Estudo sobre a agenda do clima no Congresso Nacional é destaque do Panorama de Energia

Postado em 27/01/2022
Compartilhar

A nova edição do Panorama de Energia tem como um dos destaques o estudo "A Agenda do Clima no Congresso Nacional". Parceria entre Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), iCS (Instituto Clima e Sociedade) e FGV (Fundação Getúlio Vargas), a pesquisa tem por objetivo evidenciar como o Congresso Nacional enxerga as pautas ambiental e climática, mostrando a percepção dos próprios deputados federais e senadores sobre temas ligados àqueles temas. Os parlamentares se preocupam com o cenário ambiental e climático mundial e nacional? Existe uma relação entre sua posição no espectro político-ideológico e a preocupação com questões ambientais e climáticas? Eles compreendem a necessidade de equilíbrio entre a agenda climática e o crescimento econômico? A pesquisa busca responder a estas e outras perguntas.

Sobre o Panorama da Eletricidade

Criado pela Memória da Eletricidade, o Panorama da Energia é um hub de conteúdo selecionado, que reúne artigos e publicações de mais de 140 fontes nacionais e internacionais. É o maior repositório aberto de informações do setor energético em operação no país. Atualizado periodicamente, o Panorama conta com um conselho editorial, responsável pela curadoria de conteúdo. Liderada por Ricardo Buratini, professor, pesquisador e Doutor em Economia, essa equipe pesquisa, identifica e seleciona os melhores artigos a serem reunidos no Panorama.

Pensado para ajudar a apontar cenários, caminhos e tendências, o conteúdo é organizado em quatro categorias:

Essas categorias são subdivididas em 24 subcategorias, tais como eficiência energética, geração distribuída, impactos da covid-19 e mobilidade elétrica. Essa organização facilita a pesquisa dos usuários, que também podem submeter seus próprios artigos para publicação no site. Os artigos enviados são avaliados pelo conselho editorial, que recomenda ou não a publicação.

Nesta última edição, você pode conferir 31 novos textos, sendo nove trabalhos na categoria Agências, seis artigos em Consultorias, e dez outros na seção Artigos Autoriais, além de publicações de jornais e revistas científicas de grande relevância reunidos em Artigos Acadêmicos.