Acervo

Pronunciamento do presidente Fernando Henrique Cardoso

29/11/2002
Número do registro
AUD.VHS.001
Descrição
Pronunciamento do presidente Fernando Henrique Cardoso no programa Em Cima da Hora, na Globonews.
Data
29/11/2002
Suporte
Fita VHS
Idioma
Cromia
CorCromia
Duração
01:14:33
Transcrição
[Música] agora vamos acompanhar o início de uma reunião do Ministério do presidente Fernando Henrique Cardoso a generalidade certamente aquele que conduzem a máquina administrativa brasileira tem sentido de responsabilidade modo que eu acho que estamos já quase ao final do mandato eu queria deixar registrado meu agradecimento a não apenas ao governo aos ministros ao gabinete mas o conjunto daqueles que trabalharam esses anos todos pelo país quer dizer também que nesses 8 anos de que foi presidente da república sou presidente da república contei com a colaboração de dezenas e ministros naturalmente todo presidente que inaugura o seu mandato imagina que vai até o fim com aquela mesma equipe rapidamente percebe que a vida é mais complexa que os nossos desejos faz muitos trabalharam comigo muitos do que deixaram de trabalhar por vários motivos são pessoas que deixaram a marca forte na administração quanto que meus agradecimentos estende também a aqueles que não estão presentes nesse nosso reunião de Ministério mas que outra oportunidades tiveram aqui conosco e batalharam com muito afinco hoje essa reunião é para dar esse conhecimento desse trabalho deste livro que todos já receberam que é uma espécie de resumo sintético embora o livro seja Grosso sintético das ações que foram empreendidas no Brasil nesses oito anos e algumas delas é bem de verdade começaram antes desses oito anos naturalmente Nunca se deve esquecer que não se faz nada a partir do zero ah sempre uma tradição Às vezes a ser modificado às vezes ser mantidas às vezes sempre amplificada o fato é que seria incorreto imaginar que o que se fez nesses 8 anos Face a partir do dia primeiro de janeiro de 95 Não antes já havia esforços a gente já havia transformações já alguns alicerces o que veio a ser depois a estabilização da nossa economia já estavam lançados alguns até bem fincados e muitos de nós já vimos trabalhar também em governos anteriores para que os resultados pudessem ser obtidos esse livro repito resume uma série de realizações do governo eu não quero me referir nesta manhã aos números que aqui estão são imensos afirmações baseadas em gráficos em dados que dão substância as afirmações que são feitas eu queria Talvez hoje me concentrar mais nos aspectos qualitativos dessas informações ocorridas do que nós quantitativas inúmeras vezes eu tenho sido perguntado e tenho tido uma certa dificuldade até mesmo resistência psicológica para responder qual terá sido o legado do nosso governo porque é legado por um lado é um pouco presunçoso supõe-se que se deixa algo e que esse algo vai permanecer e segundo supões que se que um circo se encerrou pelo menos cinco pessoal eu acho que aqui Há muitas pessoas que tem que trabalhar para o conjunto de realizações que vão continuar trabalhando em diversas etapas da sua vida em diversas níveis da vida brasileira e o próprio inclua entre aqueles que embora não mais no nível governamental e nem sequer no nível da vida política eleitoral Eu espero estar ainda por algum tempo enquanto eu puder tiver energias ativo na discussão dos temas do Brasil dos temas internacionais então por isso eu tenho essa dificuldade em responder à questão do que que se deixa mas se pensarmos em termos do que o povo brasileiro fez e aquilo que nós podemos dar curso as aspirações do povo brasileiro eu diria que talvez a marca mais forte do que está solidário por esse governo tenha sido a plena realização da democracia no Brasil isso para mim é condição Inicial e tem uma solidez uma vez mantida maior mesmo do que o outro ponto importante que foi a estabilização da economia Mas eu acredito que o fortalecimento das instituições democráticas é a marca mais forte do que os brasileiros fizemos nesses últimos anos a história longa Não precisa repetir muito de nós participamos dessa dessa história não é o caso de repetir Mas é verdade é que foi possível de alguma maneira transformar em eu diria até que cultura física a respiração da Democracia democracia como um valor não é o valor do estado não é o valor de um partido é um valor de um povo é todo uma sociedade que aprendeu conviver na Liberdade porque a democracia implica na convivência não só na Liberdade implica né no estabelecimento das regras que permitem exatamente esta convivência na Liberdade E essas regras são muito amplas algumas delas são regras que se estabilizam em instituições algumas se codificam em leis outras são práticas e costumes a verdade é que no conjunto este clima de liberdade que se estabeleceu no Brasil ao longo das décadas frutificou e que me parece que é sólida no passado alguns autores clássicos brasileiros se referiu a democracia como uma planta terra que precisa ser cuidada a ser regada com muita atenção sempre com o ambiente cuidar dela mas eu diria hoje já não é uma planta tão terra não sei se chega a ser um Carvalho firme mas de qualquer maneira que também disputa com Carvalho a possibilidade de ser uma planta bastante fincada no solo e que cuja sombra permite que se viva com mais felicidade eu acho que isso é importante mais importante que tudo foi que nesses anos Todos Nós aprendemos a conviver dentro da liberdade e criando instituições que assegurem os direitos os direitos da Cidadania fascismo falar difícil de que isso de exercermos exercermos com tranquilidade pouca sociedade serão tão demandantes como a sociedade brasileira isso é fruto de um lado das carências as quais já me referirei mas de outro lado do fato de que esse clima de liberdade permitiu que cada cidadão se diz do direito que tem de cobrar de exigir evidentemente essa cobrança essa exigência se faz em vários níveis também sempre se fez no Brasil mas muitas vezes foi proibido primeiro se faz pela mídia de uma maneira muito ativa a nossa amiga compatível sempre foi desde o Correio Braziliense do século 19 sempre foi combatível e desde antes mas muitas vezes houve a tentativas de correção correção que normalmente autoritarismo era direta mas democracia era indireta via suborno de ensino ações via pressões vias teria telefonemas via pedido para que se afastasse este Ou aquele posso dizer assegurar que durante esses anos todos e que tenham exercido funções públicas jamais tomei do telefone para reclamar ou para pedir a quem quer que fosse que deixasse fazer isso aquilo ou para pedir que exaltasse isso aquilo do nosso governo creio que assim proceder tenho certeza que esse procedimento foi seguido pelo governo na medida que a conduta presidencial é uma conduta que de alguma forma imprime a marca de governo isso permitiu que houvesse esse clima de absoluta e liberdade melhor expressão absoluta dentro da Liberdade por certo aqui ali pode ter a vida abuso mas abuso maior é impedir a liberdade de manifestação de pensamento o abuso aqui acolá pode até às vezes magoaram um ao outro muitas vezes é bem injusto mas o processo da liberdade e da prática democrática acaba por corrigir e acaba por embora num momento que alguém é atingido e quantas vezes eu fui as pessoas percam naturalmente o sentido de comparação de proporção com o tempo todos aqueles que se habituam a vida política dentro da Liberdade aprende também a dar o devido valor a boa crítica e é colocar a margem a insinuação que é maldosa e que tem como fundamento o interesse e não a busca de uma solução para um problema mais adequado acho que esse clima de liberdade que foi possível manter que se pessoa disse eu em primeiro lugar em termos de uma liberdade de opinião a mais AM pela pela mídia também se concretizou e com muita força no Congresso o Congresso Nacional nos partidos no sindicatos nas igrejas das organizações da sociedade civil de modo geral Eu acho que isso tem um peso muito grande a sociedade moderna é uma sociedade que funciona dentro da Liberdade não apenas em termos de um estado de direito no sentido que as regras estão definidas e aprovadas não apenas sequer nas instituições que asseguram o exercício desses direitos mas que funciona também através de uma vastíssima mobilização dos segmentos múltiplos da sociedade através de organizações que não são governamentais muitas vezes eu sou nem institucionalizadas porque são movimentos que nascem pressionam e desaparecem pois bem esses anos Todos Nós aprendemos a conviver nesse nessa pluralidade que é o traço característico da Democracia contemporânea essa prioridade no Congresso se manifestou de uma maneira muito clara muito viva através da Tribuna através das comissões de inquérito e ela se aplica também o que diz sobre a mídia muitas vezes não temos objetivos mais nobres apregoados e pouco a pouco até isso o povo foi aprendendo a avaliar e saber o que realmente valia e o que era simplesmente uma manifestação política e que sem não nego a validade dela mas que não tinha objetivo de apurar fato senão o de criar situações políticas de incômodas mas apesar de tudo isso com todo esse essa liberdade nós fomos aprendendo a conviver e o povo foi aprendendo eu creio eu com mais clareza e o exercício pleno da democracia e de liberdade supõe precisamente isso uma escolha não há Liberdade se não houver possibilidade de uma escolha e essa escolha na medida em que ela não é consciente tão pouco Vale em termos de um avanço da Democracia né Quanto mais essa escolha se faz através da compreensão efetiva do significado da Escolha dos condicionantes dessa escolha e dos eventuais resultados dela melhor do ponto de vista amadurecimento da sociedade mas o fato é que Nós aprendemos no Brasil isso repito vende mais longe mas foi se concretizando com mais força nesses últimos anos a conviver também com essa sociedade que expressa sua opinião das maneiras as mais diversas e às vezes muitas vezes menos convencionais o governo procurou o tempo todo reagir Essas manifestações com prudência eu não gosto da palavra tolerância mas com a compreensão dos seus limites como Governo e da importância eu diria até civilizatória de deixar claro que o espaço de liberdade é o mais importante valor para que nós possamos construir uma sociedade mais justa acredito que essa esse objetivo foi alcançado acredito também que essa possibilidade de um clima de maior Liberdade fez com que houvesse uma modificação de mentalidade não apenas mentalidade no sentido Popular das camadas mais cultas também mas no sentido que o próprio governo aprendeu a ter de se explicar isso é importante da Democracia nós vivemos no regime presidencialista no regime que requer portanto que o presidente da república e aqueles que representam o governo federal o vice-presidente os ministros que exerçamos a nossa função com muita muita finco e dentro do limites constitucionais mas sem capitular aquilo que é próprio do regime presidencialista mas nesse regime presidencialista Brasileiro nós fomos parlamentarizando cada vez mais a relação do executivo com legislativo no sentido da prestação de contas o fato de assumir a responsabilidade verdade não nos exige de explicar Porquê não nos exigimos de prestar contas não creio que em outra época da nossa história tem havido tantas convocações de ministros pelos Congresso Nacional pelas várias comissões de Congresso Nacional Como nessa etapa de governo não creio que tenha havido era possível com as maiorias disponíveis e o nosso governo tem um apoio imenso do congresso depois de maiorias como também raramente se viu na nossa história essas maiorias nunca foram usadas para dizer não convoca tal Ministro ou esse assunto não foi foi eventualmente pedido que não naquele momento às vezes pelas razões do ministro às vezes pelas razões políticas mas o governo prestou contas eu estou contando com muita regularidade alguns dos ministros até assumiram aspecto de senadores tantas vezes foram congresso e contar capacidade de diálogo parlamentar se exercer as suas funções que houve até uma certa simitude e eu me dava ao gosto de ver-los da televisão e o que foi Senador e verificar que às vezes em parecia que o ministro era mais Senador que alguns senadores que queriam de qualquer maneira o que foi importante é ressaltar é o fato de que o governo prestou contas prestou quantos o tempo inteirinho como qualquer governo democrático deve deve prestar e prestou quantos não só ao congresso nacional prestou Contas as várias instituições que requerem uma atenção do governo aprendemos também a conviver não foi fácil com alguns movimentos sociais bastante pouco afeitos a prática democrática E aprendemos a não coibir mesmo quando havia abuso dentro de um certo limite naturalmente dentro de um certo limite e quando for ouvir necessário necessidade de colocar limites esses limites quanto possível foram postos com a pela lei e não com o apelo somente a ordem imposta mas senão que a mesmo quando legítima em posição foi preciso foi pedida reiteração de Atos legais para circunscrever eventuais abusos isso não foi feito por acaso isso foi feito pela profunda convicção democrática que nos move profunda convicção que muitas vezes foi até mesmo confundida com a falta de firmeza então é a tradição do caldelismo no Brasil qual é a tradição do mandonismo no Brasil tá olha a atenção do extrionismo no Brasil que Quantas vezes a tolerância democrática foi confundida como a falta de autoridade presidencial como eu tenho uma compreensão da história um pouco diferente daqueles que tem uma visão mais tradicional eu nunca ia aborrecer sequer com essas percepções equivocadas do que seja o exercício do Poder numa democracia mesmo do Poder presidencial forte como é forte o nosso poder é presencial pela nossa tradição presencialista e constitucional esse clima de liberdade eu disse ele penetrou de tal maneira na nossa mentalidade que as decisões fundamentais mesmo da nossa economia passaram a ser tomadas com grau de abertura a sociedade Como eram os momentos da nossa história que estão entre nós alguns ministros algumas pessoas que participaram antes mesmo da de assumir o governo da discussão do plano real não precisa me referir o plano real aos seus êxitos O livro conta mas o clima no qual ele foi feito havia uma tradição chamava-se na época de pacotes quantas vezes eu tive como Ministro da Fazenda de responder a imprensa que não faria os pacote algum todo mundo espera um pacote um dia que quando a população seria Surpreendida por uma decisão que em certas circunstâncias afetava até a sua poupança a nossa decisão foi outra alta Decisão foi de explicar ao país o que fazia para combater a inflação e essa explicação teve um efeito extraordinário porque motivou a população a aceitar as novas regras e um povo como brasileiro que tem essa capacidade de compreensão tão rápida e que tem essa capacidade ele é patriotica de num dado momento até mesmo fazer um pouco mais sacrifício mais do que já faz é muito para poder alcançar o resultado permitiu que uma matéria tão complexa quanto a URV que muitos talvez já tenha até se esquecido dela pudesse ser utilizada e explicada ao povo e o povo entendeu e nada foi feito de surpresa foi dito quando em que dia a nova moeda estaria circulando foi dito qual seria a diferença entre a antiga moeda nova moeda o mesmo aconteceu mais recentemente no episódio este de contexto poderia ter sido dramático e a crise de energia onde outra vez a decisão do Governo foi uma vez que tinha havia havido uma incompreensão da parte do governo sobre certas questões que levaram a Finalmente uma possibilidade de relacionamento explicar e pedir o apoio da população e explicar tudo e de novo uma espécie de convergência de valores entre a mídia e o governo porque valores não era de Defesa do governo mas de defesa da economia nacional e do bem-estado povo foi possível obter um apoio imenso a medidas que em outros países dificilmente conseguiria de uma auto-recção do consumo para que fosse possível superar uma crise grave isso é consequência da democracia em regimes autoritários na venda Liberdade não havendo uma mídia mobilizável por seus próprios valores e só mobilizável quando coincide a própria mídia com os interesses que estão sendo propostos com as medidas estão sendo propostos não funcionaria funciona quando há esta plasticidade nas estruturas sociais os mecanismos da sociedade que possa verificar que não existe ali manipulação não existe nenhum interesse de um governo que existe ali é realmente a busca de um caminho para solucionar uma situação que afeta a todos acho que o tanto que de novo o fundamento da Democracia foi essencial para as transformações que nós vamos conseguir novos setores mas é inegável que a estabilidade da economia foi também uma marca que repito vem do governo anterior do presidente da má Franco mas que se consolidou nesse governo nunca se pode dizer em matéria de Economia que está consolidado economia requer permanentemente uma atitude de vigilância para outros famosos disseram que o peso de liberdade eterna vigilância também o preço de estabilidade eterna vigilância a vigilância que requer primeiro igual modo que na questão democrática Transparência em segundo lugar capacidade de conter os ímpetos naturais de realizações e de gastos para obter um resultado de Médio prazo que significa a manutenção de um clima de estabilidade vem juntas a extremidade política e estabilidade Econômica eu diria que sem a possibilidade Econômica política não teríamos conseguido este tipo de estabilidade econômica e sem essa estabilidade Econômica tão pouco se conseguiria estabilidade política um só exemplo foi ministro da Fazenda antes da estabilidade o nosso cotidiano era de greves o nosso cotidiano era de protesto justos de reivindicação salarial ou de reivindicação de transferência de recursos como no caso do SUS por exemplo dos hospitais 3 4 5 meses de atraso do pagamento é impossível ter estabilidade política num clima em que não se tem um mínimo de condição de um Horizonte para saber o que pode ser feito do ponto de vista econômico e a tranquilidade que isso leva a quem está dando a ordem a quem está recebendo os recursos não seria possível manter o clima de estabilidade política relativa sempre tudo relativo se não houvesse também acessibilidade Econômica relativa portanto se a democracia Serviu de base para estabilidade Econômica a estabilidade Econômica é por sua vez condição para que nós tenhamos uma sociedade com esse grau de liberdade e com esse grau de demanda com esse grau de carência sem que disso resulte uma crise permanente nas instituições e podemos orgulhar nós brasileiros de dizer que conseguimos ultrapassar as épocas em que a cada instante nós tínhamos não apenas o mal estar na sociedade derivado não só da situação objetiva mais certeza do Futuro e a falta de confiança nas instituições como no próprio sistema político um uma espécie de turbulência permanente uma espécie de golpismo larvar que era quase o substrato da nossa cultura política isso foi desaparecendo com o tempo e talvez o momento em que tem se verificado como uma Plenitude isso foi recentemente nas eleições e na transição democrática que nós estamos realizando e que ganhando a oposição o governo ao invés de solar para as bases do governo futuro prefere entregar ao governo futuro as condições para que ele foi que ele possa governar e fazer as modificações que parecer a esse novo governo conveniente Mas fazê-las a partir de um de um certo Horizonte de o quanto é possível de tranquilidade estabilidade política estabilidade Econômica transparência na gestão da coisa pública acho que esse aspecto vale tanto quanto os resultados objetivos do número de estudantes nas escolas do acesso à saúde que é um normal de pessoas do acesso à Terra porque vem junto vem junto transparência democracia servidade de economia e a possibilidade de começar a realizar os avanços sociais de que o Brasil carece pois bem essa transparência tem está atingindo dentro do setor público e do governo e do congresso um nível imitíssimo elevado Poucos países dispõe como o Brasil dispõe de contas públicas tão visíveis como as nossas pena até mesmo isso ser um risco porque é mais fácil até especular quando se sabe mas é a mesma coisa quando o coração a crítica injusta a especulação também cai mais facilmente havendo mais números mais números mais números mais transparência que permita destruir jogos que se que se possam articular em detrimento do interesse da população e da economia eh do país o fato é que as nossas contas hoje são muito transparentes custou muito trabalho não tínhamos sequer contas isso vem de longe aqui nesta mesa alguns que trabalharam em outros governos que sabem que já no governo Sarney se fez um esforço Grande para separar a famosa contra movimento do Banco do Brasil da do Banco Central vem de longe ninguém ninguém mais deve imaginar que inventa a roda e o pior é quando a Rosa já está inventada a fazer ela quadrada Esse é o risco maior o importante é ter a humildade para entender que é um processo e que esse processo pode sofrer modificações de curso mas não deve ser negado o caminho já percorrido nós não começamos a transparência no meu governo vem de antes era de outros governos de referência apenas a um fato do caso do governo Sarney na questão movimento e da organização do Tesouro Nacional pois bem no governo Itamar Franco momentos de que foi ministro da fazenda e antes de mim outros foram antes fizeram esforços também o que aconteceu nós começamos a tentar entender mais as intrincadas relações entre o banco central e o Tesouro Nacional que não se conhecia não sabia nem quanto o Brasil realmente devia rolagem da dívida enquanto o tempo sabia-se muito pouco para não falar do orçamento onde o congresso teve uma participação decisiva para permitir que o nosso orçamento deixasse de ser uma peça de ficção para ser uma peça na qual Às vezes a realidade é tão dura que algum sonho e tenta colocar César os números que não compagir com a realidade mas de qualquer maneira na sua no seu caminho principal o orçamento reflete hoje uma realidade não refletir não refletia isso é uma construção que não aparece nos números é uma construção que não se vê nas críticas nem nos elogios é uma construção do dia a dia trabalhosa mas que foi sendo feita foi sendo feita e a reorganização das nossas contas O que é dívida como se maneja essa dívida Quais são as condições para que todos saibam de que forma nós é organizamos o nosso orçamento tudo isso hoje tem regras talvez a regra que mais tenha encontrado eco na opinião pública e com razão tenha sido a lei de responsabilidade fiscal porque ela de alguma maneira coroa um imenso esforço e esse imenso esforço não é um esforço na União é na Federação pelos Estados pelos municípios alguns aqui antes de se lembrar quando começou negociação com o ministro malandro que não era Ministro então ainda ou passou a ser de toda de negociação com os estados nós não sabíamos sequer nem os estados sabiam qual era o nível da dívida é preciso não esquecer que a Caixa Econômica Federal tinha paralisado a sua carteira porque não havia aquele filete de recurso que era oriundo das dívidas anteriores que não eram pagas hoje depois desse esforço imenso de reconstrução de todos esses fios que ligam os estados municípios com os órgãos federais começou a ver de novo um fluxo e desse fluxo resultou que não fizemos tudo que fizemos mas foram feitas dois milhões de casas com financiamento da Caixa Econômica Federal de zero passou essa 2 milhões é pouco o déficitional é maior e todos eles se compara o que se o que falta falta muito mas quando a senhora para trás que se tinha eu que se tem e se andou porque foi preciso reorganizar o conjunto do aparelho de estado eu diria portanto que ao lado da base da democrática do fato de nós termos a partir daí conseguido dar uma condição de estabilidade a nossa economia a nossa a nossa moeda a reconstrução desses mecanismos todos isso permitiu também que houvesse no Brasil com um sentido de realidade uma transformação no aparelho de status na administração governamental as famosas reformas do Estado quantas vezes escutei críticas desativadas e que o governo queria diminuir o estado para dar espaço ao mercado até uma palavra que concordei chamada neoliberal foi usada com insistência e tanta insistência que alguns até acreditaram Na verdade o que nós fizemos foi outra coisa foi transformar o estado para que o estado tivesse apto a interagir com o mercado contemporâneo mercado que é Avassalador mercado que mudou muito de características sobre tudo no seu aspecto financeiro e que requer dos governos um outro tipo de articulação e de ação mas não é só isso um estado que tem que se haver com uma sociedade que pela Liberdade pelas demandas existentes demanda muito na área social e que requer competência e competência específica para lidar com os novos fenômenos estado que tem que encarar dimensões novas como meio ambiente dimensões que novas com os direitos humanos dimensões novas que não estavam previstas nas Nossa legislação e que nós estavamos sequer o substrato básico da nossa cultura Cívica de 92 para cá mencionar a questão do meio ambiente houver mudança radical e mencione 92 de propósito porque não foi de 95 ou 6 para cá vem antes não se trata aqui isso aqui não é resultado de um de dois mandatos isso é consequência de muitas ações que vem de Antes também e que nós não temos porque nos apropriar delas é continuidade 92 foi um marco com a reunião do Rio de Janeiro hoje não há dimensão importante das decisões públicas brasileiras que não passa pelo crivo da pergunta e qual é o efeito sobre o meio ambiente Isso é novidade da mesma maneira que não havia secretaria nacional de Direitos Humanos da mesma maneira que tortura sempre ouve o crime não era tipificado o crime não era cobrado não posso dizer que não haja por mais que isso me deixa constrangido mas não tem de longe qualquer apoio do estado tem a busca imediata de contenção repressão faz mais do que isso era importante era simbólico fazer com que aqueles que tivessem sido vítimas de outro tipo de violação de direitos humanos não mas no plano Mais especificamente político fossem também ressarcidos fosse reintegrados alguns já viu até sido faz de qualquer maneira pode deixar bem claro que para nós Anistia Vale e eu sempre fiz valer é um processo para 11 e para outros nunca aceitei the vampismo como critério de decisão assim como nunca tolerei a manutenção de mágoas do passado não queria que se incorporasse a nossa a nossa cultura política a ideia da revanche porque essa não constrói que constrói precisamente uma visão efetiva de modificação das questões políticas no sentido construtivo mudanças importantes do aparelho de estado na no âmbito dessas modificações na área dos Direitos Humanos áreas do Ministério da Justiça é preciso não esquecer que embora fosse reivindicação antiga pela primeira vez a Cuidados específicos com certas setores da sociedade brasileira as mulheres nós só temos a secretaria nacional dos direitos das mulheres como tão importante quanto isso a preocupação com a questão da igualdade de gênero porque no Estado da mulher é de gênero o homem também tem que estar tem que assumir isso como igual como um valor do aquático da igualdade passou a ser também uma preocupação preocupação que se traduziu por exemplo o Ministério da Saúde na difusão de programas específicos sobre a saúde da mulher pode parecer que isso é uma banalidade não é não havia esse programas e esse programas foram implementados valorização da mãe Nos programas sociais no programa da bolsa escola na distribuição dos recursos para mostrar que a mulher no Brasil 25% das famílias brasileiras são chefiados por mulheres e infelizmente as mais famílias mais pobres são geralmente as que estão no interior sobretudo do nordeste do Brasil no campo que chefiadas por mulheres e negras portanto nós não apenas cuidando do gênero Mas também da raça da luta contra o racismo contra desigualdade discriminação racial de uma maneira persistente até simbolicamente fui lá as Zumbi dos Palmares transformando zumbi em símbolo nacional tomamos medidas para devolver Terra aqueles que viviam nos quilombos alguma Terra foi devolvida o Itamarati abriu suas portas um programa especial para dar apoio aos negros que queira entrar no Itamarati serão poucos são 20 bolsas mas não havia Era Zero e o sinal está dado o sinal que esse Brasil se orgulha de ser multicolorido esse sinal de que esse Brasil não aceita a discriminação contra mulher não aceita contra o negro tão pouco indígena e hoje se tem educação nas línguas indígenas nós temos cerca de 180 línguas indígenas diferentes eu creio que são 186 línguas indígenas diferentes em 205 comunidades diferentes em línguas não temos educação em todas elas nós temos e Muitas delas uma das emoções maiores que eu tive foi jaguaretê que é uma fronteira do Brasil com a Colômbia lá na Amazônia foi a jaguaretê e ali tem uma população indígena temos soldados muitos deles se não que a maioria indígenas e entrei na sala de aula e lá estudaram duas línguas era português que é de todos nós e o tucano que é de alguns demais esse ensinava somos milhares de índios tucanos que aprendi os sonhos são sinais para mim tão importantes quanto alguns vezes que tivemos na economia que são sinais de que a nação está se fortalecendo são sinais que nós estamos realmente construindo uma nação baseada em valores morais e na crença da Democracia essas modificações no aparelho de estado para tornar o Estado Moderno um estado mais apto como disse a conviver com os desafios da economia moderna e da sociedade moderna não significam o estado menor e maior mais competente mais ágil mas aparelhado talvez o símbolo maior desse desse esforço de reaprendimento do Estado tenha sido o avanço no que se chama Igor quer dizer a utilização dos meios eletrônicos para a gestão pública aqui houve um esforço imenso esse esforço se tem começa a ser reconhecido mas agora mesmo fomos classificados em primeiro lugar na América rotina em termos de utilização dos meios eletrônicos na gestão e no conjunto começa a ser reconhecidos mas não importa que seja reconhecido o que importa é que são os êxitos efetivos da absorção pelo governo e não só do governo federal e muitos estados no tratamento em São Paulo tem havido uma utilização Ampla dos meios eletrônicos da internet da difusão da utilização dos computadores para a gestão da coisa Pública São milhares de páginas que estão à disposição na internet do nosso do nosso programas governamentais milhares oferecemos 700 diferentes programas dando acesso à população as decisões não são as decisões mas a possibilidade de utilizar esse aparelhimento eletrônico para o exercício dos seus direitos para se aposentar por exemplo para enviar seu Imposto de Renda por exemplo E por aí vai essa modificação é importante essa modificação foi possível porque informações pelas quais passou o estado brasileiro houve uma radical diferenciação entre o que era a função própria de estado e o que não o que é função própria do Estado passou a ser muito mais viabilizado porque nós demos mais recurso é função própria do Estado naturalmente a garantia de acesso à educação a saúde aos programas de assistência social a reforma agrária o gasto social os dados estão aqui nunca foi tão alto no Brasil nunca foi tão alto em termos do orçamento nem per capita nós acompanhamos o início de uma reunião do Ministério do presidente Fernando Henrique Cardoso Este é o último encontro dos colaboradores do presidente e acontece no salão oval do Palácio do Planalto o presidente fez um balanço da gestão e um discurso de despedida Fernando Henrique Cardoso Apresentou um livro com um resumo das ações implementadas no país nos últimos oito anos ele destacou a estabilização da economia brasileira e o fortalecimento das instituições democráticas depois da reunião o presidente Almoça com todos os ministros no Palácio da Alvorada único ausente é o ministro do desenvolvimento Indústria e Comércio Sérgio Amaral que está na China em viagem de trabalho nós vamos voltar a acompanhar a última reunião do Ministério do presidente Fernando Henrique Cardoso que acontece em Brasília no Palácio do Planalto centraliza um pouco sua preocupação para ajudar como ajudou aqui ajudar lá na base a modificação dos processos o controle do olho da sociedade a respeito do que está acontecendo nesses locais haverá isso leva mais tempo leva menos tempo mas Haverá isso mas se nós avançamos nessas áreas se nas teias social foi possível pela primeira vez enfrentar a questão do trabalho infantil com o pet o programa de trabalho infantil se foi possível conosas seja um programa para as pessoas idosas cujos as famílias não tem renda suficiente se isso atinge mais de um milhão de pessoas hoje Se foi possível efetivamente com bolsa escola atingir nove milhões de pessoas se foi possível criar com os meios eletrônicos instrumentos para que essas coisas pudessem ocorrer se o projeto Alvorada abriu Esperança uma boa parte da população mais pobre do Brasil se todos derivou como derivou o fato de nós temos recebido agora um prêmio que será no dia nove de dezembro e nos Estados Unidos pelo reconhecimento das Nações Unidas que nenhum país em matéria de desenvolvimento humano avançou tanto quanto o Brasil nesses últimos tempos se tudo isso é verdadeiro e é verdadeiro nós não podemos esquecer também que noutras áreas nas áreas que mais tradicionalmente chamadas duras de governo modificamos muita coisa dura sobre referindo as áreas que têm interface com investimento na área de infraestrutura e na área daquilo que antes era ação direta do estado se nós não tivéssemos modificado e criadas agências que não são só para essas áreas a agências também na vigilância sanitária por exemplo na questão das águas que nunca tinha sido pensado no Brasil hoje é uma agência que define a questão das águas portanto há esse instrumentos que são uma inovação no nosso direito público porque na verdade isso vem numa tradição que não é a tradição do direito napoleônico mas é uma tradição de outra espécie é uma certa delegação do governo é um órgão que passa a ter uma Independência diante do próprio governo portanto difícil de ser assimilado pela cultura nacional não é possível que o presidente não mande Mas é possível desde que seja desde que haja outro tipo de controle criamos as agências E essas agências permitiram que aqui ao invés do Estado por simplesmente encolher como Gostaríamos que são realmente neoliberais o estado atuasse com mais presteza com mais competência e com mais vivacidade isso vale para telefonia isso vale para o petróleo isso vale para energia elétrica e fim isso vale para uma série de ovos como vale agora para as estradas que nós modificamos com a agência ainda está em vão Começou a funcionar né isso modificou a relação do estado com seus usuários e com os investidores modificou Não no sentido que o estado lava as mãos e deixa que o mercado opere não quando o mercado opera sozinho ele concentra renda e ele nem sempre vai beneficiar a maioria modificou para que haja uma possibilidade de na inexistência de recurso em qualquer lugar do mundo de estado capaz de suprir o que os investimentos requerem que houvesse o apelo ao investimento privado mas esse investimento privado tem uma conotação pública porque ele afeta o interesse da maioria e portanto o Estado tem obrigação de algum tipo de controle como tem obrigação de controlar a concorrência no card no Ministério da Justiça tem obrigação nessas várias áreas E com isso o que aconteceu as privatizações no Brasil uma outra terapido problema de êxito vai na sua imensa maioria permitiram avanço considerável ainda no momento em que o Brasil fazendo um esforço para estabilização da economia tivesse que restringir infelizmente por falta de recursos uma ação mais eficaz no investimento direto público apesar disso não houve esmorecimento da ação no investimento nas áreas vitais Talvez o caso mais expressivo seja o melhor mais eh claramente de êxito tem sido na telefonia onde a privatização se fez com a enorme vantagem para a multiplicação dos usuários e para o aumento do investimento também no caso da telefonia é bom dizer que não se partiu do zero até lembraste foi uma grande obra foi uma grande obra de governos aos quais me Opus mas que tiveram sentido de necessidade nacional e que souberam que certas certas questões fundamentais havia que atuar e na telefonia o Êxodo foi muito grande até lembrar a Embratel realizaram a modificação importante só que ficou o Brasil cresceu muito e os recursos públicos cassiaram muito havia que dar um salto esse salto foi feito através da privatização esta privatização Quando foi feita o Brasil controlava o governo federal controlado apenas 20% do total do capital das empresas telefônicas do Brasil Esses 20% foram vendidos por 28 Bilhões de Dólares o que se multiplicar por 5 tá vamos ter 128 120 Bilhões de Dólares o valor daquele momento talvez hoje o valor dessas empresas todas eu não sei não quero não quero afetar mercados mas os 28 bilhões foram o preço extraordinariamente elevado não que nós tivessemos cobrado o que não Devíamos cobramos que foi leilão mas o momento foi favorável o tesouro ganhou e o povo nós passamos de três milhões de telefones fixos para quase 50 ministros milhões milhões de telefones fixos em quantos anos cinco anos nós passamos de quase nada de telefone celular para 31 milhões de 32 milhões cada vez que eu encontro das Comunicações aumentou um pouquinho 32 milhões de telefones celulares ou seja o Brasil dispõe hoje entre fixa e celulares de 80 e poucos milhões de aparelhos nos envergonhava ver a proporção de telefones e população de famílias hoje já estamos na posição mais confortável em cinco anos em cinco anos o investimento foi imenso o governo não teria como fazê-lo ou poderia mas aí nós não teríamos Pet não teríamos Bolsa Escola não tínhamos bolsa de alimentação não teríamos bolsa a gás porque tivemos que concentrar o recurso na no investimento produtivo e não no investimento social tomemos Outra área que a área de energia que é mais crítica talvez porque sofremos um revés duro e 91 com a questão do apagão ainda assim durante este governo nós fizemos o equivalente a mais ou menos duas Itaipu é isso cerca o equivalente de duas Itaipu através de que dezenas de usinas hidrelétricas das que estavam paralisadas em 95 era um creio que mais de 18 ou 20 15 estão concluídas terei o prazer de dentro de poucos semanas irá Tucuruí para iniciar a máquina fazer girar a máquina que está dobrando a produção em Tucuruí houve momento enorme da produção de energia elétrica Elas têm paralisada sim porque construção de Constituição de 88 mudou a forma de e permitiu a concessão de serviços públicos ocorre 188 Quando foi proclamada a constituição e quando foi aprovado uma lei da Qual meu orgulho porque é minha de concessão de serviços públicos foi em 95 foi preciso ser Ministro da Fazenda e presidente da república para negociar Firme com o congresso e aprovar essa lei que permitiu a retomada dos investimentos no setor de energia Então o senhor vai paralisação seu paralisação que houve foi antes e o investimento em energia demanda tempo entre 95 e 2001 nós fizemos equivalente a dois e meio itaipuso ou seja em seis anos a energia que foi gerada no Brasil é que vale a nós temos construído duas vezes e meia Itaipu que é a maior usina até hoje do mundo e se fez com recurso que não são públicos só ao contrário Alguns são Mas é uma boa parte recursos privado pela mesma razão de escassez de recursos públicos e as linhas de transmissão o crescimento de transmissão é assombroso e a interconexão das bacias não vou voltar a questão então porque o 91 parte a erro nosso do nosso sistema de alertas é indiscutível só que não mudamos reconhecemos o erro e mudamos o que havia de erro no centro de alerta parte foi a paralisação de investimento e parte naturalmente foi a chuva que não veio e nós apostamos demais e que Deus é Brasileiro eu acho que ele é tanto é que não ouve o rapadão é o primeiro caso de uma Pagão que não ouve que o povo brasileiro conseguiu através de medidas espontâneas evitar que houvesse o blackout e começa o corte de energias me refiro a isso e o petróleo e o petróleo que nós ao quebramos O monopólio mantivemos a Petrobras com o governo federal quantas quantas vezes ouvi gritaria sobre o petróleo logo eu que fui processado por defender a Petrobras em outras em outras épocas pois bem que aconteceu com o petróleo com a competição com abertura de novas bases de trabalho forma de trabalho o petróleo a produção da Petrobras dobrou mais que dobrou nesses anos dobrou Petrobras produzia um pouco menos de 700 mil Barris por dia hoje sente um milhão e meio milhão e 600 mil Barris mas ainda importamos mas nós também exportamos e nos últimos meses relações exportações é supervitável porque nós exportamos gasolina porque no fracionamento do Óleo bruto lá produzir mais gasolina do que necessitamos no Brasil e menos diesel então nós temos que importar diesel e exportamos gasolina em termos das nossas contas tá equilibrado e dentro de muito pouco tempo nós vamos ter realmente uma posição ainda mais confortável porque Novos Campos começam a ser possam exploração estão sendo descobertos e a Petrobras só ganhou nesses anos todos como empresa transformou na maior empresa da nossa região e uma empresa competente e capaz de levantar recursos pelo mundo afora então também nessa área de energia na área de petróleo na área de telefonia o estado mudou para suscitar o investimento que não fosse um investimento em detrimento de interesse nacional Nem tudo são rosas sempre é difícil estou aqui contando algumas coisas certas dificuldades como mencionei algumas e haverá outras outras muitas outras mais mas o fato é que houve uma transformação muito forte da estrutura do estado do modo como está do seu organismo para que possa permitir que o Brasil entre nesse novo século como está entrando pisando firme e com capacidade de se defender seus interesses com muita firmeza e com muita tranquilidade quero lhe dizer que nesta nessa nessas áreas até mesmo nas áreas mais difíceis nas áreas de transportes onde caçou o recurso público pelas contingências da economia e onde não foi possível buscar o investimento privado tão ativo ainda assim nós vimos que foi feito em portos só para mencionar os principais cujos nomes não se pronunciar porque não havia Swap sem Sepetiba reforma total do porto do Rio Grande Porto cabeleireiro e a lei dos portos e quando era Senador era o sonho de alguns e pesadelo de outros hoje funciona a lei dos portos e o custo do transporte portuário do Brasil caiu sendo que alguns possam competitivos já a mesma nível Internacional e era isso o a alimentação cotidiana da questão dos portos e as estradas continuam ruins É verdade mas estão melhorando bastante nós fizemos a duplicação da Fernão Dias Pais tá terminando a duplicação da 101 para o sul do Brasil vamos continuar vamos chegar até lá e Palhoça Osório vamos levar de Florianópolis do Sul vamos levar isso adiante e já foi feita essa duplicação há 364 é que o Brasil em imenso as estradas são imensas também custam caro mas estão sendo feitas 232 com ajuda de Pernambuco a da Paraíba João Pessoa E por aí vai lá no Acre que nunca teve tá chegando agora vamos esperar ainda inaugurar o encontro entre o Brasil e o peru tá no Acre aqui Nunca nenhum Presidente da República jamais tinha-se querido hoje tem Estrada precária a chuva é difícil paralisa falta recurso emperra aqui o tribunal de contas com razão é rigoroso Mas mesmo nessa área avançamos então o Estado não paralisou se não ficou paralisado não ficou um estado Refém de mercado nenhum ficou um estado mais competente parar a despeito desse rugosidades da vida continuar avançando não quero cancelos já falei demasiado eu queria mencionar esse aspectos que nós estamos nos números está na mudança das estruturas da mentalidade e tudo mais e do centro de responsabilidade que nós temos que ter sempre na condução da coisa pública não só na área econômica mas em geral quero me referir ao fato de que esta transparência ela alcançou o governo como um todo hoje nós temos aqui a ouvidoria Geral da República que exerce atividade cotidianamente críticas ou denúncias numa sociedade aberta são práticas cotidianas agora o valor delas tem que ser tem que ser pesado com muita muita cautela e com muita firmeza porque muitas vezes não se referem a fatos objetivos ou muitas vezes se referem sim e aí tem que ser é proibidos hoje está tudo na internet a vida não está na internet e qualquer brasileiro pode acompanhar para saber em que está ajustar esta denúncia é transparente é transparente e por que é transparente porque se fala mais alguns pensam que aumentou a corrupção é o contrário aumentou foi a consciência e a corrupção Não serve e portanto tem que ser denunciada e não houve um ato um um de longe do presidente ou de quem quer que seja no governo para dizer isso não é a pura nunca nunca para não falar outras áreas que eu não quero deixar ele mencionar que era que eu vou mencionar já que a área rural e área produtivo só vou falar de mais duas questões dessas áreas e da questão do interesse Nacional da Defesa nacional e da nossa política externa nas áreas produtivas que não que não as referidas por mim na área agrícola houve uma transformação completa encontrei o Brasil eu não encontrei eu já estava eu já tinha sido Ministro não estou ocupando ninguém numa situação em que a nossa agricultura estava endividada em que só se falava quando eu fiz a campanha em 94 da tr e o térreo juros e mais TR hoje a taxa de juros é de 8.75 desconfio que o ministro da Fazenda deve achar que já está negativo eu mesmo desconfio Se for para pequena propriedade cultura familiares de quatro pontos 75 fizemos o programa Modern Frota que permitiu a uma modificação a modernização da nossa equipamento agrícola como uma velocidade inacreditável e o resultado está aí alcançamos mais de 100 milhões de toneladas de grãos isso é grãos mas é a cana e o café nós somos hoje de novo primeiro engano primeiro em café segundo em soja segundo em frutas segundo Eminem por aí vai terceiro Emília eu creio E por aí vai só Talvez só um ou dois países Eu acho que um só produz mais que o Brasil nós produzimos mais o suficiente para alimentar nossa população quando a fome não é por falta de produto é por falta de renda ou má distribuição de renda também modificamos a agricultura familiar não havia o conceito a reforma agrárias não estão aí gritem que gritarem a verdade é que nós fizemos em 8 anos o dobro porque o Brasil fez em 30 três vezes mais diz o ministro do que o Brasil fez em 30 que foi quando começou o processo de reforma agrária mas não é distribuir Terra nós desapropíamos terra e pagamos equivalente ao estado do Paraná é uma área equivalente para 20 milhões de hectares de terra 20 minutos nunca houve uma reforma um alcance tão grande na história salvo talvez com alguma revolução e matando gente bom aqui não vou não só ouvi isso como o apoio Agricultura Familiar que não havia Era Zero agora são alguns bilhões 4 bilhões de reais que são posta a disposição da agricultor familiar com essas taxas de juros que me referir 20% da população economicamente ativa do Brasil continuou no campo é preciso dar atenção a essa população a produtividade pode ser esta ou aquela mas a produtividade que nos interessa é da vida viver melhor essa população precisa de apoio Pode reclamar pode ser não importa eles precisam de apoio ainda quando há de alguns exagerem na demanda os que vão ser beneficiados pela demanda não estão exagerando preciso do apoio houve uma modificação muito grande na questão da produção a produtividade foi muito aumentada Mas não pense que foi só no campo não vou me referir senão de passagem Como já fiz algo que aconteceu no setor terciário porque todas as formação com a utilização dos meios de comunicação moderno da internet produzir uma transformação enorme e o Brasil teve um se beneficiou indiretamente da inflação porque os nossos bancos tiveram que mais rapidamente do que outros e tem uma agilidade enorme Então essa agilidade hoje no setor de serviços é muito grande também mas no setor de indústria quantas vezes eu ouvi que o governo estava por causa da política cambial do primeiro mandato sucateando a nossa indústria não quero entrar nessa discussão cambial que é delicada em nenhum momento apropriado mas não apenas a necessidade de controlar a inflação via câmbio como houve necessidade da abertura de modernizar a nossa indústria e o câmbio é um por um ou quase um por um nunca foi facilitou a importação e a modernização da nossa indústria ela se requisito quando for olhar o que foi importado o que chama atenção é o que menos conta que o grosso que foi importado foram máquinas e insumos industriais num primeiro momento a indústria sofreu no segundo momento ela reagiu ela reagiu e se modernizou e o que antes parecia ser destroço hoje é Glória Vejam a moda veja os textos veja os calçados Veja a indústria de imobiliário veja Apex veja o esforço de promoção comercial de novo ativado e os grandes setores há caso se desnacionalizaram as ideologia não tem grandes players nacionais e a nossa ideologia não cresceu e ela não é competitiva não é tão competitiva que os estados mais poderosos põe freio para evitar aquela penetra com mais força e põe risco lá os seus produtores que tem menos capacidade de competitiva então não mudamos isso e nós não importamos aviões e nós não importamos telefone hoje em dia telefone celular e nós não estamos mantendo a nossa indústrias equipamentos que podia avançar mais dos bens de capital e só não avançou mais por causa das dificuldades do nosso entorno que ela normalmente a exposição era para esse entorno da América do Sul isso por acaso esses players uma boa parte deles não é nacional e não são nacionais os grandes players dos bancos e não é estatal o mal a maior quantidade de depósito público e o Banco do Brasil não foi modernizado e hoje não é uma corporação que funciona sem interferência política e ative grande cresce e a Caixa Econômica não tem quase 100 mil funcionários que tem menos hoje mas é mais ativa e não mudou sua estrutura e não tem seus escritório de negócios e não está em situação financeira mais saudável e os Correios não são uma grande empresa pública uma grande Corporação pública esse é o nosso estado não é um estado lindo não é o estado é que seja se retraindo não é um estado que está transformado para servir melhor ao país e para seguir o melhor país nós temos que ter a consciência do nosso interesse essa consciência impõe que o Brasil tome em consideração sua necessidade de defesa não fizemos tudo que precisamos fazer na área das suas armas algo fizemos construímos o Ministério da Defesa com o apoio das Forças Armadas modelo brasileiro não modelo limitado forma que levamos tempo definido dessa forma fizemos o sivan contra tudo que é CPI que inventaram Hoje os autores da CPI deviam ter esse era objeto da serpente perguntar por que fizeram se é se foi para atrapalhar o bem do Brasil está lá o sevan funcionando estamos lá também uma maneira tratando agora de ampliar a nossa capacidade com vls continuamos fazendo estamos equipando a nossa força aérea Então vamos decisões de equipamento no momento difícil para o Brasil mas as compras começaram a ser feitas as nossas forças de terra que são as mais numerosas talvez não tenham tido o apoio necessário mas o possível e os comandantes sabem que eu pessoalmente tenho me empenhado para conseguir que haja um atendimento mais adequado não é ainda mas não deixamos de olhar com muita atenção para essas questões não deixamos jurar com atenção para nossa Marinha conseguimos de toda maneira manter em condições de operação como as nossas forças de terra e de ar e a questão dos transportes para as forças de terra que você com uma questão impressionou bastante hoje com o apoio da Aeronáutica e com apoio dado que mais recentemente para compra de equipamentos de transportes As forças internas estamos melhorando A condição de operação dessas dessas forças criamos o gabinete de segurança institucional para separar aquilo que a questão de estado inclusive com a Bim e cuidar das questões eh políticas também foi um avanço isso é defesa e o gabinete institucional precisamos certamente no futuro olhar com mais carinho significa recursos para o equipamento Mas graças ao espírito que existe nas suas Armadas de patriotismo e de profissionalismo que eu não canso de Louvar a despedir de tudo a capacidade operacional se mantém a capacidade de responder aos desafios necessários para que nós mantenhamos a nossa cabeça erguida está mantida isso tudo implica uma política externa que é de defesa no caso nós temos definimos a política de defesa as nossas forças armadas e a definição não foi Militar foi foi do governo e foi do congresso né existe uma política de defesa ela não temos nenhum ímpeto agressivo Mas nós somos um país grande de costas grandes e território imenso fronteiras dificilmente cuidadas são quantos mil quilômetros de Fronteira 16 mil km de Fronteira terrestre e 8.500 de Fronteira marítima os Estados Unidos e o México tem 3.000 km de Fronteira jornais não tinha cada insta nte essa Fronteira é furada pelos contrabandistas pelo narcotraficantes 3000 nós temos 16 mil mais oito mil 25 mil somando as frações km é muito difícil é muito difícil isso não não implica em que nós pela dificuldade devamos cruzar os nossos braços não vamos cruzar os nossos braços mas o fato é que nós precisamos dar uma atenção maior eu disse outro dia que assim como coube a mim a responsabilidade Histórica de enfrentar a questão da inflação caberá o novo governo a responsabilidade Histórica de levar adiante uma política de de segurança mais ativa na questão de narcotráfico na questão do crime e assim por diante não quero eximir a nossa responsabilidade o Ministério da Justiça sabe os esforços que foram feitos até mesmo porque não havia nem sequer por exemplo tipificação do crime de lavagem de dinheiro no Brasil não havia capacidade de controlar como hoje tem pela coaf os fluxos de recursos que que podiam ser porta de um lado para o outro no Brasil mas o fato é que essa questão é uma questão de interesse permanente do Brasil e nós vamos ter que continuar na segurança interna e na segurança externa e isso vai requerer também um afinamento que sempre houve entre o conjunto dessas forças e a questão da política do exterior do Brasil a questão da nossa política externa Todos sabem qual foi o ritmo que eu dei a política externa falam de melancia presidencial são contingências do mundo contemporâneo com o telefone com transportes rápidos os chefes de estado tem que se encontrar assim como os ministros das áreas é mais sensíveis tem que estar em contato permanentemente Porque queremos ou não o planeta se tornou mais próximo tornou-nos mais próximos uns dos outros graças as modificações tecnológicas a questão do Brasil hoje é uma questão não apenas de reafirmar o Mercosul isso é fora de discussão de avançar na questão da América do Sul e a nossa discussão com os nossos vizinhos vai muito bem Eu espero ainda assinar um acordo quadro de relacionamento entre o Mercosul e o os países andinos ainda se for possível este ano em algumas áreas bilaterais com o México com o Chile agora com o peru estão avançando estão andando alguma gestão feitos mas nós não podemos pensar que vamos isolar do mundo o mundo não só existe como nós somos parte dele relacionamento com a China nunca foi tão bom relacionamento com os os novos mercado da Índia nunca tivemos nada agora temos relacionamento com os países árabes também posição do Brasil foi sempre uma posição de busca de relacionamento a todos os lados do mundo e nunca nos deixamos levar para as visões maniqueístas nem nunca deixamos de dar a devida atenção a aqueles que são do nosso do nosso hemisfério é aqueles que vivem na nossa América Latina nunca aceitei isolar Cuba nunca aceitei isolar Cuba e não foi preciso todos respeitaram a posição do Brasil nunca ninguém fez qualquer pressão sobre mim ou sobre o governo a respeito de decisões que eu tenha tomado em política externa ainda quando ela não tivesse sido aquelas sustentadas pelos países mais poderosos ou pela maioria isso sem a roubos verbais retóricos de crítica mas como a noção da importância do Brasil com a noção da nossa importância histórica e da mesma maneira com que assim Agimos Agimos com relação ao caso da Palestina agiremos de acordo com o caso do Iraque e sempre repudiamos o terrorismo e vamos continuar repudiar eu pelo menos porque isso não tem nada a ver com o objetivos generosos e política tem a ver com uma distorção do que a política e nesse caso o Brasil foi o primeiro a pedir a utilização do tratado intermediário de defesa porque isso é o que nos dá a nossa autoridade moral no mundo é que nós não temos não não somos nem de um lado nem de outro nós somos seguidos dos nossos valores e dos nossos interesses Esse interesse manifesta ou não apenas nos grandes problemas políticos internacionais mas no cotidiano da Defesa a nossa economia nunca o Brasil reclamou tanto na Organização Mundial do Comércio como agora e Nem Lugar nunca nunca houve tantas questões levantadas por nós em defesa nossa economia conta quem quer que seja Estados Unidos Canadá União Europeia Japão quem quer que seja e nós não tínhamos que era competência jurídica no passado para fazer a defesa do nosso interesse agora começamos a tê-los e não só o governo os empresários também e estabelecendo sempre um canal de comunicação com os empresários para nós possamos efetivamente defender os interesses que não são deles só são do Brasil quando sejam dele só o problema dele no Brasil para nós também até mesmo uma política mais ativa para permitir a exportação não entrarei em detalhes o governo nunca se foi furtou a fazer não diria as pressões mas as informações necessárias para que os nossos produtos possam ser posso alcançar mercados de terceiros países essa política externa não é minha é nossa nossa que eu digo é da história do Brasil é uma tradição do Brasil uma política de independência de crença nos valores humanos defesa intransigente da democracia de cooperação com os países de não intervenção e sobretudo de entendermos aquilo que o Barão do Rio Branco também entendeu que nós estamos situados aqui na América do Sul temos que olhar nossos vizinhos com muito interesse o prata ou seja os países vizinhos do Cone Sul com muito interesse e relacionamento positivo com os Estados Unidos que é o grande país do Hemisfério ao norte e sem um relacionamento positivo não conseguiremos se não criar dificuldades para nós positivo não quer dizer baixar a cabeça positivo quer dizer ter capacidade de argumentação e mostrar onde é que está a justiça confirmeza Quais são os nossos interesses e isso é possível de se fazer e nós temos feito e posso dizer ao país e a história que o fiz com tranquilidade fiz com amizade em certos momentos dado meu relacionamento pessoal com um dos presidentes americanos com correção de parte a parte em todos os momentos com qualquer dos presidentes não só dos Estados Unidos mas dos vários países do mundo achou senhores Ministro perdoe essa longa exposição mas é a última oportunidade para em conjunto até 31 de dezembro teremos muitas reuniões como fazemos sempre que setoriais as nossas câmaras com os nossos ministros continuaremos a administrar com o mesmo energia entusiasmo de sempre fizemos mas como era a última oportunidade de estarmos todos juntos de alguma maneira ao prestar conta do que Nós fizemos não fui eu e do que muitos outros fizeram eu queria também prestar contas ao Brasil e porquê que ao encerrar como encerrarei no dia 31 de dezembro o meu mandato eu posso lhe dizer com tranquilidade que não fiz tudo que quis mas me esforcei muito por fazer e não fui eu só nós todos e o que foi feito errado muitas vezes ou algumas vezes depende da avaliação não por má-fé terá sido às vezes por não compreensão por incompetência por impossibilidade mas tudo foi feito com o melhor dos propósitos eu acho que esse esse propósito não deriva de uma inclinação pessoal os propósito deriva do que aquilo que eu disse no início da nossa conversa deriva do fato que hoje o Brasil sabe o que quer e como o Brasil sabe o que quer eu respeito a decisão do povo brasileiro de novo presidente na medida que seguir adiante com o interesse do Brasil vai contar com o meu apoio não partidário não político mas toda vez que houver problema Nacional vai contar como eu apoio na medida em que ele expressar como Espero que eu faça o interesse do Brasil e como ele foi escolhido pelos brasileiros não cabe a mim dizer se está certo ou tá errado Cabe a mim dizer e tudo que for para o Brasil eu sou solidário nós acompanhamos a reunião do Ministério do presidente Fernando Henrique Cardoso Este foi o último encontro do primeiro Escalão do presidente e aconteceu no salão oval do Palácio do Planalto Presidente fez um balanço da gestão em discurso de despedida Fernando Henrique Cardoso Apresentou um livro com um resumo das ações implementadas no país nos últimos oito anos presidente Fernando Henrique Cardoso negou que as suas administração foi marcada por uma tendência neoliberal com diminuição do papel do estado presidente disse que as mudanças do aparelho do Estado tiveram como objetivo torná-lo apto a conviver com dimensões novas Como o meio ambiente direitos humanos e reivindicações da sociedade civil ele destacou a estabilização da economia brasileira O programa de privatizações e o fortalecimento das instituições democráticas depois da reunião o presidente Almoça com todos os ministros do Palácio da Alvorada o único ausente foi o ministro do desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior Sérgio Amaral que está na China em viagem de trabalho
Estado de conservação
BomEstado de Conservação
Créditos
Acervo Memória da Eletricidade