CPFL chega aos 108 anos de olho nos próximos cem

Postado em 16/11/2020
Compartilhar

Em 1912, a CPFL Energia surgia levando eletricidade para o desenvolvimento de cidades do interior de São Paulo. Hoje, com cerca de 10 milhões de clientes, a empresa opera nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul em atividades de distribuição, geração, comercialização de energia elétrica e serviços, além de se firmar na liderança nacional no setor de matriz renovável.

A CPFL chega aos 108 anos de olho no futuro. Além do investimento em fontes hidrelétricas, solar, eólica ou biomassa, vem atuando no desenvolvimento de redes inteligentes e de mobilidade urbana elétrica e na criação de programas de conservação e conscientização sobre o uso eficiente da energia elétrica. Ao mesmo tempo, a empresa se também preocupa em contribuir para o futuro com as ações do Instituto CPFL, braço de responsabilidade social do grupo.

Preparada para os próximos cem anos

Gustavo Estrella, presidente do Grupo CPFL, destaca o constante crescimento e a resiliência da instituição.

– Completar 108 anos de história sendo um dos maiores grupos do setor elétrico brasileiro nos enche de orgulho. Desde o nascimento da companhia, com a fusão de quatro pequenas empresas de energia do interior paulista, nossa trajetória foi marcada por um crescimento constante e por uma resiliência sólida frente às transformações que nossa sociedade enfrentou no último século – diz Estrella. – Hoje, mesmo com mais de cem anos, a CPFL se mantém jovem ao diversificar seu portfólio de serviços e ao levar energia a partir de fontes renováveis para garantir o desenvolvimento sustentável do nosso país e o bem-estar dos nossos clientes. Estamos preparados para os próximos cem anos

Em 2020, ano em que a pandemia de Covid-19 deixou evidente a importância do fortalecimento das políticas de saúde pública, o Instituto vem dando atenção especial à iniciativa CPFL nos Hospitais, apoiando projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos. No eixo da humanização, apresentações de música e teatro e contadores de história contribuem para trazer leveza ao ambiente hospitalar. Do ponto de vista da infraestrutura, procura causar impacto reparando ou ampliando instalações, comprando equipamento e, ainda, apoiando pesquisa clínicas sobre câncer. 

Com o intuito de contribuir para redução das desigualdades, o programa CPFL Jovem Geração dá suporte a programas que investem na cultura e no esporte para promover a integração à sociedade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Já o #Circuito CPFL oferece atividades itinerantes como sessões de cinema ao ar livre e circuitos de corrida e caminhada. 

A preocupação com a distribuição de conhecimento levou à criação do Café Filosófico. A atração, exibida desde 2003 na TV Cultura e transmitida nas redes sociais, reúne importantes intelectuais brasileiros para refletir sobre temas da atualidade sob o ponto de vista da Filosofia. 

A atualidade e os desafios do presente também pautam a iniciativa CPFL Intercâmbio Brasil-China. Anualmente, durante o mês de setembro, o Instituto apresenta aspectos culturais, científicos e econômicos de um dos maiores parceiros comerciais brasileiros. Em 2020, em função do protocolo de segurança estabelecido pelas autoridades sanitárias para conter a expansão do coronavírus, o evento aconteceu de forma virtual, com a divulgação de playlists de música e de vídeos, concertos ao vivo e edições especiais do Café Filosófico.

Confira aqui um breve histórico da CPFL.