O acervo fotográfico de uma usina centenária

Coleção Piabanha

Postado em 18/03/20 as 09h38
Editado em 13/10/20 as 12h37
Compartilhar

A coleção fotográfica da Usina de Piabanha é um dos principais destaques do acervo iconográfico da Memória da Eletricidade por se tratar de registros de grande valor histórico e artístico. O conjunto fotográfico, produzido por César Rabello, engenheiro responsável pela construção da usina, foi doado à instituição em 1988 pelo também engenheiro Cesar Rabello Cotrim, neto do titular do acervo.

Nesta coleção, composta por 467 imagens, destaca-se não só o valor estético das fotografias, como também o valor informativo que elas possuem, ilustrando diversos momentos do processo de construção da usina. O acervo fotográfico de Piabanha apresenta fotografias de canteiros de obras, maquinários, trabalhadores, paisagens naturais, até chegar à edificação do empreendimento, considerado à época um dos maiores do país.


Usina Hidrelétrica Piabanha - grupos de pioneiros e trabalhadores [1906 - 1907]

Uma obra grandiosa para o começo do século XX

Construída no início do século XX no município de Três Rios, localizado no Estado do Rio de Janeiro, a usina foi criada para suprir a acentuada demanda de energia elétrica do período. A empresa Guinle & Co. foi responsável por grande parte do fornecimento de eletricidade no Estado a partir da compra de uma faixa de terra na região do rio Piabanha, em 1905, que incluía as quedas d’água da futura usina.

O engenheiro César Rabello foi o responsável pelo projeto e pela obra, toda realizada por operários estrangeiros. Inaugurada em 9 de novembro de 1908, a hidrelétrica contava com uma capacidade instalada de 9.600 kW e uma linha de transmissão de aproximadamente 96 km de extensão, números considerados grandiosos naquele período.

Cesar Rabello e outros trabalhadores

A contribuição da usina de Piabanha na oferta de energia para o Rio de Janeiro foi primordial para o desenvolvimento econômico de grande parte do Estado. Seu conjunto fotográfico ilustra o cenário econômico e social da época e registra parcela significativa da memória social do país.

O acervo fotográfico completo está disponível no Acervo da Memória da Eletricidade. Contatos:

biblioteca@memoriadaeletricidade.com.br
acervoepesquisa@memoriadaeletricidade.com.br