Higienização de Acervos

O processo de higienização dos acervos da Memória da Eletricidade

Compartilhar

A higienização dos acervos de uma instituição é uma das principais etapas do processo de preservação, conservação e salvaguarda dos registros documentais. Este procedimento contribui para o prolongamento da vida útil do item documental.

A Memória da Eletricidade adota no tratamento de seu acervo medidas de preservação preventiva e conservação, de acordo com os suportes, e com a atuação de uma equipe técnica especializada na manutenção e tratamento do documento.

A fase da higienização é um dos primeiros processos na organização de acervos. Essa etapa consiste na retirada de agentes agressores, tais como vestígios de pragas, grampos, clipes ou qualquer outro material metálico que esteja em contato com o documento e que possa deteriorá-lo. Esse processo é feito por meio de materiais adequados, e deve ser executado de acordo com normas técnicas específicas de segurança.

O reconhecimento dos suportes e de suas possíveis deteriorações auxilia no desenvolvimento de diretrizes que norteiam ações pertinentes quanto à conservação, assim como a adoção de medidas ideais de prevenção contra futuros danos.