03/11/2016

Memória disponibiliza acervo sonoro no site

0   0

 

O Centro da Memória da Eletricidade no Brasil passou a disponibilizar para pesquisadores, estudantes e público em geral o seu acervo sonoro, que vem juntar-se ao textual, que já se encontrava no site da instituição para consulta e pesquisa. O acervo sonoro da Memória apresenta 624 horas de gravação, frutos de 315 depoimentos e gravação de eventos.

O primeiro registro de depoimento que a Memória possui foi feito na década de 70, pela Eletrobras, sendo repassado ao Centro após sua criação, em 1986. Os demais depoimentos foram coletados ao longo de 30 anos em entrevistas realizadas no âmbito de projetos específicos realizados pela Memória. Já a gravação dos eventos refere-se a ciclos de palestras, conferencias, simpósios, reuniões e encontros.

Todo acervo sonoro foi tratado e os áudios convertidos em arquivos digitais, no formato mp3 e em wav, a fim de preservar o som original. O pesquisador que tiver interesse de ouvir esses áudios só poderá fazê-lo diretamente na instituição, por questões de direitos autorais - no entanto, é possível encontrar a transcrição de todo o material, para pesquisa e impressão, em formato PDF no site da Memória.

O acervo arquivístico histórico do Centro da Memória da Eletricidade no Brasil está dividido em textual, sonoro, iconográfico e filmográfico. Os dois últimos ainda em fase de tratamento e inclusão ao sistema Sophia Acervo, software utilizado pela instituição para a gestão de suas coleções.

Acesse aqui e conheça o acervo da Memória.






Membros Instituidores e Mantenedores:

ABCE CEMIG LIGHT ITAIPU BINACIONAL ELETROBRAS

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox