29/05/2015

Parabéns, Light: 110 anos de energia!

0   0

 

No dia 30 de maio, a Light Serviços de Eletricidade S.A. (Light) completa 110 anos de existência. A empresa foi uma das instituidoras do Centro de Memória da Eletricidade no Brasil, apoiando desde o início as ações de preservação da memória do setor elétrico.

Hoje, a Light é a principal distribuidora de energia elétrica do estado do Rio de Janeiro e é responsável pela geração, comercialização e distribuição de energia elétrica em toda a capital fluminense, seu maior polo consumidor.

O pioneirismo é marca permanente da empresa.  Foi ela a responsável pela construção da maior usina hidrelétrica do país, em 1908, a hidrelétrica de Fontes, além de contribuir também com serviços de gás, telefonia, eletricidade e transportes: era responsável pelos bondes elétricos, na época, um importante meio coletivo de locomoção.

De origem canadense, a empresa uniu as necessidades de um país em desenvolvimento ao capital e à tecnologia vindas da Europa e da América do Norte, contribuindo diretamente para o processo de industrialização e urbanização do Sudeste do Brasil.

Depois de quase oito décadas como empresa de capital estrangeiro, em 12 de janeiro de 1979, a Light foi adquirida pelo governo brasileiro e teve seu controle acionário transferido para a Eletrobras.

A Light passou de estatal para empresa privada em 21 de maio de 1996, quando foi adquirida, em a leilão na Bolsa de Valores do Rio, por um consórcio liderado pela estatal francesa EDF e por investidores americanos. Centenária, a Light está, hoje, nas mãos de outra estatal, a mineira Cemig, sua principal acionista.

A presença da Light no cotidiano carioca realçou as belezas do Rio e as novidades tecnológicas levaram mais conforto e qualidade de vida às pessoas. 

Light - 110 anos






Membros Instituidores e Mantenedores:

ABCE CEMIG LIGHT ITAIPU BINACIONAL ELETROBRAS

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox