Ronaldo Moreira da Rocha nasceu no Rio de Janeiro, no dia 21 de junho de 1930. Bacharelou-se em Direito, em 1954, pela Faculdade Nacional de Direito. Iniciou sua carreira profissional, ainda estudante, em 1952, como auxiliar do Serviço Jurídico da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf. Depois de formado, passou a advogado da companhia e, pouco depois, a assistente do diretor técnico da Chesf, exercendo essa função até 1955.
No ano seguinte, transferiu-se para a Companhia de Seguros Sul América, onde assumiu o cargo de gerente administrativo do Setor de Seguros Terrestres, Marítimos e Acidentes. Posteriormente, assumiu o cargo de superintendente da Administração dessa mesma empresa, função que exerceria até 1964. De 1965 a 1967, foi eleito diretor de Administração da Centrais Elétricas Brasileiras S.A - Eletrobras, na gestão de Octávio Marcondes Ferraz. Nessa condição, passou a integrar o Conselho de Administração da empresa e participou das negociações para a compra das subsidiárias da Amforp pelo governo brasileiro.
Assumiu a presidência da Companhia Auxiliar de Empresas Elétricas Brasileiras S.A - Caeeb em 1967. Simultaneamente, foi presidente das seguintes empresas, anteriormente subsidiárias do Grupo Amforp: Companhia Paulista de Força e Luz - CPFL, Companhia Brasileira de Energia Elétrica - CBEE, Companhia Força e Luz de Minas Gerais - CFLMG, Companhia de Energia Elétrica da Bahia - Ceeb, Companhia de Força e Luz de Nordeste do Brasil - CFLN e Companhia Central Brasileira de Força Elétrica - CCBFE. Permaneceu nesses cargos até 1970 e, em seguida, assumiu a presidência da Companhia de Pesquisa de Recursos Mineirais - CPRM, onde se tornou também presidente do respectivo Conselho de Administração, exercendo esses cargos até 1974.
A partir de então, passou a atuar na iniciativa privada. Ronaldo Moreira da Rocha integrou a delegação brasileira da Conferência Mundial de Energia, em Moscou, na União Soviética, e participou das reuniões internacionais da Comissão de Integração Elétrica Regional – Cier, realizadas na Argentina, Bolívia e Paraguai. Atuou também como diretor e vice-presidente e superintendente-geral do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos - IBEU. Foi distinguido com as condecorações na Ordem do Mérito Naval e Ordem do Mérito Militar Aeronáutico.
Companhia Auxiliar de Empresas Elétricas Brasileiras
Cargo: Presidente da Caeeb
Início: 1967
Término: 1970
Companhia Paulista de Força e Luz
Cargo: Presidente da CPFL
Início: 1967
Término: 1970
Companhia Brasileira de Energia Elétrica
Cargo: Presidente da CBEE
Início: 1967
Término: 1970
Companhia Força e Luz do Paraná
Cargo: Presidente da CFLP
Início: 1967
Término: 1970
Companhia Força e Luz de Minas Gerais
Cargo: Presidente da CFLMG
Início: 1967
Término: 1970
Companhia de Energia Elétrica da Bahia
Cargo: Presidente da CEEB
Início: 1967
Término: 1970
Companhia Força e Luz do Nordeste
Cargo: Presidente da CFLN
Início: 1967
Término: 1970
Companhia Força e Luz do Nordeste
Cargo: Presidente da CCBFE
Início: 1967
Término: 1970
Centrais Elétricas Brasileiras S.A.
Cargo: Diretor de Administração da Eletrobras
Início: 1964
Término: 1967
Curso: Direito, na Faculdade Nacional de Direito, Rio de Janeiro (DF), em 1954