O uso de materiais na salvaguarda dos acervos iconográficos da Memória da Eletricidade

Os acervos de documentos iconográficos devem possuir, prioritariamente, um bom acondicionamento para maior durabilidade

Compartilhar

A preservação dos documentos iconográficos é um dos elementos essenciais na gestão de uma instituição custodiadora de acervos. Dentro desse gênero documental, seja ele fotografia, gravuras, desenhos, todos possuem a característica de se configurarem como imagens fixas e impressas, também chamadas bidimensionais.

Para os profissionais que atuam na salvaguarda dos documentos iconográficos, os acervos devem possuir, prioritariamente, um bom acondicionamento para maior durabilidade do material, procurando mitigar os riscos de deterioração do suporte. O diagnóstico na conservação é o primeiro passo para se constituir uma visão geral do acervo. Neste momento, são classificados os materiais por meio da sua estrutura física, e o suporte utilizados, identificando os processos fotográficos antigos e/ou contemporâneos. Pensando nisso, a Memória da Eletricidade utiliza alguns materiais de referência na preservação de seu acervo iconográfico. A partir de um estudo e de uma equipe especializada, alguns itens para o armazenamento são imprescindíveis no desenvolvimento do trabalho dos profissionais responsáveis. Cada fotografia deve ter uma proteção individual, garantindo que o material de proteção da imagem deve ser de papel alcalino, neutro ou em plástico de alta qualidade.

Apresentam-se a seguir os invólucros utilizados pela equipe de acervo:

Caixa box: As caixas box utilizadas no processo de guarda e acondicionamento dos documentos iconográficos têm formato chamado “estojo”. O material desenvolvido pelo especialista em acervos iconográficos, Sérgio Burgi, é elaborado pensando no uso de materiais especiais que visam o acondicionamento, preservação e conservação de acervos fotográficos e documentais.

Photobag: A photobag é um material utilizado enquanto um invólucro com contato direto com o suporte. As fotografias são acondicionadas nesse envelope fabricado em polipropileno, também conhecido como “saco de polipropileno”, que possui como características ser livre de ácido e PVC, transparente e com relevante grau de conservação. O acondicionamento das fotografias nas photobags permite o manuseio da imagem evitando contato com sujidades externas e outros fatores de degradação do suporte. As photobags possuem variedade de formatos ideais para o uso nos acervos iconográficos que possuem diferentes dimensões. A Memória da Eletricidade possui os seguintes tamanhos de photobags, adequados ao seu acervo:

10cm x 15cm
13cm x 18cm
22cm x 30cm
35cm x40cm
40cm x 50cm

Papel Glassine: Um item utilizado na técnica de preservação é o papel Glassine Acid Free de 40 gramas. O Glassine é um papel alcalino, liso e brilhante, resistente ao ar, à água e a sujidades. Essa equipagem é indicada para embrulhar itens iconográficos, sejam desenhos empilhados, gravuras, mapas, pinturas, fotografias entre outros. Como sua superfície é lisa, o material não é abrasivo, ideal para desenhos delicados renderizados em meios fáceis de borrar, como carvão vegetal ou giz pastel. A transparência do papel é obtida sem utilização de sais, aditivos ou tratamentos químicos de superfície, trazendo um tato suave, evitando alterações no suporte.

O material também se configura como uma alternativa ambientalmente correta e sustentável. A equipe do acervo define o corte do papel de acordo com o tamanho do documento. O Glassine Acid Free é uma aquisição essencial na conservação retardando o processo de degradação do documento.

Envelope conservação: Para guardar e organizar as iconografias, os envelopes de papel alcalino se mostram como uma opção adequada no processo de preservação. As características desse envelope, confeccionado em papel com reserva alcalina, são ideais para conservação, com reserva de carbonato de cálcio, que o torna mais estável, livre de ácido e impurezas, pH de 7,5 a 8,5 e resistente a fungos, bactérias e intempéries, além de mais durável e sem ocorrência de reversão de alvura e degradação do papel.

Dentre os diferentes tipos de acervos iconográficos com tamanhos diversos, a instituição utiliza envelopes com as dimensões:

39cm x 29cm
30cm x 24cm

Para conhecer o produto das nossas ações de preservação iconográfica, acesse o nosso acervo iconográfico.