Número do registro
AUD.VHS.001
Fundo
Memória da EletricidadeFundos
Produtor
Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONSOrganização
Descrição
Pronunciamento do presidente Fernando Henrique Cardoso no programa Em Cima da Hora, na Globonews.
Data
29/11/2002
Suporte
Fita VHS
Idioma
PortuguêsIdioma
Cromia
CorCromia
Duração
01:14:33
Transcrição
[Música] agora vamos acompanhar o início de uma reunião do Ministério do presidente Fernando Henrique Cardoso a generalidade certamente aquele que conduzem a máquina administrativa brasileira tem sentido de responsabilidade modo que eu acho que estamos já quase ao final do mandato eu queria deixar registrado meu agradecimento a não apenas ao governo aos ministros ao gabinete mas o conjunto daqueles que trabalharam esses anos todos pelo país quer dizer também que nesses 8 anos de que foi presidente da república sou presidente da república contei com a colaboração de dezenas e ministros naturalmente todo presidente que inaugura o seu mandato imagina que vai até o fim com aquela mesma equipe rapidamente percebe que a vida é mais complexa que os nossos desejos faz muitos trabalharam comigo muitos do que deixaram de trabalhar por vários motivos são pessoas que deixaram a marca forte na administração quanto que meus agradecimentos estende também a aqueles que não estão presentes nesse nosso reunião de Ministério mas que outra oportunidades tiveram aqui conosco e batalharam com muito afinco hoje essa reunião é para dar esse conhecimento desse trabalho deste livro que todos já receberam que é uma espécie de resumo sintético embora o livro seja Grosso sintético das ações que foram empreendidas no Brasil nesses oito anos e algumas delas é bem de verdade começaram antes desses oito anos naturalmente Nunca se deve esquecer que não se faz nada a partir do zero ah
sempre uma tradição Às vezes a ser
modificado às vezes ser mantidas às
vezes sempre amplificada o fato é que
seria incorreto imaginar que o que se
fez nesses 8 anos Face a partir do dia
primeiro de janeiro de 95 Não antes já
havia esforços a gente já havia
transformações já alguns alicerces o que
veio a ser depois a estabilização da
nossa economia já estavam lançados
alguns até bem fincados e muitos de nós
já vimos trabalhar também em governos
anteriores para que os resultados
pudessem ser obtidos esse livro
repito resume
uma série de
realizações do governo eu não quero me
referir nesta manhã aos números que aqui
estão são
imensos
afirmações baseadas em gráficos em dados
que dão substância
as afirmações que são feitas eu queria
Talvez hoje
me concentrar mais nos aspectos
qualitativos dessas informações
ocorridas do que nós quantitativas
inúmeras vezes eu tenho sido perguntado
e tenho tido uma certa dificuldade até
mesmo resistência psicológica para
responder qual terá sido o legado do
nosso governo
porque é legado por um lado é um pouco
presunçoso supõe-se que se deixa algo e
que esse algo vai permanecer e segundo
supões que se que um circo se encerrou
pelo menos cinco pessoal eu acho que
aqui Há muitas pessoas que tem que
trabalhar para o conjunto de realizações
que vão continuar trabalhando em
diversas etapas da sua vida em diversas
níveis da vida brasileira e o próprio
inclua entre aqueles que embora não mais
no nível governamental e nem sequer no
nível
da vida política eleitoral Eu espero
estar ainda por algum tempo enquanto eu
puder tiver energias ativo na discussão
dos temas do Brasil dos temas
internacionais então por isso eu tenho
essa dificuldade em responder à questão
do que que se deixa mas se pensarmos em
termos do que o povo brasileiro fez e
aquilo que nós podemos dar curso as
aspirações do povo brasileiro eu diria
que talvez a marca mais forte do que
está solidário por esse governo tenha
sido a plena realização da democracia no
Brasil isso para mim é condição Inicial
e tem uma solidez uma vez mantida maior
mesmo do que o outro ponto importante
que foi a estabilização da economia Mas
eu acredito que o fortalecimento das
instituições democráticas
é a marca mais forte do que os
brasileiros fizemos nesses últimos anos
a história longa Não precisa repetir
muito de nós participamos dessa dessa
história
não é o caso de repetir Mas é verdade é
que foi possível de alguma maneira
transformar em eu diria até que cultura
física a respiração da Democracia
democracia como um valor não é o valor
do estado não é o valor de um partido é
um valor de um povo é todo uma sociedade
que aprendeu
conviver na Liberdade porque a
democracia implica na convivência não só
na Liberdade implica né no
estabelecimento das regras que permitem
exatamente esta convivência na Liberdade
E essas regras são muito amplas algumas
delas são regras que se estabilizam em
instituições algumas se codificam em
leis outras são práticas e costumes a
verdade é que no conjunto este clima de
liberdade que se estabeleceu no Brasil
ao longo das décadas frutificou e que me
parece que é sólida
no passado alguns autores
clássicos brasileiros se referiu a
democracia como uma planta terra que
precisa ser cuidada a ser regada com
muita atenção
sempre com o ambiente cuidar dela mas eu
diria hoje já não é uma planta tão terra
não sei se chega a ser um Carvalho firme
mas de qualquer maneira
que também disputa com Carvalho a
possibilidade de ser uma planta bastante
fincada no solo e que cuja sombra
permite que se viva com mais felicidade
eu acho que isso é importante mais
importante que tudo foi que nesses anos
Todos Nós aprendemos a conviver dentro
da liberdade
e criando instituições que assegurem os
direitos os direitos da Cidadania
fascismo falar difícil de que isso de
exercermos exercermos com tranquilidade
pouca sociedade serão tão demandantes
como a sociedade brasileira
isso é fruto de um lado das carências as
quais já me referirei mas de outro lado
do fato de que esse clima de liberdade
permitiu que cada cidadão se diz do
direito que tem de cobrar de exigir
evidentemente essa cobrança essa
exigência se faz em vários níveis também
sempre se fez no Brasil mas muitas vezes
foi proibido primeiro se faz pela mídia
de uma maneira muito ativa a nossa amiga
compatível sempre foi desde o Correio
Braziliense do século 19 sempre foi
combatível e desde antes mas muitas
vezes houve a tentativas de correção
correção que normalmente autoritarismo
era direta mas democracia era indireta
via suborno de ensino ações via pressões
vias teria telefonemas via pedido para
que se afastasse este Ou aquele
posso dizer assegurar que durante esses
anos todos e que tenham exercido funções
públicas jamais tomei do telefone para
reclamar ou para pedir a quem quer que
fosse que deixasse fazer isso aquilo ou
para pedir que exaltasse isso aquilo do
nosso governo creio que assim proceder
tenho certeza que esse procedimento foi
seguido pelo governo na medida que a
conduta presidencial é uma conduta que
de alguma forma imprime a marca de
governo isso permitiu que houvesse esse
clima de absoluta e liberdade
melhor expressão absoluta dentro da
Liberdade
por certo aqui ali pode ter a vida abuso
mas abuso maior é impedir a liberdade de
manifestação de pensamento o abuso aqui
acolá pode até às vezes magoaram um ao
outro muitas vezes é bem injusto mas o
processo da liberdade e da prática
democrática acaba por corrigir e acaba
por embora num momento que alguém é
atingido e quantas vezes eu fui as
pessoas percam naturalmente o sentido de
comparação de proporção com o tempo
todos aqueles que se habituam a vida
política dentro da Liberdade aprende
também a dar o devido valor a boa
crítica e é colocar a margem a
insinuação que é maldosa e que tem como
fundamento o interesse e não a busca de
uma solução para um problema mais
adequado acho que esse clima de
liberdade que foi possível manter que se
pessoa disse eu em primeiro lugar em
termos de uma liberdade de opinião a
mais AM pela pela mídia também se
concretizou e com muita força no
Congresso o Congresso Nacional nos
partidos no sindicatos nas igrejas das
organizações da sociedade civil de modo
geral Eu acho que isso tem um peso muito
grande a sociedade moderna é uma
sociedade que funciona dentro da
Liberdade não apenas em termos de um
estado de direito no sentido que as
regras estão definidas e aprovadas não
apenas sequer nas instituições que
asseguram o exercício desses direitos
mas que funciona também através de uma
vastíssima mobilização dos segmentos
múltiplos da sociedade através de
organizações que não são governamentais
muitas vezes eu sou nem
institucionalizadas porque são
movimentos
que nascem pressionam e desaparecem pois
bem esses anos Todos Nós aprendemos a
conviver nesse nessa pluralidade que é o
traço característico da Democracia
contemporânea essa prioridade no
Congresso se manifestou de uma maneira
muito clara muito viva através da
Tribuna através das comissões de
inquérito e ela se aplica também o que
diz sobre a mídia muitas vezes não temos
objetivos mais nobres apregoados e pouco
a pouco até isso o povo foi aprendendo a
avaliar e saber o que realmente valia e
o que era simplesmente uma manifestação
política e que sem
não nego a validade dela mas que não
tinha objetivo de apurar fato senão o de
criar situações políticas de incômodas
mas apesar de tudo isso com todo esse
essa liberdade nós fomos aprendendo a
conviver e o povo foi aprendendo eu
creio eu
com mais clareza e o exercício pleno da
democracia e de liberdade supõe
precisamente isso uma escolha não há
Liberdade se não houver possibilidade de
uma escolha e essa escolha na medida em
que ela não é consciente tão pouco Vale
em termos de um avanço da Democracia né
Quanto mais essa escolha se faz através
da compreensão efetiva do significado da
Escolha dos condicionantes dessa escolha
e dos eventuais resultados dela melhor
do ponto de vista amadurecimento da
sociedade mas o fato é que Nós
aprendemos no Brasil isso repito vende
mais longe mas foi se concretizando com
mais força nesses últimos anos a
conviver também com essa sociedade que
expressa sua opinião das maneiras as
mais diversas e às vezes muitas vezes
menos convencionais
o governo procurou o tempo todo
reagir Essas manifestações com prudência
eu não gosto da palavra tolerância mas
com a compreensão dos seus limites como
Governo e da importância eu diria até
civilizatória de deixar claro que o
espaço de liberdade é o mais importante
valor para que nós possamos construir
uma sociedade mais justa acredito que
essa esse objetivo foi alcançado
acredito também
que essa possibilidade de um clima de
maior Liberdade fez com que houvesse uma
modificação de mentalidade não apenas
mentalidade no sentido Popular das
camadas mais cultas também mas no
sentido que o próprio governo
aprendeu a ter de se explicar isso é
importante da Democracia nós vivemos no
regime presidencialista no regime que
requer portanto que o presidente da
república e aqueles que representam o
governo federal o vice-presidente os
ministros que exerçamos a nossa função
com muita muita finco e dentro do
limites constitucionais mas sem
capitular aquilo que é próprio do regime
presidencialista mas nesse regime
presidencialista Brasileiro nós fomos
parlamentarizando cada vez mais a
relação do executivo com legislativo no
sentido da prestação de contas o fato de
assumir a responsabilidade verdade não
nos exige de explicar Porquê não nos
exigimos de prestar contas não creio que
em outra época da nossa história tem
havido tantas convocações de ministros
pelos Congresso Nacional pelas várias
comissões de Congresso Nacional Como
nessa etapa de governo não creio que
tenha havido era possível com as
maiorias disponíveis e o nosso governo
tem um apoio imenso do congresso depois
de maiorias como também raramente se viu
na nossa história essas maiorias nunca
foram usadas para dizer não convoca tal
Ministro ou esse assunto não foi foi
eventualmente pedido que não naquele
momento às vezes pelas razões do
ministro às vezes pelas razões políticas
mas o governo prestou contas eu estou
contando com muita regularidade alguns
dos ministros até assumiram aspecto de
senadores tantas vezes foram congresso e
contar capacidade de diálogo parlamentar
se exercer as suas funções que houve até
uma certa
simitude e eu me dava ao gosto de
ver-los da televisão e o que foi Senador
e verificar que às vezes em parecia que
o ministro era mais Senador que alguns
senadores que queriam de qualquer
maneira o que foi importante é ressaltar
é o fato de que o governo prestou contas
prestou quantos o tempo inteirinho como
qualquer governo democrático deve deve
prestar e prestou quantos não só ao
congresso nacional prestou Contas as
várias instituições que requerem uma
atenção do governo
aprendemos também a conviver não foi
fácil com alguns movimentos sociais
bastante pouco afeitos a prática
democrática
E aprendemos a não coibir mesmo quando
havia abuso dentro de um certo limite
naturalmente dentro de um certo limite e
quando for ouvir necessário necessidade
de colocar limites esses limites quanto
possível foram postos com a pela lei e
não com o apelo somente a ordem imposta
mas senão que a mesmo quando legítima em
posição foi preciso foi pedida
reiteração de Atos legais para
circunscrever eventuais abusos isso não
foi feito por acaso isso foi feito pela
profunda convicção democrática que nos
move profunda convicção que muitas vezes
foi até mesmo confundida com a falta de
firmeza então é a tradição do caldelismo
no Brasil qual é a tradição do
mandonismo no Brasil tá olha a atenção
do extrionismo no Brasil que Quantas
vezes a tolerância democrática foi
confundida como a falta de autoridade
presidencial
como eu tenho uma compreensão da
história um pouco diferente daqueles que
tem uma visão mais tradicional eu nunca
ia aborrecer sequer com essas percepções
equivocadas do que seja o exercício do
Poder numa democracia mesmo do Poder
presidencial forte como é forte o nosso
poder é presencial pela nossa tradição
presencialista e constitucional esse
clima de liberdade eu disse ele
penetrou de tal maneira na nossa
mentalidade que as decisões fundamentais
mesmo da nossa economia passaram a ser
tomadas com grau de abertura a sociedade
Como eram os momentos da nossa história
que estão entre nós alguns ministros
algumas pessoas que participaram antes
mesmo da de assumir o governo da
discussão do plano real
não precisa me referir o plano real aos
seus êxitos O livro conta mas o clima no
qual ele foi feito
havia uma tradição chamava-se na época
de pacotes quantas vezes eu tive como
Ministro da Fazenda de responder a
imprensa que não faria os pacote algum
todo mundo espera um pacote um dia que
quando a população seria Surpreendida
por uma decisão que em certas
circunstâncias afetava até a sua
poupança
a nossa decisão foi outra alta Decisão
foi de explicar ao país o que fazia para
combater a inflação e essa explicação
teve um efeito extraordinário porque
motivou a população a aceitar as novas
regras e um povo como brasileiro que tem
essa capacidade de compreensão tão
rápida e que tem essa capacidade ele é
patriotica de num dado momento até mesmo
fazer um pouco mais sacrifício mais do
que já faz é muito para poder alcançar o
resultado permitiu que uma matéria tão
complexa quanto a URV que muitos talvez
já tenha até se esquecido dela
pudesse ser utilizada e explicada ao
povo e o povo entendeu e nada foi feito
de surpresa foi dito quando em que dia a
nova moeda estaria circulando foi dito
qual seria a diferença entre a antiga
moeda nova moeda
o mesmo aconteceu mais recentemente no
episódio este de contexto poderia ter
sido dramático e a crise de energia onde
outra vez a decisão do Governo foi uma
vez que tinha havia havido uma
incompreensão da parte do governo sobre
certas questões que levaram a Finalmente
uma possibilidade de relacionamento
explicar e pedir o apoio da população e
explicar tudo e de novo uma espécie de
convergência de valores entre a mídia e
o governo porque valores não era de
Defesa do governo mas de defesa da
economia nacional e do bem-estado povo
foi possível obter um apoio
imenso a medidas que em outros países
dificilmente conseguiria de uma
auto-recção do consumo para que fosse
possível superar uma crise grave isso é
consequência da democracia
em regimes autoritários na venda
Liberdade não havendo uma mídia
mobilizável por seus próprios valores e
só mobilizável quando coincide a própria
mídia com os interesses que estão sendo
propostos com as medidas estão sendo
propostos não funcionaria funciona
quando há esta
plasticidade nas estruturas sociais os
mecanismos da sociedade que
possa verificar que não existe ali
manipulação não existe nenhum interesse
de um governo que existe ali é realmente
a busca de um caminho para solucionar
uma situação que afeta a todos acho que
o tanto que de novo o fundamento da
Democracia foi essencial para as
transformações que nós vamos conseguir
novos setores mas é inegável que a
estabilidade da economia foi também uma
marca que repito vem do governo anterior
do presidente da má Franco mas que se
consolidou nesse governo nunca se pode
dizer em matéria de Economia que está
consolidado economia requer
permanentemente uma atitude de
vigilância
para outros famosos disseram que o peso
de liberdade eterna vigilância
também o preço de estabilidade eterna
vigilância a vigilância que requer
primeiro igual modo que na questão
democrática Transparência
em segundo lugar capacidade de conter os
ímpetos naturais de realizações e de
gastos
para obter um resultado de Médio prazo
que significa a manutenção de um clima
de estabilidade vem juntas a extremidade
política e estabilidade Econômica eu
diria que sem a possibilidade Econômica
política não teríamos conseguido este
tipo de estabilidade econômica e sem
essa estabilidade Econômica tão pouco se
conseguiria estabilidade política um só
exemplo
foi ministro da Fazenda antes da
estabilidade
o nosso cotidiano era de greves
o nosso cotidiano era de protesto justos
de reivindicação salarial ou de
reivindicação de transferência de
recursos como no caso do SUS por exemplo
dos hospitais
3 4 5 meses de atraso do pagamento
é impossível ter estabilidade política
num clima em que não se tem um mínimo de
condição de um Horizonte para saber o
que pode ser feito do ponto de vista
econômico e a tranquilidade que isso
leva a quem está dando a ordem a quem
está recebendo os recursos não seria
possível manter o clima de estabilidade
política relativa sempre tudo relativo
se não houvesse também acessibilidade
Econômica relativa portanto se a
democracia Serviu de base para
estabilidade Econômica a estabilidade
Econômica é por sua vez condição para
que nós tenhamos uma sociedade com esse
grau de liberdade e com esse grau de
demanda com esse grau de carência sem
que disso resulte uma crise permanente
nas instituições e podemos orgulhar nós
brasileiros de dizer que conseguimos
ultrapassar
as épocas em que a cada instante nós
tínhamos não apenas o mal estar na
sociedade derivado não só da situação
objetiva mais
certeza do Futuro e a falta de confiança
nas instituições como no próprio sistema
político um uma espécie de turbulência
permanente uma espécie de golpismo
larvar que era quase o substrato da
nossa cultura política isso foi
desaparecendo com o tempo e talvez o
momento em que tem se verificado como
uma Plenitude isso foi recentemente nas
eleições e na transição democrática que
nós estamos realizando e que ganhando a
oposição o governo ao invés de solar
para as bases do governo futuro prefere
entregar ao governo futuro as condições
para que ele foi que ele possa governar
e fazer as modificações que parecer a
esse novo governo conveniente Mas
fazê-las a partir de um de um certo
Horizonte de o quanto é possível de
tranquilidade estabilidade política
estabilidade Econômica transparência na
gestão da coisa pública
acho que esse aspecto vale tanto quanto
os resultados objetivos do número de
estudantes nas escolas do acesso à saúde
que é um normal de pessoas do acesso à
Terra porque vem junto vem junto
transparência democracia servidade de
economia e a possibilidade de começar a
realizar os avanços sociais de que o
Brasil carece pois bem essa
transparência tem está atingindo dentro
do setor público e do governo e do
congresso um nível imitíssimo elevado
Poucos países dispõe como o Brasil
dispõe de contas públicas tão visíveis
como as nossas
pena até mesmo isso ser um risco porque
é mais fácil até especular quando se
sabe mas é a mesma coisa quando o
coração a crítica injusta a especulação
também cai mais facilmente havendo mais
números mais números mais números mais
transparência que permita destruir
jogos que se que se possam articular em
detrimento do interesse da população e
da economia eh do país o fato é que as
nossas contas hoje são muito
transparentes custou muito trabalho não
tínhamos sequer contas isso vem de longe
aqui nesta mesa alguns que trabalharam
em outros governos que sabem que já no
governo Sarney se fez um esforço Grande
para separar a famosa contra movimento
do Banco do Brasil da do Banco Central
vem de longe ninguém ninguém mais deve
imaginar que inventa a roda e o pior é
quando a Rosa já está inventada a fazer
ela quadrada Esse é o risco maior o
importante é ter a humildade para
entender que é um processo e que esse
processo pode sofrer modificações de
curso mas não deve ser negado o caminho
já percorrido nós não começamos a
transparência no meu governo vem de
antes era de outros governos de
referência apenas a um fato do caso do
governo Sarney na questão
movimento e da organização do Tesouro
Nacional pois bem no governo Itamar
Franco momentos de que foi ministro da
fazenda e antes de mim outros foram
antes fizeram esforços também o que
aconteceu nós começamos a tentar
entender mais as intrincadas relações
entre o banco central e o Tesouro
Nacional que não se conhecia não sabia
nem quanto o Brasil realmente devia
rolagem da dívida enquanto o tempo
sabia-se muito pouco para não falar do
orçamento onde o congresso teve uma
participação decisiva para permitir que
o nosso orçamento deixasse de ser uma
peça de ficção para ser uma peça na qual
Às vezes a realidade é tão dura que
algum sonho e tenta colocar César os
números que não compagir com a realidade
mas de qualquer maneira na sua no seu
caminho principal o orçamento reflete
hoje
uma realidade não refletir não refletia
isso é uma construção que não aparece
nos números é uma construção que não se
vê nas críticas nem nos elogios é uma
construção do dia a dia trabalhosa mas
que foi sendo feita foi sendo feita e a
reorganização das nossas contas O que é
dívida como se maneja essa dívida Quais
são as condições para que todos saibam
de que forma nós é organizamos o nosso
orçamento tudo isso hoje tem regras
talvez a regra que mais tenha encontrado
eco na opinião pública e com razão tenha
sido a lei de responsabilidade fiscal
porque ela de alguma maneira coroa um
imenso esforço e esse imenso esforço não
é um esforço na União é na Federação
pelos Estados pelos municípios alguns
aqui antes de se lembrar quando começou
negociação com o ministro malandro que
não era Ministro então ainda ou passou a
ser
de toda de negociação com os estados nós
não sabíamos sequer nem os estados
sabiam qual era o nível da dívida é
preciso não esquecer que a Caixa
Econômica Federal tinha paralisado a sua
carteira porque não havia aquele filete
de recurso que era oriundo das dívidas
anteriores que não eram pagas hoje
depois desse esforço imenso de
reconstrução de todos esses fios que
ligam os estados municípios com os
órgãos federais começou a ver de novo um
fluxo e desse fluxo resultou que não
fizemos tudo que fizemos mas foram
feitas dois milhões de casas com
financiamento da Caixa Econômica Federal
de zero passou essa 2 milhões é pouco o
déficitional é maior e todos eles se
compara o que se o que falta falta muito
mas quando a senhora para trás que se
tinha eu que se tem
e se andou porque foi preciso
reorganizar o conjunto do aparelho de
estado eu diria portanto
que ao lado da base da democrática do
fato de nós termos a partir daí
conseguido dar uma condição de
estabilidade a nossa economia a nossa a
nossa moeda a reconstrução desses
mecanismos todos isso permitiu também
que houvesse no Brasil
com um sentido de realidade uma
transformação no aparelho de status na
administração governamental as famosas
reformas do Estado quantas vezes escutei
críticas
desativadas e que o governo queria
diminuir o estado
para dar espaço ao mercado até uma
palavra que
concordei chamada neoliberal foi usada
com insistência e tanta insistência que
alguns até acreditaram
Na verdade o que nós fizemos foi outra
coisa foi transformar o estado para que
o estado tivesse apto a interagir com o
mercado contemporâneo mercado que é
Avassalador mercado que mudou muito de
características sobre tudo no seu
aspecto financeiro e que requer dos
governos um outro tipo de articulação e
de ação mas não é só isso um estado que
tem que se haver com uma sociedade que
pela Liberdade pelas demandas existentes
demanda muito na área social e que
requer competência e competência
específica para lidar com os novos
fenômenos estado que tem que encarar
dimensões novas como meio ambiente
dimensões que novas com os direitos
humanos dimensões novas que não estavam
previstas nas Nossa legislação e que nós
estavamos sequer o substrato básico da
nossa cultura Cívica
de 92 para cá mencionar a questão do
meio ambiente houver mudança radical e
mencione 92 de propósito porque não foi
de 95 ou 6 para cá vem antes
não se trata aqui isso aqui não é
resultado de um de dois mandatos isso é
consequência de muitas ações que vem de
Antes também e que nós não temos porque
nos apropriar delas é continuidade 92
foi um marco com a reunião do Rio de
Janeiro hoje não há dimensão
importante das decisões públicas
brasileiras que não passa pelo crivo da
pergunta e qual é o efeito sobre o meio
ambiente Isso é novidade da mesma
maneira que não havia secretaria
nacional de Direitos Humanos da mesma
maneira que tortura sempre ouve o crime
não era
tipificado o crime não era cobrado
não posso dizer que não haja por mais
que isso me deixa constrangido mas não
tem de longe qualquer
apoio do estado
tem a busca imediata de contenção
repressão
faz mais do que isso era importante era
simbólico
fazer com que aqueles que tivessem sido
vítimas de outro tipo de violação de
direitos humanos não mas no plano Mais
especificamente político fossem também
ressarcidos fosse reintegrados alguns já
viu até sido
faz de qualquer maneira pode deixar bem
claro que para nós Anistia Vale
e eu sempre fiz valer é um processo para
11 e para outros nunca aceitei the
vampismo como critério de decisão assim
como nunca tolerei a manutenção de
mágoas do passado não queria que se
incorporasse a nossa a nossa cultura
política a ideia da revanche porque essa
não constrói que constrói precisamente
uma visão efetiva de modificação das
questões políticas no sentido
construtivo
mudanças importantes do aparelho de
estado
na no âmbito dessas modificações na área
dos Direitos Humanos áreas do Ministério
da Justiça é preciso não esquecer que
embora fosse reivindicação antiga pela
primeira vez a Cuidados específicos com
certas setores da sociedade brasileira
as mulheres
nós só temos a secretaria nacional dos
direitos das mulheres como tão
importante quanto isso a preocupação com
a questão da igualdade de gênero porque
no Estado da mulher é de gênero o homem
também tem que estar tem que assumir
isso como igual como um valor do
aquático da igualdade
passou a ser também uma preocupação
preocupação que se traduziu por exemplo
o Ministério da Saúde na difusão de
programas específicos sobre a saúde da
mulher pode parecer que isso é uma
banalidade não é não havia esse
programas e esse programas foram
implementados valorização da mãe Nos
programas sociais no programa da bolsa
escola na distribuição dos recursos para
mostrar que a mulher no Brasil 25% das
famílias brasileiras são chefiados por
mulheres e infelizmente as mais famílias
mais pobres são geralmente as que estão
no interior sobretudo do nordeste do
Brasil no campo que chefiadas por
mulheres e negras portanto nós não
apenas cuidando do gênero Mas também da
raça da luta contra o racismo contra
desigualdade discriminação racial
de uma maneira persistente até
simbolicamente fui lá as Zumbi dos
Palmares transformando zumbi em símbolo
nacional
tomamos medidas para devolver Terra
aqueles que viviam nos quilombos alguma
Terra foi devolvida o Itamarati abriu
suas portas um programa especial para
dar apoio aos negros que queira entrar
no Itamarati serão poucos são 20 bolsas
mas não havia Era Zero e o sinal está
dado o sinal que esse Brasil se orgulha
de ser multicolorido esse sinal de que
esse Brasil não aceita a discriminação
contra mulher não aceita contra o negro
tão pouco indígena e hoje se tem
educação nas línguas indígenas nós temos
cerca de 180 línguas indígenas
diferentes eu creio que são 186
línguas indígenas diferentes em 205
comunidades diferentes em línguas não
temos educação em todas elas nós temos e
Muitas delas uma das emoções maiores que
eu tive foi jaguaretê
que é uma fronteira do Brasil com a
Colômbia
lá na Amazônia foi a jaguaretê e ali tem
uma população indígena temos soldados
muitos deles se não que a maioria
indígenas e entrei na sala de aula e lá
estudaram duas línguas era português que
é de todos nós e o tucano que é de
alguns demais
esse ensinava somos milhares de índios
tucanos que aprendi os sonhos
são sinais para mim tão importantes
quanto alguns vezes que tivemos na
economia que são sinais de que a nação
está se fortalecendo são sinais que nós
estamos realmente construindo uma nação
baseada em valores morais e na crença da
Democracia essas modificações no
aparelho de estado para tornar o Estado
Moderno um estado mais apto como disse a
conviver com os desafios da economia
moderna e da sociedade moderna não
significam o estado menor e maior mais
competente mais ágil mas aparelhado
talvez o símbolo maior desse desse
esforço de reaprendimento do Estado
tenha sido o avanço no que se chama
Igor quer dizer a utilização dos meios
eletrônicos para a gestão pública aqui
houve um esforço imenso esse esforço se
tem começa a ser reconhecido mas agora
mesmo fomos classificados em primeiro
lugar na América rotina em termos de
utilização dos meios eletrônicos na
gestão e no conjunto começa a ser
reconhecidos mas não importa que seja
reconhecido o que importa é que são os
êxitos efetivos da absorção pelo governo
e não só do governo federal e muitos
estados no tratamento em São Paulo tem
havido uma utilização Ampla dos meios
eletrônicos da internet da difusão da
utilização dos computadores para a
gestão da coisa Pública São milhares de
páginas que estão à disposição na
internet do nosso do nosso programas
governamentais milhares oferecemos 700
diferentes programas dando acesso à
população as decisões não são as
decisões mas a possibilidade de utilizar
esse aparelhimento eletrônico para o
exercício dos seus direitos para se
aposentar por exemplo para enviar seu
Imposto de Renda por exemplo E por aí
vai essa modificação é importante essa
modificação foi possível porque
informações pelas quais passou o estado
brasileiro houve uma
radical diferenciação entre o que era a
função própria de estado e o que não o
que é função própria do Estado passou a
ser muito mais
viabilizado porque nós demos mais
recurso é função própria do Estado
naturalmente a garantia de acesso à
educação a saúde aos programas de
assistência social a reforma agrária o
gasto social os dados estão aqui nunca
foi tão alto no Brasil nunca foi tão
alto em termos do orçamento nem per
capita
nós acompanhamos o início de uma reunião
do Ministério do presidente Fernando
Henrique Cardoso Este é o último
encontro dos colaboradores do presidente
e acontece no salão oval do Palácio do
Planalto o presidente fez um balanço da
gestão e um discurso de despedida
Fernando Henrique Cardoso Apresentou um
livro com um resumo das ações
implementadas no país nos últimos oito
anos ele destacou a estabilização da
economia brasileira e o fortalecimento
das instituições democráticas depois da
reunião o presidente Almoça com todos os
ministros no Palácio da Alvorada único
ausente é o ministro do desenvolvimento
Indústria e Comércio Sérgio Amaral que
está na China em viagem de trabalho nós
vamos voltar a acompanhar a última
reunião do Ministério do presidente
Fernando Henrique Cardoso que acontece
em Brasília no Palácio do Planalto
centraliza um pouco sua preocupação para
ajudar como ajudou aqui ajudar lá na
base a modificação dos processos o
controle do olho da sociedade a respeito
do que está acontecendo nesses locais
haverá isso leva mais tempo leva menos
tempo mas Haverá isso mas se nós
avançamos nessas áreas se nas teias
social foi possível pela primeira vez
enfrentar a questão do trabalho infantil
com o pet o programa de trabalho
infantil se foi possível conosas seja um
programa para as pessoas idosas cujos as
famílias não tem renda suficiente se
isso atinge mais de um milhão de pessoas
hoje Se foi possível efetivamente com
bolsa escola atingir nove milhões de
pessoas se foi possível criar com os
meios eletrônicos instrumentos para que
essas coisas pudessem ocorrer se o
projeto Alvorada abriu Esperança uma boa
parte da população mais pobre do Brasil
se todos derivou como derivou o fato de
nós temos recebido agora um prêmio que
será no dia nove de dezembro e nos
Estados Unidos pelo reconhecimento das
Nações Unidas que nenhum país em matéria
de desenvolvimento humano avançou tanto
quanto o Brasil nesses últimos tempos se
tudo isso é verdadeiro
e é verdadeiro nós não podemos esquecer
também que noutras áreas nas áreas que
mais tradicionalmente chamadas duras de
governo modificamos muita coisa dura
sobre referindo as áreas que têm
interface com investimento na área de
infraestrutura e na área daquilo que
antes era ação direta do estado se nós
não tivéssemos modificado e criadas
agências que não são só para essas áreas
a agências também na vigilância
sanitária por exemplo na questão das
águas que nunca tinha sido pensado no
Brasil hoje é uma agência que define a
questão das águas portanto há esse
instrumentos que são uma inovação no
nosso direito público porque na verdade
isso vem numa tradição que não é a
tradição do direito
napoleônico mas é uma tradição de outra
espécie é uma certa delegação do governo
é um órgão que passa a ter uma
Independência diante do próprio governo
portanto difícil de ser assimilado pela
cultura nacional
não é possível que o presidente não
mande Mas é possível desde que seja
desde que haja outro tipo de controle
criamos as agências E essas agências
permitiram que aqui ao invés do Estado
por simplesmente
encolher como Gostaríamos que são
realmente neoliberais o estado
atuasse com mais presteza com mais
competência e com mais vivacidade isso
vale para telefonia isso vale para o
petróleo isso vale para energia elétrica
e fim isso vale para uma série de ovos
como vale agora para as estradas que nós
modificamos com a agência ainda está em
vão Começou a funcionar né isso
modificou a relação do estado com seus
usuários e com os investidores modificou
Não no sentido que o estado lava as mãos
e deixa que o mercado opere não quando o
mercado opera sozinho ele concentra
renda e ele nem sempre vai beneficiar a
maioria
modificou para que haja uma
possibilidade de na inexistência de
recurso em qualquer lugar do mundo de
estado capaz de suprir o que os
investimentos requerem que houvesse o
apelo ao investimento privado mas esse
investimento privado tem uma conotação
pública porque ele afeta o interesse da
maioria e portanto o Estado tem
obrigação de algum tipo de controle como
tem obrigação de controlar a
concorrência no card no Ministério da
Justiça tem obrigação nessas várias
áreas E com isso o que aconteceu as
privatizações no Brasil uma outra
terapido problema de
êxito vai na sua imensa maioria
permitiram avanço considerável ainda no
momento em que o Brasil fazendo um
esforço para estabilização da economia
tivesse que restringir infelizmente por
falta de recursos uma ação mais eficaz
no investimento direto público apesar
disso não houve esmorecimento da ação no
investimento nas áreas vitais Talvez o
caso mais expressivo seja o melhor mais
eh claramente de êxito tem sido na
telefonia onde a privatização se fez
com a enorme vantagem para a
multiplicação dos usuários e para o
aumento do investimento também no caso
da telefonia é bom dizer que não se
partiu do zero até lembraste foi uma
grande obra foi uma grande obra de
governos aos quais me Opus mas que
tiveram sentido de necessidade nacional
e que souberam que certas certas
questões fundamentais havia que atuar e
na telefonia o Êxodo foi muito grande
até lembrar a Embratel realizaram a
modificação importante só que ficou o
Brasil cresceu muito e os recursos
públicos cassiaram muito havia que dar
um salto esse salto foi feito através da
privatização esta privatização Quando
foi feita o Brasil controlava o governo
federal controlado apenas 20%
do total do capital das empresas
telefônicas do Brasil Esses 20% foram
vendidos por 28 Bilhões de Dólares
o que se multiplicar por 5 tá vamos ter
128 120 Bilhões de Dólares o valor
daquele momento talvez hoje o valor
dessas empresas todas eu não sei não
quero não quero afetar mercados mas os
28 bilhões foram o preço
extraordinariamente elevado não que nós
tivessemos cobrado o que não Devíamos
cobramos que foi leilão mas o momento
foi favorável
o tesouro ganhou e o povo nós passamos
de três milhões de telefones fixos para
quase 50 ministros milhões milhões de
telefones fixos em quantos anos cinco
anos
nós passamos de quase nada de telefone
celular para 31 milhões de 32 milhões
cada vez que eu encontro das
Comunicações aumentou um pouquinho 32
milhões de telefones celulares ou seja o
Brasil dispõe hoje entre fixa e
celulares de 80 e poucos milhões de
aparelhos
nos envergonhava ver a proporção de
telefones e população de famílias hoje
já estamos na posição mais confortável
em cinco anos
em cinco anos o investimento foi imenso
o governo não teria como fazê-lo ou
poderia mas aí nós não teríamos Pet não
teríamos Bolsa Escola não tínhamos bolsa
de alimentação não teríamos bolsa a gás
porque tivemos que concentrar o recurso
na no investimento produtivo e não no
investimento social
tomemos Outra área que a área de energia
que é mais crítica talvez porque
sofremos um revés duro e 91 com a
questão do apagão ainda assim durante
este governo nós fizemos o equivalente a
mais ou menos duas Itaipu é isso
cerca o equivalente de duas Itaipu
através de que dezenas de usinas
hidrelétricas das que estavam
paralisadas em 95 era um creio que mais
de 18 ou 20 15 estão concluídas terei o
prazer de dentro de poucos semanas irá
Tucuruí para iniciar a máquina fazer
girar a máquina que está dobrando a
produção em Tucuruí houve momento enorme
da produção de energia elétrica Elas têm
paralisada sim porque construção de
Constituição de 88 mudou a forma de e
permitiu a concessão de serviços
públicos ocorre 188 Quando foi
proclamada a constituição e quando foi
aprovado uma lei da Qual meu orgulho
porque é minha de concessão de serviços
públicos foi em 95 foi preciso ser
Ministro da Fazenda e presidente da
república para negociar Firme com o
congresso e aprovar essa lei que
permitiu a retomada dos investimentos no
setor de energia Então o senhor vai
paralisação
seu paralisação
que houve foi antes e o investimento em
energia demanda tempo entre 95 e 2001
nós fizemos equivalente a dois e meio
itaipuso ou seja em seis anos a energia
que foi gerada no Brasil é que vale a
nós temos construído duas vezes e meia
Itaipu que é a maior usina até hoje do
mundo
e se fez com recurso que não são
públicos só ao contrário Alguns são Mas
é uma boa parte recursos privado pela
mesma razão de escassez de recursos
públicos e as linhas de transmissão
o crescimento de transmissão é
assombroso
e a interconexão das bacias
não vou voltar a questão então porque
o 91 parte a erro nosso do nosso sistema
de alertas é indiscutível só que não
mudamos reconhecemos o erro e mudamos o
que havia de erro no centro de alerta
parte foi a paralisação de investimento
e parte naturalmente foi a chuva que não
veio e nós apostamos demais e que Deus é
Brasileiro eu acho que ele é tanto é que
não ouve o rapadão é o primeiro caso de
uma Pagão que não ouve que o povo
brasileiro conseguiu através de medidas
espontâneas evitar que houvesse o
blackout e começa o corte de energias me
refiro a isso e o petróleo
e o petróleo que nós ao quebramos O
monopólio mantivemos a Petrobras com o
governo federal quantas quantas vezes
ouvi gritaria sobre o petróleo logo eu
que fui processado por defender a
Petrobras em outras em outras épocas
pois bem que aconteceu com o petróleo
com a competição com abertura de novas
bases de trabalho forma de trabalho o
petróleo a produção da Petrobras dobrou
mais que dobrou
nesses anos dobrou
Petrobras produzia um pouco menos de 700
mil Barris por dia hoje sente um milhão
e meio milhão e 600 mil Barris mas ainda
importamos mas nós também exportamos e
nos últimos meses
relações exportações é supervitável
porque nós exportamos gasolina porque no
fracionamento do Óleo bruto lá produzir
mais gasolina do que necessitamos no
Brasil e menos diesel então nós temos
que importar diesel e exportamos
gasolina em termos das nossas contas tá
equilibrado e dentro de muito pouco
tempo nós vamos ter realmente uma
posição ainda mais confortável porque
Novos Campos começam a ser possam
exploração estão sendo descobertos e a
Petrobras só ganhou nesses anos todos
como empresa transformou na maior
empresa da nossa região e uma empresa
competente e capaz de levantar recursos
pelo mundo afora
então também nessa área de energia na
área de
petróleo na área de telefonia o estado
mudou para suscitar o investimento que
não fosse um investimento em detrimento
de interesse nacional
Nem tudo são rosas sempre é difícil
estou aqui contando algumas coisas
certas dificuldades como mencionei
algumas e haverá outras outras muitas
outras mais mas o fato é que houve uma
transformação muito forte da estrutura
do estado do modo como está do seu
organismo para que possa permitir que o
Brasil entre nesse novo século como está
entrando pisando firme e com capacidade
de se defender seus interesses com muita
firmeza e com muita tranquilidade quero
lhe dizer que nesta nessa nessas áreas
até mesmo nas áreas mais difíceis nas
áreas de transportes onde caçou o
recurso público
pelas contingências da economia e onde
não foi possível buscar o investimento
privado tão ativo ainda assim
nós vimos que foi feito em portos só
para mencionar os principais
cujos nomes não se pronunciar porque não
havia Swap sem Sepetiba
reforma total do porto do Rio Grande
Porto cabeleireiro
e a lei dos portos e quando era Senador
era o sonho de alguns e pesadelo de
outros hoje funciona a lei dos portos e
o custo do transporte portuário do
Brasil caiu sendo que alguns possam
competitivos já a mesma nível
Internacional e era isso o
a alimentação cotidiana da questão dos
portos e as estradas continuam ruins É
verdade mas estão melhorando bastante
nós fizemos a duplicação da Fernão Dias
Pais tá terminando a duplicação da 101
para o sul do Brasil vamos continuar
vamos chegar até lá e Palhoça Osório
vamos levar de Florianópolis do Sul
vamos levar isso adiante e já foi feita
essa duplicação há 364 é que o Brasil em
imenso as estradas são imensas também
custam caro mas estão sendo feitas
232 com ajuda de Pernambuco
a da Paraíba João Pessoa E por aí vai lá
no Acre que nunca teve tá chegando agora
vamos esperar ainda inaugurar o encontro
entre o Brasil e o peru
tá no Acre aqui Nunca nenhum Presidente
da República jamais tinha-se querido
hoje tem Estrada precária a chuva é
difícil paralisa falta recurso emperra
aqui o tribunal de contas com razão é
rigoroso Mas mesmo nessa área avançamos
então o Estado não paralisou se não
ficou paralisado não ficou um estado
Refém de mercado nenhum ficou um estado
mais competente parar a despeito desse
rugosidades da vida continuar avançando
não quero cancelos já falei demasiado eu
queria mencionar esse aspectos que nós
estamos nos números está na mudança das
estruturas da mentalidade e tudo mais e
do centro de responsabilidade que nós
temos que ter sempre na condução da
coisa pública não só na área econômica
mas em geral quero me referir ao fato de
que esta transparência ela alcançou o
governo como um todo hoje nós temos aqui
a ouvidoria Geral da República
que exerce atividade cotidianamente
críticas ou denúncias numa sociedade
aberta são práticas cotidianas agora o
valor delas tem que ser tem que ser
pesado com muita muita cautela e com
muita firmeza porque muitas vezes não se
referem a fatos objetivos ou muitas
vezes se referem sim e aí tem que ser é
proibidos hoje está tudo na internet
a vida não está na internet e qualquer
brasileiro pode acompanhar para saber em
que está ajustar esta denúncia
é transparente é transparente e por que
é transparente porque se fala mais
alguns pensam que aumentou a corrupção é
o contrário aumentou foi a consciência e
a corrupção Não serve e portanto tem que
ser denunciada e não houve um ato um um
de longe do presidente ou de quem quer
que seja no governo para dizer isso não
é a pura
nunca
nunca
para não falar outras áreas que eu não
quero deixar ele mencionar que era que
eu vou mencionar já que a área rural e
área produtivo só vou falar de mais duas
questões
dessas áreas e da questão do interesse
Nacional da Defesa nacional e da nossa
política externa
nas áreas produtivas que não que não as
referidas por mim na área agrícola houve
uma transformação completa
encontrei o Brasil eu não encontrei eu
já estava eu já tinha sido Ministro não
estou ocupando ninguém numa situação em
que a nossa agricultura estava
endividada em que só se falava quando eu
fiz a campanha em 94 da tr e o térreo
juros e mais TR hoje a taxa de juros é
de 8.75 desconfio que o ministro da
Fazenda deve achar que já está negativo
eu mesmo desconfio
Se for para pequena propriedade cultura
familiares de quatro pontos 75
fizemos o programa Modern Frota que
permitiu a uma modificação a
modernização da nossa equipamento
agrícola como uma velocidade
inacreditável e o resultado está aí
alcançamos mais de 100 milhões de
toneladas de grãos isso é grãos mas é a
cana e o café nós somos hoje de novo
primeiro engano primeiro em café segundo
em soja segundo em frutas segundo Eminem
por aí vai terceiro Emília eu creio E
por aí vai só Talvez só um ou dois
países Eu acho que um só produz mais que
o Brasil
nós produzimos mais o suficiente para
alimentar nossa população quando a fome
não é por falta de produto é por falta
de renda ou má distribuição de renda
também modificamos a agricultura
familiar não havia o conceito
a reforma agrárias não estão aí gritem
que gritarem a verdade é que nós fizemos
em 8 anos o dobro porque o Brasil fez em
30 três vezes mais diz o ministro do que
o Brasil fez em 30 que foi quando
começou o processo de reforma agrária
mas não é distribuir Terra nós
desapropíamos terra e pagamos
equivalente ao estado do Paraná
é uma área equivalente para 20 milhões
de hectares de terra
20 minutos nunca houve uma reforma um
alcance tão grande na história salvo
talvez com alguma revolução e matando
gente
bom aqui não vou não só ouvi isso como o
apoio Agricultura Familiar que não havia
Era Zero agora são alguns bilhões 4
bilhões de reais que são posta a
disposição da agricultor familiar com
essas taxas de juros que me referir
20% da população economicamente ativa do
Brasil continuou no campo é preciso dar
atenção a essa população a produtividade
pode ser esta ou aquela mas a
produtividade que nos interessa é da
vida viver melhor essa população precisa
de apoio Pode reclamar pode ser não
importa eles precisam de apoio ainda
quando há de alguns exagerem na demanda
os que vão ser beneficiados pela demanda
não estão exagerando preciso do apoio
houve uma modificação muito grande na
questão da produção a produtividade foi
muito aumentada Mas não pense que foi só
no campo não vou me referir senão de
passagem Como já fiz algo que aconteceu
no setor terciário porque todas as
formação com a utilização dos meios de
comunicação moderno da internet produzir
uma transformação enorme e o Brasil teve
um se beneficiou indiretamente da
inflação porque os nossos bancos tiveram
que mais rapidamente do que outros e tem
uma agilidade enorme Então essa
agilidade hoje no setor de serviços é
muito grande também mas no setor de
indústria quantas vezes eu ouvi que o
governo estava
por causa da política cambial do
primeiro mandato sucateando a nossa
indústria não quero entrar nessa
discussão cambial que é delicada em
nenhum momento apropriado mas não apenas
a necessidade de controlar a inflação
via câmbio como houve necessidade da
abertura de modernizar a nossa indústria
e o câmbio é um por um ou quase um por
um nunca foi facilitou a importação e a
modernização da nossa indústria ela se
requisito quando for olhar o que foi
importado
o que chama atenção é o que menos conta
que o grosso que foi importado foram
máquinas e insumos industriais num
primeiro momento a indústria sofreu no
segundo momento ela reagiu ela reagiu e
se modernizou e o que antes parecia ser
destroço hoje é Glória Vejam a moda veja
os textos veja os calçados Veja a
indústria de imobiliário veja Apex veja
o esforço de promoção comercial de novo
ativado e os grandes setores há caso se
desnacionalizaram as ideologia não tem
grandes players nacionais e a nossa
ideologia não cresceu e ela não é
competitiva não é tão competitiva que os
estados mais poderosos põe freio para
evitar aquela penetra com mais força e
põe risco lá os seus produtores que tem
menos capacidade de competitiva
então não mudamos isso e nós não
importamos aviões e nós não importamos
telefone hoje em dia telefone celular e
nós não estamos
mantendo a nossa indústrias equipamentos
que podia avançar mais dos bens de
capital e só não avançou mais por causa
das dificuldades do nosso entorno que
ela normalmente a exposição era para
esse entorno da América do Sul
isso por acaso esses players uma boa
parte deles não é nacional e não são
nacionais os grandes players dos bancos
e não é estatal o mal a maior quantidade
de depósito público e o Banco do Brasil
não foi modernizado e hoje não é uma
corporação que funciona sem
interferência política e ative grande
cresce e a Caixa Econômica não tem quase
100 mil funcionários que tem menos hoje
mas é mais ativa e não mudou sua
estrutura e não tem seus escritório de
negócios e não está em situação
financeira mais saudável e os Correios
não são uma grande empresa pública uma
grande Corporação pública esse é o nosso
estado não é um estado lindo não é o
estado é que seja se retraindo não é um
estado que está transformado para servir
melhor ao país e para seguir o melhor
país nós temos que ter a consciência do
nosso interesse essa consciência impõe
que o Brasil tome em consideração sua
necessidade de defesa não fizemos tudo
que precisamos fazer na área das suas
armas algo fizemos
construímos o Ministério da Defesa com o
apoio das Forças Armadas modelo
brasileiro não modelo limitado
forma que levamos tempo definido dessa
forma fizemos o sivan contra tudo que é
CPI que inventaram
Hoje os autores da CPI deviam ter esse
era objeto da serpente perguntar por que
fizeram
se é se foi para atrapalhar o bem do
Brasil está lá o sevan funcionando
estamos lá
também uma maneira tratando agora de
ampliar a nossa capacidade com vls
continuamos fazendo estamos equipando a
nossa força aérea Então vamos decisões
de equipamento no momento difícil para o
Brasil mas as compras começaram a ser
feitas as nossas forças de terra que são
as mais numerosas talvez não tenham tido
o apoio necessário mas o possível
e os comandantes sabem que eu
pessoalmente tenho me empenhado para
conseguir que haja um atendimento mais
adequado não é ainda
mas não deixamos de olhar com muita
atenção para essas questões não deixamos
jurar com atenção para nossa Marinha
conseguimos de toda maneira manter em
condições de operação como as nossas
forças de terra e de ar e a questão dos
transportes para as forças de terra que
você com uma questão impressionou
bastante hoje com o apoio da Aeronáutica
e com apoio dado que mais recentemente
para compra de equipamentos de
transportes As forças internas estamos
melhorando A condição de operação dessas
dessas forças criamos o gabinete de
segurança institucional para separar
aquilo que a questão de estado inclusive
com a Bim e cuidar das questões eh
políticas também foi um avanço isso é
defesa e o gabinete institucional
precisamos certamente no futuro olhar
com mais carinho significa recursos
para o equipamento Mas graças ao
espírito que existe nas suas Armadas de
patriotismo e de profissionalismo que eu
não canso de Louvar a despedir de tudo a
capacidade operacional se mantém a
capacidade de responder aos desafios
necessários para que nós mantenhamos a
nossa cabeça erguida está mantida isso
tudo implica uma política externa que é
de defesa no caso nós temos definimos a
política de defesa as nossas forças
armadas e a definição não foi Militar
foi foi do governo e foi do congresso né
existe uma política de defesa ela não
temos nenhum
ímpeto agressivo Mas nós somos um país
grande de costas grandes e território
imenso fronteiras dificilmente cuidadas
são quantos mil quilômetros de Fronteira
16 mil km de Fronteira terrestre e 8.500
de Fronteira marítima os Estados Unidos
e o México tem 3.000 km de Fronteira
jornais não tinha cada insta nte essa
Fronteira é furada pelos contrabandistas
pelo narcotraficantes 3000 nós temos 16
mil mais oito mil 25 mil somando as
frações km é muito difícil
é muito difícil isso não não implica em
que nós pela dificuldade devamos cruzar
os nossos braços não vamos cruzar os
nossos braços mas o fato é que nós
precisamos dar uma atenção maior eu
disse outro dia que assim como coube a
mim a responsabilidade Histórica de
enfrentar a questão da inflação caberá o
novo governo a responsabilidade
Histórica de levar adiante uma política
de de segurança
mais ativa na questão de narcotráfico na
questão do crime e assim por diante não
quero eximir a nossa responsabilidade o
Ministério da Justiça sabe os esforços
que foram feitos até mesmo porque não
havia nem sequer por exemplo tipificação
do crime de lavagem de dinheiro no
Brasil não havia capacidade de controlar
como hoje tem pela coaf os fluxos de
recursos que que podiam ser porta de um
lado para o outro no Brasil mas o fato é
que essa questão é uma questão de
interesse permanente do Brasil e nós
vamos ter que continuar na segurança
interna e na segurança externa e isso
vai requerer também um afinamento que
sempre houve entre o conjunto dessas
forças e a questão da política do
exterior do Brasil a questão da nossa
política externa Todos sabem qual foi o
ritmo que eu dei a política externa
falam de melancia presidencial são
contingências do mundo contemporâneo com
o telefone com transportes rápidos os
chefes de estado tem que se encontrar
assim como os ministros das áreas é mais
sensíveis tem que estar em contato
permanentemente Porque queremos ou não o
planeta se tornou mais próximo
tornou-nos mais próximos uns dos outros
graças
as modificações
tecnológicas a questão do Brasil hoje é
uma questão não apenas de reafirmar o
Mercosul isso é fora de discussão de
avançar na questão da América do Sul e a
nossa discussão com os nossos vizinhos
vai muito bem Eu espero ainda assinar um
acordo quadro de relacionamento entre o
Mercosul e o os países andinos ainda se
for possível este ano em algumas áreas
bilaterais com o México com o Chile
agora com o peru estão avançando estão
andando alguma gestão feitos mas nós não
podemos pensar que vamos isolar do mundo
o mundo não só existe como nós somos
parte dele relacionamento com a China
nunca foi tão bom relacionamento com os
os novos mercado da Índia nunca tivemos
nada agora temos relacionamento com os
países árabes também posição do Brasil
foi sempre uma posição de busca de
relacionamento a todos os lados do mundo
e nunca nos deixamos levar para as
visões maniqueístas nem nunca deixamos
de dar a devida atenção a aqueles que
são do nosso do nosso hemisfério é
aqueles que vivem na nossa América
Latina nunca aceitei isolar Cuba nunca
aceitei isolar Cuba
e não foi preciso todos respeitaram a
posição do Brasil nunca ninguém fez
qualquer pressão sobre mim ou sobre o
governo a respeito de decisões que eu
tenha tomado em política externa ainda
quando ela não tivesse sido aquelas
sustentadas pelos países mais poderosos
ou pela maioria isso sem a roubos
verbais retóricos de crítica mas como a
noção da importância do Brasil com a
noção da nossa importância histórica e
da mesma maneira com que assim Agimos
Agimos com relação ao caso da Palestina
agiremos de acordo com o caso do Iraque
e sempre repudiamos o terrorismo e vamos
continuar repudiar eu pelo menos porque
isso não tem nada a ver com o objetivos
generosos e política tem a ver com uma
distorção do que a política e nesse caso
o Brasil foi o primeiro a pedir a
utilização do tratado intermediário de
defesa porque isso é o que nos dá a
nossa autoridade moral no mundo é que
nós não temos não não somos
nem de um lado nem de outro nós somos
seguidos dos nossos valores e dos nossos
interesses Esse interesse manifesta ou
não apenas nos grandes problemas
políticos internacionais mas no
cotidiano da Defesa a nossa economia
nunca o Brasil reclamou tanto na
Organização Mundial do Comércio como
agora e Nem Lugar nunca nunca houve
tantas questões levantadas por nós em
defesa nossa economia conta quem quer
que seja Estados Unidos Canadá União
Europeia Japão quem quer que seja e nós
não tínhamos que era competência
jurídica no passado para fazer a defesa
do nosso interesse agora começamos a
tê-los e não só o governo os empresários
também e estabelecendo sempre um canal
de comunicação com os empresários para
nós possamos efetivamente defender os
interesses que não são deles só são do
Brasil quando sejam dele só o problema
dele no Brasil para nós também
até mesmo uma política mais ativa para
permitir a exportação não entrarei em
detalhes o governo nunca se foi furtou a
fazer não diria as pressões mas as
informações necessárias para que os
nossos produtos possam ser posso
alcançar mercados de terceiros países
essa política externa não é minha é
nossa nossa que eu digo é da história do
Brasil é uma tradição do Brasil uma
política de independência de crença nos
valores humanos defesa intransigente da
democracia de cooperação com os países
de não intervenção e sobretudo de
entendermos aquilo que o Barão do Rio
Branco também entendeu que nós estamos
situados aqui na América do Sul temos
que olhar nossos vizinhos com muito
interesse o prata ou seja os países
vizinhos do Cone Sul com muito interesse
e relacionamento positivo com os Estados
Unidos que é o grande país do Hemisfério
ao norte e sem um relacionamento
positivo
não conseguiremos se não criar
dificuldades para nós positivo não quer
dizer baixar a cabeça positivo quer
dizer ter capacidade de argumentação e
mostrar onde é que está a justiça
confirmeza Quais são os nossos
interesses e isso é possível de se fazer
e nós temos feito e posso dizer ao país
e a história que o fiz com tranquilidade
fiz com amizade em certos momentos dado
meu relacionamento pessoal com um dos
presidentes americanos com correção de
parte a parte em todos os momentos com
qualquer dos presidentes não só dos
Estados Unidos mas dos vários países do
mundo
achou senhores Ministro perdoe essa
longa exposição mas é a última
oportunidade para em conjunto até 31 de
dezembro teremos muitas reuniões como
fazemos sempre que setoriais as nossas
câmaras com os nossos ministros
continuaremos a administrar com o mesmo
energia entusiasmo de sempre fizemos mas
como era a última oportunidade de
estarmos todos juntos de alguma maneira
ao prestar conta do que Nós fizemos não
fui eu e do que muitos outros fizeram eu
queria também prestar contas ao Brasil e
porquê que ao encerrar como encerrarei
no dia 31 de dezembro o meu mandato eu
posso lhe dizer com tranquilidade que
não fiz tudo que quis mas me esforcei
muito por fazer e não fui eu só nós
todos e o que foi feito errado muitas
vezes ou algumas vezes depende da
avaliação
não por má-fé terá sido às vezes por não
compreensão por incompetência por
impossibilidade mas tudo foi feito com o
melhor dos propósitos eu acho que esse
esse propósito não deriva de uma
inclinação pessoal os propósito deriva
do que aquilo que eu disse no início da
nossa conversa deriva do fato que hoje o
Brasil sabe o que quer e como o Brasil
sabe o que quer eu respeito a decisão do
povo brasileiro de novo presidente na
medida que seguir adiante com o
interesse do Brasil vai contar com o meu
apoio não partidário não político mas
toda vez que houver problema Nacional
vai contar como eu apoio na medida em
que ele expressar como Espero que eu
faça o interesse do Brasil e como ele
foi escolhido pelos brasileiros não cabe
a mim dizer se está certo ou tá errado
Cabe a mim dizer e tudo que for para o
Brasil eu sou solidário
nós acompanhamos a reunião do Ministério
do presidente Fernando Henrique Cardoso
Este foi o último encontro do primeiro
Escalão do presidente e aconteceu no
salão oval do Palácio do Planalto
Presidente fez um balanço da gestão em
discurso de despedida Fernando Henrique
Cardoso Apresentou um livro com um
resumo das ações implementadas no país
nos últimos oito anos presidente
Fernando Henrique Cardoso negou que as
suas administração foi marcada por uma
tendência neoliberal com diminuição do
papel do estado presidente disse que as
mudanças do aparelho do Estado tiveram
como objetivo torná-lo apto a conviver
com dimensões novas Como o meio ambiente
direitos humanos e reivindicações da
sociedade civil ele destacou a
estabilização da economia brasileira O
programa de privatizações e o
fortalecimento das instituições
democráticas depois da reunião o
presidente Almoça com todos os ministros
do Palácio da Alvorada o único ausente
foi o ministro do desenvolvimento
Indústria e Comércio Exterior Sérgio
Amaral que está na China em viagem de
trabalho
Estado de conservação
BomEstado de Conservação
Créditos
Acervo Memória da Eletricidade