História Oral

O Programa

O programa de história oral do Centro da Memória da Eletricidade no Brasil foi instituído em 1986 e está na origem da própria organização da instituição. A gravação de uma série de depoimentos resgatando os antecedentes da Eletrobras (1953-1962) constituiu uma das atividades fundadoras das ações de preservação da memória do setor de energia elétrica. Este trabalho inicial resultou nas primeiras cem horas gravadas do acervo.

O programa continuou com entrevistas de técnicos e dirigentes em diferentes projetos de pesquisa, contemplando a trajetória de empresas ou instituições, além de temas da história do setor de energia elétrica que perpassam várias organizações. No conjunto, predominam as entrevistas temáticas sobre as histórias de vida.

O acervo é composto por cerca de 540 horas de áudio, acompanhadas por aproximadamente 50 horas de vídeo, registrando 307 depoimentos de 256 depoentes), todos transcritos. Como desdobramento desse trabalho, foram editadas mais de 20 publicações contendo parcelas do acervo de depoimentos.

O recurso à história oral abre novas perspectivas para o entendimento do passado recente, dando voz a indivíduos que não deixariam registrado qualquer testemunho não fosse a mediação dos pesquisadores. O conjunto de documentos produzido pela Memória da Eletricidade enriquece, de um ponto de vista diferente do comum, a discussão de aspectos da história brasileira, como o desenvolvimento econômico, social e tecnológico do país, a atuação do Estado e da iniciativa privada no setor de energia elétrica, além da formação e o desenvolvimento da tecnoburocracia brasileira e da prática do planejamento econômico, entre outros.

Clique nos links abaixo para navegar em nosso acervo de depoimentos:

- Década de 70

- Década de 80

- Década de 90

- Década de 2000

- Década de 2010

- Depoimentos Avulsos





Membros Instituidores e Mantenedores:

ABCE CEMIG LIGHT ITAIPU BINACIONAL ELETROBRAS

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox