Estão abertas as inscrições para o Preserva.Me 2021

Postado em 27/09/2021
Compartilhar

A 7ª edição, do Preserva.Me, Encontro Internacional de Preservação e Memória, evento promovido pela Memória da Eletricidade, acontece entre os dias 25 e 29 de outubro. O Preserva.ME 2021 tem por tema "Arquivos Pessoais e Histórias de Vida" e será 100% on-line, com dois painéis diários, às 10h e às 16h, transmitidos pelo canal da Memória da Eletricidde no Youtube. O evento é gratuito e a inscrição pode ser feita aqui.

Sobre o Preserva.Me

Anualmente, a Memória da Eletricidade promove o Preserva.Me, a fim de discutir e divulgar os assuntos relacionados à preservação da memória e da história no âmbito nacional e internacional. As edições são sempre temáticas, servindo como um fio condutor, para trazer especialistas, profissionais e instituições ligadas ao assunto. 

O Preserva.ME, para além de divulgar a informação, tem também como iniciativa, trazer os estudos de diversos profissionais dos campos da memória, história, arquivo, comunicação, ciência da informação, museologia, biblioteconomia, dentre outras especialidades que contribuem na construção do conhecimento, promovendo a atualização do que vem sendo feito pelos especialistas. Bruna Martoni, pesquisadora da Memória de Eletricidade e uma das curadoras do Preserva.Me, destaca a importância do tema desta sétima edição, "Arquivos Pessoais e Histórias de Vida".

– Ambos os assuntos são importantes para o desenvolvimento das pesquisas em acervos e para a construção da memória – ressalta a pesquisadora. – Compreender a importância dos arquivos pessoais e das histórias de vida a partir dos arquivos e do registro da oralidade pode auxiliar no desenvolvimento de pesquisas, como fontes e metodologias dentro do campo das ciências humanas.

Unir especialistas e instituições que dedicam suas agendas à preservação, conservação e difusão do patrimônio documental, é o que torna o Preserva.Me único. Ouvir, discutir e trocar experiências é um privilégio não apenas para todos da Memória da Eletricidade, mas também para os profissionais que constroem o evento conosco, junto ao público. Ideias, reflexões e novas direções são alguns dos resultados que o Preserva.Me promove em todos que mergulham nessa experiência comum: a de pesquisar, preservar, conservar, difundir os acervos que se constituem enquanto patrimônio, dialogando e estreitando os laços com nossos colegas de pesquisa e profissão.

Confira a programação completa:

25/10
9h30m – Abertura
Augusto Rodrigues – Presidente da Memória da Eletricidade

10h – Arquivos Pessoais e Histórias de Vida
Verena Alberti



É formada em história pela UFF; mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da UFRJ; doutora em teoria da literatura pela Universidade de Siegen, Alemanha, e pós-doutora em ensino de história pela Universidade de East Anglia (Norwich, Reino Unido) e pela Universidade de Londres. É professora da Faculdade de Educação da UERJ na área de ensino de história e é professora de história na Escola Alemã Corcovado, no Rio de Janeiro.

Luciana Heymann



É pesquisadora do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e professora do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, da Fiocruz, e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos, da Unirio. É editora associada da revista "História, Ciências, Saúde – Manguinhos", colaborando com a seção "Fontes". Graduada e licenciada em História (UFRJ), mestre em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ) e doutora em Sociologia (Iuperj), desenvolve pesquisas nos campos da história e da sociologia da memória, com especial atenção para os temas: arquivos pessoais, políticas públicas de memória e de patrimônio. É autora de "O lugar do arquivo: a construção do legado de Darcy Ribeiro" (2012) e co-organizadora de "Arquivos pessoais: reflexões multidisciplinares e experiências de pesquisa" (2013) e "Pensar os arquivos: uma antologia" (2018). Foi vice-presidente da Associação Brasileira de História Oral e editora da revista História Oral de 2016 a 2018. 

Mediação: Amanda Carvalho – Gerente de Acervo e Pesquisa na Memória da Eletricidade

16h – Arquivos pessoais: experiências e perspectivas

Lucia Maria Velloso de Oliveira



Professora do Departamento de Ciência da Informação da UFF e do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Ana Maria Camargo