Arquivístico

Textual

O acervo arquivístico textual da Memória da Eletricidade é constituído por coleções pessoais e institucionais, compostas por documentos históricos de diversos gêneros e suportes. São, ao todo, 44 coleções acumuladas e produzidas por personalidades e empresas do setor de energia elétrica em todo o país, que possuem um rico material de informações sobre o processo de implantação e manutenção do setor de energia elétrica em diversas épocas históricas.

  • Coleções Pessoais:

Atualmente o acervo conta com 39 coleções pessoais, e 31 delas já estão disponíveis para consulta em base de dados. São documentos acumulados, produzidos e/ou recebidos por personalidades do setor de energia elétrica em todo o país, e representam um repositório singular da memória e da história do setor elétrico. 

  • Coleções Institucionais:

Atualmente, o acervo conta com 5 coleções institucionais, entre elas, a coleção da Companhia Auxiliar de Empresas Elétricas Brasileiras – CAEEB,  a primeira coleção a ser tratada e que teve suas informações consolidadas em base de dados. 

Sonoro

Nosso acervo sonoro é composto pelo material produzido no Programa de História Oral desenvolvido na Coordenadoria de Pesquisa da instituição e  em eventos produzidos pela própria Memória da Eletricidade e por empresas do setor de energia elétrica. Possui cerca de 624 horas de gravação divididos em 315 depoimentos e gravação de eventos.

Iconográfico

A memória da Eletricidade possui em seu acervo cerca de 12000 documentos iconográficos tratados e identificados, que se dividem em 1.244 coleções, compostas por fotografias, cartões postais, cromos, contatos, negativos, plantas, mapas, desenhos, charges, pinturas, entre outros. 

Filmográfico

O acervo filmográfico é composto por fitas e filmes betamax, VHS, U-matic e DVD’s.





Membros Instituidores e Mantenedores:

Eletrobras Eletrobras Eletrobras Eletrobras

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox