Projetos Editoriais

Compartilhar

A produção editorial é uma das principais expertises da Memória da Eletricidade. Desde a sua primeira publicação em 1987, "Energia e desenvolvimento no Brasil", ao longo de sua história, a Memória da Eletricidade já editou mais de cem títulos, que abordam diversos temas fundamentais para a história do setor. Livros como "Panorama do Setor de Energia Elétrica no Brasil", "Energia Elétrica e Urbanização na Cidade do Rio de Janeiro", "Dicionário Biográfico do Setor de Energia Elétrica Brasileiro", "Energia Elétrica e a Integração na América do Sul" e "O Meio Ambiente e o Setor de Energia Elétrica Brasileiro" são obras fundamentais para a preservação da memória e disseminação do conhecimento.


Graças a essa experiência de mais de três décadas lançando títulos de qualidade, a Memória da Eletricidade planeja, produz, edita e publica projetos editoriais sob demanda dentro de quatro linhas principais.

Arquivo e Memória reúne obras que tratam de questões relacionadas a representação social e preservação documental, constituição da consciência histórica e memórias individuais e coletivas. Entre os títulos Técnico-Científicos estão publicações inéditas ou traduções destinadas ao público acadêmico, profissionais do setor elétrico e aos pesquisadores em geral. No segmento de História Oral, figuram publicações desenvolvidas a partir do Programa de História Oral da Memória da Eletricidade. Esses volumes reúnem depoimentos dos profissionais que atuaram (e atuam) no setor elétrico brasileiro sobre fatos e processos considerados importantes. Por último, na linha Comemoração e Identidade, são produzidas publicações voltadas para os aniversários empresariais, idealizadas tendo em vista a importância da história e da comemoração na constituição da identidade de cada organização.