Organizações do Setor
Eletronuclear
Compartilhar
Nome
Eletronuclear
Eletrobras Eletronuclear
Eletrobras Termonuclear
Data
00/08/1997
Tipo de organização
Empresa geradora de energia nuclear
Verbete

A Eletrobras Eletronuclear S.A. – Eletronuclear foi constituída em agosto de 1997 como subsidiária da Eletrobras. Criada a partir da fusão da Nuclen - Nuclebrás Engenharia S.A. com a Diretoria Nuclear de Furnas, assume a responsabilidade pela operação e construção de usinas termonucleares no país, bem como pela comercialização da energia produzida. É uma empresa de economia mista e responde pela geração de aproximadamente 3,89% da energia elétrica consumida no Brasil. 

A empresa opera no Estado do Rio de Janeiro, com sede na capital e instalações industriais em Angra dos Reis e Paraty e controla a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA.

Além de assumir o controle de Angra I, a Eletronuclear deu continuidade à montagem eletromecânica de Angra 2, contratada no Acordo Nuclear Brasil-Alemanha celebrado em 1975. A obra que foi iniciada em maio de 1996 e a usina entrou em operação no ano de 2000. A produção total da CNAAA atende a 30% do consumo de energia do estado do Rio de Janeiro. 

Atualmente conta com uma capacidade de geração de 1.990 MW proveniente das usinas Angra I e Angra 2, Angra 3 está em construção e a entrada em operação comercial está prevista para 2026. 


Referencias utilizadas:

Site institucional da Eletronuclear: https://www.eletronuclear.gov.br/Quem-Somos/Paginas/A-Eletrobras-Eletronuclear.aspx

CENTRO DA MEMÓRIA DA ELETRICIDADE NO BRASIL. Panorama do setor de energia elétrica do Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro (RJ): Memória da Eletricidade, 2006.