Projetos Editoriais

Compartilhar

A produção editorial é uma das principais expertises da Memória da Eletricidade. Desde a sua primeira publicação em 1987, "Energia e desenvolvimento no Brasil", ao longo de sua história, a Memória da Eletricidade já editou mais de cem títulos, que abordam diversos temas fundamentais para a história do setor. Livros como "Panorama do Setor de Energia Elétrica no Brasil", "Energia Elétrica e Urbanização na Cidade do Rio de Janeiro", "Dicionário Biográfico do Setor de Energia Elétrica Brasileiro", "Energia Elétrica e a Integração na América do Sul" e "O Meio Ambiente e o Setor de Energia Elétrica Brasileiro" são obras fundamentais para a preservação da memória e disseminação do conhecimento.


Graças a essa experiência de mais de três décadas lançando títulos de qualidade, a Memória da Eletricidade planeja, produz, edita e publica projetos editoriais sob demanda dentro de quatro linhas principais.

Arquivo e Memória reúne obras que tratam de questões relacionadas a representação social e preservação documental, constituição da consciência histórica e memórias individuais e coletivas. Entre os títulos Técnico-Científicos estão publicações inéditas ou traduções destinadas ao público acadêmico, profissionais do setor elétrico e aos pesquisadores em geral. No segmento de História Oral, figuram publicações desenvolvidas a partir do Programa de História Oral da Memória da Eletricidade. Esses volumes reúnem depoimentos dos profissionais que atuaram (e atuam) no setor elétrico brasileiro sobre fatos e processos considerados importantes. Por último, na linha Comemoração e Identidade, são produzidas publicações voltadas para os aniversários empresariais, idealizadas tendo em vista a importância da história e da comemoração na constituição da identidade de cada organização.

Livros editados em 2020 e próximos lançamentos

Em 2020, a Memória da Eletricidade lançou mais dois títulos da coleção "Personalidades do Setor Elétrico". A partir do programa de História Oral da nossa instituição, essa série de livros reúne depoimentos de alguns dos principais personagens da área. Cada publicação é dedicada a uma personalidade diferente. Com os dois lançamentos de 2020, "Personalidades do Setor" passa a ter seis volumes, os outros quatro dedicados a John Cotrim, Luca Lopes, Octavio Marcondes Ferraz e Mauro Thibau.

"Mario Behring – Reminiscências de um líder" traz o depoimento do engenheiro Mario Penna Bhering, um dos principais dirigentes do setor elétrico brasileiro na segunda metade do século XX. Bhering, fundador da Memória da Eletricidade e presidente da Eletrobras por dois mandatos, foi protagonista das grandes transformações do setor entre 1950 e 1990. O livro pode ser baixado aqui nos formatos E-Pub e Mobi.

"Henrique Mello – A engenharia como missão" apresenta o depoimento do engenheiro Henrique do Couto Ferreira Mello sobre sua trajetória profissional. Mello teve participação destacada em importantes projetos e empreendimentos do setor de energia elétrica. O volume reúne entrevistas que o engenheiro concedeu à Memória da Eletricidade abordando sua carreira, com passagens por Chesf, Eletronorte e Eletrobras. O livro pode ser baixado aqui nos formatos E-Pub e Mobi.

Próximos lançamentos

Para 2021, a Memória da Eletricidade tem programado o lançamento de “Almirante Álvaro Alberto, um pioneiro”. O livro vai contar a história do Programa Nuclear Brasileiro, desde os anos 1930 até hoje. A partir dos acervos da família de Álvaro Alberto e da Marinha do Brasil e de entrevistas com importantes nomes do setor elétrico, será mostrado o papel de liderança do Almirante.

Para celebrar os 60 anos da Eletrobras, em 2022, a Memória da Eletricidade está preparando um livro especial. "A evolução da história da Eletrobras" começa a ser preparado em 2021 e se propõe a contar a história da organização, registrando suas transformações de gestão e destacando seu papel no desenvolvimento do setor elétrico brasileiro. A obra terá um olhar atento ao resgate institucional, organizacional e econômico-financeiro realizado nos últimos anos.

Conteúdo infanto-juvenil

Com uma linha de livros infanto-juvenis, a Memória da Eletricidade se propõe a levar para crianças e adolescentes a história da energia elétrica, além de mostrar a importância do setor na vida cotidiana. Em 2020, para celebrar o dia das crianças, o canal da Memória da Eletricidade no Youtube pôs no ar o vídeos "A história da eletricidade". A partir do conteúdo do livro "Luz e Força movimentando a História" (Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil-Juvenil de Melhor Projeto Editorial em 2003), a atriz Adriana Nunes e o músico Marcello Linhos contam, de forma lúdica e divertida, a história da energia da pré-história aos dias de hoje.