'Luz sobre as mulheres' debate atuação feminina no setor elétrico

Postado em 10/11/2020
Compartilhar

A terceira temporada da série #PaposDeEnergia recebeu convidadas especiais para debater a atuação feminina no setor. O primeiro episódio foi ao ar nesta terça-feira, 10 de novembro, no canal da Memória da Eletricidade no Youtube e reuniu a engenheira especialista da Cemig e coordenadora do Comitê de Estudos D1 do Cigre, Adriana de Castro, e a chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios do Ministério de Minas e Energia, Agnes M. da Costa. Com mediação da jornalista da Memória da Eletricidade, Rayssa Dias, as duas executivas do setor de energia debateram o tema "Liderança e especialização técnica". 

Em entrevista para o site da Memória da Eletricidade, Agnes da Costa enxerga mudanças importantes no setor, quando compara a época em que ingressou no mercado de trabalho com os dias de hoje: 

– Vemos mais mulheres em cargos de liderança. E isso é importante, porque quando a pessoa não vê um exemplo, não sabe que é capaz. Quando vê chefes mulheres, vê também que é possível – constata. – Quando comecei, aos 25, 26 anos de idade, havia bem menos pessoas mais novas e bem menos mulheres.

Agnes, que é economista, também vê outra mudança importante no setor de energia:

– O setor de energia era predominantemente de engenheiros. Acho que isso mudou também. Advogados, jornalistas, economistas já reconhecem o setor como uma oportunidade de carreira. O setor ficou mais diverso. Isso se deu muito por causa das energias renováveis, que já nasceu com uma cara mais diversa, mais humanizada.

Agnes não vê nenhuma dificuldade especial por ser mulher em cargo de liderança. 

– Não vejo diferença e nem dificuldades. Leio muito sobre liderança e aprendi que depende bem mais das nossas habilidades, capacidades, dedicação. Um profissional pode ser um grande líder sem ter um cargo de chefia. Não vejo restrição a qualquer pessoa, seja homem ou mulher. Mesmo em termos de estilo, masculino ao feminismo são complementares – analisa. – Havia uma maior timidez por parte das mulheres para dizer que queriam alguma coisa, porque as mulheres não se enxergavam nessas posições. Agora se enxergam. Talvez a dificuldade maior seja o imaginário da sociedade para as carreiras de exatas, mais identificadas com o masculino. É preciso levar essas meninas para essas carreiras.  

A série #PaposDeEnergia é uma iniciativa da Memória da Eletricidade, com foco no treinamento, desenvolvimento e atualização dos profissionais do setor de energia. A temporada "Luz sobre as mulheres" segue com novo episódio no dia 24 de novembro, com a participação de Isabela Vieira, engenheira eletricista e assessora da diretoria da Aneel e Patrícia Teixeira Leite Asano, engenheira eletricista e membro do Comitê de Estudos C5 – Mercados de Eletricidade e Regulação. Para participar basta efetuar a inscrição gratuita clicando aqui.