Uma cronologia ilustrada

Memória de Sete Quedas

Postado em 18/03/20 as 09h42
Editado em 13/10/20 as 12h46
Compartilhar

O acervo bibliográfico da Memória da Eletricidade tem importante relevância pelo cunho técnico e histórico de seus livros e periódicos. Grande parte de seus títulos são relacionados ao tema da energia, e da história política e social do Brasil no século XX. Nesse contexto, destacamos um item documental especial: o livro Memórias de Sete Quedas. Essa publicação em grande formato apresenta dados históricos de uma das maiores cachoeiras do mundo até momento de sua submersão, ocasionada pela construção da usina de Itaipu.

Ao longo de suas páginas, o livro ilustra por meio de fotografias, mapas e gráficos, a grandiosidade do Salto Sete Quedas, localizado no rio Paraná. Um impressionante registro de uma das maiores belezas naturais do país, constituída por 19 saltos, que se dividiam em sete grupos, com profundidades que chegavam à marca dos 160 metros.

Para além da função informativa, a publicação possui grande relevância artística, tanto em sua capa quanto nas ilustrações que a compõem. O livro foi produzido por Elio J. Brunetto, em 1983, e conta ainda com uma cronologia que vai do século XVI ao XX, da descoberta das cachoeiras ao início do seu desaparecimento, em 10 de novembro de 1982.

Como bem apresentou o autor na publicação:

Se o tempo puder apagar seu nome, haveremos de ter ainda a imagem real, pura e verdadeira aqui reproduzida, na plenitude de sua beleza original e inconfundível. [...] Das Sete Quedas que por nós passaram e todas sete se esvaíram, fica o registro original. Um documento que há de ser guardado para sempre. Uma lembrança universal.

Para saber mais sobre o Salto Sete Quedas ou conhecer outros títulos da nossa biblioteca, entre em contato com a equipe de Acervo e Pesquisa da Memória da Eletricidade:

biblioteca@memoriadaeletricidade.com.br
acervoepesquisa@memoriadaeletricidade.com.br