20/09/2017

A organização da memória empresarial no Preserva.ME 2017

0   0

Organizar 40 anos da história de uma instituição, dispersa em materiais distribuídos entre os colaboradores e ex-colaboradores que a protagonizaram, foi a missão que Leandro Pacheco de Melo, coordenador do projeto de memória institucional do Sebrae-RJ, teve que vencer. É o relato dessa experiência que ele apresentará no Preserva.ME 2017, com a palestra “A organização do conhecimento para a memória institucional”.

O bibliotecário explica que foram necessárias várias etapas para a organização do acervo, já que ele estava significativamente fragmentado. “Primeiro, realizei o diagnóstico e a elaboração da metodologia, que incluiu uma campanha de arrecadação de documentos levados para casa pelos colaboradores, algo extremamente comum em todas as empresas”, observa Leandro.

O processo contou também com o lançamento do programa de história oral, que entrevistou os colaboradores mais antigos do Sebrae-RJ. “Em seguida, realizei a costura da colcha de retalhos, com a elaboração de uma linha do tempo”, relata o bibliotecário. A experiência foi inteiramente apresentada em sua dissertação de mestrado, disponível aqui

No vídeo, Leandro fala um pouco sobre o que planeja para sua apresentação no Preserva.ME 2017, que acontecerá nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro Cultural Light. Assista: http://bit.ly/2ycZC6S .

Fonte:





Membros Instituidores e Mantenedores:

ABCE CEMIG LIGHT ITAIPU BINACIONAL ELETROBRAS

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox