Exposições Virtuais

A iluminação pública na cidade do Rio de Janeiro (1890-1930)

Esta exposição foi produzida a partir do conteúdo do livro Reflexos da Cidade: a iluminação pública na cidade do Rio de Janeiro (1890-1930) e tem como principal objetivo divulgar um dos mais requisitados trabalho da Memória da Eletricidade, cuja primeira edição foi publicada em 1999.

Naquele ano, a instituição contou com a Lei de Incentivo à Cultura e com a parceria da Eletrobras Holding, que elegeu o projeto do livro para patrocínio, entre os tantos outros projetos que lhe são apresentados anualmente.

A publicação da primeira edição propiciou à Memória da Eletricidade disseminar ao público um conjunto de informações inéditas e enriquecedoras sobre a trajetória da iluminação pública na cidade do Rio de Janeiro, sobre as transformações ocorridas em seus aspectos urbanos e também sobre as consequentes alterações nos hábitos e costumes dos cariocas, até a década de 1930, quando a energia elétrica ressaltou definitivamente os contornos da ‘cidade luz sul-americana’.

Energia e Memória no traço do humor (1880-1988)

Esta exposição foi produzida pela Memória da Eletricidade em 1988, com o objetivo de mostrar, ao setor de energia elétrica e ao público em geral, aspectos do comportamento da sociedade brasileira na sua relação com o uso da eletricidade, utilizando como linguagem a charge, o cartum e a caricatura.

Os artistas foram aqui reconhecidos como espelho e críticos da sociedade, e suas obras foram analisadas como documentos da dinâmica social. A escolha do humor acompanhou a tendência, iniciada na década de 1980, de se abordar os processos históricos sob o ângulo comportamental.

A Memória da Eletricidade contou então com acervo selecionado em arquivos do Rio de Janeiro e de São Paulo, e também com trabalhos produzidos especialmente para a instituição por artistas cujos traços podem ser vistos, até os dias de hoje, em veículos da imprensa brasileira.

Com esse trabalho, a Memória da Eletricidade procurou dar início as suas atividades de ação cultural, estimulando uma atividade reflexiva e crítica com relação ao uso da eletricidade na vida cotidiana e ampliando a interação existente entre o setor de energia elétrica e a sociedade brasileira.









Membros Instituidores e Mantenedores:

ABCE CEMIG LIGHT ITAIPU BINACIONAL ELETROBRAS

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox