidade, projetos preliminares, discussões técnicas com os fornecedores e trabalhos de inspeção e acompanhamento da construção de novas interligações em CCAT com a Argentina e Uruguai, destinadas a importação/exportação de energia elétrica.
  • 2000 - Coordenação do preparo e redação final do documento relativo a dispositivos Facts, a ser inserido como item 5 no sub-módulo 2.6 "Requisitos mínimos para equipamentos de compensação reativa, Facts e elos de corrente contínua" dos procedimentos de rede do ONS. Este trabalho ocorreu entre os meses de outubro a dezembro.
  • 2001 - Como consultor acompanhou e participou nas diversas audiências e debates públicos relativos ao processo de aprovação pela ANEEL do sub-módulo 2.6.
  • 2000 - 2001 - Trabalhou na redação e no acompanhamento do processo de aprovação pela ANEEL dos capítulos referentes a dispositivos Facts do Sub-módulo 2.6 "Requisitos Mínimos para Equipamentos de Compensação Reativa, Facts e Elos de Corrente" dos procedimentos rede do ONS.
  • 2002 - 2005 - Atuou na Lídice Eletricidade no gerenciamento do preparo do Projeto Básico e do Processo de Licenciamento junto a ANA, ANEEL e FEEMA, para a Pequena Central Hidrelétrica Fazenda Santa na cidade Rio Claro, RJ.

Como especialista contribuiu em vários grupos de trabalho, estudos e pesquisas nacionais e estrangeiros do Cigre, como os seguintes:

  • 1989 - 1997 - Cigre França (Paris) - Presidente ("Convener") do Grupo de Trabalho Técnico "Joint Working Group 14/11-09 - HVDC Unit Connected Gennerators. Este grupo internacional era composto por 26 membros de 08 países (Alemanha, Brasil, Canadá, França, Inglaterra, Japão, Nova Zelândia e Suécia), iniciou as atividades em 1989 e concluiu em 1997, com a publicação da Cigré Technical Brochure 116". Era um guia para Planejamento e Especificações de Usinas Hidráulicas ligadas em Conexão Unitária para geração hidráulica mais eficiente, utilizando velocidade variável na operação das turbinas. O título do trabalho é "Guide for preliminary design and specification of hydro stations with HVDC unit connected generators". Com coautoria e edição de João Guedes.
  • 1990 - 2005 - Cigré Brasil - Coordenador do Grupo de Trabalho Internacional WG B4-34, Conversosres com Capacitadores de Comutação";
  • 2006-2008 - Cigré França (Paris) - Coordenador do Grupo de Trabalho Internacional WG B4-34, "Capacitor Commutated Converter HVDC interconnections: digital modelig and benchmark circuit. 

Fontes: Acervo Memória da Eletricidade

Crédito foto: Acervo Memória da Eletricidade - Fundo Jerzy Lepecki/Autor desconhecido

Trajetória profissional
  • 1965 - 1966 - Adjunto da Seção de Eletricidade do Serviço de Obras Regionais da 3ª. RM;
  • 1966 - 1967 - Instituto Militar de Engenharia - IME - Professor Assistente da Cadeira de Máquinas Elétricas; 
  • 1966 - 1967 - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ - Professor de Máquinas Elétricas (tempo parcial);
  • 1968 - 1975 - Universidade de Brasília - UnB - Professor (em tempo integral e dedicação exclusiva);
  • 1973 - 1975 - Atuação no desenvolvimento de modelagem dinâmica digital de máquinas síncronas ligadas a conversores CA/CC a tiristores;
  • 1976 - 1977 - Centro de Pesquisa de Energia Elétrica - Eletrobras Cepel - Atuação na modelagem de interconexões em corrente contínua para inclusão em programas de fluxo de carga, adaptação ao programa da PECO;  
  • 1976 - 1980 - Coordenação dos Cursos de Pós-graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Coppe/UFRJ - Professor de transmissão de corrente contínua (tempo parcial);
  • 1976 - 1982 - Centro de Pesquisa de Energia Elétrica - Eletrobras Cepel e Eletrobras -Chefe do Departamento de Sistemas - DPST do Laboratório de Sistemas Elétricos - LSE;
  • 1977 - 1984 - Centro de Pesquisa de Energia Elétrica - Eletrobras Cepel e Eletrobras - participante e/ou consultor no departamento de transmissão;
  • 1978 - 1979 - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ - Professor de transmissão em corrente contínua e eletrônica de potência para os cursos de pós-graduação;
  • 1982 - 1983 - Eletrobras - Engenheiro Consultor;
  • 1982 - 1983 - Eletrosul - Engenheiro Consultor;
  • 1983 - Atuação na elaboração e aplicação como instrutor único, de curso de especialização em transmissão em corrente contínua; 
  • 1984 - 1991 - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - Eletrobras Cepel - Diretor do Laboratório de Equipamentos Elétricos;
  • 1989 - 1997 - Cigre Paris - Coautor e editor de publicações técnicas 116;
  • 1989 - 1997 - Cigre Paris - Presidente ("Convener") do Grupo de Trabalho Técnico "Joint Working Group 14/11-09 - HVDC Unit Connected Generators;
  • 1990 - 2005 - Cigre Brasil - Coordenador de Grupo de trabalho B4-34;
  • 1997 - Consultoria para a "Empresa de Transmisión Elétrica Del Centro Norte Del Perú - Etecen";
  • 1998 - Trabalho comissionado pelo MCT para estudo crítico do Projeto de Transposição do São Francisco;
  • 1999 - 2002 - Consultoria para o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e Empresa Mercados de Energia;
  • 2000 - Coordenação e redação final do documento relativo a dispositivos FACTS;
  • 2000 - 2001 - Consultoria para a Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS - Redação e acompanhamento do processo de aprovação pela ANEEL dos capítulos referentes a dispositivos FACTS do Sub-módulo 2.6;
  • 2000 - 2002 - Consultoria com a Empresa Mercados de Energia;
  • 2000 - 2002 - Consultoria para o banco Interamericano de Desenvolvimento - BID;
  • 2001 - Consultoria para a Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS;
  • 2002 - 2005 - Lídice Eletricidade - Gerenciamento do preparo do Projeto Básico e do Processo de Licenciamento;
  • 2006 - 2008 - Cigre Paris - Coordenador do Grupo de Trabalho Internacional WG B4-34;
  • Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - Eletrobras Cepel - Consultor técnico da Diretoria de Gestão e Infraestrutura.
Formação Acadêmica
  • 1957 - 1969 - Oficial do Exército - Academia Militar das Agulhas Negras - Aman - Resende, RJ;
  • 1964 - Bacharel Engenheiro Eletricista - Instituto Militar de Engenharia - IME - Rio de Janeiro, RJ;
  • 1973 - Master of Science (M.Sc.) - University of Manchester Institute of Science and Technology - Umist
  • 1976 - Doctor of Philosophy - University of Manchester Institute of Science and Technology - Umist.
Identificador
38980
Descritor de26