'Museologias' é o tema da sexta edição da revista Comunicação & Memória

Postado em 05/07/2022
Compartilhar

A Memória da Eletricidade lança hoje o sexto número da revista digital "Comunicação & Memória". Com o tema "Museologias", a edição tem, entre os destaques, artigos do poeta e museólogo Mario Chagas ("As dimensões poética e política dos museus"), da socióloga, cineasta e curadora do Museu da Língua Portuguesa Isa Grinspum Ferraz ("Um museu que renasce"), da historiadora Silvana Goulart ("Crescendo e aprendendo") e da curadora da Divisão de Manuscritos da Fundação Biblioteca Nacional, Ana Lúcia Merege ("Assinado: Machado". Na seção de entrevistas, depoimentos da cientista política e pesquisadora Isabel Lustosa e do artista e museólogo Fábio Magalhães. Na parte dedicada ao setor elétrico, uma entrevista com o presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp.

No texto do editorial, o presidente da Memória da Eletricidade, Augusto Rodrigues, destaca duas efemérides que nortearam a edição: os 60 anos da Eletrobras e os 50 anos da Mesa Redonda de Santiago, evento realizado em 1972 na capital do Chile e que "provocou uma revolução, nas maneiras de pensar e gerir a memória e a cultura, lançando as bases para o que hoje conhecemos como museologia social, com seus projetos de 'museus vivos' e museus comunitários".

A revista Comunicação & Memória é uma iniciativa do Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, criada com o objetivo de amplificar e ampliar a discussão pública contemporânea em torno dos desafios e perspectivas relacionados a essas áreas. A cada edição trimestral, convidamos pesquisadores e profissionais para apresentar artigos sobre suas experiências e reflexões, entrevistamos personalidades relevantes para o debate da memória e da comunicação, indicamos referências bibliográficas e culturais.

A ideia é tornar este ambiente uma permanente fonte de inspiração para fomentar novos diálogos acadêmicos e disseminar, entre públicos mais amplos, o interesse e a motivação de interagir com espaços, projetos e atividades vinculados à história, à memória e à comunicação.

Clique aqui para baixas edições anteriores de "Comunicação & Memória".