Quarto número da revista 'Comunicação & Memória' aborda o tema 'Sonoridades'

Postado em 04/01/2022
Compartilhar

O professor, escritor, historiador e babalaô carioca Luiz Antônio Simas. Crédito da foto: Cicero Rodrigues

A Memória da Eletricidade está lançando o quarto número da revista "Comunicação & Memória". Tendo por tema "Sonoridades", esta nova edição tem como proposta provocar um variado debate sobre como as sonoridades se fazem presentes em nossas vidas. A publicação, que é exclusivamente digital e pode ser acessada gratuitamente aqui, traz uma novidade: arquivos de áudios em alguns dos artigos. É possível, por exemplo, escutar a íntegra da conversa com o professor, escritor, historiador e babalaô carioca Luiz Antônio Simas. Durante a entrevista, Simas canta pontos de macumba que servem para melhor explicar suas história. Também é possível ouvir trechos da entrevista realizada com Bia Paes Leme, coordenadora do acervo sonoro do Instituto Moreira Salles (IMS), em que a cantora, instrumentista e arranjadora fala sobre a origem do samba e os desafios da gestão de patrimônios imateriais.

Augusto Rodrigues, presidente da Memória da Eletricidade e editor-chefe de "Comunicação & Memória", resume este número 4 como uma edição para ouvir.

– A revista "Comunicação & Memória", editada pelo Centro da Memória da Eletricidade, encerra seu primeiro ano provocando um variado debate sobre como as sonoridades se fazem presentes em nossas vidas, em nossas relações com o mundo, em nossa história e, consequentemente, nos meandros da memória e do trabalho arquivístico – explica.

Samba, jazz, vinil, streaming, crise hídrica e Clint Eastwood

A revista traz ainda um artigo assinado pelo professor Leonardo DeMarchi e pelo jornalista Marlon Câmara a respeito da evolução do consumo da música, de antes do vinil até a era do streaming; um texto do professor Adalberto Paranhos sobre as influências do jazz na música brasileira; e um artigo que discute a paisagem sonora das cidades, de autoria da professora Graziella Mello Vianna.

Dentro da seção, "Olhares" Danielle Brasiliense analisa o mais recente filme de Clint Eastwood, “Cry Macho”, o historiador Rafael Cardoso discorre sobre o recente ataque a um monumento em homenagem ao Descobrimento do Brasil, no Rio de Janeiro. Na seção "No setor elétrico", Luiz Claudio Ciocchi, diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), aborda o enfrentamento da crise hídrica.  

Todas as edições de "Comunicação & Memória" podem ser baixadas em PDF.

Sobre a revista Comunicação & Memória

A revista Comunicação & Memória é uma iniciativa do Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, criada com o objetivo de amplificar e ampliar a discussão pública contemporânea em torno dos desafios e perspectivas relacionados a essas áreas. A cada edição trimestral, convidamos pesquisadores e profissionais para apresentar artigos sobre suas experiências e reflexões, entrevistamos personalidades relevantes para o debate da memória e da comunicação, indicamos referências bibliográficas e culturais. A ideia é tornar este ambiente uma permanente fonte de inspiração para fomentar novos diálogos acadêmicos e disseminar, entre públicos mais amplos, o interesse e a motivação de interagir com espaços, projetos e atividades vinculados à história, à memória e à comunicação.