Década de 2000

O planejamento da expansão do setor de energia elétrica: a atuação da Eletrobras e do Grupo Coordenador do Planejamento dos Sistemas Elétricos (GCPS)


Trabalho sobre a história do planejamento no setor de energia elétrica, abordando a atuação da Eletrobras e do GCPS. Foi produzido um conjunto de dez entrevistas, gravadas no período de fevereiro de 2000 a junho de 2001. Foram ouvidos todos os coordenadores do Comitê Diretor do GCPS, instância máxima de deliberação, e todos os chefes da Secretaria Executiva do grupo.

Desde meados dos anos 1960, o crescimento da capacidade instalada de energia elétrica e da malha de transmissão do país foi balizado por uma série de planos elaborados a partir de levantamentos do potencial hidrelétrico das principais bacias hidrográficas, de estudos de previsão do crescimento da economia brasileira e do mercado de energia elétrica e de estratégias adequadas para atender à demanda estimada, mediante a combinação das diversas fontes energéticas. Ao longo deste período acumularam-se informações, empregaram-se novas técnicas e desenvolveram-se sofisticados métodos, aprimorando-se cada vez mais a atividade de planejamento.

O projeto de pesquisa histórica investigou as principais iniciativas e realizações na área de planejamento da expansão do setor de energia elétrica do país, tendo como pano de fundo a descrição do crescimento do parque gerador e do sistema de transmissão, e das alterações institucionais mais importantes, incluindo a criação do GCPS no início dos anos 1980 e sua extinção no final da década seguinte.

Depoentes

Altino Ventura Filho

Antônio Carlos Tatit Holtz

Benedito Aparecido Carraro

Geraldo Queiroz Siqueira

Izaltino Camozzato

João Carlos Ribeiro de Albuquerque

Jorge Trinkenreich

José Luiz Alquéres

Mauro Fernando Orofino Campos

Nelson de Franco

Xisto Vieira Filho





Membros Instituidores e Mantenedores:

ABCE CEMIG LIGHT ITAIPU BINACIONAL ELETROBRAS

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox