20/08/2014

Falecimento de Orcélia Barroso

0   0

Orcélia Barroso no lançamento da primeira edição do livro Panorama do Setor de Energia Elétrica no Brasil. Abril de 1988

Orcélia Barroso, fundadora e primeira Diretora-Executiva do Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, faleceu em 16 de agosto de 2014 e foi sepultada em Belo Horizonte no dia seguinte.

Mineira de Sabinópolis, passou a infância em Belo Horizonte, onde cursou Serviço Social na Pontifícia Universidade Católica. Desenvolveu boa parte de sua carreira profissional em empresas públicas do setor de energia elétrica, inicialmente na estadual Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig) e, em seguida, na holding federal Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobras).

Participou ativamente da criação da Fundação Eletrobras de Seguridade Social (Eletros) e integrou sua primeira diretoria, tendo ocupado o posto de diretora de Bem-Estar, no período de setembro de 1971 a março de 1976.

A partir de 1985, no âmbito da Eletrobras, por orientação do presidente da empresa, engenheiro Mario Penna Bhering, encarregou-se das providências para organizar o Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, assumindo o cargo de Diretora-Executiva da entidade em outubro de 1986, função que exerceu até 1990, quando desligou-se da Eletrobras para aposentar-se.

Como Diretora-Executiva da Memória da Eletricidade, destacou-se pelo empenho em colocar em funcionamento esta instituição pioneira na preservação da memória do setor de energia elétrica. Durante sua gestão, Orcélia Barroso foi responsável por coordenar os trabalhos que redundaram na formação de uma equipe qualificada, na redação e aprovação do estatuto e do regimento interno, no desenvolvimento de uma série de projetos, além da edição dos primeiros livros do centro.

Em 1993, fixou residência na cidade fluminense de Rio das Ostras. Desde então vinha contribuindo ativamente com o Grupo Renascer da Terceira Idade. Sua dedicação foi reconhecida com a outorga do título de Cidadã Riostrense.

Fonte:





Membros Instituidores e Mantenedores:

Eletrobras Eletrobras Eletrobras Eletrobras

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox