Reportagem especial sobre modernização do setor é destaque no Panorama da Energia

Postado em 03/02/2022
Compartilhar

Um dos destaques da nova edição do Panorama de Energia é a reportagem especial da jornalista Sueli Montenegro para o portal CanalEnergia. "Modernização continuará sendo o grande tema do setor em 2022" apresenta as expectativas dos agentes do setor elétrico para o ano de 2022. Ao longo da matéria, são discutidas as perspectivas para a agenda político-regulatória do setor elétrico brasileiro. A repórter ouviu atores importantes do setor, que falam da expectativa pelo avanço da pauta de modernização do setor elétrico com a aprovação das PLs 414 e 1917, previstas para 2023.

A preparação da renegociação do acordo de Itaipu, o gerenciamento da questão hídrica e a questão tarifária, a regulação das usinas híbridas, a segurança do mercado, o aprimoramento dos modelos computacionais e a revisão da resolução 483 são outros temas importantes abordados na reportagem. Sueli Montenegro entrevistou Mário Menel (FASE), Leandro Gabiate (Dominium consultoria), Édio Lopes (deputado federal), Reginaldo Medeiros (Abraceel), Wagner Ferreira (Abradee), Paulo Pedrosa (Abrace), Élbia Gannoum (ABEEólica), Flávio Neiva (Abrage), Zilmar Souza (Única), Charles Lenzi (Abragel) e Mário Miranda (Abrate). Além desta matéria, foram divulgadas no Panorama outras duas reportagens desta série especial, uma sobre os desafios do mercado livre e outra sobre o ambiente de negócios.

Sobre o Panorama da Eletricidade

Criado pela Memória da Eletricidade, o Panorama da Energia é um hub de conteúdo selecionado, que reúne artigos e publicações de mais de 140 fontes nacionais e internacionais. É o maior repositório aberto de informações do setor energético em operação no país. Atualizado periodicamente, o Panorama conta com um conselho editorial, responsável pela curadoria de conteúdo. Liderada por Ricardo Buratini, professor, pesquisador e Doutor em Economia, essa equipe pesquisa, identifica e seleciona os melhores artigos a serem reunidos no Panorama.

Pensado para ajudar a apontar cenários, caminhos e tendências, o conteúdo é organizado em quatro categorias:

Essas categorias são subdivididas em 24 subcategorias, tais como eficiência energética, geração distribuída, impactos da covid-19 e mobilidade elétrica. Essa organização facilita a pesquisa dos usuários, que também podem submeter seus próprios artigos para publicação no site. Os artigos enviados são avaliados pelo conselho editorial, que recomenda ou não a publicação.

Nesta última edição, você pode conferir 31 novos textos, sendo nove trabalhos na categoria Agências, seis artigos em Consultorias, e dez outros na seção Artigos Autoriais, além de publicações de jornais e revistas científicas de grande relevância reunidos em Artigos Acadêmicos.