Como assistir teatro no mundo da pandemia

Substituindo a relação convivial, direta, do público, com o palco?

QUI 03/09/2020 às 16h
Marco Antonio Pamio
João Marcos Coelho
Karen Coelho
Compartilhar

O teatro usa as novas tecnologias para ampliar seu público

“Perdemos o cordão umbilical com o público, elemento essencial da obra teatral, que só se realiza plenamente na interpretação ao vivo, em contato convivial entre palco e plateia, entre nós atores e o público, compartilhando a peça que de outra maneira permaneceria letra morta impressa”, disse o ator e diretor de teatro Marco Antonio Pamio, em live da série "Arte & Cultura em busca de uma reinvenção permanente".

Mas, por outro lado, complementou a atriz Karen Coelho, “as novas tecnologias nos permitem, mesmo que perdendo este vínculo essencial com o público presencial, multiplicá-lo por meio das performances transmitidas ao vivo em streaming nas redes sociais”.

Desse modo, neste jogo de perde-e-ganha, o teatro sairá com certeza renovado, reinventado, segundo Karen e Pâmio. “Em vez de 150 pessoas presenciais, temos a possibilidade de atingir públicos no planeta inteiro”, diz entusiasmada a atriz carioca. “Não só no Brasil, mas no mundo inteiro”.

Em todo caso, ambos são realistas ao considerarem que o ideal mesmo é o retorno aos espetáculos presenciais no período pós-pandemia. Entrementes, como se dizia nas estórias em quadrinhos, atores e diretores de teatro adquiriram o hábito de, ao final das transmissões em streaming, abrirem sessão de debates com o público. “Isso me gratifica muito”, completa Karen.

A série #CulturaeMemória

Durante a vigência das medidas de isolamento social, as artes e a cultura assumiram um espaço significativo nas nossas vidas - as tecnologias digitais e de rede quebraram o último portal que separava os espectadores, leitores e alunos das manifestações artísticas. 

Mas, nesse processo, quais mudanças de paradigmas na nossa relação com as artes foram operadas? E, indo além, como acontecerão os concertos, peças de teatro, e exibições de filmes ao final do isolamento social? 

Para pensar sobre esses temas, a série Arte & cultura em busca de uma reinvenção permanente, com a curadoria de João Marcos Coelho, trouxe especialistas nos temas para refletirmos juntos, em 10 episódios, sobre esses caminhos e possibilidades.