Acervo

Número do registro
AUD.VHS.009
Descrição
Clipping com diversos noticiários sobre a mudança na legislação das agências reguladoras.
Data
12/04/2004
Tipo Documental
ClippingTipo documental
Suporte
Fita VHS
Idioma
Cromia
CorCromia
Duração
01:48:18
Número de Itens
1
Transcrição
o governo mandou hoje ao congresso o projeto que altera o funcionamento das agências reguladoras nacionais responsáveis pela fiscalização e pelo controle das empresas que atuam na área de serviço público Como a energia elétrica e telefone o projeto fixa em quatro anos o mandato de Presidente e de diretores das agências ao anunciar o projeto os ministros José Dirceu e Antônio Palocci repetiram o mesmo discurso o consumidor vai ganhar com as novas regras para as agências a presença das agências reguladoras é indispensável para o sucesso dos investimentos privados que são centrais para suprir o déficit de investimento e infraestrutura existente no Brasil é possível conseguir o objetivo de redução de custos para os usuários que é o objetivo de todos nós o projeto foi enviado hoje ao congresso se for aprovado as agências vão continuar fiscalizando os serviços públicos cobrando qualidade mas o poder de concessão e assina de contratos para que uma empresa possa explorar um serviço público voltará a ser do Governo Federal dos Ministérios o projeto também estabelece mandatos fixos de quatro anos para os presidentes e diretores das agências e o Presidente da República vai indicar os presidentes das agências que após serem sabatinados pelo Senado dificilmente poderão ser demitidos ele terá a estabilidade no cargo de presidente e só perderá o cargo de presidente Caso seja alvo de processo administrativo ou seja condenado pela justiça ou em caso de renúncia o atual presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica elogiou as medidas que são importantes que vem na na direção do interesse público agora é fundamental que seja preservado a autonomia da agência Inclusive a autonomia financeira já este economista acredita que com as novas regras vai ficar mais fácil para o Brasil atrai investimentos privados de maturação muito longos e que passam por vários governos até fundamental que essas regras sejam muito Claras difíceis de serem mudadas de tal forma que os investidores consigam prever o que vai acontecer no futuro o governo encaminhou hoje ao congresso em regime de urgência o projeto de lei que modifica a estrutura das agências reguladoras as agências perdem o poder de concessão de serviços públicos por exemplo como energia uma das principais mudanças do projeto é um mandato de quatro anos para os dirigentes de todas as agências reguladoras que ganharão estabilidade hoje o Presidente da República pode destituir o presidente de uma agência e os mandatos variam de uma agência para outra pelas novas regras todos os presidentes de agências encerraram os mandatos no primeiro semestre de 2008 a indicação dos dirigentes pelo presidente da república passará a ser feita antes da Sabatina no senado atualmente os diretores são submetidos primeiro ao Senado e posteriormente o Presidente da República escolhe entre eles o presidente da agência mas se ganham estabilidade os presidentes de agências perdem poder as agências ficarão apenas com a parte operacional das licitações a Palavra Final sobre as concessões dos serviços públicos como energia retornará aos Ministérios a questão deve gerar polêmica no Congresso sem Tais aperfeiçoamentos de retórica o grande perigo de tudo isso é a marcha ré que está sendo dada com a volta do Poder decisório aos Ministérios ou seja Voltamos ao tempo que parecia ultrapassado das regras do jogo submetidas ao sabor dos políticos da política e dos governantes de plantão [Música] Boa noite o governo envia para o congresso o projeto que transfere poderes das agências reguladoras para os Ministérios hoje as agências são responsáveis pela fiscalização de setores como água Combustíveis e telefone a maioria das agências reguladoras foi criada depois das privatizações no governo Fernando Henrique o papel delas controlar a oferta de serviços públicos como energia elétrica e telefone além Claro de fiscalizar a qualidade do que é oferecido ao consumidor e depois de quase um ano de consultas públicas e várias discussões ficam pronto o projeto de lei do governo Lula que prevê mudanças na atuação dessas agências reguladoras o principal objetivo com o novo modelo é atrair dinheiro dos investidores privados para programas de infraestrutura o texto do novo projeto foi encaminhado hoje ao congresso nacional pelo presidente Lula pelo Projeto Volta para os Ministérios o poder das concessões para uma empresa privada e explorar um serviço público as agências devem continuar fiscalizando serviços e cobrando melhorias mas o governo vai fazer um contrato com cada agência e elas terão que cumprir metas de desempenho e prestar contas regularmente medidas que serão vinculadas a liberação das verbas orçamentárias o projeto também garante o mandato fixo de quatro anos para os presidentes das agências com as novas regras o governo quer dar mais segurança para os investidores e abrir espaço para uma melhor fiscalização do serviços governo e as instituições da República darão estabilidade a esse investimento com essas garantias É possível conseguir o objetivo de redução do curso de capital e de garantia de redução de custos para os usuários que é o objetivo de todos nós é fundamental que seja preservado a autonomia das agências Inclusive a autonomia financeira que o recurso que são oriundos próprios consumidores para o funcionamento das agências [Música] o governo anuncia hoje a proposta com as mudanças para as agências reguladoras com projeto o governo quer garantir a autonomia das agências e dar mais segurança aos investidores a maioria das agências reguladoras foi criada depois das privatizações no governo Fernando Henrique para controlar a oferta de serviços públicos como energia elétrica e Telefônica e fiscalizar a qualidade do que é oferecido ao consumidor o governo Lula agora propõe mudanças pelo projeto de lei que deve seguir hoje para o congresso volta para os Ministérios o poder de dar concessão para uma empresa privada explorar um serviço público as agências devem continuar fiscalizando o serviços e cobrando melhorias mas o governo vai fazer um contrato com cada agência elas terão que cumprir metas de desempenho e prestar contas regularmente com as novas regras o governo quer dar mais segurança para os investidores e abrir espaço para uma melhor fiscalização do serviços os diretores e o presidente de cada agência que são aprovados pelo congresso passarão a ter mandatos fixos e estabilidade no cargo nem o Presidente da República poderá demitir a diretoria de uma agência a nova proposta do governo agradou a políticos e investidores Mas eles ainda querem debater melhor o projeto e talvez propor algumas mudanças este projeto que está sendo apresentado é bem melhor do que o projeto foi colocado em consulta pública muito melhor dá muito mais tranquilidade ao investidor e o que nós da frente para aumentar buscamos é dar as agências cada vez mais a representação do estado e não do governo a estabilidade dos presidentes é fundamental para preservar uma certa Independência uma certa neutralidade indispensável ao papel das agências o contrato de gestão pode ser uma faca de dois gumes extremamente perigosa [Música] o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai enviar agora à tarde ao congresso o projeto de lei com novas regras para as agências reguladoras uma delas agradou a impossibilidade de demitir os titulares por quatro anos além Geral das agências reguladoras altera 10 leis que existem hoje sobre o assunto o projeto que será enviado ao congresso prever mandatos fixos para diretores e para os presidentes das agências o Presidente da República perde o poder de demiti-los só poderão ser destituídos em caso de Condenação judicial ou se forem alvo de processo administrativo disciplinar este ponto foi um dos últimos a serem decididos e segundo a equipe Econômica será visto com bons olhos pelo mercado porque tira a ideia de perda de autonomia das agências ainda no novo projeto cada uma das sete agências hoje existentes devem fazer um contrato com o governo onde vão estar estabelecidos deveres e metas agências devem continuar fiscalizando os serviços e cobrando melhorias serão mais controladas pelos Ministérios mas não perderão o poder de dar concessão para uma empresa explorar um serviço público além Geral das agências reguladoras foi discutida durante 11 meses e hoje à tarde o presidente convidou vários ministros para uma cerimônia de assinatura de uma mensagem que deve ser enviada junto com o projeto ao congresso nacional outro projeto de interesse do governo mais que já está no Congresso é o da lei de falências que deve ter o seu relatório apresentado ainda esta semana na comissão de assuntos econômicos do Senado depois de passar pela votação na comissão o projeto ainda tem que ser votado em plenário pelos senadores a proposta prevê entre outros pontos a substituição da concordata por mecanismos mais modernos como a recuperação judicial ou extrajudicial de empresas permitindo acordos entre credores e devedores [Música] o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai enviar agora a tarde ao congresso o projeto de lei com as novas regras para as agências reguladoras uma delas agradou ao mercado a impossibilidade de demitir os titulares por 4 anos além Geral das agências reguladoras altera 10 leis que existem hoje sobre o assunto o projeto que será enviado ao congresso prever mandatos fixos de quatro anos para diretores e para os presidentes das agências o Presidente da República perde o poder de demiti-los só poderão ser destituídos em caso de Condenação judicial ou se forem alvo de processo administrativo disciplinar este ponto foi um dos últimos a serem decididos e segundo a equipe Econômica será visto com bons olhos pelo mercado porque tira a ideia de perda de autonomia das agências ainda no novo projeto cada uma sete agências hoje existentes devem fazer um contrato com o governo onde vão estar estabelecidos deveres e metas as agências devem continuar fiscalizando os serviços e cobrando melhorias mas os minérios voltam a ter o poder de dar concessão para uma empresa explorar um serviço público a lei geral das agências reguladoras foi discutida durante 11 meses e hoje à tarde o presidente convidou vários ministros para uma cerimônia de assinatura de uma mensagem que deve ser enviada junto com o projeto ao congresso nacional outro projeto de interesse do governo mais que já está no Congresso é o da lei de falências que deve ter o seu relatório apresentado ainda esta semana na comissão de assuntos econômicos do Senado depois de passar pela votação na comissão o projeto ainda tem que ser votado em plenário pelos senadores a proposta prevê entre outros pontos a substituição da concordata por Meca nismos mais modernos como a recuperação judicial ou extrajudicial de empresas permitindo a cor dos ventre credores e devedores interrompemos a programação para acompanhar o discurso do Ministro da Fazenda Antônio Palocci ele participa de uma solenidade em Brasília no palácio Planalto Onde estão presentes outros ministros e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apresentação do novo modelo das agências reguladoras no Brasil certamente vai incentivar investimentos públicos privados e parcerias nesse setor essencial para a vida das pessoas e nesse momento a Casa Civil um apoio de diversos ministérios em particular do Ministério da Fazenda e outros consolidam uma compreensão um entendimento e uma política relativa a estabilização definitiva das agências reguladoras o texto divulgado em outubro do ano passado análise e avaliação do papel das agências reguladoras no atual arranjo institucional brasileiro eu diria que é um dos textos mais importantes produzidos no último período a respeito dessa questão essencial do marco regulatório é Um Desafio fundamental para o Brasil neste momento fazer com que os benefícios da estabilidade sejam incorporados pelos investimentos de infraestrutura em particular nesse setores regulados e que eles possam dar a certeza para os investidores de que o governo e as instituições da República darão estabilidade a esse investimento com essas garantias É possível conseguir o objetivo de redução do curso de capital e de garantia de redução de custos para os usuários que é o objetivo de todos nós por isso queria cumprimentar o presidente da república e em particular a dedicação de todos os profissionais da casa civil sobre o comando do ministro José Dirceu que durante um ano inteiro se ocuparam desse debate dessa formulação e por fim dessa legislação consolida o marco regulatório do Brasil Muito obrigado [Aplausos] para uso da palavra neste momento o senhor José Dirceu Ministro de estado chefe da casa civil da presidência da república senhor presidente Luiz Inácio Lula da Silva Ministro Antônio Palocci nome de quem cumprimenta todos os ministros e ministras Senador Aloísio mercadetti nosso Líder no senado Deputado Orlando de dance as companheiras de partido demais secretário executivos presidentes de agências autoridades meus senhores e minhas senhoras primeiro lugar queria fazer um agradecimento público formal a todos aqueles que na casa civil no Ministério da Fazenda nos demais Ministérios trabalharam e colaboraram com a construção desse projeto de lei aos assessores aos técnicos e a todos os ministros que conosco o projeto de lei sobre as agências reguladoras que o Governo está encaminhando ao congresso resultou de um profundo debate realizado sobre esse tema desde março de 2003 envolvendo os organismos governamentais pertinentes e ambos segmentos da sociedade que tiveram a oportunidades se manifestar através de diversos canais como seminários consultas públicas e artigos na imprensa o debate mostrou que o modelo de agências não obstante a Clara necessidade de aprimoramentos do quadro atual é essencial para o bom funcionamento da maior parte dos setores encarregados da provisão de serviços públicos com reflexos positivos No resto da economia Portanto o papel das agências revelou-se fundamental tanto ponto de vista conceitual econômico quanto a luz do Direito Administrativo brasileiro e seus dobramentos institucionais para que os consumidores obtenham serviços com qualidade diversidade quantidade e modicidade tarifária mantendo a viabilidade econômica do negócio e o retorno do investimento nesse sentido merecem destaque as seguintes ponderações a presença das agências reguladoras é indispensável para o sucesso dos investimentos privados que são centrais para suprir o déficit de investimento e infraestrutura existente no Brasil segundo ordenamento jurídico do país é iminentemente Federal a responsabilidade assegurar que em diversos setores Chaves e serviços públicos sejam ofertados na maior quantidade melhor qualidade e menor preço aos consumidores dentre as consequências de agências reguladoras fortalecidas nos setores de infraestrutura estão sua contribuição para diminuição do curso de Capital nesse setores com importantes reflexos nas tarifas finais e na própria disponibilidade e acesso ao serviço o Brasil deve se alinhar A grande maioria dos países onde as agências reguladoras não são eminentemente responsáveis pela formulação de políticas setoriais estas políticas em especial no que diz respeito a planejamento e metas de universalização e acesso devem ser formuladas pelos Ministérios como uma fronteira bem delimitada a fim de que política setorial não seja tomada por regulação econômica e vice-versa ainda há que se definir com clareza o papel das agências restituindo-se aos Ministérios a competência de adotar decisões políticas do que se refere a concessão e permissão de exploração de serviços públicos por meio de ortogas por outro lado a regulação Econômica deve ser constantemente aperfeiçoada tendo como meta a promoção da concorrência como mecanismo de organização da atividade econômica dos setores regulados em vista desse caráter dinâmico para que se Preserve a estabilidade em setores regulados é indispensável assegurar transparência nos processos decisórios tanto do formulador das políticas como das agências só assim permite esse grau de liberdade ao regulador para que no futuro mudanças e benefícios da sociedade seja implementadas dentro de parâmetros bem conhecidos o desenvolvimento do instrumento de controle social das agências é um avanço imprescindível para o bom funcionamento do modelo a articulação das agências com os órgãos do sistema brasileiro de defesa da concorrência deve ser intensificada mediante a definição mais precisa de competências na área e a instituição de mecanismos de consulta e notificação recíproca sobre ações que tem efeitos em cada campo de atividade a qualidade eficiência da atividade regulatória deve ser intensificadas por meio do planejamento e acompanhamento das administrações das agências e de suas atividades fiscalização por meio de contratos de gestão a serem firmados entre cada agência e seu ministério supervisor por fim deve restar Claro não obstante a regulação Econômica seja necessária sempre que existe um falhas no mercado de modo geral esta não é uma razão suficiente para a criação de uma agência cuja necessidade tipicamente se dezenas onde Como dito acima a significativa investimentos irreversíveis por exemplo na infraestrutura nas situações em que não se constata a exigência de agências é importante evitar que pressões corporativistas e quaisquer grupos levem a criação indevida desses órgãos induzindo custos necessários e produtivos para o contribuinte em suma a iniciativa de avaliação do papel das agências abriu uma via para o governo efetuar de maneira coordenada uma civilização coerente para os agentes de mercado visando garantir as bases para imparcialidade e naturalidade no Exercício dos poderes regulatórios dando inclusive previsibilidade Como existe na maior parte das grandes economias de fato o marco regulatório tem que ser estável com regras Claras e previsíveis mas não estático O que torna a transparência por parte do regulador fundamental para o bom funcionamento do modelo o poder concedente deve voltar a ser conferido aos Ministérios garantindo-se das agências das atividades de regulação e fiscalização e operação dos procedimentos licitatórios e as atividades relativas a as autorizações de exploração de serviços em regime privado a natureza eminentemente técnica desta atividades recomenda que seus exercidos privativamente pelas agências mas deve ser facultado aos Ministérios delegais agências outras atividades inclusive relativa ao exercício de poder concedente no caso entendo adequado a natureza das atividades e ao setor regulado trata-se portanto de restabelecer com clareza a linha demarcatória entre as decisões políticas de natureza estratégica e as decisões de natureza técnica derivadas do exercício Imediato do Papel Regulador do Estado de moda conferir a segurança e estabilidade necessária reduzir a incerteza decorrente da Alternativa de Poder da alternância de poder e garantir a governança regulatória propôs além de manter a estabilidade dos dirigentes nas agências regulatórias durante o exercício de seus mandatos que passarão a ser uniformemente de quatro anos não coincidentes entre si no ano de cada agência assegurar que os presidentes diretores gerais de agência tenham também mandato fixo de quatro anos assim atual regra que permite que o senhor presidente da república escolha dentro dos dirigentes Qual será o diretor presidente da agência será modificada no sentido de que o Senado Federal deverá ser vatinar e aprovar o nome daquele que pelos quatro anos seguintes exercerá o mandato de presidente da agência aferindo portanto sua qualificação e perfil para assegurar que o Presidente da República possa tempestivamente indicar o Senado os nomes dos presidentes das agências será fixado um período de seis meses início do segundo ano do seu mandato durante o qual encerra-se os mandatos dos presidentes das agências caso julga é necessário será um momento que o Presidente da República possa promover as mudanças no comando das agências reguladora sempre com a cor dessa do senado federal no Exercício suas atribuições as agências devem monitorar e acompanhar as práticas de mercados agentes dos setores regulares de forma auxiliar os olhos de defesa da concorrência na observância do cumprimento da legislação de defesa da concorrência a aplicação da legislação de defesa da concorrência incumbia análise dos atos de concentração e restauração instrução de averiguações preliminares e processo administrativo processo administrativo para apuração de infrações contra a ordem econômica na análise instrução dos atos de concentração em processo administrativo os órgãos de defesa da concorrência poderão solicitar agências reguladoras para seres relacionados ao seu setores de atuação os quais serão utilizados como subsídios a instrução e análise dos atos de concentração e processo administrativo no Exercício suas atividades as agências solicitarão parecer bloco de defesa da concorrência do Ministério da Fazenda sobre minutos de normas regulamentos previamente a sua disponibilização para consulta pública e quando tomarem conhecimento de fato que possa configurar inflação a ordem econômica deverão comunicar aos olhos de defesa para que esses adote as providências cabíveis o CAD cabe deverá notificar as agências reguladores do teor da decisão sobre condutas cometidas por empresas Ou pessoas fixas no Exercício das atividades reguladas bem como das decisões relativas aos atos de concentração por ele julgados o fim dos monopólios estatais na área de energia telecomunicações e gás canalizado e a flexibilização do monopórter do petróleo impuseram do país a busca de um novo modelo de gestão e de organização para as atividades regulatórias as necessidades de exploração do estado para tanto porém não foram adequadamente atendidas antes de forma incompleta e até mesmo improvisada a diversidade e heterogeneidade do Marco legalidade de seus instrumentos os riscos de captura pelos agências do mercado eu ainda insuficiente em nível de qualidade da regulação não apenas exige determina a revisão da legislação em vigor e a criação de uma lei geral das agências reguladoras que contribua para estruturar um aparelho regulador fiscalizador mas que também permita avançar no rumo de maior legitimação das agências tornando-as socialmente controladoras transparentes eficientes efetivamente comprometidas com interesse dos consumidores e usuários do serviço público regulados zelar pelo comprimentos contatos concessão fomentar competitividade induzir a universalização do serviço aplicar legislação relativa à fixação de tarifas e habitar conflito entre o poder concedente os concessionária e usuários e apitas a enfrentar as falhas do governo mas também as falhas do mercado o contrato gestão como instrumento adicional de controle social e de perfeccionamento da gestão e desempenho das agências Visa assegurar compatibilidade entre meios e fins visando melhores condições operacionais as próprias agências reguladoras e permitiram a melhor avaliação da relação custo-benefício de sua atuação para o conjunto da sociedade indicando a necessidade de medidas no âmbito da gestão para permitir essa adequação além das quatro agências que já tem sua gestão vinculada a formatura de contratos todas as demais passarão a ter que firmá-los os contratos de gestão fixando metas e definir o critérios de avaliação bem como produzir relatórios semestrais garantindo a transparência a gestão da agência e a compatibilidade entre suas metas e as prioridades com as políticas setoriais para tornar o controle e a participação social efetivas no processo de regulação dos setores regulado faz-se necessário aperfeiçoar mecanismo de consulta pública deve ser obrigatórios para todas as agências as entidades Defesa do Consumidor usuário e da ordem econômica deve ter a prerrogativa de indicar representantes de conhecimento notório para acompanhar os processos de consulta pública ouvidorias devem ser criadas no ano de todas agências e Ouvidor deve exercer em caráter privativo as suas funções transparência das regras deve ser aumentada bem como tornadas homogêneas entre as agências e de modo mais geral mecanismo de prestação de contas ao poder legislativo deve ser rapidamente instituídos para superar essas dificuldades e promover os aperfeiçoamentos necessários o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está enviando ao congresso nacional o presente projeto de lei que altera 10 leis federais estabelece novas regras que uma vez aprovadas serão instrumentos de grande importância efetividade sem Tais aperfeiçoamentos o exercício da Autonomia regulatória converter ou em uma peça de ficção o exercício de retórica pois mais do que politicamente controladas permanecerão elas vulneráveis as pressões risco de captura tornando-se em claves burocráticos autoreferenciados que embora atuando em áreas nciais de atividade exclusiva dos Estados deixaram de atender o apostulado da ordem democrática que é a legitimidade de exercício do Poder Muito obrigado [Aplausos] neste momento com a saída do senhor presidente da república os jornalistas presentes poderão dirigir perguntas ao Senhor benarapp secretário executivo do Ministério da Fazenda e ao senhor Luiz Alberto dos Santos subchefe de ação governamental da casa civil da presidência da república está encerrada essa sessão mas acompanhamos os discursos durante apresentação no palácio Planalto do novo modelo de funcionamento das agências reguladoras o ministro da Fazenda Antônio Palocci disse que o objetivo principal das agências será permitir que as tarifas possam ser reduzidas beneficiando os consumidores o ministro chefe da casa civil José Dirceu afirmou que o planejamento setorial vai ser responsabilidade dos Ministérios e não das agências Ele disse que a concorrência fundamental para que os serviços melhorem e para atrair investimentos privados no setor de infraestrutura o projeto das agências reguladoras foi desenvolvido durante um ano pelo governo está agora sendo enviado ao congresso uma das principais mudanças no funcionamento das agências previstas no projeto de lei é um mandato com duração de quatro anos para os diretores dos órgãos reguladores uma vez indicado pelo presidente sabatinado e aprovado pelo Senado o diretor-geral não poderá ser substituído até que se chegue ao fim de sua gestão [Música] os investidores pedem bastante tempo regras setoriais Claras aqui no Brasil Eles garantem que vai ficar muito mais fácil com isso investir quando tudo estiver ali Preto no Branco regulamentado aprovado hoje o governo deu um importante passo nesse sentido enviou ao congresso um projeto de lei que define as diretrizes para as agências reguladoras responsáveis pela fiscalização e o controle das empresas que atuam nas áreas de serviço público José Dirceu e Antônio Palocci repetiram o mesmo discurso o consumidor vai ganhar com as novas regras para as agências a presença das agências reguladoras a indispensável para o sucesso dos investimentos privados que são centrais para suprir o déficit de investimento e infraestrutura existente no Brasil é possível conseguiu o objetivo de redução de custos para os usuários que é o objetivo de todos nós o projeto foi enviado hoje ao congresso se for aprovado as agências vão continuar fiscalizando o serviços públicos cobrando qualidade mas o poder de concessão e a assinatura de contratos para que uma empresa possa explorar um serviço público voltará a ser do Governo Federal dos Ministérios o projeto também estabelece mandatos fixos de quatro anos para os presidentes e diretores das agências e o Presidente da República vai indicar os presidentes das agências que após serem sabatinados pelo Senado dificilmente poderão ser demitidos ele terá a estabilidade no cargo de presidente e só perderá o cargo de presidente Caso seja alvo de processo administrativo ou seja condenado pela justiça ou em caso de renúncia o atual presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica elogiou as medidas que são importante que vem na direção do interesse público agora é fundamental que seja preservado a autonomia das agências inclusive autonomia financeira já este economista acredita que com as novas regras vai ficar mais fácil para o Brasil atrair investimentos privados são setores que tem um prazo de maturação muito longos e que passam por vários governos então é fundamental que essas regras sejam muito Claras difíceis de serem mudadas de tal forma que os investidores consigam prever o que vai acontecer no futuro Hugo importante essa decisão nesse momento é claro super importante a gente tem que olhar os investimentos sempre prestando atenção que é variável global de investimentos nem sempre está atendendo as necessidades de infraestrutura ligadas aos setores de energia elétrica telecomunicações Transportes então no caso setorial a gente precisa ter uma ação em que o crescimento dos investimentos nesse setores não seja uma restrição no futuro e ter regras Claras é fundamental para que uma parceria com investidores privados possa ser feita agora Hugo a gente viu um recuo Claro do governo nessa questão né porque evidentemente no ano passado a intenção do presidente Lula por exemplo ela intervir mais na própria dinâmica das agências ele reclamava muito por exemplo quando nanatel ou anel autorizaram aumentos de energia elétrica ou de telefonia e ele era o último a saber ele achava que tinha que ser o primeiro a saber quando na verdade não é essa nem a função da agência comunicar ao presidente que tá dando reajuste sobre forma contratual se previa até que o presidente pudesse destruir os conselheiros as agências e isso pelo menos ficou fora do projeto de lei essa questão de passar poder concedente para os Ministérios isso ainda vai dar um problema no congresso na minha opinião mas de qualquer forma como você avalia É isso aí garante investimentos privados né É com certeza a gente está se alinhando com uma tendência mundial em que as regras de mercado hoje para nós no Brasil são mais importantes do que num passado em que os investimentos Eram todos eles é feitos pelo poder estatal e não é o caso da economia brasileira hoje nem é a nossa tendência né O que a gente vê como ótimo do ponto de vista econômico [Música] o governo quer diminuir o poder das agências reguladoras o projeto de lei é enviado ao congresso tira das agências a responsabilidade pelo planejamento dos setores e devolve as Ministérios ainda pela proposta do governo os presidentes e diretores das agências devem ter um mandato fixo as agências que fiscalizam as empresas de petróleo e energia elétrica telecomunicações e Transportes vão trabalhar com novas atribuições o governo Demorou mais de um ano discutindo o projeto que agora será encaminhado ao congresso com pedido de votação em regime de urgência o texto pode ser aprovado em 90 dias e define que os Ministérios voltam a ter o poder de dar concessão para uma empresa explorar um serviço público as agências continuam a fiscalizar o serviços e a cobrar melhorias mas o governo vai fazer um contrato com cada agência elas terão que cumprir metas de desempenho e prestar contas a cada seis meses os novos diretores e presidentes serão aprovados pelo Senado e terão um mandato fixos de quatro anos e estabilidade no emprego nem o Presidente da República poderá demitir a diretoria de uma agência a não ser em casos de Condenação judicial ou administrativa só perderá o cargo de presidente Caso seja alvo de processo administrativo ou seja condenado pela justiça ou em caso de renúncia no começo do ano passado o Ministro das Comunicações tentou negociar com as empresas de telefonia para mudar o índice de reajuste usado nas tarifas foi uma longa e difícil negociação e o presidente Lula chegou a reclamar que não tinha nenhuma influência sobre esses aumentos Disse até que ficava sabendo dos reajustes pela imprensa agora com a nova lei se ela for aprovada do jeito que está o governo vai retomar o poder que hoje está nas mãos das agências reguladoras ou seja o poder de negociar diretamente com as empresas de telefonia e energia elétrica para definir o índice de reajuste que será usado nas datas previstas para os aumentos na solenidade de divulgação do projeto de lei Os ministros da casa civil e da fazenda afirmaram que as mudanças nas regras devem beneficiar o consumidor é iminentemente Federal a responsabilidade assegurar que em diversos setores Chaves ou serviços públicos sejam ofertados na maior quantidade melhor qualidade e menor preço aos consumidores com essas garantias É possível conseguir o objetivo de redução do curso de capital e de garantia de redução de custos para os usuários que é o objetivo de todos nós este economista diz que regras bem definidas ajudam a atrair investidores são setores que tem um prazo de maturação muito longos e que passam por vários governos fundamental que essas regras sejam muito Claras difíceis de serem mudadas de tal forma que os investidores consigam prever o que vai acontecer no futuro [Música] esse projeto do governo para as agências reguladoras estabelecem mandato fixo para o diretor-geral segundo ministro-chefe da casa civil José Dirceu o diretor-geral vai ser indicado pelo presidente da república e confirmado pelo Senado após Sabatina o projeto prevê mandado de quatro anos e a demissão do diretor-geral também vai ter que ser aprovada pelo Senado segundo o Dirceu as políticas setoriais ficam sob a responsabilidade dos Ministérios e não das agências para o analista político Christopher Karma da tendências consultoria é o projeto é um bom sinal do governo porque confirma uma data fixo para o diretor-geral Angra dois volta a funcionar depois de 20 dias sem manutenção a usina nuclear sofreu reparos em uma de suas turbinas e no sistema de refrigeração agora funciona com 80% de sua capacidade geradora de energia o governo federal quer reduzir o poder das agências reguladoras hoje o presidente Lula participou da cerimônia que marcou e viu o Congresso Nacional do projeto de lei que pretende alterar o funcionamento de agências como a Anatel por exemplo foi uma cerimônia rápida no Palácio do Planalto depois de um ano de debates o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou e enviou ao congresso o projeto de lei que estabelece novas regras para as agências reguladoras os discursos ficaram por conta dos ministros da Fazenda Antônio Palocci e da casa civil José Dirceu para ele a mudança torna mais claro o papel das agências e devolve aos Ministérios a competência para tomar decisões políticas trata-se portanto de restabelecer com clareza a linha demarcatória entre as decisões políticas de natureza estratégica e as decisões de natureza técnica derivadas do exercício Imediato do Papel Regulador do Estado de acordo com o novo projeto de lei os Ministérios passarão a realizar as licitações e contratos de concessão o que hoje é feito pelas agências os presidentes das agências passarão a ter mandatos fixos de quatro anos com a estabilidade e indicados pelo presidente da república que no entanto não poderá demiti-los como era cogitado pelo governo as principais agências reguladoras como as dos setores de energia elétrica e telefonia foram criadas no governo Fernando Henrique Cardoso com a independência e com a promessa de não haver interferência do Governo Federal para evitar decisões políticas é fundamental que seja preservado a autonomia das agências Inclusive a autonomia financeira que o recurso que são oriundo dos próprios consumidores para o funcionamento das agências mas o governo defende que as agências não perdem a independência e argumenta que o setor ganha transparência o projeto de lei será encaminhado ao congresso nacional em regime de urgência e deverá ser votado em no máximo 90 dias os contratos atuais não vão mudar em nada nem as tarifas que são cobradas nos consumidores regulação está acontecendo de uma forma que prejudica a população e aí o governo interfira para melhorar nesse caso vai ser uma boa interferência mas nós sabemos que governos tem sempre ele tem que sobreviver e muitas vezes para sobreviver o governo vai querer usar o poder da garantia sobrevivência mesmo que isso não seja a melhor coisa para a economia para a sociedade [Música] o presidente Lula passou domingo de Páscoa no Palácio da Alvorada hoje à tarde o presidente assina mensagem ao congresso nacional enviando o projeto de lei que dispõe sobre a gestão a organização e o controle social das agências reguladoras a cerimônia de assinatura vai ser no Palácio do Planalto [Música] a Usina Nuclear Angra 2 já opera normalmente ela ficou 22 dias desligada para reparos em uma válvula do circuito primário de refrigeração do reator o conserto foi feito por técnicos nacionais e estrangeiros de acordo com a eletronuclear durante o período em que Angra dois ficou parada deixou de produzir 1350 megawatts dia de energia para o sistema integrado nacional [Música] fiscalizar Quem fiscaliza ou controlar quem controla é o que o governo propõe para as agências reguladoras de serviços essenciais com as novas regras o presidente Lula espera manter o interesse dos empresários e ainda proteger o bolso do Consumidor é o que mostra os repórteres Julio Mosquera e Monalisa Perroni as agências reguladoras fiscalizam as empresas de telefonia energia elétrica e outros serviços mas para o presidente Lula era preciso mudar o modelo em vigor a insatisfação do Presidente com as agências aumentou muito quando no ano passado ele foi obrigado autorizar reajustes acima da inflação para as tarifas telefônicas era o que previam os contratos nessa segunda-feira depois de quase um ano de estudos o Palácio do Planalto enviou ao congresso nacional um projeto de lei que muda a forma de atuação das agências o Brasil deve se alinhar A grande maioria dos países onde as agências reguladoras não são iminente responsáveis pela formulação de políticas setoriais pelo projeto as agências vão ter que cumprir metas de desempenho e prestar contas regularmente sobre o que estão fazendo para garantir o serviço de qualidade ao consumidor o poder de concessão e assinatura de contratos para que uma empresa possa explorar o serviço público voltará a ser do governo federal o projeto também estabelece mandatos fixos de quatro anos para a diretores e o presidente das agências depois de ser sabatinado no senado o presidente só poderá ser demitido em casos excepcionais se esta regra estivesse em vigor o presidente da Anatel Luiz Guilherme shimura não poderia ter sido demitido no ano passado para o ministro da Fazenda regras mais claras devem favorecer o país estimular o investimento privado e garantir que haja redução do curso de Capital nesses investimentos o governo acredita que não terá dificuldades em aprovar o projeto no Congresso então bastante moderna e seguramente vai trazer benefícios importantes ao consumidores aos investidores de Brasília e São Paulo são quase 1.200 km de distância mas em poucos minutos o projeto anunciado pelo governo já era discutido neste encontro no evento do Jornal Valor Econômico para Premiere empresários que se destacaram nos principais setores da economia Um item da proposta foi aprovado por unanimidade mandato fixo para diretores e presidentes das agências essas medidas de dar a perenidade de quatro anos para os mandatos dos diretores e portanto preservar a independência entre aspas das agências no sentido de estar Integradas ao governo é muito bem visto precisamos estabilidade nas regras de jogos não podemos mudar permanentemente de medidas ou regras mesmo sem conhecer todas as regras a repercussão foi positiva é que para o empresariado a mudança significa mais estabilidade e continuidade dos negócios ou seja bons motivos para atrair novos investimentos tudo aquilo que vier no sentido de estabelecer regras estáveis no médio e longo prazo Isso facilita enormemente o processo de investimento no país isso Vai facilitar vai melhorar também a vida dos consumidores porque mais investimentos estarão vindos estarão ocorrendo e melhor fica em termos de custo para os consumidores o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira um projeto de lei que limita a atuação de 9 agências reguladoras entre elas a do setores de energia e de telecomunicações o projeto assinado durante a solenidade no Palácio do Planalto garante estabilidade aos representantes das agências reguladoras eles que hoje são escolhidos pelo presidente da república deverão também ter os nomes aprovados pelo Senado Federal o mandato passa a ser de quatro anos e a substituição ocorre no segundo ano de cada governo as agências também terão de assinar um contrato com metas vinculadas a liberação de recursos orçamentários para o governo aprovação do projeto de lei representa a retomada do poder político sobre as agências uma das principais mudanças do texto que segue para o Congresso Nacional determina que o poder de concessão e permissão de exploração de serviços públicos seria devolvido aos ministérios em diversos setores Chaves e serviços públicos sejam ofertados na maior quantidade melhor qualidade e melhor preço aos consumidores o governo encaminhou o congresso em regime de urgência é um projeto de lei que muda a estrutura das agências reguladoras os diretores ganham estabilidade mas perderam poder uma das principais mudanças do projeto é o mandato de quatro anos para os dirigentes de todas as agências reguladoras que ganharão estabilidade o Presidente da República pode destituir o presidente de uma agência e os mandatos variam de uma agência para outra pelas novas regras todos os presidentes de agências encerraram os mandatos no primeiro semestre de 2008 a indicação dos dirigentes pelo presidente da república passará a ser feita antes da Sabatina no senado atualmente os diretores são submetidos primeiro ao Senado e posteriormente o Presidente da República escolhe entre eles o presidente da agência mas se ganham estabilidade os presidentes de agências perdem poder as agências ficaram apenas com a parte operacional das licitações a Palavra Final sobre as concessões dos serviços Públicos como energia retornará aos Ministérios a questão deve gerar polêmica no Congresso sem Tais aperfeiçoamentos a CESPE consegue esticar até 15 de Maio prazo para o pagamento de juros da dívida com BNDS a parcela de 24 milhões e 200 mil reais venceria na quinta-feira a companhia energética de São Paulo pediu a prorrogação porque está negociando um novo empréstimo com Tesouro e o BNDS é o intermediário para Euclides cálculo ex-diretor da itaipube nacional e integrante da hora um Consultores tarifas realistas e regras Claras que são fundamentais para o setor elétrico brasileiro além de atrair investimentos elas ajudam a prevenir futuras não precisa uma legislação com Marcos regulatório definidos que o investidor saiba o que vai acontecer daqui a 10 15 anos aqui no Brasil os maiores investimentos foram feitos por alto produção são as grandes empresas como Votorantim CSN Lucas Gerdau e vários Rio Doce elas precisam de energia então elas investem em qualquer lugar do Brasil como do sistema está integrado elas podem investir no Rio Grande do Sul ou em Santa Catarina para receber energia em Minas Gerais porque o sistema integrado E como é que está a questão da energia no Brasil hoje no país corre riscos a partir de quando de novos relacionamentos se não for efeito tomar decisões imediatas a previsão de que em 2007 nós temos dificuldade [Música] inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica e da comissão Nacional de Energia Nuclear estão fazendo uma vistoria nas indústrias nucleares do Brasil em Resende no estado do Rio segundo a direção da indústria nuclear a inspeção é de rotina e já estava agendada antes da polêmica de que o Brasil estaria impedindo a vinda dos técnicos da Comissão da ONU para inspecionar o processo de enriquecimento de urânio para a produção de armas nucleares a visita termina amanhã e deve se limitar a unidade mais antiga da fábrica já na fase final do processo onde é feita a montagem dos elementos combustíveis que abastecem as usinas nucleares de Angra dos Reis [Música] da Agência Internacional de Energia Atômica fazem uma vistoria na indústria que produz pó e pastilhas de Urânio em Resende no Sul Fluminense no mês passado a vistoria tinha sido proibida e por pouco o episódio não se transformou no incidente internacional o repórter técnicos da Agência Internacional de Energia Atômica acompanhados dos técnicos da comissão de energia nuclear e da associação Brasil Argentina de contabilidade controle nuclear estão neste momento vistoriando as fábricas de pó e pastilha de urânio da nnb indústria nuclear brasileira Engenheiro Passos distrito de Resende durante a visita os técnicos irão inspecionar a fabricação das pastilhas e do pau de urânio usados como combustível para as usinas de Angra 1 e 2 a fábrica de enriquecimento de urânio não será inspecionada por ainda não estarem atividade por determinação internacional a imprensa não pode acompanhar os técnicos na fábrica essa fiscalização acontece hoje e amanhã é a segunda desse ano nenhum dos técnicos tem a permissão para comentar sobre os resultados da intenção de Engenheiro Passos distrito de Rezende ancomastro do SBT Rio [Música] técnicos da Agência Internacional de Energia Atômica e da comissão Nacional de Energia Nuclear fizeram hoje uma vistoria na unidade de produção de urânio enriquecido em Resende no norte Fluminense a repórter Flávia januzzi tem as informações inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica e da comissão nacional de energia nuclear do governo federal visitaram as indústrias nucleares do Brasil em Resende no sul do estado do Rio segundo a fábrica vistoria foi programada antes da denúncia publicada no jornal americano Washington inspetores da ONU estariam sendo impedidos de conhecer de perto as instalações Esta é a segunda visita na fábrica realizada este ano de acordo com a NB a visita de hoje e amanhã deve se limitar a unidade mais antiga da indústria na fase final do processo já na montagem dos elementos combustíveis que abastece as usinas nucleares de Angra dos Reis Flávia janos de Rezende para um em cima da hora [Música] são os primeiros assuntos da nossa conversa com o ex-presidente do Banco Central e professor da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro Carlos Rangoni que está com a gente aqui no estúdio de São Paulo participa também na entrevista o professor da PUC presidente da Sociedade Brasileira de estudos de empresas transnacionais Antônio Correia de Lacerda muito boa noite a todos Professor langoni poderia ter sido mais e melhor esse corte maior e melhor não o outro eu acho que foi uma solução de compromisso que o banco central encontrou para resolver o aparente paradoxo os preços para o consumidor caíram de forma significativa mas os preços por atacado continuam no patamar elevado pressionados pelo bom das commodis no mercado internacional eu acho que foi a dosagem correta o banco central com isso Manteve a taxa de juros real no patamar ainda elevado portanto não há risco no compromisso de combate à inflação inclusive Mirando o centro da Meta inflacionária ao mesmo tempo agradou o mercado mantendo expectativas de que economia brasileira caminha para um processo gradual de recuperação exatamente vamos lá para São Paulo falar com Antônio Correia de Lacerda a sua opinião sobre a decisão do Copão por favor há uma decisão excessivamente conservadora certamente você tem um espaço muito maior para baixar as taxas de juros em função que você não tem nenhuma pressão de demanda à vista quer dizer a nível da renda em queda baixos componentes de demanda né quer dizer a produção industrial também não tá mostrando uma grande recuperação Então você teria espaço certamente para reduzir mais intensamente essa taxa de juros diminuindo o custo de rolagem da dívida pública né com o fator muito importante e mais do que isso é sinalizando portanto um processo gradual de queda sem que isso representasse alguma forma de risco quer dizer o banco central está de fato centrando a meta de cinco e meio olhando para dezembro mas a nossa inflação é muito influenciada hoje por pessoas administrados né então o espaço para os preços Livres fica muito limitado e eu acho que a dose que está sendo estipulada para taxa de juros continua excessivamente exagerada certamente você teria condições de baixar mais essa taxa de juros para trazer de volta a conversa aqui para o professor Angola e Antônio essa calibragem o foco na neta de cinco e meio por cento está demasiada ou a orientação É essa mesmo Olha eu vejo o seguinte primeiro eu acho que nós No Brasil temos que trabalhar com conjunto de metas na verdade né Não dá para centrar apenas na meta de inflação a gente tem que olhar o comportamento da economia como um todo envolvendo o nível de atividades o nível de emprego o nível da renda né o segundo ponto Nós Temos que preservar o regime de metas de inflação mais flexibilizar primeiro o prazo o prazo olhando unicamente para dezembro do ano parece-me um prazo de muito curto prazo que imita muito a rigidez na fixação dessa taxa o segundo é o indicador que você usa para isso tendo em vista esse quadro que você tem por um lado choques de custos que vem que são choques externos né nos preços por exemplo das commodes do outro preço administrados que são então contaminados comportamentos passados por exemplo da taxa de câmbio ou de outros fatores que influenciaram índices de preço e que é ajustaram preços administrados contratos portanto isso polui muito o índice da inflação média limita muito a redução das taxas de juros e fica de um lado então o copão olhando claramente a partitura e seguindo essa partitura aqui foi definida como tal mas o outro lado a economia como um todo sofrendo um impacto muito grande porque na verdade você é diante desse quadro cria poucas condições da economia se recuperar portanto a recuperação do nível de emprego da renda é muito lenta ele está ocorrendo mais de uma forma muito lenta e de outro você encarece excessivamente o custo da dívida pública O que significa que num quadro de baixo crescimento que teremos esse ano a relação dívida PIB dificilmente se alterar Aliás ela atende até a se levar um pouco muito bem Daqui a pouquinho Voltamos com você em São Paulo obrigado Antônio a questão do sistema de metas ela se tem sido me parece pelo menos em período recente para cá mais questionada do que nunca né o Guto Eu acho que eu gostaria de discordar inclusive do Lacerda Eu acho que o Brasil precisa combater a inflação com todo o empenho com toda a força dos 23 países emergentes mais importantes hoje dois terços tem inflação abaixo de 4%. os países que mais cresceram por exemplo ano passado tem inflação abaixo de 3%. Então vamos acabar com essa visão de torcida de que um pouco mais de inflação vai viabilizar um pouco mais de conhecimento que limita o crescimento brasileiro não é na realidade a taxa de juro em termos real ela está levada mas ela tem apresentando para tendência de queda É sim a carga tributária excessiva A incerteza do quadro regulamentar a necessidade de manter um crescimento sustentado exportações E aí entra a importância negociações comerciais envolvendo inclusive na europeia e tal então nós precisamos mudar um pouco esse foco míope de achar que todos os mares da família brasileira estão associadas a política de taxa de juros do banco central acho que o banco central Está correto não é o momento de flexibilizar a meta de inflação não é um momento de mudar o critério Na minha opinião e só seria factível quando a inflação se acomodar num patamar bem mais baixo e isso vai exigir Na minha opinião persistência e consistência do Banco Central [Música] técnicos da Agência Internacional de Energia Atômica começar uma inspecionar a fábrica Brasileira de combustível nuclear em Resende no estado do Rio nesta quinta-feira vai ter inspeção na fábrica de pó e pastilhas e ainda um seminário sobre energia nuclear no rio como é coordenado pelo Itamaraty na segunda-feira em Brasília o ministro de ciência e tecnologia Eduardo Campos e o secretário de energia dos Estados Unidos dispensando vamos discutir a cooperação em energia nuclear entre os dois países [Música] O Brasil precisa implantar programas que permitam economizar energia muitos estudos já mostram que isso é possível e é muito mais barato que construir novas hidrelétricas ou termelétricas o próprio apagão provou que se pode reduzir o consumo em quase 30% sem nenhum prejuízo grave Ainda temos capacidade instalada de produção de energia quase 50% acima do consumo médio e vamos até exportar energia para Argentina mas o aumento do consumo continua sendo estimulado inclusive para exportar alumínio e outros produtos com subsídios que toda a sociedade tem de pagar ela que já paga pela energia que não consumiu no racionamento e pela energia das termelétricas que não está sendo usado assim é muito difícil para reforçar a dica do Professor Alberto Fernandes da Universidade de São USP a gente coloca aqui O selo tá aqui olha só esse daqui é o selo do programa nacional de conservação de energia elétrica e Procel prefiro sempre os aparelhos classificados com as letras a como você vê aqui ou B outras informações sobre economia de energia e uso adequado do aparelho de ar condicionado você encontra no site da USP do programa para uso eficiente de energia da USP www.ure.usp.br inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica visitar uma fábrica de combustível nuclear das indústrias nucleares do Brasil em Resende do Estado do Rio a visita continua amanhã os sete inspetores já estiveram na usina nuclear de Angra 2 também no Rio e ainda vão visitar a usina de Abraão [Música] o secretário de energia dos Estados Unidos chega amanhã ao Brasil ele se encontra com a ministra das minas e energia de uma Rousseff entre os assuntos está fiscalização da fábrica de enriquecimento de urânio no sul do estado técnicos estrangeiros voltaram ao local hoje técnicos da Agência Internacional de Energia Atômica acompanhados dos técnicos da comissão de energia nuclear e da associação Brasil Argentina de contabilidade e controle nuclear ainda estão vistoriando as fábricas de pó e pastilha de urânio da NB indústria nuclear brasileira Engenheiro Passos distrito de Resende os técnicos americanos estão inspecionando a fabricação das pastilhas e do pó de urânio que são usados como elemento combustível para as usinas de Angra 1 e 2 a fábrica de enriquecimento de urânio que entrará em atividade em outubro desse ano não será inspecionada a fiscalização que começou na manhã de ontem termina no final desta tarde os técnicos não tem a permissão para comentar sobre os resultados da inspeção na fábrica segundo assessoria de comunicação da NBA a fiscalização nas fábricas de pó e pastilha de urânio é considerada a imprensa não pode acompanhar a visita dos técnicos na fábrica por uma determinação internacional [Música] técnicos da Agência Internacional de Energia Atômica começaram a inspecionar a fábrica Brasileira de combustível nuclear em Resende no estado do Rio hoje vai ser feito uma inspeção na fábrica de pó e pastilhas e ainda um seminário sobre energia nuclear no rio coordenado pelo Itamaraty na segunda-feira em Brasília o ministro da Ciência e Tecnologia Eduardo Campos e o secretário de energia dos Estados Unidos vão discutir a cooperação de energia nuclear entre os dois países analista de energia do banco brascan André é cegadilha acha que a proposta de reestruturação das agências reguladoras é positiva para ele o projeto dar mais Independência em relação a mudanças de governos ele comenta também autorização para reajustes tarifários em quatro empresas do setor elétrico as empresas duas formas de reajuste tarifário você tinha reajuste tarifário normal que é o anual e você tinha um reajuste que nesse reajuste a nova você tinha inclusão dos efeitos da CVA dos custos não gerenciáveis que isso inclui a compra de energia em dólar compra de Itaipu que a maioria das empresas da Região Sul centro-oeste e Sudeste e nesse reajuste foi concedido já incluindo essa parcela no gerenciava e esse ah reajuste em dólar falar que isso vai ser tendência para todas as empresas do centro elétrico nos próximos reajuste eu acho muito forte mas que o governo sinalizou que ele está disposto a flexibilizar ou seja condições para que as empresas consigam se recuperar financeiramente de uma forma Clara uma forma legal uma forma dentro dos das regras contidas no setor eu acho extrema importância [Música] Boa noite o projeto do Brasil dessa semana discute a Defesa Civil do país ou seja aquele conjunto de medidas que tem que ser colocadas em prática antecipadamente depois é para enfrentar grandes cataclismos hoje o assunto é energia o crescimento econômico é prometido pelo governo Lula se ocorrer Tá difícil vai colocar em cheque no novo modelo do setor elétrico por enquanto gastou-se muito energia mais em discussão do que na geração de mais energia hoje sobre energia elétrica do país mas o setor pode ficar vulnerável subir a crescer a 4% ao ano como que era o governo e aí vem a questão como fazer para evitar possíveis problemas que possam ocorrerem em áreas críticas com a falta de energia a crise de energia em 2001 obrigou a população a reduzir o consumo em 20%. e causou grandes prejuízos à indústria e ao comércio em 2002 o governo Fernando Henrique contratou 52 termoelétricas emergenciais para evitar a Pag no horário de pico mas o que valeu mesmo foi a mudança de hábito o brasileiro se acostumou a gastar menos eletricidade e sobrou energia a queda no faturamento agravou a crise das empresas do setor privatizadas na década de 90 no ano passado o governo Lula prometeu um novo modelo para a produção e comercialização de energia mas levou 18 meses para aprová-lo e ainda Precisa mais alguns meses para fazer a licitação de construção de novas usinas este Especialista diz que hoje o país não estava vulnerável Mas isso pode mudar são coisas que muda muito rapidamente como nós não temos reservas não estão no nível de água completo então você pode nada fazendo ter uma situação de penúria ali de suprimento na frente essa situação de penúria é descartada pela ministra das meninas energia de uma Rousseff ela garante que haverá suficientes no setor para evitar risco de novo racionamento até pelo menos 2009 o novo modelo do setor elétrico que ainda tem 34 itens por regulamentar prevê a formação de um pude geradoras que vão vender sua energia a 64 empresas distribuidoras hoje a capacidade de produção brasileira é de 83 mil megawatts e o consumo chega a 60.000 megawatts nos horários de pico o professor Edmilson dos Santos sugere o caminho para deixar o setor menos vulnerável natural que nós temos hoje não para gerar eletricidade mas sim para substituir usos térmicos da eletricidade que nós fazemos no Brasil hoje então 30 40% do consumo de eletricidade no Brasil nós utilizamos para produzir calor e frio que é uma aberração você usa o gás natural leva ele direto ao consumidor e essa eletricidade pelo gás onde que entra a Defesa Civil essa questão da crise de energia Você já viu em vários lugares aí a questão do modelo do setor elétrico a dificuldade com o modelo a Defesa Civil entra no mapeamento daquele setor escritos onde não pode faltar eletricidade quando teve a câmara de gestão da crise na crise de energia no governo do passado foi feito mapeamento com os hospitais ou seja se der Um Apagão o que que acontece com os hospitais brasileiros e o que se viu na época foi uma possibilidade de calamidade pública precisa apenas 40 em 900 hospitais tinham geradores que funcionariam durante o tempo considerável se houvesse o o apagão então quando se fala em Defesa Civil é esse mapeamento ou seja na hipótese desse modelo elétrico que não faz parte da Defesa Civil faz parte da infraestrutura brasileira na hipótese desse modelo não dá certo e ocorrer Um Apagão o que que o país tem que fazer para se defender Então esse mapeamento sai do setor elétrico sai de Minas e energia entra no Ministério da Integração Nacional entra na Casa Civil entra na bim esse mapeamento que é necessário pra hipótese de ocorrer Um Apagão Quais são os setores críticos que tem que ser preservados e o Supremo Tribunal Federal reafirma que só a união tem competência para legislar sobre energia nuclear uma ação do Ministério Público Federal declarou inconstitucional o artigo 185 da Constituição do Estado de Santa Catarina na reportagem de Ana Cristina Cruz você vai ver como funciona o processo para a utilização da energia nuclear quando se fala em energia nuclear pode se citar o uso para a produção de energia elétrica ou até mesmo para fins medicinais como no tratamento do Câncer por se tratar de um processo nuclear os efeitos da radiação podem acarretar riscos à saúde nós temos uma tristeza e uma fonte que era uma fonte usada em radioterapia foi abandonada num terreno posteriormente ela foi aberta e historicamente nós temos o problema muito grande de pessoas afetadas algumas pessoas morreram ou seja e até hoje nós temos que lidar com resíduos e com rejeitos que foram gerados a partir daquela fonte que foi espalhada em Goiânia mas riscos são considerados tão nocivos que o governo federal criou a comissão nacional de energia nuclear o órgão monopólio assim a empresa que quiser explorar o uso da energia nuclear tem que ter a licença da comissão qualquer pessoa que queira comprar uma fonte nuclear por exemplo ela tem que ser se submeter a nossa inspeção e licenciamento ela tem que submeter o projeto garantir que ela tem pessoas empregadas que são responsáveis por essas Fontes se for um caso por exemplo uma instalação nuclear como uma usina nuclear a usina é inspecionada é licenciada é controlada por nós ou seja nós fazemos toda a parte de controle e inspeção dessas instalações sejam instalações médicas sejam instalações de aplicações industriais sejam aplicações na geração de energia elétrica no Brasil Se alguém quiser comprar rádio farmacos por exemplo são usados em diagnósticos em tecnologias avançadas né ou então para você fazer alguns tipos de radioterapia esse Quem produz isso só quem tem licença para produzir esse tipo de material somos nós não para usar para usar qualquer pessoa pode se candidatar agora para produzir e para comercializar aí tem que passar por nós os cuidados estão expressos na Constituição Federal ela estabelece que apenas a união pode legislar sobre energia nuclear e significa que a atividade nuclear a exploração da atividade nuclear só pode ser feita pela união não há possibilidade de um estado membro de um município explorar a atividade nuclear é uma atividade própria da União que não pode se quer ser delegada não há previsão de delegação no artigo 21 da Constituição da República que é que trata da competência exclusiva da União a utilização de energia nuclear foi assunto de um processo no Supremo Tribunal Federal o Ministério Público Federal moveu uma ação contra um artigo da Constituição do Estado de Santa Catarina o dispositivo prevê que instalações industriais para a produção de energia nuclear no estado dependem da aprovação da Assembleia Legislativa e de um plebiscito da população eleitoral Catarinense o STF declarou inconstitucional o artigo da Constituição de Santa Catarina por unanimidade os ministros do Supremo acompanharam o voto Doutora ministra Ellen Grace ela citou a lei 10.308 de 2001 que trata por exemplo da seleção dos locais construção fiscalização e garantias referentes aos depósitos de materiais radioativos no final ela concluiu que não cabe aos Estados legislar sobre energia nuclear por consequência eu estabelecer a prévia aprovação da Assembleia Legislativa Estadual ratificada por plebiscito como requisito para implantação de instalações industriais para produção de energia nuclear no estado invade a constituição Catarinense competência Legislativa da União os lixões são paisagens feias e sujas mas escondem riquezas deles pode sair matéria-prima para combustível para a construção de casas e para o sustento de muitas famílias É verdade durante toda a semana o RJ mostrou os problemas causados pela poluição e o desperdício hoje vamos buscar as saídas Para o Futuro a repórter luckesi mostra como o lixo de cada dia pode ajudar a preservar o meio ambiente e melhorar a saúde a energia e o trabalho [Música] [Música] ele Maria Claudete Costa elas trabalham em aterro sanitários passam o dia catando material que pode ser reciclado o que para muitos não serve para essas duas mulheres é o ganha-pão é aqui que eu te der meu assistente né já tenho já um fogão que eu comprei com o dinheiro daqui trabalhando aqui e semana passada eu comprei um guarda-roupa com a minha filha lixo que vira ouro Um dos lugares onde é feita essa alquimia é a cópia a coordenação de programas de pós-graduação em engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro nós vamos conhecer agora o centro de produção de biodiesel estas máquinas produzem o combustível que poderá substituir o óleo diesel comum sem que os donos dos carros ônibus e caminhões precisam mandar trocar as peças dos motores em duas horas o óleo que foi usado em frituras [Música] qual a importância então do uso do biodiesel bom uso do biodiese como os combustível renovável ele vai trazer benefícios ao meio ambiente diminuindo a emissão de gases de efeito estufa e poluente da atmosfera e se tratando de resíduo ele se torna mais barato que o diesel também na UFRJ o lixo pode virar uma casa o tijolo é fabricado com uma mistura de barro e cimento prensados não vai para o forno o material se encaixa como um brinquedo o cimento é feito com restos de cerâmica e a telha confeccionada com fibra de coco e papel reciclado mas acreditamos que Deus vai ficar em torno de 30% do custo total da obra [Música] num outro ponto da Cidade Universitária Usina Verde transforma o lixo produzido pelos estudantes em eletricidade a previsão é de que no segundo semestre deste ano a usina forneça energia para 5% do campo usina que favorece já rapidamente incinerar o lixo e não acumular tanto esse lixo na natureza [Música] longe da UFRJ no aterro sanitário de Gramacho em Duque de Caxias a pesquisa é feita em parceria com a companhia de limpeza urbana do rio aqui chegam diariamente 8 mil toneladas que são recolhidas nas casas e o gás produzido pela decomposição da matéria orgânica é transformado em energia elétrica através de uma tubulação ele trazido para esta estação onde acontece tudo o processo o biodiesel aquele combustível feito com óleo de frituras a estação tem a capacidade de fornecer energia para quase todo o Aterro de Gramacho Quando nós vamos na ordem de 80% do que se gastava antes estávamos 13 mil reais hoje a gente tá gastando 11 mil reais de energia mas iniciativas se multiplicam em nosso estado e ganham mais importância quando a gente examina os números do IBGE um Instituto Brasileiro de geografia e estatística hoje menos de 5% do lixo produzido no país é aproveitado hoje na verdade o lixo é um desperdício a gente não encontrou o lugar certo de colocar essas coisas nós estamos rasgando dinheiro e misturando os pedaços nas latas de lixo e é só a gente procurar as soluções que elas estão muito próximas de nós para que esses resíduos tenham valor [Música] e aqui no estúdio a gente continua a conversa com o pesquisador Luciano Bastos sobre o que pode ser feito para aproveitar as riquezas do lixo tudo bem Luciano Boa tarde a gente vê essas iniciativas aí quando a gente observa uma pesquisa a gente pensar mas essa pode ser uma solução difícil cara são soluções reais que de fato podem ser aplicadas no mundo inteiro sobre tudo no hemisfério norte existem mais de mil usinas desses tipos funcionando o lixo já tem aproveitamento energético há mais de 30 anos nos Estados Unidos na Europa como um todo no Japão o biodiesel também é uma realidade nesses países todos as construções ecológicas são mais recentes mas também já estão se configurando numa tendência internacional nós teríamos um custo maior no começo de qualquer uma dessas tecnologias Porque como qualquer empreendimento novo é preciso comprovar a sua viabilidade então há um investimento para levantar aquele empreendimento e fazer os testes iniciais mas no decorrer da vida útil nós já fizemos esses estudos estamos acompanhando essas experiências aqui e as do exterior Essas tecnologias todas são mais competitivas do que as os produtos tradicionais energia elétrica gerada com gás natural ou óleo diesel produzido com petróleo ou os materiais da construção civil tradicionais a gente viu aí na reportagem que o Brasil só trata 5% do lixo que produz Ou seja a gente tem 95% indo parar no lixo do que poderia ser aproveitado como riqueza o que na sua opinião pode ser utilizado primeiro de todas essas propostas eu diria que esses 5% que estão sendo tratados na verdade estão sendo acondicionados em locais onde se gera menos danos à natureza não está sendo feito o tratamento adequado mesmo eu acho que se nós pudéssemos fazer em todos nós podemos fazer uma atitude muito simples em casa quer ter um recipiente em que colocamos os restos de comida e no outro colocamos papéis plásticos vidros metais e pilhas a partir daí o encaminhamento para esse é o primeiro caminho mais fácil uma ação muito simples para qualquer pessoa fazer em casa no trabalho e aí haverá um escoamento desses materiais os recicláveis os papéis plásticos vidros e metais para centrais de seleção de triagem que vão encaminhar isso para as indústrias e o resto do lixo vai para a usinas começa que nós vimos Ok professora Luciano Bastos da copy [Música] a Agência Nacional de Energia Elétrica né o estima que pelo menos 50% das obras de geração no Brasil tem um problemas para obter licença ambiental para conversar sobre este e outros assuntos relacionados à energia elétrica o Fórum de hoje recebe André cegadilha ele analista do banco Brasca André Obrigado pela sua participação o que que são exatamente esses problemas com licença ambiental no Brasil e como resolvê-los bom acho que a principal questão de problema ambiental referente a área de proteção indígena área de Proteção Ambiental seja de animais silvestres Ou seja você tem uma série de como os principais projetos de geração de injeção hidrelétricos e você tem que ter uma área de inundação bastante grande e isso vem acontecendo e vem causando problemas para a aprovação desses projetos isso tem algum Impacto importante sobre a geração de energia no Brasil com certeza porque você tem como você já explorou a maioria dos projetos os mais importantes projetos elétricos que tem o que tinham menor problema ambiental e até porque se a gente considerar na década de 70 80 as exigências ambientais eram menores e você teve a partir da década de 90 nos últimos 10 anos essa essa exigência muito mais forte de licença ambiental é desses projetos foram ficando atrasados a gente tinha uma alternativa até na própria regulamentação centro elétrico 95 de incentivo à fontes de geração térmica de geração a gás geração até a própria geração alternativa em que você teria uma uma distanciamento ou seja uma melhoria desse problema porque você tiraria o foco da geração hidrelétrica principalmente é nessa parte de geração térmica a gás para que você evitasse esse problemas ambientais e você conseguisse ter o tempo de escolher os melhores projetos e com menores problemas ambientais Então isso é uma o que vem acontecendo no país e como é que tá regulamentação específica disso tem alguma coisa para sair por parte do governo o governo provou recentemente O proinfa que é um programa de incentivo as fontes alternativas que engloba na aprovação dos projetos toda licença ambiental licença de implementação de projeto licença de investimento e Isso facilita Você tem uma compra garantia do Eletrobras E além disso você tem um pacote de toda licença ambiental isso pode ser e é o caminho que o governo espera são a fontes alternativas de energia que inclui também pch são pequenas centrais hidrelétricas que você tem uma área de alagamento menor e você consegue facilitar esse esse processo de licenciamento ambiental André agora em abrir o governo atualizou quatro empresas de energia elétrica é elevarem as suas tarifas de que forma isso foi encarado pelo mercado foi encarado positivamente porque o governo as empresas já haviam pleiteando duas duas formas de reajustearifado você tinha reajuste tarifário normal que é o anual e você tinha um reajuste que nesse reajuste anal você tinha a inclusão dos efeitos da CVA custos não gerenciáveis que isso inclui a compra de energia em dólar compra de Itaipu que a maioria das empresas da Região Sul centro-oeste e Sudeste e nesse reajuste foi concedido já incluindo essa parcela no gerencial e esse a reajuste em dólar Então porque a gente observou para serign principal a Cemig foi a principal beneficiada porque ela teve ajuste de 19 anos exatamente o número certo mas em 2019 por cento e o mercado em média esperava 13%. a gente projetava 14:15 e foi bem assim do que a gente esperava Porque além dessa questão do dólar ela teve a equalização das tarefas industriais que tiveram reajuste por volta de 28%. então falar que isso vai ser tendência para todas as empresas do centro elétrico nos próximos reajuste eu acho que é muito forte mas que o governo sinalizou que ele tá disposto a flexibilizar ou seja as condições porque as empresas consigam se recuperar financeiramente de uma forma Clara uma forma legal plataforma dentro dos das regras contidas no setor eu acho extremamente positivo o governo foi de um passo bastante importante nesse sentido falar em governo o governo recentemente divulgou o projeto para regular as agências reguladoras de que forma que você encarou isso especificamente para a área de energia elétrica bom aqui a gente parece que tá só no desa positiva Essa é mais uma notícia positiva a gente viu no ano passado no final do ano passado o governo apresentando projetos de lei pro setor elétrico no começo desse ano foi você teve aprovação desse projeto dessa virou uma lei do setor elétrico e que você tinha uma centralização muito forte do poder na mão dos ministros do ministério ah a palavra enfraquecimento acho que pode caber aí pra pra anel e essa regulamentação que você tem quatro anos de diretor independente da da da do governo acho que é importantíssimo porque a agência de agência de regulação ou seja agência ela tem uma independência do governo e agora o governo o que quer fazer isso que você crie uma blindagem setorial a blindagem setorial não é perfeita mas é uma blindagem para mudanças de governo a gente sabe que mudança de governo que seja governo PT governo PSDB PFL PMDB Qualquer mudança de governo necessariamente você tem mudança de política governamental e com essa blindagem das agências essa regulamentação das agências Você tem uma proteção uma proteção não perfeita mas com proteção para que você dê continuidade ao trabalho dessa agência de uma independência do governo eu acho que se a principal coisa e o mercado positivamente Com certeza a gente falou das boas notícias agora Não especificamente das más notícias mais de questões que podem vir a ser mais notícias alguns analistas entendem que se o Brasil não fizer nada nessa área de energia elétrica na área de geração de energia elétrica a gente pode ter novos apagões daqui a dois a três anos Isso realmente é um fato concreto pode acontecer o Brasil está sujeito a novos relacionamentos de energia elétrica sim falar no curto prazo 2005/2006 acho que a gente tá tranquilo porque você teve projetos acontecendo Nos programas emergenciais no nordeste até algumas indústrias no começo do ano foram acionadas para poder suprir a falta de chuvas Nordeste eu acho que a 2005 2004 nenhum problema 2005 nenhum problema agora se a gente continuar observando no ano passado finalzinho do ano passado de exemplos a gente teve uma recuperação muito forte do consumo de energia elétrica na parte Industrial principalmente isso refletido no resultado das empresas a maioria das empresas apresentou essa essa recuperação do consumo de energia se o Brasil realmente continuar crescendo tiver aí confirmar as expectativa de crescimento de consumo de energia de crescimento do PIB ah a tendência é que se você não tiver realmente efetivação desse projeto é que você tenha problemas nos próximos três anos eu tô falando com dados do que a Eletrobras Fala sempre o governo fala sempre dessa dessa dessas projeções e o que que falta para efetivar desses projetos é o tal do marco regulatório que todo mundo tanto fala é exatamente falta você já tem a lei aprovada você agora esse ano de 2004 é o ano da implementação desse novo modelo porque é um modelo que muda bastante coisa a gente sabe que falar que todos os projetos estão parados eu acho que é muito forte o que a gente está observando o que a gente vê é no dia a dia são projetos de coordenação projetos de alta produção Eu acho que o governo deu um passo importantíssimo positivo com a aprovação do proinfa pro das funções alternativas e que você vai ter essa aceleração Grandes projetos de energia elétrica como a gente via no passado eles ficam um pouco comprometidos no corpo prazo ano 2004 eu acredito que seja difícil sair algum projeto A não ser que o governo participe desses projetos e aí a gente tem nessa participação você tem duas pontas já positiva que é os projetos começam a sair a negativa é que como os projetos você vai ter que colocá-los ele ele não de energia ou seja os preços é provável ou seja existe a possibilidade do isso que o governo exige para tarifa seja menor do que o governo do que o mercado os investidores seja nacional e internacional exigem para colocar o presuário então sei lá o governo tá tem uma tarifa x de remuneração que dá uma tira de mineração x que a gente tem que ter projeto sociais e o investidor tem uma outra o outro tipo de remuneração então isso pode ser que que fique fique paradoxal o governo entra é positivo porque você tem projeto mas ao mesmo tempo ele afasta porque ele como ele é muito grande ele é muito ele não exige tanto rentabilidade Pode ser que isso atrapalha um pouco no quanto prazo então a gente a nossa tendência que a gente tá esperando pra esse ano nos próximos anos segundo semestre de 2004 semestre 2005 é que você tenha projetos pra inflação principalmente tipo de de investidores de consumidores elétrico intensivos então isso pra gente a tendência nesse ano Andrés estimativas são de que o Brasil vai crescer 3% este ano pelo menos 3% este ano como é que ficam as empresas de energia nesse cenário as principais efeitos ou seja do crescimento se forem confirmados esse ano esse crescimento 3% nas parcela Industrial do consumo a principal efeito a gente vê na parte comercial na pasta Residencial principalmente que é um crescimento vegetativo a gente só teve a queda na ocasião do racionamento Mas quem sente principalmente a quem tem venda industrial e Comercial primeiro no Industrial segundo comercial que é Industrial é que primeiro sente a ser feito você tem a produção industrial para o comércio e aí depois você tem os efeitos comerciais antes disso a Cemig Celeste Copel empresas que tem participação grandes na parcela Industrial vão ter essa essa maior efeito então É principalmente nas empresas que têm passado industrial e que a gente tá vendo o crescimento no começo do ano perfeito obrigado eu conversei com o André cegadilha ele é analista do banco o brazkan a respeito do Panorama para o setor de energia elétrica o físico está deixando a presidência da Eletrobras Ele disse que recebeu do ministro do chefe da casa civil José Dirceu e da ministra de Minas e energia de uma Rousseff a informação de que o presidente Lula precisa do cargo para acomodar o PMDB na base parlamentar do governo [Música] Quem se lembra como o PT apoiou as greves de funcionários públicos do governo anterior o Presidente da República referiu-se a passeatas do MST estranho que o presidente Lula não tem a se manifestado nem dito uma só palavra sobre as invasões do MST como se elas não estivessem acontecendo no fim de semana o PT deu uma guinada decorridos alguns dias da nota crítica sobre a economia o partido agora apoia a política econômica do governo talvez porque o ministro Palocci tem reconhecido que ela é uma continuação da política do presidente Fernando Henrique Cardoso a primeira vítima do Toma Lá Dá Cá do governo com o PMDB é o físico deve ser substituído pelo presidente da Eletronorte Silas presidente do senado José Sarney Rosa foi afastado da presidência da empresa motivos negociação entre o governo e a base aliada e entrevista coletiva esta tarde aqui no rio o presidente da Eletrobras anunciou que está deixando o cargo segundo ele o pedido de afastamento foi feito hoje pela ministra de Minas e energia Dilma Rousseff que falou em nome do presidente Lula a saída de pinguelo Rosa da Eletrobras é resultado de uma negociação para acomodar o PMDB na base aliada na entrevista coletiva o presidente da Eletrobras lembrou o episódio que podem ter contribuído para a sua saída entre eles as divergências sobre a indicação do diretor financeiro do grupo Luiz pinguelo Rosa disse que não está magoado com a substituição e que vai voltar para a universidade ele afirmou também que a prova a nomeação do atual presidente da Eletronorte Silas Rondon Cavalcante que seria um dos mais cotados para assumir o seu lugar então eu vou daqui para Universidade Então eu acho que talvez haja até uma maior contribuição que eu possa dar na universidade da maior desenvoltura que eu terei para certos assuntos lá no Luiz pinguelo Rosa vai deixar a presidência da Eletrobras estatal não explica os motivos para a saída pinguelo Rosa está à frente da Eletrobras desde a primeira semana do governo Lula ele é um dos fundadores do PT as ações ordinárias da Eletrobras fecharam o dia com queda de mais de três por cento o Brasil do mundo mas ainda importa a tecnologia para transformá-lo em combustível essa realidade está para mudar se houver aprovação das agências internacionais o país vai enriquecer urânio a partir de outubro e economizar pelo menos 12 milhões de dólares por ano a tecnologia desenvolvida em Resende no Rio de Janeiro é mantida em sigilo e causou polêmica mas o governo garante que a crise já passou todo combustível que abastece as usinas nucleares de Angra sai daqui O Brasil possui Uma das maiores reservas naturais de urânio mas para transformá-lo em fonte de energia nuclear precisa importar tecnologia custa caro até 1998 éramos totalmente dependentes mas nas últimas décadas o investimento em tecnologia de ponta permitiu o domínio de algumas etapas do ciclo de produção do combustível a viagem ainda é longa atualmente urânio extraído na Bahia é transformado em gás no Canadá enriquecido na Europa e devolvido ao Brasil nesse cilindros na MB indústrias nucleares do Brasil o gás enriquecido é transformado em pó e depois em pastilhas de dióxido de urânio apenas duas dessas pastilhas liberam uma energia suficiente para iluminar uma casa durante um mês nessa unidade acontece a última etapa do processo a montagem do momento combustível cada estrutura começa daqui leva 60 mil pastilhas são as pilhas que vão movimentar os criadores em Angra 1 e Angra 2 o cuidado com a segurança na fábrica e rigoroso e segue normas internacionais o Brasil é um dos países que se comprometeram a usar energia nuclear apenas para fins pacíficos Todo o material que entra e sai da fábrica é registrado por essas câmeras só os inspetores das agências internacionais de energia nuclear tem acesso às imagens cada funcionário possui um dosímetro que monitora permanentemente os níveis de radiação a partir de outubro o país da Amazon passo em direção a autonomia começa também enriquecer o urânio a etapa mais cara e complicada do processo usando tecnologia desenvolvida por cientistas brasileiros primeira etapa em 2008 nós estamos produzindo 60% da nossa necessidade ou seja Angra 1 e Angra 2 e em 2010 os 100% vai Deixaremos de enviar para o exterior 12 milhões de dólares por anos Dessa porta não passamos nem os inspetores internacionais aqui moro O Segredo O Brasil vencendo pressionado a permitir que o processo de enriquecimento também seja vistoriado mas a comunidade científica e o governo brasileiro querem proteger a inovação tecnológica nós temos hoje uma tecnologia que é comparável a qualquer outra desenvolvida e com uma grande vantagem em termos de desenvolvimento Ela será mais econômica tem tudo para ser mais econômico um Brasil é participa de duas agências internacionais um abaque junto com a argentino Agência Internacional reconhecida E aí é a que é ligado a um já Acordamos uma série de pontos existe um ponto que se encontra ainda em negociação que é exatamente o acesso visual que eles querem que nós argumentamos que não é necessário que existe outras formas de fazer a expressão que garante que é a culpa sua obrigação institucional e garante do outro lado também a tecnologia brasileira brasileiro paga impostos que nem sabe que existem eles estão embutidos nas contas de luz e chegam até a 40% do valor gasto pelo consumo de energia a conta de luz deste gerente comercial custa em média 140 Todos os meses é cobrado uma contribuição de iluminação pública no valor de r$ 15 ele também paga r$ 3,40 de encargo de capacidade e emergencial o chamado seguro apagão além de 12% de ICMS Isso é o que está discriminado na conta o que está invisível segundo a Associação Brasileira de distribuidores de energia elétrica abradi são outros impostos e encargos cobrados sem o conhecimento do Consumidor o valor pode chegar a 40% da conta Eu particularmente me sinto lesado totalmente lesado porque não vem nada especificado na conta são contribuições que o consumidor nunca ouviu falar como por exemplo conta de consumo de combustível CCC para compras de óleo para funcionamento das termelétricas conta de desenvolvimento econômico CDE que financia tarifas de consumidores de baixa renda além de taxas de manutenção da Agência Nacional de Energia Elétrica anel e do operador Nacional do sistema elétrico OMS que controlam o setor para onde vai o dinheiro o consumidor não sabe eu acho que o de uma certa forma nós consumidores estamos sendo roubados seja pro governo seja por concessionária Eu acho que isso não é justo nós pagar para eles uma coisa que nós não usamos anel admite que os impostos em cargos deveriam vir detalhados na conta de luz a equipe de reportagem da RedeTV tentou durante todo o dia falar com técnicos da anel para detalhar os itens que o consumidor paga mas não foi atendida sobre o seguro apagão assessoria de imprensa se formou que ele será cobrado pelo menos até 2006 quando vencem os contratos com as usinas emergenciais elas ficam à disposição do governo para operar em casos de colapso na distribuição de energia
Estado de conservação
RegularEstado de Conservação
Créditos
Acervo Memória da Eletricidade