Instrumentos de pesquisa

Explorando nossos acervos: a importância na elaboração de instrumentos de pesquisa

Compartilhar

Instrumentos de pesquisa são ferramentas utilizadas para descrever um arquivo, ou parte dele, orientando a consulta ao acervo. Entre guias, inventários, catálogos e índices, o objetivo comum consiste em apresentar ao público informações sobre o processo de guarda, tratamento e acesso aos documentos.

Por perceber a importância do acesso às informações preservadas nos arquivos, a Memória da Eletricidade publicou, em 1989, seu primeiro Guia de Fundos Documentais. Essa iniciativa surgiu em paralelo à criação da instituição, com o objetivo de apresentar um levantamento dos acervos documentais de todas as empresas do setor, abordando tanto a sua composição como a sua situação técnica.

Com o avanço no processo de aquisição de acervos, oriundos tanto de personalidades como de empresas do setor de energia elétrica, a Memória da Eletricidade lançou, em 2016, seu primeiro Guia de Coleções Pessoais, instrumento de pesquisa que levou ao público pela primeira vez informações sobre uma parcela do acervo arquivístico custodiado pela entidade.

Três anos depois, lançamos uma versão mais atualizada, em formato digital, possibilitando que nossos pesquisadores tivessem amplo acesso ao nosso conjunto de arquivos pessoais. Acreditamos que trabalhos como esses são fundamentais e facilitam o acesso às fontes documentais. A Memória da Eletricidade entende como uma responsabilidade social garantir o acesso às informações contidas em seus acervos, de maneira que haja adequada e satisfatória transferência de informação ao pesquisador.