Personalidades do Setor
Ronaldo Moreira da Rocha
Compartilhar
Nome
Ronaldo Moreira da Rocha
Nome para referências
ROCHA, Ronaldo Moreira da
Nascimento
21/06/1930
Local de nascimento
Rio de Janeiro - DF
Verbete

Ronaldo Moreira da Rocha nasceu no Rio de Janeiro, no dia 21 de junho de 1930. Bacharelou-se em Direito, em 1954, pela Faculdade Nacional de Direito. Iniciou sua carreira profissional, ainda estudante, em 1952, como auxiliar do Serviço Jurídico da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf. Depois de formado, passou a advogado da companhia e, pouco depois, a assistente do  diretor técnico da Chesf, exercendo essa função até 1955.

No ano seguinte, transferiu-se para a Companhia de Seguros Sul América, onde assumiu o cargo de gerente administrativo do Setor de Seguros Terrestres, Marítimos e Acidentes. Posteriormente, assumiu o cargo de superintendente da Administração dessa mesma empresa, função que exerceria até 1964. De 1965 a 1967, foi eleito diretor de Administração da Centrais Elétricas Brasileiras S.A - Eletrobras, na gestão de Octávio Marcondes Ferraz. Nessa condição, passou a integrar o Conselho de Administração da empresa e participou das negociações para a compra das subsidiárias da Amforp pelo governo brasileiro.

Assumiu a presidência da Companhia Auxiliar de Empresas Elétricas Brasileiras S.A - Caeeb em 1967. Simultaneamente, foi presidente das seguintes empresas, anteriormente subsidiárias do Grupo Amforp: Companhia Paulista de Força e Luz - CPFL, Companhia Brasileira de Energia Elétrica - CBEE, Companhia Força e Luz de Minas Gerais - CFLMG, Companhia de Energia Elétrica da Bahia - Ceeb, Companhia de Força e Luz de Nordeste do Brasil - CFLN e Companhia Central Brasileira de Força Elétrica - CCBFE. Permaneceu nesses cargos até 1970 e, em seguida, assumiu a presidência da Companhia de Pesquisa de Recursos Mineirais - CPRM, onde se tornou também presidente do respectivo Conselho de Administração, exercendo esses cargos até 1974.

A partir de então, passou a atuar na iniciativa privada. Ronaldo Moreira da Rocha integrou a delegação brasileira da Conferência Mundial de Energia, em Moscou, na União Soviética, e participou das reuniões internacionais da Comissão de Integração Elétrica Regional – Cier, realizadas na Argentina, Bolívia e Paraguai. Atuou também como diretor e vice-presidente e superintendente-geral do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos - IBEU. Foi distinguido com as condecorações na Ordem do Mérito Naval e Ordem do Mérito Militar Aeronáutico.

Trajetória profissional

Companhia Auxiliar de Empresas Elétricas Brasileiras

Cargo: Presidente da Caeeb

Início: 1967

Término: 1970

Companhia Paulista de Força e Luz

Cargo: Presidente da CPFL

Início: 1967

Término: 1970

Companhia Brasileira de Energia Elétrica

Cargo: Presidente da CBEE

Início: 1967

Término: 1970

Companhia Luz e Força do Paraná

Cargo: Presidente da CLFP

Início: 1967

Término: 1970

Companhia Força e Luz de Minas Gerais

Cargo: Presidente da CFLMG

Início: 1967

Término: 1970

Companhia de Energia Elétrica da Bahia

Cargo: Presidente da CEEB

Início: 1967

Término: 1970

Companhia Força e Luz do Nordeste

Cargo: Presidente da CFLN

Início: 1967

Término: 1970

Companhia Força e Luz do Nordeste

Cargo: Presidente da CCBFE

Início: 1967

Término: 1970

Centrais Elétricas Brasileiras S.A.

Cargo: Diretor de Administração da Eletrobras

Início: 1964

Término: 1967

Formação Acadêmica

Curso: Direito, na Faculdade Nacional de Direito, Rio de Janeiro (DF), em 1954

Identificador
17197