Cinco curiosidades sobre a biblioteca do Acervo da Memória da Eletricidade

Apesar da pandemia, em 2021 houve um grande crescimento de solicitações e consultas à instituição

Compartilhar

Listamos aqui cinco curiosidades sobre a biblioteca do Acervo da Memória da Eletricidade:

1 –Nossa biblioteca tem nome e sobrenome: Léo Amaral Penna. É uma homenagem ao engenheiro carioca, falecido em 2009, que fez primeira doação relevante – em termos de volume de material – para a Memória da Eletricidade. Seu fundo reúne itens de natureza arquivística, bibliográfica e museológica.

2–O livro de maior circulação da Biblioteca Léo Amaral Penna (Blap) é o “Panorama do Setor de Energia Elétrica do Brasil” uma publicação editada pela própria Memória da Eletricidade.

3 –A publicação mais antiga registrada em nosso acervo é “Os annaes de Cornelio Tácito”, cuja ano de publicação foi 1830.

4 – O maior livro da biblioteca é a primeira edição do "Atlas e Relatório do Rio São Francisco" (1860). A publicação, cuja importância você pode conferir aqui, mede 61cm de altura.

5 – Por causa da pandemia, 2021 foi um ano atípico, em que não pudemos receber visitas presenciais à Biblioteca Léo Amaral Penna. Ainda assim, tivemos a maior quantidade de consultas e atendimentos dos últimos anos, todas virtuais.