Processo de indexação

Análise conceitual e indexação em acervos bibliográficos

Compartilhar

Como se dá a recuperação de documentos bibliográficos no catálogo da biblioteca? Será que é só digitar a palavra que está na nossa cabeça no campo de busca e imediatamente a base retorna o livro que solucionará todos os seus problemas? Será que é só digitar o assunto que a base retornará os materiais necessários ao desenvolvimento da pesquisa? Como encontrar um livro no catálogo da biblioteca? Como encontrar um livro que está na estante com mais alguns milhares?

Bem, para isto são várias as técnicas de tratamento e organização da informação utilizadas pelos bibliotecários. Dentre elas, a indexação. Mas o que é indexação e como ela pode ajudar na recuperação da informação?

Indexação faz parte de um conjunto de técnicas e procedimentos que estão contidos dentro do que chamamos na Biblioteconomia de tratamento temático da informação. Segundo a ABNT 12676, é o ato de identificar e descrever o conteúdo de um documento com termos representativos dos seus assuntos e que constituem uma linguagem de indexação. Leiva e Fugita (2012, p. 24, p. 71) destacam que a indexação se justifica na necessidade de recuperação da informação e que tem como objetivo geral armazenar informação para atender as necessidades informacionais (posterior recuperação).

Como objetivos da indexação, podemos destacar os seguintes pontos: orientar o usuário sobre o conteúdo intelectual e a localização dos documentos; ser o elo de ligação entre usuário e a informação, e auxiliar a recuperação entre usuário e a informação. (CAFÉ, 2010, p. 37)

A atribuição de termos no processo de indexação deve levar em consideração, além do conteúdo que de fato o material possui, o contexto em que a unidade de informação que o tem sob custódia está inserida. Isso porque, o mesmo documento poderá ser indexado de diferentes formas, pois o indexador deverá considerar os interesses de sua comunidade de usuários (LANCASTER, 2004, p. 9). Isso fica mais claro, quando observado o exemplo à seguir:

O livro “A vida cotidiana no Brasil nacional” é uma publicação juvenil que trata das interferências da energia elétrica na vida doméstica durante a século XX, dadas as criações de eletrodomésticos que revolucionaram o vida das mulheres e as rotinas dentro dos lares no Brasil. Em uma biblioteca ligada ao setor de energia, como é o caso da Biblioteca Léo Amaral Penna, poderia ser indexado com os seguintes termos:

  • Energia elétrica - usos e costumes - Séc. XX
  • Aparelhos elétricos - Séc. XX


No caso de uma biblioteca escolar, poderiam utilizar: 

  • História do Brasil - Séc. XX
  • Literatura infanto-juvenil


A análise conceitual, ou seja, a decisão sobre qual é o assunto do documento e sua forma de indexação deve considerar quais os aspectos são mais relevantes para os usuários deste acervo. Feito isso, deve ser estabelecido um vocabulário controlado, criando remissivas com termos autorizados e termos não autorizados, o que vai auxiliar sobremaneira a busca do pesquisador no acervo.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 12676: métodos para análise de documentos: determinação de seus assuntos e termos para indexação. Rio de Janeiro: ABNT, 1992.

 CAFÉ, Lígia Maria Arruda. Organização da documentação e da informação: classificação e indexação. Florianópolis: CIN/CED/UFSC, 2010.

 LANCASTER, F. Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática.  2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

 LEIVA, Isidoro Gil; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes (ed.). Política de indexação. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2012.