Acervo

Número do registro
AUD.VHS.037
Descrição
Reunião da Comissão de Serviços Infraestrutura para escolher quem exercerá o cargo diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel.
Data
02/05/2001
Tipo Documental
ClippingTipo documental
Suporte
Fita VHS
Idioma
Cromia
CorCromia
Duração
01:56:19
Número de Itens
1
Transcrição
nós já temos as 12 assinaturas que nos dão número regimental portanto declaro aberta a nossa reunião senhores senadores que estiverem de acordo com dispensa da leitura da ata da reunião anterior permaneçam como se encontram está aprovada quero esclarecer que a pauta desta reunião da pauta constam dois itens e tem um mensagem no 114 de 2001 é menta de conformidade Com artigo 52 esses terceiro ali na F da Constituição Federal combinado com o artigo quinto da Lei 9.427 26 dezembro 96 Submisso a consideração de vossa excelência proposta de indicação do Senhor Paulo Jerônimo Bandeira de Melo Pedrosa para exercer o cargo diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica anel e o outro item é também indicação do Senhor Eduardo Henrique é Leri filho para exercer o cargo diretor da nós vamos iniciar pelo primeiro item cujo relator é o iminente senador Arlindo Porto a quem o passo a palavra convidando antes para participar da mesa os engenheiros Paulo Jerônimo Bandeira de Melo Pedrosa e Eduardo Henrique convido também para mesa se estiver presente ainda o Dr José Abdo José Mário hábito presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica Doutor José Mário Artes eu convido convido para participar da nossa mesa passo a palavra eminente relator senador Arlindo Porto sou o presidente Senhor e senadores Dr José Mário Dr Paulo Jerônimo Bandeira de Melo Pedrosa Dr Eduardo Henrique filho sou presidente na condição de relator designado por vossa excelência procurarei fazer uma síntese do nosso relatório e depois naturalmente ouvindo explanação do Dr Paulo Pedrosa de fazer algumas interações que creio que outros também senadores farão relatório da comissão de infraestrutura sobre a mensagem número 345 de 2001 que o senhor presidente da república de Melo Pedrosa para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica nos termos do artigo 52 inciso 3º a linha F da Constituição Federal combinado com disposto no artigo quinto da lei 9.427 de 26 de dezembro de 1996 o senhor presidente da república submete a aprovação do Senado Federal proposta de indicação do São Paulo Jerônimo Bandeira de Melo Pedrosa para exercer o Card diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica o referido constitucional confere competência privativa ao Senado Federal para após a auguição pública aprovar por voto Secreto A Escolha dos titulares de outros cargos que a lei determina o currículo Victor deixou Paulo Gerônimo Bandeira de Melo Pedrosa anexada mensal presencial demonstra que a sua formação acadêmica e a experiência profissional são compatíveis com cargo para o qual está sendo indicado o seu Paulo Gerônimo Bandeira de Melo Pedrosa é Bacharel engenharia mecânica pela Universidade de Brasília conformação técnica complementar em Sistemas auxiliares de usinas elétricas turbinas hidráulicas e projetos de pequenas centrais hidrelétricas concluiu também em 1995 o MBA curso de formação geral para Altos executivos na Universidade de São Paulo USP já trabalhou como engenheiro mecânico e engenheiro de planejamento da Eletronorte e já atuou como assessor da sua comissão de energia e Comissão da infraestrutura do Senado Federal de 1993 a 1994 civil como adjunto da presidência da companhia hidrelétrica do São Francisco chesf em Recife e de 1995 a 1997 representou a empresa em Brasília na qualidade de assessor do presidente de 1998 até a presidente data vem trabalhando com assessoria e Consultoria Legislativa institucional em temas nacionais e políticas públicas está envolvido com a supervisão de atividades tais como planejamento pesquisa e gestão de informação e comissão e comunicação institucional internet produção de jornais e vídeos e gestão de pessoas sua Ampla experiência profissional aliada a uma formação técnica e acadêmica adequada para o cargo estão comprovados no currículo 20 do indicado que nesse momento fiz apenas uma pequena síntese fica assim a Constituição de infraestrutura do Senado em condições de deliberar sobre a indicação do São Paulo gerando Bandeira de Melo Pedrosa para exercer o cargo de diretor Daniel Como Eu voto favorável muito bem nós vamos proceder da seguinte forma será também lido o relatório pelo eminente Senador Tasso Rosado a respeito do Senhor Eduardo Henrique filho depois nós vamos ouvir por 15 minutos cada um e em seguida nós teremos tempo suficiente para fazer as perguntas que o senhor Senador julgarem necessárias então Agradeço ao Senadora Arlindo Porto pelo relatório que é favorável ao nome do Engenheiro Paulo Jerônimo Bandeira de Melo Pedrosa e passa a palavra eminente Senador Tasso Rosado relator do item 2 mensagens 115 uma palavra Senador Tarso da comissão de infraestrutura sobre a mensagem número 115 e 2001 do senhor presidente da república que submete a aprovação do Senado Federal a indicação do Senhor Eduardo Henrique ela de filho ao cargo diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica relatório nos termos do artigo 52 inciso 3º a linha F da Constituição Federal combinado com o discurso do artigo quinto da lei número 9427 de 26 de dezembro de 1996 o senhor presidente da república submete a aprovação do Senado Federal o nome do senhor Eduardo Henrique ela é filho para ocupar o cargo de diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica dispositivo constitucional confere a competência privativa ao Senado Federal para após arguição pública a provar por voto Secreto A escolha de titulares de outros carros que a lei determinar é o caso o parágrafo único do artigo quinto da referida Lei Nº 9.42796 assim o determina o currículo Vita do Senhor Eduardo Henrique anexado a mensagem presidencial demonstra que ele sofre um predicados para ocupar o cargo de diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica Eduardo Henrique heler filho é engenheiro eletricista graduado em 1979 pela Universidade de Brasília pós-graduassem engenharia de sistemas elétricos de potência pela escola federal de engenharia Itajubá em 1981 e em liderança Empresarial pela amana Key em 1996 também é mestre em ciências e engenharia elétrica pela mesma escola Itajubá título conquistado em 1985 a grande bagagem acadêmica do Senhor Eduardo Henrique filho permitiu lhe tornar-se autor de 21 trabalhos técnicos apresentado em fóruns importante no sítio elétrico nacionais e internacionais como o seminário Nacional de produção e transmissão de energia elétrica snpte e a conformance internacional de grande usou ele e em localidade todas distintas importantes como Londres e Moscou versado nos idiomas inglês francês e Alemão sempre esteve ligadas principais instituições técnicas internacionais de engenharia elétrica tendo sido secretário do grupo de trabalho conjunto de conexão unitária dos comitês de corrente contínua e Marcos elétricas já mencionado a seguir e presidente da Seleção Brasileira de Instituto Auto Elétrica Engenheiro no período de 1999 1994 a 1995 esta outra instituição que congrega mais de 350.000 Engenheiros de todo mundo o condecorou em Abril do ano passado com de Milênio Mendel em reconhecimento prestado ao setor elétrico brasileiro chamada tudo isso Engenheiro Eduardo Henrique elaren filho tem uma experiência profissional de 21 anos iniciada na condição de engenheiro do departamento de planejamento de transmissão da Eletronorte empresa a qual permaneceu ligada até 1999 mas o que realmente o credencia ocupar o cargo de diretor da anel é o fato de ter sido líder do processo de criação e estruturação legal e regimental da agência quando ocupou o cargo de assessor de diretor do Instituto de departamento Nacional de águas e energia elétrica do ministério de Minas e energia entre junho de 1996 e novembro de 1997 o desempenho dessa tarefa acabou levando o senhor Eduardo Henrique filho a ser nomeado pela primeira diretoria Daniel tendo já passado portanto pela Rua São desta casa segunda vez que ele vem aqui portanto como prevenir a Constituição Federal trata-se na verdade de uma recondução o que nos dá a certeza de que o ilustre indicado tem todas as condições para ocupar o cargo que já exerceu com grande competência por três anos apenas para exemplificar entre as muitas incumbências que teve na condição de diretor da Anel o indicado foi responsável pela estruturação horizontalizada da Anel baseada em processo organizacionais foi seu diretor Ouvidor tendo dirigido a implantação de todo o sistema de ouvidoria da agência e dos central de tela de atendimento como a realização de audiências públicas coordenou A bem sucedidação da agência na preparação para o chamado do milênio e números importantes ações de melhoria da qualidade de civis da de energia elétrica meu voto alaga experiência profissional aliada é uma formação técnica e acadêmica adequada para o cargo estão sobjamento demonstrado no currículo Vitor do indicado Além disso são inegáveis o Extra e o brilho do seu Eduardo Henrique ela e filho como o membro da primeira Diretoria da anel que teve a difícil missão de implantar a agência e como seu diretor Ouvidor o que certamente levou em serentíssimo senhor presidente da república a decidir pela recondução ao Carlos assim por todo o exposto Considero que a matéria está em condições de vocês andar por esta luta casa e o meu voto é favorável e fácil aclamação aos meus colegas senadores que também assim o processo Porque a anel estará ganhando realmente é com a aquisição e a nomeação do Dr Henrique Helen filho para a diretoria da Anel Muito obrigado a presidência agradece ao eminente Senador Tasso Rosado pela leitura do relatório que é favorável à indicação do Engenheiro Eduardo Henrique eleri filho assim como também foi favorável o relatório eminente senador Arlindo Porto em relação ao Engenheiro Gerônimo Bandeira de Melo Pedrosa nós vamos agora passar a palavra ao Engenheiro Pedrosa e depois em seguida ao Engenheiro Eduardo Henrique cada um deles terá 15 minutos para fazer a sua exposição e em seguida o senadores terão cinco minutos pela ordem de inscrição cuja lista está aberto para perguntas com a palavra Então o engenheiro Pedrosa Bom dia Alencar presidente da Comissão de infraestrutura do Senado Federal Senador Saturnino Braga Silva senador Arlindo Porto relator gerador na boju Júnior Dr jaconias de Aguiar Dr Luciano Pacheco diretores da Anel Doutor Eduardo ele ele meu companheiro na indicação para compor a diretoria Daniel senhoras e senhores presentes Com muito respeito e orgulho venho perante esta comissão empenhado em atender as expectativas dos Senhores senadores e mereceram Rosa aprovação para ocupar uma Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica atribui a indicação que o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso por encaminhamento do Senhor Ministro das minas e energias Senador José Jorge ora submete ao Senhor e senadores a minha vivência profissional e muito enriquecida pela experiência de ter atuado aqui mesmo nesta comissão como assessor da sub comissão de energia aqui passei alguns dos anos mais produtivos e de maior aprendizado de minha vida antes desta fase iniciai Minha experiência no setor elétrico atuando na Amazônia Legal onde como Engenheiro apliquei e estendi conceitos acadêmicos no planejamento da expansão e no projeto de usinas das centrais elétricas do norte do Brasil Eletronorte também trabalhei no nordeste já em função gerencial junto à direção da companhia hidrelétrica do São Francisco chesf aqui na sub comissão de energia do Senado ao conhecimento prático do setor elétrico foram incorporadas as expectativas de outros setores da Vida nacional sobre a ótica das necessidades do país que tem na energia elétrica sua maior fonte de força para a produção de riquezas e a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros esta comissão promoveu e organizou diversos seminários e audiências públicas voltados a discutir a matriz energética o modelo do setor elétrico a política de preços a conservação de energia e a geração a partir de recursos renováveis as oportunidades criadas aqui para a discussão da política energética pelos agentes mais diversos e de interesses por vezes contraditórios repercutiram no setor elétrico e na sociedade este processo produziu iniciativas legislativas que consolidaram as Profundas transformações registradas nos últimos anos tive a oportunidade de acompanhar senadores em visitas técnicas após de petróleo jazidas de gás minas de carvão iniciativas de utilização de energia solar usinas nucleares pequenas e grandes centrais hidrelétricas centro de pesquisa em biomassa o programa de trabalho se Estendeu aos Estados Unidos incluindo debates nas comissões de energia das duas casas do congresso norte-americano na certeza de que o modelo energético era determinante para o desenvolvimento do país discutiam-se os resultados e objetivos da política energética e já se levantava necessidade de desonerar O Tesouro Nacional dos grandes investimentos de infraestrutura para permitir uma ação mais efetiva no campo social ressalte-se o trabalho aqui gostaria de destacar a ação do Senador Teotônio Vilela filho como presidente da submissão de energia ressalta-se o trabalho dos Senhores parlamentares notadamente no trato de temas como energia nem sempre de fácil tradução ao cidadão que exigem dedicação e profundidade e que não tem o apelo Popular imediato mas são fundamentais e determinantes na conformação do Destinos do Brasil o setor elétrico não esteve a margem das enormes transformações na economia brasileira nos últimos anos o modelo vigente por décadas viviam a crise sem precedentes a instabilidade no campo institucional e na questão tarifária transformavam em ato de ousadia qualquer investimento diversas empresas estavam com suas concessões em situação irregular e havia uma completa incerteza em relação as concessões futuras que deveriam ser licitadas de acordo com a Constituição os agentes estatais tinham sua liberdade gerencial tolida por restrições de todo tipo e ao mesmo tempo sofreu interferências que geravam ineficiência mais de 20 obras de usinas de porte permaneciam paralisadas encarecendo a cada dia pelo peso de juros e encargos outras projetadas se quer eram iniciadas o novo Marco legal teve início em 1993 qual alteração constitucional que permitiu a Participação de capitais externos em usinas hidrelétricas e com aprovação da Lei 8631 conhecida como lei Eliseu Rezende este importante marca o regulatório para o qual tiver oportunidade de contribuir colaborando na preparação do parecer aprovado pelo Senado Federal acabou com mecanismos que favoreciam estimulavam a ineficiência a remuneração garantida e a equalização tarifária tal transformação envolveu recursos da ordem de 26 Bilhões de Dólares transferidos aos consumidores Mas viabilizou o início de uma mudança de paradigma no setor elétrico consolidou também outros importantes avanços discutidos aqui na comissão de infraestrutura o estabelecimento de uma política de conservação a criação dos conselhos de consumidores e a instituição dos contratos de suprimento outro importante Marco foi a lei 8987 de 1995 conhecida como lei de concessões com seus desdobramentos específico para o setor elétrico a lei 9074 do mesmo ano estas leis regulamentaram as licitações para novas concessões promoveram a verdadeira reorganização do setor elétrico e finalmente introduziram a concorrência ao assegurar o livre acesso a malha de transmissão e ao criar as figuras do Produtor Independente de energia e do Consumidor Livre as leis 9427 de 96 e 9648 de 98 que criaram anel e os novos entes do setor O mercado atacadista de energia mai e o operador Nacional do sistema OMS foram outras importantes ações do congresso nacional no processo de reforma do setor elétrico o novo paradigma setorial está baseado na reorganização do mercado com múltiplos agentes múltiplos proprietários de diferentes naturezas e tamanhos concorrendo entre si mas em uma em uma competição submetida a regras e com o acompanhamento e fiscalização da Anel sempre em benefício da sociedade e do Consumidor esta reorganização exige a distinção das atividades de geração transmissão distribuição e comercialização em um ambiente de regras transparentes isonômicas estáveis estabelecendo claramente as condições contratuais operacionais os papéis dos agentes públicos e privados a proteção aos consumidores e a defesa da concorrência a consolidação do modelo garantirá os necessários investimentos na expansão do sistema evitando problemas como os acontecidos recentemente na Califórnia atração de investimentos em usinas termelétricas e fontes alternativas também reduzirá os riscos de racionamentos decorrentes de condições hidrológicas adversas como as que horas se apresentam a raiz das transformações não tinha motivação ideológica estava na incapacidade do Estado incompatibilizar suas prioridades sociais com os pesados investimentos necessários particularmente em um cenário de custos crescentes e no conflito inevitável no Exercício simultâneo dos papéis de regulador fiscalizador e empreendedor a complexidade da indústria de eletricidade e a entrada da iniciativa privada requeria uma agência pautada na independência autonomia e resistência as influências de grupos de pressão e intervenções macroeconômicas de caráter imediatista seguindo a mais moderna tendência internacional a anel não formula política setoriais que são responsabilidades do Poder Executivo e do congresso nacional cabe a agência atuar para garantir a harmonia entre os Agentes do setor de energia buscando assegurar os investimentos necessários garantir a universalização do serviço e da oferta de energia com a qualidade preços e a segurança que o país requer são muitos extraordinários os resultados já alcançados pela anel em apenas três anos de existência para avançar e consolidar esse resultados é fundamental a ação dos diretores da agência que não são donatários setoriais nem senhores do conhecimento de seu setor acima de todas as opiniões e possibilidades Muito ao contrário o papel que eles é reservado requer permanente e sincera interlocução com a sociedade marcada pela Total submissão ao interesse público o diretor Daniel atua situado na confluência nem sempre harmônica das demandas dos agentes do setor de energia ambiente onde ainda coexistem tanto o Brasil competitivo da concorrência dos mercados abertos quanto àquele que requer a ação decisiva do Estado por meio de uma regulamentação apropriada para garantir o interesse dos consumidores e a universalização do serviços sua ação deve ser marcada pela firme convicção que não será de Brasília que se resolveram todos os problemas do setor que deverá ter a descentralização se aproximar aproximar cada vez mais sua ação dos consumidores e agentes setoriais cabe aos diretores da Anel em particular ao diretor-geral mas também é o conjunto do colegiado reforçar cada vez mais os vínculos da agência com a sociedade notadamente por meio dos seus representantes no Poder Legislativo seu papel inclui a articulação da agência com a sociedade com o governo federal com os governos estaduais e com outras agências reguladoras vindo a merecer aprovação do Senhor e senadores estarei sempre ruído desses princípios confirmando o compromisso de agir na defesa do interesse público com dedicação integridade Justiça moralidade transparência respeito às leis As instituições e as pessoas muito obrigado muito bem agora nós vamos antes de começarmos as perguntas nós vamos ouvir o engenheiro Eduardo Henrique ele filho a quem o passo a palavra por 15 minutos Muito obrigado Excelentíssimo Senhor Senador José Alencar Presidente dessa comissão Excelentíssimo Senhor Senador Tasso Rosado a quem agradeço as rosas para palavras que me dirigiu sentisse uma senhora Senadora Emília Fernandes prazer tê-la aqui conosco Muito obrigado Santíssimo Senhor e senadores Saturnino Braga Alberto Silva narrando são Senador Sérgio Machado Teotônio Vilela Filho Paulo Souto é meus amigos de anel meus amigos eu ia dizer pelos amigos senhores diretores mas eu gosto de falar meus amigos porque toma Coração José Mário Luciano Pacheco Santos japonês Aguiar meus amigos de anel companheiros de The nay também antigo denay companheiros de Eletronorte meus amigos de vida como Dr Júlio aqui presente meu irmão Antônio Henrique meus amigos é muito bom estar aqui com todos vocês minha companheira vou estar aqui enfim amigos de imprensa que sempre me acompanharam e me deram força durante todo esse tempo a todos os senhores Muito obrigado está aqui nesse instante frente a comissão de serviço de infraestrutura do Senado nacional para empenhar minha disposição de servir a nação brasileira como diretor da Agência Nacional de Energia elétrica é sem dúvida alguma um momento ímpar de emoção para qualquer cidadão e gostaria de iniciar agradecendo ao nosso pai maior tão grande oportunidade de aprendizado e crescimento passar por esta casa de democracia civismo dizer das razões que me motivam a sear tão a Rosa missão é experiência que me levará a crescer como pessoa e ajudar a sociedade agradeço por isso ao presidente Fernando Henrique Cardoso e ao Ministro José Jorge a oportunidade da indicação e a todos os senhores senadores na pessoa do Presidente José Alencar a oportunidade dessa avaliação aqui frente aos senhores pretendo me valer dessa oportunidade para reafirmar a fé e confiança no trabalho que juntos todos nós aqui é juntamente com o poder executivo com poder legislativo e com todos os cidadãos brasileiros podemos realizar na melhoria da qualidade de vida desse nosso país portanto coloca para avaliação da sociedade brasileira por intermédio do Senhor e senadores seus legítimos representantes aqui presentes meu entendimento do papel que anel deve exercer e da forma de atuação de um diretor dessa agência no Exercício desse papel em busca do interesse público as leis elaboradas nesta casa atribuíram a anel no bojo do movimento de reforma do papel do estado a competência de regular e fiscalizar a produção transmissão distribuição e comercialização de energia elétrica no Brasil bem como mediar conflito entre Agentes do setor e entre esses agentes e seus consumidores além é claro de exercer a função de poder concedente disse mais ainda disse que o exercício dessas competências deve ser de acordo com as políticas e diretrizes e mandadas do debate democrático que aqui se dá nessa casa Esse comando legal foi acompanhado de orientação específica que deu origem a estrutura regimental do anel a qual tive a honra de colaborar nos trabalhos de elaboração e essa orientação específica Diz que para exercer suas atividades finalísticas a anel deve atuar de forma a propiciar condições favoráveis para que o mercado de energia elétrica possa se desenvolver com equilíbrio Entre todos os agentes que nele atuam e em benefício da sociedade a atribuição dessa missão deste nítida de imediato a noção de que o desenvolvimento do mercado de energia elétrica tem balizas firmes o equilíbrio nas relações de todos os agentes aí incluindo é certo o consumidor e que o mesmo deve se dar com um propósito específico esse desenvolvimento dos no mercado de energia elétrica tem que se dá em benefício da sociedade visando o interesse público Este comando de interpretação fácil e precisa contém o princípio fundamental sobre qual todas as ações e decisões da Anel devem ser pautadas foi justamente dentro dessa orientação que durante o período de dezembro de 97 a Dezembro de 2000 quando tive oportunidade de integrar a primeira Diretoria da Néia desempenhei o papel de diretor Ouvidor ouvidoria novidade no setor tecnicista e fechado muito evoluímos no sentido de ter o consumidor como cliente e principal motivo da existência da indústria de energia elétrica mudança de paradigma o consumidor passa a ser cliente descontos para tarifas dos consumidores de baixa renda melhoria no atendimento comercial direto e porcentarar o telefone aos clientes melhoria no desempenho do serviço prestado e na rapidez da solução de problemas ressarcimento de danos causadas por falhas no sistema elétrico informação e respeito ao cliente principalmente sobre os seus direitos Essas são conquistas que cada vez mais se consolidam e das quais tem orgulho de ter participado na certeza de que muito ainda há que se fazer estamos num caminho num processo de crescimento Senhor e senadores a oportunidade dessa indicação para continuar colaborando com desenvolvimento do setor elétrico Nacional de negado a importância para o país na qualidade de diretor da Anel caso aprovada por essa casa certamente reforça a minha crença de que a opção que fizemos foi a mais acertada priorizar o benefício social dentro das escolhas que anel tem que fazer entendo que esta opção desafiador em sua essência muito ainda tem para ser aprimorada a sociedade assim como seus anseios evoluem de forma dinâmica e permanente isto leva que Anel Devo estar em contato Estreito com a sociedade por intermédio de seus representantes organizados e constituídos de forma ajustar permanentemente suas ações e decisões para aquilo que a sociedade entende por benefício incentivo aos conselhos de consumidores de centralização para agências estaduais conveniadas aproximando a ação reguladora e fiscalizadora da sociedade pesquisas de satisfação dos consumidores audiências públicas e tarifas sociais são alguns dos instrumentos indispensáveis para a atuação de uma agência voltada ao equilíbrio entre os agentes e o interesse público Tais instrumentos já existentes ou implantação carecem de aprimoramento que certamente estarão no foco da ação dessa gestão que se inicia na agência gostaria ainda de destacar dentro do meu entendimento sobre a atuação da Anel e que olha expõe a vossas excelências algo muito peculiar No que diz respeito ao alcance de seu propósito final a satisfação da sociedade com serviço essencial de energia elétrica legalmente o poder de influência da Anel se dá sobre o agente do setor elétrico no entanto de tudo que tem dito sua missão da Anel só será atingida quando vossas excelências como representantes da sociedade e os consumidores de energia elétrica estiverem satisfeito com o serviço prestado pelas concessionárias permissionárias e autorizadas do setor ou seja mas Agimos regulando e fiscalizando as concessionárias mas o Nosso propósito final é a satisfação da sociedade compreender essa dinâmica do sistema no qual anel está inserida significa ter que constantemente estar monitorando as relações dos agentes do setor elétrico com seus clientes e mais agindo para que esses agentes tenham uma satisfação de seus consumidores Seu principal item de controle de sucesso alcançado logo e não poderia ser de outra forma o trabalho da Anel deve ser estruturante visando ao mesmo tempo lidar com o hoje e preparar um amanhã melhor na linha desse entendimento vejo como importante urgente a ação que a agência vem tomando para universalizar o serviço de energia elétrica que é essencial apesar do último censo do IBGE plantar cerca de 95% dos lares brasileiros com energia elétrica a meta é luz em todos os lares brasileiros a inexistência de energia nos dias de hoje é fato de exclusão Ainda mais se pensarmos no comando constitucional que leva a redução das desigualdades regionais a estruturação do mercado atacadista de energia que deve funcionar com equilíbrio Entre todos os agentes que nele atuam é condição necessária para garantir de oferta no longo prazo dessa forma firmeza e decisão devem fazer parte das ações que se seguem no curto prazo para que o mercado funcione segurança de pagamento e intolerância com inadimplências entre os Agentes do mercado Atacadista liquidação financeira a tempo e a hora e transparência na formação do preço são pontos de dispensáveis numa agenda de ajuste de orientação para o mercado o cumprimento dos contratos de concessão tanto por parte das concessionárias quanto por parte da União propicia condições favoráveis aos novos investimentos necessários à expansão da oferta as cláusulas tarifárias tanto no que diz respeito aos reajustes quantas revisões devem ter suas interpretações consolidadas consolidadas pelos agentes e pelos clientes pela nação pela sociedade eliminando o motivo de alegações de riscos regulatórios Por parte dos investidores o incentivo a busca e ao crescimento da oferta de energia elétrica por fontes alternativas renováveis deve ser intensificado o sucesso verificado com pequena centrais hidrelétricas com perspectiva de entrada de cerca de 2000 megawatts nos próximos 5 anos um sucesso certamente não pode ser erroneamente interpretado como sinal para arrefecimento dos esforços e incentivos Mas temos que continuar procurando incentivar isso o aproveitamento do potencial eólico e Solar da biomassa abundante em nosso país aliado aos benefícios ambientais e sociais advindos desses aproveitamentos devem ser considerados nos sinais regulatórios a serem dados a essas Fontes as ações visando a viabilização das técnicas a gás natural como um seguro contra estiagem também são importantes medidas em Que reduzirão riscos de futuro racionamentos como o que ora está se apresentando para nossa sociedade o equilíbrio do menor mio tarifa qualidade de serviço deve ser meta Clara tanto no que diz respeito à medida Global dos valores praticados quanto no que tange a atribuição específicas diversas classes de consumo padrões comparativos devem ser buscados tanto no âmbito nacional quanto no Internacional isso implicação deve ser respeitada deve respeitar as especificidades regionais até mesmo como fator de redução das desigualdades existentes entre as regiões do nosso país não cabe nós pensarmos qualidade homogênea para o Brasil inteiro não cabe pensarmos tarifas homogêneas para os diversos tipos de consumidores temos que trabalhar com clareza nas especificidades regionais a regulação tem que ter a cor de cada região e a defesa do consumidor essa deve se dar em duas frentes específicas primeiramente fazendo crescer a compreensão por parte das concessionárias distribuidoras de que o código de proteção e defesa dos consumidores associado com os regulamentos da anel é um instrumento básico a ser respeitado nas relações com seus clientes em segundo lugar uma atuação firme da Anel na fiscalização da qualidade do serviços prestados esse tipo de postura dá aos consumidores de energia elétrica confiança necessária de que seus direitos estão sendo preservados o aumento da competição onde cabível como instrumento de preservação e até mesmo redução de preços deve ser perseguido e monitorado de perto o direito do consumidor ao mercado isonômico sem práticas anticompestivas deve ser preservado por meio de instrumentos e ações adequadas e eficazes em suma uma competição com regras e monitorada pela anel com relação à transmissão e a distribuição setores de monopólio natural sendo que este último aqui está em direto o contato com os consumidores seus preços devem ser regulados pela anel dentro de uma política tarifária discutida e debatida nessa casa a transparência incoerência das decisões da Anel indicam que se está criando um arcabouço institucional dinâmico nas decisões e duradouro na Essência permitindo que cresça Confiança dos agentes do setor dos representantes da sociedade dos consumidores no equilíbrio do mercado de energia elétrica e não benefício que este traz a sociedade brasileira devo ainda como importante papel de um diretor da agência colaborar para que anel constitui um quadro de técnicos com perfil adequado ao cumprimento de tão meritória missão consciente do dinamismo da evolução de nossa sociedade e capaz de responder adequadamente as necessidades emergentes e dos consumidores de energia elétrica em prol do interesse público neste trabalho estarei colocando mais do que minha disposição de ajudar e aprender o meu coração e o meu idealismo assim Posso garantir a vossas excelências que juntamente com a diretoria E a equipe da Anel faltarei minha atuação vindo a merecer a vossa provação na lealdade as ideias expostas na busca permanente de aprender com todas as oportunidades que me serão apresentadas e na total transparência das motivações de minhas decisões Mais uma vez agradeço a todos os senhores senadores e colocam a serviço de cada um dos Senhores e da nação brasileira como um todo no desejo de contribuir para a construção de um melhor por vir para os filhos desta nossa terra aqui muito obrigado [Aplausos] muito bem nós vamos agora passar a aos debates a lista de inscrição Tem como primeiro nome do eminente Senador Sérgio Machado a quem eu passo a palavra senhor presidente o Presidente José Mário Dr Eduardo Eller Dr Paulo Pedrosa se algum Senador perdão Senador Sérgio se algum Senador precisar retirar se quiser votar antes já pode votar devolva a palavra Doutor Carlos colegas estamos hoje aqui nessa manhã para podermos escolher dois novos diretores para anel hoje vivemos doutor Zé Mário um momento importante no que diz respeito ao setor de energia no Brasil temos a consciência que esse setor é um setor Vital para o nosso desenvolvimento sabemos que temos que correr rápido temos uma série de desafios uma série de estrangulamentos e que precisamos quanto antes poder resolver e anel tem um papel fundamental na mudança da Cultura nós saímos para saímos do estado que era o estado que tinha a visão de fazer para o estado que tem um papel de regular e dentro dessa nova filosofia anel tem um papel Vital que é assegurar ao cidadão consumidor seus plenos direitos esta eu acho que a mudança de Cultura para que a gente possa garantir a qualidade do serviço o preço justo e o atendimento tanto faz na maior capital como no município mais distante Hoje existe uma diferença de tratamento e de atendimento entre o município mais longínquo e as maiores cidades e eu acho que esse é um Desafio que nós temos que o cidadão consumidor da localidade mais distante é brasileiro como outro qualquer e tem que ter exatamente o mesmo direito Hoje nós estamos atendendo a 95% dos lares brasileiros mas os 5% são são 100% sem energia então para os 5%, ele não tem energia nenhuma e nós temos que avançar o mais rápido possível para que poder assegurar a todos esses brasileiros o seu pleno direito então acho que hoje aqui pelos parceiros dos eminentes senadores da linha do Porto e traço Rosado Podemos verificar da competência dos novos diretores que são colocados o Doutor Eduardo Ellen que já é diretor um currículo bastante apropriado para a função com o que fez desse desafio dessa visão do Direito do Consumidor que é uma coisa fundamental ainda temos uma série de situações que precisa ser corrigidas como por exemplo aquela leitura que as empresas de energias fazem Inclusive tem um projeto meu aqui por média isso é uma coisa que não pode transmitir cada consumidor tem que pagar aquilo que efetivamente consumiu e se a empresa não tem condição de fazer a leitura a culpa não é do Consumidor é da empresa Então são questões que a gente tem que avançar então fiquei muito feliz com essa com essa linha do Dr Eduardo l então pelo seu currículo por tudo que tem plena condição de continuar no exercício e a quem eu darei meu voto eu Doutor Paulo Pedrosa e pessoa que eu conheço de longas datas sei da sua vocação para o serviço público sei do trabalho que ele fez aqui nessa subcomissão permitindo depois de longa discussão sobre a presidência do Teotônio nós preparamos essa mudança do setor elétrico e sei sobre tudo é que gostaria de até fazer uma confidência que o doutor Paulo Recebeu o convite para ir para diversos setores da empresa privada até com salários muito mais elevados mas o Dr Paulo colocação para o serviço público é um homem vocacionado para o serviço público e com certeza vai ser um vai ter um grande papel nesse setor que hoje o setor estratégico e Vital para o nosso desenvolvimento é um doutor Zé Mário vai contar com mais um um elemento um diretor que vai poder dar grandes contribuições a discussão porque é uma é um técnico que conhece profundamente e que tem capacidade de diálogo que tem um trânsito bastante grande no congresso e que vai poder contribuir então fico muito feliz de ver que anel passa o que o Senado vai poder escolher dois novos diretores que vão contribuir que são pessoas do de áudio são pessoas preocupados com cidadão consumidor e que com isso conhecedores técnicos nós vamos poder anel cumprir aquele papel que anel não é uma agência política não é o como todo a visão do Estado regulador é aquela que vai defender o cidadão cons umidor e que vai defender os interesses do Estado então fico muito feliz com as indicações e os dois terão plenamente o nosso voto eu sei que vão cumprir Um grande papel muito obrigado com a palavra o eminente Senador Teotônio Vilela senhor Presidente José Alencar Dr Zé Mário Dr Paulo Pedrosa Dr Eduardo ele senhor de senadores a comissão de infraestrutura hoje avalia a indicação feita pelo Ministro José Jorge pelo presidente Fernando Henrique para os dois cargos de Diretoria da Anel senhor Presidente José Alencar é com muita alegria que volta essa comissão de infraestrutura porque há 8 anos atrás participei desta comissão numa numa empreitada a companhia do senadores José Richard senadores ou então senadores Mário Covas Fernando Henrique Cardoso Márcio Lacerda quando a comissão de infraestrutura criou a subcomissão de energia com o objetivo de alguns de desempenhar alguns Alguns projetos ousados na época desenvolver uma consciência no Brasil para a conservação de energia fazer um trabalho no sentido de que os brasileiros tivessem na em mente a importância da economia de energia uma vez que o Brasil ainda hoje mas já menos que na época desperdiça muita energia pela pela cultura e pelo conceito mal formado de que a energia farta e barata O que é um equívoco energia custa caro e precisa ser utilizada como muito com muito selo com muito cuidado a outra missão da então subcomissão de Energia era criar um modelo institucional de desregulamentação do setor elétrico para que o Brasil pudesse se abrir para os grandes desafios uma vez que o modelo energético já havia sido esgotado na época o poder público não dispunha de recursos na monta necessária para fazer os investimentos que pudesse atender a demanda energética e para tanto precisava desregulamentar o a legislação para que o setor se livrasse das amarras e pudesse então ser canalizados recursos da iniciativa privada e assim também o poder público pudesse exercer o seu papel de uma forma mais mas eficaz com a participação da sociedade e daí surgindo a ideia das das agências e a construção a construção institucional da Anel teve o nascedouro nesse momento de debate promovido aqui no Senado e na Câmara dos Deputados uma outra vertente do trabalho de então era uma divulgação e um debate por todo o Brasil para que nós abríssemos a nossa matriz energética que basicamente é predominantemente tinham como os componentes fundamentais do petróleo e a energia hidráulica para que no Brasil diante das suas limitações de país em desenvolvimento e com as suas potencialidades de país tropical pudesse utilizar todas as suas fontes de energia sobretudo na área das energias renováveis não poluentes aí entrando a energia da biomassa fortemente E também o aproveitamento das pequenas hidrelétricas o melhor aproveitamento do gás a energia solar e aí por diante foi um trabalho que até hoje na minha vida pública recordo com muito orgulho pela pelo processo que se descobriu fizemos aqui no Congresso aqui no senado várias audiências públicas trazendo todo o setor para debater com os senadores e com os deputados federais como um trabalho articulado com a câmara dos deputados para que buscassemos com a sociedade saídas para essas questões viajamos por todo o Brasil a debater fazer palestras e também é para o exterior relato esse episódio primeiro para dizer da minha alegria de voltar essa comissão e depois para dar um testemunho a esta comissão que o assessor principal que na época trabalhava para a comissão para que esse trabalho se desenvolvesse na sua Plenitude era justamente Dr Paulo Pedrosa que está sentado aí nessa mesa sendo indicado por um gesto feliz um dos gerges felizes do presidente Fernando Henrique para em companhia do Eduardo do Dr Eduardo Eller se somarem nesse esforço que vem sendo conduzido com muita competência pelo Dr Zé Mário a frente da Anel justamente para que o país leve a bom termo a questão da energia que é fundamental para qualquer país do mundo quero aqui em relação ao Dr Eduardo ele dá também o testemunho do trabalho que ele já vem exercendo como diretor da enel com seriedade com competência com muita dedicação em aberto já dou meu voto pela recondução Doutor Eduardo Eller e também pela feliz indicação do Paulo Pedrosa que tenho certeza que pela sua experiência pela sua capacidade pela competência pelo pela relação que já possui com esta casa O Senado Federal e a Câmara dos Deputados irá aproximar cada vez mais Anel Do Poder público da representado pelos senadores e pelos deputados assim como também pela sua experiência no setor dará uma grande contribuição a questão energética do Brasil Muito obrigado era isso que eu gostaria de dizer muito bem com a palavra o eminente Senador Alberto Silva [Música] Engenheiros José Mário Paulo Jerônimo Bandeira de Melo e Eduardo ele é filho eu acho que hoje é um dia especial meu carro presidente dessa comissão nós estamos votando aqui e não é mais secreto porque cada um está dando seu voto abertamente eu farei nesse instante pelo correio pela qualidade dos dois indicados pelo presidente da república eu começaria dizendo que evidente que voltarei nos dois mas aqui é uma particularidade que me traz um pouco de emoção ao colocar esse meu voto aí nessa urna é que eu sou originário de uma escola de engenharia com muita honra para mim das Minas Gerais e aprendi lá que a primeira coisa que você deve aprender numa em qualquer escola mas na Escola de Engenharia aprender a pensar e nós somos terrivelmente compelidos a pensar aprender engenharia naquele tempo se tinha na Escola de Engenharia de Itajubá nós temos que aprender engenharia elétrica mecânica e civil porque essa era a ideia de quem inventou aquela escola que o Brasil precisava Quem projetou a usina hidrelétrica precisa saber engenharia civil senão não projeta uma barragem nenhum canal e para mexer com as máquinas tem que saber engenharia mecânica elétrica eles fala agora estamos aqui diante de dois pós-graduados e que vão para Anel e o Brasil as voltas como a dificuldade todo mundo atônito temos relacionamento não temos relacionamento que que houve os relatórios é caro que que tá vendo Então tá na hora de juntar bom cérebros E começamos a pensar anel tem um papel essencial nessa hora em que temos que definir uma matriz de energia para esse país e vamos saber o que que nós devemos fazer apagar as lâmpadas trocar lâmpadas diminuir o gasto tudo bem Mas eu lembro-me bem que num determinado momento da minha vida de engenheiro eu fui convidado pelo governador do Ceará para fazer nascer energia elétrica daquele estado que não tinha era um 200 municípios sem energia elétrica cada um com um grupinho gerador pequeno e os prefeitos atrás da gente para saber como é que poderia melhorar aquela situação então senhores nós tivemos oportunidade de usar aquele que tás vai ensinar a gente pensar de onde viria a energia para o Estado do Ceará o estado com 200 municípios sem energia estado grande mais de 200 mil quilômetros quadrados e aquela luz aqui acabaram de se referir que os nossos companheiros todos os lares com energia tinha que ser tem que ser vamos ver como é que se leva energia a um lar distante 100 Km da Matriz ou da sede principal da energia não tem outro caminho conhecido se não fazer uma linha elétrica e essa linha elétrica vai levar energia sob que forma com que dimensão o que que acontece quando você espalha as linhas e joga energia nelas e lá na ponta da linha o consumo é acender uma lâmpada à noite ou o radinho que o homem do campo precisa ter Claro ele precisa ter isso mas antes de fazermos uma linha de 100 Km Quem sabe um painel de energia solar subiria essa energia que se quer nos 5% de Lares que ainda não tem e o que fazer mais senhores eu sinto orgulho de dizer que o eletrifiquei dois estados o Estado do Ceará inteiro de ponta a ponta e lá conheci uma pessoa eminente e que me traz um certo emoção quando vejo o seu sobrinho com esse currículo o jornal ele tinha o do nosso Eduardo Henrique era o vice-governador do Ceará e ele apontava os lugares onde nós deveríamos levar energia e levamos e quando se chegava numa pequena cidade e colocava energia lá nós olhamos os consumidores e a maioria não tinha dinheiro para fazer a instalação elétrica da sua casa e não se pode ter energia sem ter no mínimo uma instalação elétrica da casa agora temos algumas ideias por aí luz no campo algum dinheiro jogado para chegar a essa condição eu que nós fizemos talvez pela primeira vez nesse país a empresa de eletricidade do Ceará financiou a instalação elétrica de pelo menos dois pontos de luz em cada cidade Porque só quem tinha energia erros que podiam pagar a instalação elétrica Não era nem a taxa da luz era a instalação elétrica e assim fizemos e colocamos consumidores praticamente eu creio que nós iremos será inteiro depois fui governador do Piauí por duas vezes e eratiquei o segundo estado que foi o estado do Piauí mas hoje quando eu vejo essa escassez mencionada a dificuldade que temos de chá acudir as hidrelétricas com as terras elétricas temos gás em alguns lugares mas fazer uma usina de 200 megawatts com gás não é fácil não temos no país temos que encomendar lá fora e isso leva no mínimo três anos então eu aproveito senhores e Engenheiros e companheiros está correndo no anel ou vai correr no anel um pedido que fizemos do grupo de trabalho elaborado por mim uns 20 anos atrás quando nós patenteamos a operação de transformar um óleo vegetal no óleo mineral e fizemos Diesel de óleo de milho de soja esses olhos mais leves a operação é direta o óleo diz o resultado pode colocar em qualquer motor mas o óleo de mamona não é a mesma coisa ele dá um óleo diesel um pouco mais viscoso ele precisa ser misturado no óleo mineral isso tudo no momento que estou falando já está resolvido Tecnicamente 20% do Óleo diz a partir de mamona é capaz de colocar o óleo não poluente da mesma maneira como álcool na gasolina tira a poluição de certa forma Esse óleo vegetal oriundo da mamona misturado com óleo mineral elimina na queima um terrível e venenoso componente chamas mercapitana é veneno mesmo que meteu o nariz na descarga de um caminhão que não queimou bem vai morrer essa mecatana misturando o óleo diz da mamona com óleo mineral da Petrobras desaparece na queima testar de laboratório então senhoras e senhores a mamona é resistente à seca o semiárido nordestino só tem seca se não chove aquela produçãozinha de milho e feijão não dá para nada nós definimos um módulo com seis hectares de mamona um lavrador daqueles paupérrimos excluídos do semiado nordestino pode ter um salário de 300 a 400 reais por mês coisa que ele não vê nem por ano e a mamona é resistente à seca nós fizemos um cálculo senhoras e senhores obra terminar o estado do Piauí pode prose em quatro anos se assim trabalharmos firmemente colocando na força de trabalho desse país sem mil lavradores 500 mil hectares que não é grande coisa mas é 500 mil hectares e Mamonas no estado do Piauí acrescentaria a produção de energia 3000 megawatts é o carro você tá aí um estado podendo empregar 100 mil pessoas no campo e produzindo a energia necessária sobre que forma Vamos fazer uma grande e mega indústria de produção de energia elétrica ou dividiremos isso em Pequenos Grupos geradores colocados na ponta da linha onde as perdas eu calculei no Piauí são 30% de perda de energia em linhas mal dimensionadas procurando o Homem do Campo a luz do campo lá na ponta Estamos falando agora com engenheiros do ramo os caras colegas todos um grupinho de 5 megawatch na ponta de 5.000 km na ponta de uma linha representa mais do que talvez uma usina de 100 megawatts no centro de carga por isso fico feliz de dizer a eles que estamos aqui faço parte com toda honra para mim da equipe da Anel por adoção ou simpatia ou por patriotismo acho que no momento para mim é uma alegria colocar o meu voto esses dois titulares da engenharia elétrica e britânica e parabéns ao Dr José Mário pela questão Um já estava lá e o outro entra agora e quanto em que eu quero ver se entro também nem que seja Haddock em favor do Brasil muito bem presidência agradece essa contribuição trazida pelo eminente Senador Alberto Silva que é um engenheiro formado no meu estado e deu uma demonstração de que não só é conhecedor da matéria como preocupado em aproveitamentos energéticos que possam realmente compatibilizar é tudo isso que significa o interesse nacional com a palavra o eminente Senador Paulo Artur eu queria queria antes mas nada saudar o presidente os colegas senadores Senador Emília queria saudar a mesa Dr Paulo Pedrosa que eu conheço há muitos anos Doutor Eduardo heler que eu venho acompanhando pouca distância o trabalho e Doutor José Mário presidente da Anel Nós estamos Nós estamos aqui numa sessão que a sessão da maior importância acho que importante para anel importante para o Parlamento importante para a sociedade já passei o olho nos dois currículos são dois monstros acho que tem uma concentração um certo hegemonismo da UnB mas também a outros como o hegemonismo paulista no país que também nós temos crítico eu acho que esse da UnB até já é uma descentralização mas são bons currículos eu queria para Presidente fazer três perguntas e antes de fazer as três perguntas aos dois eu queria fazer um comentário aproveitando a presença do presidente hábito ação das agências é uma inovação faz parte da reforma do estado brasileiro é uma nova Concepção nós estamos tirando coisa velha e colocando no lugar coisa que a gente acha que é nova mas precisa provar que é nova quer dizer quando se pensou esse modelo de agência se pensou em duas coisas autonomia Independência em relação aos poderes constituídos não Independência em relação ao interesse público mas Independência aos poderes constituídos ao executivo ao legislativo o judiciário eu sinceramente eu tenho eu apoio a reforma do estado meu pensamento político é muito claro sobre essa questão mas ainda não vi essas agências independentes e aproveitar que anel está aqui hoje para falar assim missa de corpo presente a gente acompanha a mídia tem hora que o discurso da agência da Anel confunde com discurso do governo Isso me incomoda porque eu acho que não é papel da Anel nós estamos vivendo uma crise caminhando para um relacionamento e eu sou muito atento a detalhes que esses detalhes não são detalhes eles são decisivos e eu acho que a agência que tá tinha que tá ali para identificar os erros cometidos e apontar caminhos Claros até para sacudir O parlamento naquilo que ele tiver osso né uma lei que precisava votar e que não votou uma ação que ele precisava fazer e não fez sacudiu o Executivo né quer dizer isso aqui é uma contribuição sincera não é uma contribuição de uma posição destrutiva é uma contribuição de oposição propositiva quer dizer eu ainda não estou vendo esse papel da Anel né as outras eu vou discutir ou quando eu tiver oportunidade aqui nessa comissão mas não estou vendo nós sabemos por exemplo e se Doutor hábito quiser comentar o que eu estou falando eu teria seria honrado o seu comentário mas eu também quero ouvir o comentário dos dois indicados nós sabemos por exemplo que no acordo com fundo monetário internacional e ninguém aqui é criança de achar que o país não devia ter feito esse acordo a circunstância nos levaram a isso mas no acordo está previsto não superaram de primário é superado tipo primário poderia ser obtido de várias formas diferentes uma das formas que ajudou que tenha ajudado a compôs primário e aí tentar tapar o sol com a peneira me parece uma coisa que não Ajuda a fortalecer autonomia nem independência da agência da agência anel uma das formas tem sido cortar os investimentos estatais as estatais tem ajudado a compor só abrir as contas públicas está transparentes tem ajudado a compor esperar e uma das coisas que aconteceu é que o setor Eletro parou de investir significativamente quer dizer as estatais que entraram no Programa Nacional de estatização foi vedado a elas continuarem o processo de investimento numa visão de que seriam rapidamente desestatizada e Por conseguinte esse investimento seria feito privado evidentemente Que Não Foram privatizadas um investimento novo não foi feito as termoelétricas que eram uma forma de regular esse sistema diversificando a matriz energética ficou aí paralisada numa decisão de preço de gás de preço de transporte de gás a questão do Risco cambial e assim por diante e nós estamos caminhando para um relacionamento que vai afetar a vida do brasileiro cidadão vai afetar a produção nacional nós temos um empresário bem sucedido na mesa presidente da nossa comissão sabe do que eu estou dizendo orações que eu vi da anel ela se confundiam com as explicações do governo tentando colocar essa culpa na chuva a culpa desse Episódio na chuva que nós sabemos que tanto não é verdade que o próprio Conselho Nacional de estatização foi obrigado CND a se reunir aí as pressas para permitir Furnas investir 900 milhões esse ano então se teve que mudar uma decisão que existia uma decisão equivocada anterior então quer dizer eu tô falando isso porque eu sou adepto desse novo estado que nós queremos construir e é importante que ele vá com força e não capenga eu não tenho preocupação quer dizer se o Paulo Pedrosa por exemplo tem boas relações dentro do PSDB não tem preocupação se você for para dentro da agência para cumprir o seu papel e saber o papel que a lei que criou a agência determina para os seus diretores nenhum problema pode ser um grande diretor Eu particularmente acredito e vou voltar a favorável mas eu acho que as agências no caso eu vou falar só sobre ANEL Agência está devendo essa autonomia e essa Independência para discutir os problemas discutir a privatização sobre a ótica do cidadão ontem por exemplo o valor econômico não sei se os membros da comissão tiveram a oportunidade de ler trouxe uma boa matéria sobre o assunto mostrando sempre privatizar Qual é o tipo de obrigação que o novo proprietário privado deve ter se deve investir em Nova Geração Quantos por cento de Nova Geração tá São Paulo discutindo isso também é essa Independência é essa clareza de procurar o interesse público e não interesse dos Senador de plantão ou do presidente de plantão ou de quem quer que seja é que eu acho que a nação ainda não viu quer ver hein eu queria dizer que quer ver Quer ver Quer ver essa coisa com força esse novo modelo de estado com força cuidando do seu interesse então quer dizer fico aqui já tá embutido um pouco né Tá embutido um pouco uma uma um comentário que eu faço eu aceito eu aceito que ele seja comentado pelos dois e pelos três se possível e mas também não existe porque essa sessão não é própria para ouvir doutor Zé Mário Zé Mauro Zé Mário mas é Abdo mas os dois pelo menos que estão aqui prestando esclarecimentos e pedindo Os nossos votos eu acho que seria muito conveniente quer dizer então aí tá embutido sim sim tem embutido algumas perguntas né são três perguntas Eu queria conhecer o pensamento sobre a questão da privatização do setor parece que o governo na questão da transmissão o governo já chegou a conclusão de que não deve privatizar Eu queria conhecer o pensamento sobre a questão da geração que é uma questão que está sendo discutida muito no nosso país segundo a pergunta que eu queria fazer é em relação ao racionamento relacionamento a questão a própria questão das termelétricas aí das 49 tem hora que muda de número eu queria eu queria ver sobre essa questão da matriz energética e a última questão que eu considero muito importante para agência e eu se tivesse chance de sugerir alguma coisa aí eu sugiro inclusive ao presidente eu acho que precisava fazer um debate público talvez aqui no Congresso sobre tarifa de energia O que que está acontecendo agência inclusive não tem toda a responsabilidade porque ela nasceu um pouco depois de muitos dos contratos que foram assinados e eu tenho consciência disso mas eu acho que a agência passa a ter responsabilidade se ela não der um pouco de Transparência a isso O que tá na rua é o seguinte as tarifas estão sendo reajustadas muito acima da inflação e de da variação de vários índices Tá certo então eu queria fazer uma pergunta sobre o que os dois pensam sobre a questão de tarifa e deixar uma sugestão para o presidente hábito que eu acho que podia ser aqui inclusive Presidente fazer um encontro para discutir Abrir apresentar Esses contratos empresa por empresa distribuidora por distribuidora o que que tá acontecendo porque lá na ponta não tá bom a sensação que fica não é boa pessoas com salário congelado pessoas que não consegue corrigir o seu salário e vendo a sua conta de energia muito além sendo corrigida muito além dos índios que estão aí no país Então tem um comentário e três perguntas é a intervenção que queria fazer muito bem foi muito proveitosa participação de vossa excelência Senador Paulo Arthur vamos ver qual dos como é que queria fazer a resposta ambos com a palavra então Engenheiro Pedrosa não nós estamos preocupados senhor presidente porque nesse momento tão acontecendo outras outras reuniões de comissões que nós Esse é o grave problema que desta casa e que nós precisamos pelo menos tentamos É nos dividir participando de mais de uma reunião então eu gostaria de saber dos Nossa batinados de vossa excelência dos ilustres colegas senadores se nós não poderíamos fazer os encaminhamentos e ficaria demasiado longa as exposições e depois então os nossos abatinados responderem porque nós poderíamos abreviar Porque mesmo que a gente não consiga por exemplo acompanhar as respostas no final as colocações a gente pode depois até pelas notas tá aqui gráficas analisar até antes mesmo da votação no plenário Mas a gente não gostaria de ter que se retirar para outra comissão sem poder fazer as colocações então se a gente poderia de uma forma mais breve mais objetiva também deixar gostaria de deixar minhas considerações e se possível dentro desse espírito porque eu já estou sendo chamado tenho requerimento tem matéria para para relatar na outra comissão que já está iniciando seus trabalhos também eu penso que não há nenhum prejuízo é então vamos proceder dessa maneira portanto e pela lista de inscrição a Senadora eminente Senadora Emília Fernandes então tem a palavra Como já foi vitoriosa e tem naturalmente outros compromissos tem cinco minutos se precisar a gente se retirar antes mas eu gostaria de deixar as nossas colocações e posteriormente poderíamos até discutir dialogar com com os sabatinados os ilustres indicados a diretora da eu cumprimento presidência da nossa comissão os nossos demais membros em particular também Dr Mário hábito que a quem tivemos também com quem tivemos um tratamento respeitoso durante os dois últimos anos quando para esses dias da comissão o Doutor Eduardo também tivemos a oportunidades de já de alugar com ele enfim e até acompanhar a votação da sua indicação quando inclusive do início da agência o Doutor Paulo Pedrosa é uma figura que pelos pelo que foi comentado porque eu particularmente não lhe conhecia embora muito jovem tem uma vida já muito ponto ter visto técnico bastante habituada voltada ao setor enfim engenheiro mecânico enfim que pode desempenhar sem dúvida e essa atividade mas eu quero também chamar atenção na linha inclusive do que o senador Paulo Arthur já colocou que nós vimos a criação de agências Neste País e estamos acompanhando porque há poucos dias ainda duas novas agências foram analisadas nessa comissão e votadas até um tanto de afogadilho no senado embora um ano de discussão na Câmara mas aqui no senado nós não tivemos oportunidade de fazer uma análise mais Ampla no que se refere aos Transportes agência de transportes terrestre é aquavier e nós sempre também temos essa linha quer dizer é importante que se tenha uma agência com a competência e dever como foi colocado aqui de regular fiscalizar a produção a transmissão a distribuição a comercialização de energia elétrica né tentar mediar os conflitos entre os agentes dos setores e os consumidores e colocar Inclusive essa característica que o próprio Doutor Eduardo teve uma participação decisiva que foi tentar aproximar o consumidor da agência porque eu acho que o grande problema é a transparência hoje que nós queremos que essas agências que norteiam setores porque não adianta o apenas o governo nos mandar dizer que estão indicando duas pessoas que com certeza irão contribuir muito para o cumprimento das diretrizes e políticas traçadas pelo governo para esse setor eu quero colocar aqui para os senhores na mesma linha do Senador Paulo arthurg eu entendo que essas agências inclusive ainda precisam ser assim dá uma maior visibilidade para para o consumidor para comunidade se nós interpelarmos as pessoas na rua e perguntarmos o que que é anel as pessoas têm que saberem que é uma agência que existe um órgão que existe que está do lado deles porque energia como água como transporte isso tudo são bens públicos é isso tudo tem que ser tratado como com a com a característica de que eh eh que existe exatamente para servir né então o que nós estamos dentro dessa nova linha nós estamos vendo que ainda há uma certa dificuldade nesse sentido aqui nesse nessa mesma casa nós Nesta mesma comissão durante dois anos nós debatemos esse essa questão entre outras mas muito especificamente essa né E viemos assim alguma coisa sempre uma expectativa de que a coisa está melhorando que está melhor e de que realmente está avançando agora no que nós estamos ouvindo é a grande preocupação do Brasil inteiro e a questão do racionamento enfim não é e nessa linha também quer dizer problema de é do nível da água dos reservatórios claro que isso é uma questão a ser analisada Mas isso também que tem que ser planejado tem que ser previsto então o que que eu gostaria saber o que que foi realmente feito no setor não apenas na na linha da direção do investimento como da aproximação do Consumidor e principalmente para prevenção de problemas dessa natureza que nós não podemos ficar só bom porque os reservatórios da região sul Sudeste Central determinar o período de suas com 32,18%, sua capacidade então o nível de segurança para que o país pudesse atravessar o período simples era falta ser sem risco era de 49 depois diz na região Nordeste os reservatórios com 33,13 o nível de segurança para a região é de 50% da capacidade e assim vai então e ainda mais também com o risco de colapso no fornecimento aí eu quero até perguntar se corresponde ao que está nos jornais de hoje o preço da energia disparou de Abril para este mês nas regiões Sudeste centro-oeste Sul o aumento foi de 82,37% no ano a alta de 707,96%, com o megawatty ora subindo de 56,92 em janeiro para 459,89 então isso nós precisamos nós precisamos saber também [Música] eu gostaria também de dizer aquilo que reafirmando o seguinte a minha grande pergunta porque as agências e é essa essa autonomia que eu também defendo porque as agências Mas isso não é nem o senhor tem que responder é o governo que poderia nos responder porque as agências na indicação né Tem apenas composto apenas por indicação do governo porque não tem a participação da sociedade através dos órgãos representativos do setor ou de Corpos técnicos de universidades então nós teríamos um colegiado não é que daria uma conotação na minha visão de maior autonomia e eu perguntaria o seguinte hoje a grande principal questão que faz a sociedade diz respeito à questão do racionamento de energia né então me parece que as últimas semanas elas delinearam mais ou menos as diferenças porque se ouviu muito racionalização que era o que anel parece que nessa linha a posição dela e racionamento que era a posição do ministério de Minas e energia então eu gostaria de ouvir dos diretores Qual a situação real do setor energético no país nós temos dados temos pessoas temos estudiosos que nos garantem a dois anos atrás de que realmente não está se fazendo nesse país o trabalho de investimento e de prevenção Então qual a situação real do setor energético e teríamos relacionamentos que está posto nos meios de comunicação teremos a partir de junho de quanto Como está o relacionamento e outra questão Como está o relacionamento das equipes da Anel e do Ministério a esse trabalho integrado autônoma ou integrado numa linha de de de submissão ao trabalho de desencontro até então seria esse que eu gostaria de saber e quais as medidas que a nela está programando para o eminente período de relacionamento que farão concretamente o que compete a anel nesse nesse momento então seriam as considerações cumprimentando senhores e e dizendo que realmente nós temos uma preocupação muito grande com essa questão das agências nós ainda gostaríamos de entender mais e de desvincular as agências do governo as agências são uma causa maior em nome da população brasileira que é o consumidor o governo das suas orientações e a agência com os seus técnicos tão qualificados como temos aqui pelos currículos teriam a capacidade de dizer isto é errado Isto é certo até onde vai essa capacidade cumprimentando a todos eu agradeço muito bem a presidência agradece a participação da eminente Senadora Emília Fernandes e gostaria de dizer a sua excelência que o presidente acompanhou com grande admiração e respeito do trabalho que vossa excelência realizou como presidente dessa comissão e o presidente atual está pedindo a Deus que lhe dê forças para repetir aquela performance na melhor das hipóteses naturalmente o último Senador inscrito é o senador Mauro Miranda quem é o passo a palavra por cinco minutos senhor presidente essa casa tem a responsabilidade de escolher os membros das agências e por isso a gente percebe Presidente Daniel Souza Mário que nós senadores estamos com essa preocupação com a generalizada é necessário uma atuação política também forte quando você escolhe dois Engenheiros colegas meus também sou engenheiro vindo de duas universidades as mesmas da UnB mas talvez tá descentralizando porque o setor energético sempre vinha da querida minha Minas Gerais também de Itajubá hoje nós Já percebemos que existe um pouco de repartir um pouco poder não ficar só com a minha Minas Gerais Eu Sou natural de Minas mas também de espalhar pelo Brasil e Brasil é confluência e a UnB também é esse centro mas essa exigência da participação política é muito importante eu quero dar um exemplo aqui com relação ao ex-governador O querido não é do não era tão amigo meu partido Mário Covas embora do PSDB talvez foi a pessoa mais polêmica mais incisiva nas definições das políticas em várias áreas com o presidente Fernando Henrique Cardoso nós técnicos nós temos de avançar mais um pouco mostrar essa diferenciação criar-se individualidade própria da agência que os senadores cobraram aqui que eu concordo plenamente nós aqui do centro-oeste e de Brasília portanto nós temos feito requerimentos em relação às nossas usinas as termoelétricas que vem para cá a gente não sabe se fala como ministro da Minas energias se fala com agência Quem que é o responsável Em que ponto que tem e sempre as palavras do presidente da agência são segundo as palavras do próprio Ministro Então existe praticamente esse lado e vossa excelência tem que saber que o sensor retificados ratificados pelo congresso nacional Por que que o ministro não precisa de passar pelo congresso nacional é uma indicação só do Presidente da República Então eu preciso de dar essa individualidade forte na atuação de vocês são técnicos preparados mas tem de dar sintonizados mesmo politicamente lembrem sempre da figura de Mário Covas Dr Paulo que vem com uma ligação partidária com pessoa muito ligado ao PSDB Mas lembre da figura de Mário Covas Engenheiro também como nós teve uma autorização decisiva com relação ao presidente da república contrapousa Fernando Henrique Cardoso nas horas mais fortes e deu um individualidade a sua administração no governo de São Paulo eu acho que isso que a agência precisa nesse momento vocês são indicadas Presidente da República não precisa dizer ser subserviente não precisa de obedecer sempre vocês têm que ser indutores os agentes principais da sociedade num sentido de valorizar conselho mas quem sabe dentro do Conselho fica uma pergunta e agradeço se tiver uma resposta essa impressão que nós senadores temos hoje da agência de da agência que nós discutimos nesse momento são essas minhas palavras senhor presidente torcendo votando a favor dos dois técnicos mas fazendo esse desafio a eles sejam técnicos mas muito mais do que isso sejam também o porta-voz dos anseios da sociedade do contraponto à política energética do País das soluções de apresentar soluções e nós de centro-oeste aí faço um pedido se você estivesse a carga de vocês também a questão das termoelétrica de Brasília de Goiânia Para viabilizar o nosso gasoduto para cá eu também gostaria de receber de da presidência da Anel também é é uma correspondência que já mandei inclusive para lá pedindo o encaminhamento desse problema tão importante para nós nesse momento muito obrigado senhor a presidência agradece a participação do senador Mauro Miranda que passa a palavra o senador Romero Jucá o senhor Presidente José Alencar apenas para fazer o registro senhor presidente da importância dessa sessão de hoje em que se nomeiam ou se apreciam o nome de dois diretores da Anel o relatório dos senadores Arlindo Porto e Tasso Rosado demonstraram cabalmente as condições de ambos de assumir imposto tão importante principalmente na conjuntura E no momento que o país vive pela liderança do governo eu quero registrar que o presidente Fernando Henrique que o governo foi buscar dois nomes de comprovado experiência Doutor inclusive já diretor Daniel portanto com a folha de serviço prestado já na Instituição bastante forte e Sem dúvida nenhuma esses dois nomes somados ao doutor Zé Mário árbitro e aos outros diretores da instituição vão Sem dúvida nenhuma levar anel aonde todos nós queremos e aqui os pronunciamentos foram permanentes e foram Unisinos na sua voz de querem cada vez mais que anel oculto em espaço para que ela foi criada é claro que ela está se estruturando é um trabalho de curto prazo que já surtiu efeito S existem ainda ações importantes a serem empreendidas mas sem dúvida nenhuma fica o nosso voto de confiança aos dois diretores pela condição técnica e pessoal moral que seriedade que os dois têm na vida pública eu gostaria de solicitar todos os presentes os votos para provar os dois nomes e dizer Sem dúvida nenhuma que nós sabemos que todos os dois farão um grande trabalho à frente da instituição era só essas palavras com a palavra o senador Arlindo Porto sou presidente tenho certeza que o senador Tasso Rosado como eu está tranquilo em relação ao nosso parecer que nenhum Senador ficou dúvida ou levantou duro tem relação a capacidade técnica capacidade profissional aí daneidade o aspecto moral do sabatinados então em função disso eu me abstenho de aprofundar nesse assunto mas na condição de Senador de um estado que tem a presença forte na geração de energia o maior produtor de energia do país e nós gabinete Especialmente quando foi indicado pelo presidente para relatar esse projeto a demanda nós foi grande em relação alguns pontos eu levanto questionamento não apenas aos dois mas sim Doutor José por bem ele responder porque acionamento fica para anel um ponto já levantado pela Senadora Emília Fernandes ficou apenas faça o registro que é a preocupação da sociedade em relação a relacionamento em função da racionalização que está sendo colocada de maneira muito insistente que é importante a sociedade deve estar preparada deve estar orientada deve estar informada no momento mais adequado possível que não pode ser no mês de junho julho vão ter relacionamento que a sociedade toma conhecimento disso mas limita registrar porque a Senador Emília Fernandes já fez a solução sobre o assunto o senador Paulo Artur que comentou sobre o privatização e eu gostaria de um rápido comentário sobre privatização de Furnas Qual é a posição efetiva da privatização de Fugas é um tema que vai no Brasil como um todo mas que interfere diretamente no estado de Minas Gerais em função da sua base de geração ser muito forte naquele estado um outro ponto que eu quero levantar Doutor Eduardo ela ele colocou que 95% da população hoje brasileira tem energia elétrica mas lamentavelmente esses 95% estão concentrados nos centros urbanos zona rural brasileira nós temos aí mais de 40% tem um número próximo de 40% sem energia elétrica ele imaginava que um país que tem uma sua sustentação agrícola que tem na sua balança comercial superápico 14 bilhões 15 bilhões por ano consequentemente é forte na sua atividade Rural e que nós tenhamos ainda próximo de 40% que não tenha energia elétrica e aí não precisa de longe é só no estado de Minas Gerais que um estado Central o maior produtor de energia do estado em que nós temos ainda o número expressivo de Produtores Rurais sem ter acesso a energia conhecemos Sim foi feito o lançamento do programa Luz do Campo que aproximou um pouco mas tá longe a sua operacionalização importante é lançar um programa mas colocar em prática isso não está acontecendo mesmo o produtor o pequeno produtor não está sentindo o resultado efetivo da implantação do Luz do Campo Outro ponto que nos questiona Alguns produtores no meu estado na região noroeste Aqui estamos bem próximo aqui de Brasília você tem propriedade com 150 km de Brasília consequentemente numa região bem intense bem assistida e bem desenvolvido e que você não tem nenhuma possibilidade de atendimento de energia elétrica pagando ou não não é nem só porque fica caro não é só porque paga é que inviabiliza os investimentos é uma região também importante uma grande celeiro e que precisa de uso de tecnologia precisa de avançar no processo da produtividade que querem encontrar na irrigação alternativa para o desempenho da sua atividade e é lamentado quando você vai buscar um projeto de irrigação quando você instalam que você Central em determinado das regiões próximo de Unaí próximo Buritis Enfim nem próximo da fazenda do presidente e que você gasta em torno de 40 35 40% para fazer um investimento de um projeto de irrigação isso é fora da realidade isso passa inviabilizar qualquer programa que possa incrementar um processo produtivo além dos produtores dessa região não terem energia elétrica nem para o atendimento mínimo da sua qualidade de vida ele não consegue o atendimento para as grandes demandas ou médios consumidores ou grandes consumidores num projeto de irrigação eu gostaria de ouvir a opinião da Anel sobre isso eu acho que o tema levanta muito mais para orientação eu acho que é uma oportunidade que o Senhor tem de esclarecer a população não precisa me esclarecer Porque eu conheço bem mas eu acho que é uma oportunidade que o senhor serão de explicar para aqueles que estão nos assistindo nos ouvindo que estão aqui também participando é qual é o futuro para essas pessoas Qual é o horizonte que a anel tem para essas pessoas eu me ressurgiria a essas seis perguntas muito bem com a palavra Então o Doutor Pedrosa que vai ser a primeira pessoa responder às indagações feitas depois eu passarei a palavra Doutor Eduardo ele vou procurar fazer alguns comentários sobre os pontos todos que foram apresentados aqui primeira em relação a autonomia da agência essa autonomia Independência ela no meu entender como quem acompanha de Fora as ações da agência e agora tem oportunidade de se integrar uma equipe que me parece vem conduzindo um trabalho muito competente fazer que essa autonomia está sendo construída a cada dia e essa autonomia Ela não ela não é algo a ser bradado e publicado e nas primeiras páginas dos jornais é uma coisa que você construída com ações a cada dia e acompanhando as últimas os últimos posicionamentos da Anel Eu sinto que se caminha firmemente para o que seria um modelo ideal de autonomia Independência os sinais estão aí quem acompanhou a polêmica em relação ao preço do gás quem acompanhou as multas que algumas estatais ligadas diretamente ao governo receberam em processo de desligamento quem acompanhou outros sinais da agência ver que isso de fato é uma consciência é uma cultura que está sendo desenvolvida mas que ela vem se solidificando no dia a dia da agência que Afinal tem três anos de criação em relação a privatização do setor é importante lembrar que a agência nacional de acordo com a própria lei aprovada no congresso e com outros dispositivos legais ela não formula políticas setoriais ela é uma agência que existe para implementar as políticas e diretrizes do governo federal uma delas é que me parece estar inclusive sendo discutida ainda no Congresso poderia ser alterado é a questão da privatização das empresas estatais sei que Senador polar tudo assinado signatário de uma proposta inclusive para que não se privatizem as estatais sendo essa proposta aprovada e se tornando uma política será papel do dirigente da agência implementá-la hoje eu entendo que um ponto é fundamental talvez até mais importante do que a própria propriedade das empresas é a questão do do do Poder de domínio de mercado que elas venham a ter quer dizer a chefe hoje produz 98% da energia do Nordeste no Furnas através da sua própria energia com 8.500 megawatts potência instalada mais a comercialização dos 12 mil de Itaipu mais a comercialização da indústria da energia nuclear tem um poder de mercado muito superior ao que seria razoável no modelo concorrencial competitivo se Furnas adotar um comportamento o comportamento imprevisível de Furnas com esse poder todos é certamente um fator inibidor de investimentos Esse é um ponto talvez até superior a questão de privatização Quem Sabe Isso possa ser resolvido por uma solução criativa né que por exemplo designe a energia de Furnas de uma forma semelhante ao que é feita hoje para a energia de Itaipu ou Que Se considere é que o energia de Furnas continuará sendo energia de serviço público e não energia de produção independente livremente negociada no mercado agora a partir de 2003 a energia dos contratos iniciais vai ser liberada na razão de 25% ao ano então já em 2003 Furnas terá 25% da energia dela vai para trabalhar livremente no mercado isso sem dúvida é um fator de instabilidade que pode estar inibindo investimento questão do do racionamento e ele tá se configurando Eu imagino que agora na reunião do dia 8 próximo Conselho Nacional de política energética até recomende isso ao presidente da república Mas a questão do racionamento é uma prova de que o setor elétrico ele ele por questões técnicas particulares ele reage com a determinada inércia até pelo tempo de da maturação dos investimentos que são feitos Então hoje nós pagamos não só o preço da falta de chuvas que é real nós estamos vivendo pior ano de chuvas em 40 anos mas também o preço de uma estabilidade no passado é fato que entre 90 e 91 os investimentos foram muito inferiores aos necessários fato que também é 95 que havia uma estabilidade institucional muito grande a própria lei de concessões em discussão com várias versões transitando no Congresso Nacional então nós hoje pagamos de fato um preço é pela instabilidade no passado eu acho que um outro exemplo que tem que ser sempre lembrado esse eu vivi de perto de que as decisões no setor ela Elas têm que estar sempre voltadas para o futuro é o encontro de contas acontecido durante a negociação da Lei Eliseu Rezende há 8631 essa lei com a finalidade de renovar o setor elétrico e dá um novo paradigma de crescimento para o setor reconheceu débitos do Tesouro Nacional pelo controle de tarifas de 26 Bilhões de Dólares que foram transferidos dos consumidores para os Agentes do setor é só esses débitos reconhecidos muito maiores por exemplo do que tudo que se discutiu agora sobre o FGTS só esses débitos seriam suficientes Talvez para seis anos dos investimentos necessários na geração de energia então é mais uma prova de que as questões do setor elétrico Elas têm que ser olhadas observa das sempre com uma ótica de ver os impactos no futuro e às vezes no futuro até nem tão próximo a questão das tarifas é de certa forma também tá contemplada e nós temos a ilusão no país de tarifas baratas aí essa ilusão se mostrou fácil é falsa quando se fez esse encontro de conta de 26 Bilhões de Dólares Na verdade nós não tínhamos tarifas baratas nós tínhamos um subsídio do Tesouro um esqueleto fiscal que tava sendo colocado no armário e que depois explodiu de fato energia tem um custo o custo crescente a partir de agora é porque os nossos melhores aproveitamentos foram feitos Apesar de que o Brasil ainda tem aproveitamentos hidrelétricos com condições extremamente favoráveis como é o caso de Belo Monte é que uma usina de 11.000 m antes do Pará mas o fato é que nós vamos conviver com projetos futuros que vão trazer uma energia mais cara e é importante Estar atento para proteger o consumidor nisso e eu entendo que um caminho fundamental de proteção do Consumidor é o caminho da racionalização do uso da energia nós continuamos usando nas nossas casas é lâmpadas que jogam fora 94 da energia que elas usam 94% da energia que elas usam e transformam em Luz 6% da energia que elas usam mas é consequentemente se nós tivermos equipamentos eletrodomésticos mais eficientes o impacto da tarifa vai ser muito menor no consumidor que tem uma série de mecanismos de proteção consumidor de baixa renda e hoje 30% dos consumidores do Brasil São de baixa renda já tem subsídios da ordem de 65% das suas tarifas e importante também dizer como Eduardo comentou aqui na exposição dele que cada vez mais esse consumidor se transforma num cliente a campanha de divulgação de direitos existem mecanismos de tele atendimento em que ele pode se queixar primeiro ao seu concessionária e depois da agência e experiência mostra é que também como no caso da Independência é uma cultura que se constrói mas que os avanços são são importantes e o consumidor respondendo outra pergunta está sendo aproximado do agente regulador por esse mecanismos de centralização anel repassou ano passado 13 milhões de reais de recursos da anel para estruturação de agências locais próximas do Consumidor do agente regulador em relação à prevenção dos problemas atuais que estão aí me parece que não há dúvida que a solução do gás pela facilidade pela velocidade com que as usinas podem ser construídas é a solução ideal assim que se resolva o imbróglio da questão do preço do gás natural o gás natural vinha sendo encarado como se fosse uma commodity Internacional e assim como milho ao subir o preço do Milho na Europa por causa da demanda para alimentar o gado europeu o milho aqui no Brasil sobe também isso é função de que humilham acomode de internacional ele pode ser rapidamente transferido para qualquer outro local embarcado no navio já o gás da Bolívia e o gás Nacional não sei se ele pode ser adequadamente visto como acomodities se a Bolívia não vendeu o gás para o Brasil para quem ela vai vender o gás dela não pode ser mandado num gasoduto para aquecer as residências da Europa dos Estados Unidos no inverno então nessa definição que me parece pelo que eu acompanho a NP e o ministério estão conduzindo com firmeza uma solução para a questão do preço do gás que vai viabilizar o andamento das termoelétricas a questão do preço disparado é um jornais tem publicado o preço da energia no mercado Spot foi a 250 dólares foi também importante destacar aqui que existem mecanismos do regulamento da Anel de proteção ao consumidor muito firmes um deles obriga as concessionárias a lastrearem em contrato de longo prazo até 85% da energia que ela do seu mercado Então essa energia tá lastreada em contrato de longo prazo e portanto não está exposto Esse aumento considerável do mercado Spot segundo a própria compra de energia no mercado Esporte quer dizer o repasse do valor comprado para os consumidores está limitado por valores fixados pela anel o chamado VN consequentemente as concessionárias é que serão de fato penalizadas por não terem firmado contratos suficientes para prever passar por esse tipo de situação além disso esse Impacto se dá na geração apenas e a geração responde talvez por 40% da tarifa do consumidor final então algumas ilações que a mídia tem feito sobre o impacto das tarifas do momento atual são é me parece equivocadas em relação a privatização de Furnas eu acho que se aplicam o mesmo que eu disse a privatizações em caráter geral e a questão da universalização senador Arlindo Porto falou anel tá num processo de audiências públicas para estabelecer uma regulamentação é que vai exigir que as concessionárias reduzam em 20% ao ano o número dos que não são atendidos pelos serviços de energia elétrica isso caminhando da forma como está sendo conduzido vai fazer com que já talvez em 2005 2006 nós temos uma situação bastante diferente da situação atual e para uma um primeiro passe nas perguntas que foram esses era isso que eu queria dizer não sei se é do lado muito bem com a palavra Então o engenheiro Eduardo ellery para complementar algumas respostas se desejar Muito obrigado senhor presidente pela ordem posteriormente nós poderemos na forma regimental comentar eu acho que é de primeira coisa muito bom ouvir o Paulo falando que já aliviou bastante porque eu vou ter que falar porque realmente eu fico muito satisfeito de estar dividindo se o senhor diz assim considerarem adequado a diretoria da Mel com Paulo né estar junto com a cabeça brilhante e que realmente abordou de forma muito própria como não abordaria melhor as questões eu gostaria de fazer algumas complementações na realidade talvez botando uma visão pessoal até porque os senhores me conheçam melhor eu acho importante que isso aconteça não que eu vá acrescentar novidades no que o Paulo falou mas para me mostrar os senhores que eu acho que é por isso que nós estamos aqui para que o senhor eles nos conheçam e vejam sinais podemos efetivamente prestar o serviço no interesse público como nós assim nos propomos né então é com relação eu gostaria de começar falando um pouco de da autonomia da agência ou da Independência um processo que eu tive oportunidade de viver e compartilhar com o Zé Mário O jaconizo Luciano e o Afonso que agora está na Secretaria de energia isso mais ou menos já vai dar um gancho para responder uma pergunta da Senadora Emília como é que tá o relacionamento nas equipes anel MMA acho que mas é nessa eu acho que Independência autonomia a palavra talvez usam-se muito as duas palavras mas é uma coisa que tem que ser construída e sentimos construímos que isso é construído principalmente na credibilidade na confiança e é uma coisa que o Zé Mário nos liderando todos nós na anel tem procurado trabalhar com afinco o sentido de dar credibilidade as ações da agência e essa credibilidade ela tem que ser genérica não adianta ter credibilidade por exemplo junto aos consumidores onde eu particularmente trabalhei muito junto a eles se os agentes digamos Os concessionários que trabalham com os consumidores não é é aderirem aos pensamentos que nós estamos pregando na relação com os consumidores então houve um trabalho de construção muito grande durante esses três anos e esse trabalho certamente Continuará durante toda a vida da agência de fortalecer as relações dentro do setor elétrico ou seja um trabalho mais relações então nós temos que fortalecer as relações das concessionárias com seus clientes nós temos que fortalecer as relações das concessionárias entre si porque umas estão vendendo energia outras Estão comprando energia dentro de uma visão bem sistêmica isso encaixa bem a ideia do privatizar ou não Furnas como o Paulo abordou muito bem a concentração o poder de mercado muito grande nós temos que ter solução de que Pensando que nós queremos atrair o capital para a energia nova o capital privado capital externo para energia nova É muito importante que nós tenhamos esses agentes novos se sentindo em condição de igualdade com os agentes antigos tanto em termos de fóruns de debate quanto em termos de poder de mercado se não esses novos investidores não viram e o Paulo abordou isso muito bem nós temos que não sei qual a solução vender é Existem várias soluções como Paulo até mesmo tava tava apontando Mas o importante é que no mercado todos os agentes possam ser isonômicos todos possam disputar os clientes que vão comprar em energia em igualdade de condições é um trabalho que passa certamente por um debate amplo na nossa sociedade que está ocorrendo no sentido de trazer novos investimentos e com isso esses novos investimentos certamente servirão como Esteio para que futuros relacionamentos não vem uma ocorrer mesmo tendo condições críticas de água novamente que nós possamos estar mais prevenidos para possíveis condições críticas como diversificando a matriz energética a dependência da água que é um fator competitivo para o Brasil ou seja nós temos uma diferença competitiva muito boa que é a riqueza hídrica que nós temos no país tem que ser aproveitada Mas ela tem que certamente como essa riqueza ela tem
Estado de conservação
BomEstado de Conservação
Créditos
Acervo Memória da Eletricidade