Etiènne-Jules Marey


Etiènne-Jules Marey

Médico fisiologista e fotógrafo que se tornou um dos precursores do cinema.

1830 1904

O francês Etiènne-Jules Marey nasceu em 1830, em Beaune. Formado em medicina, especializou-se em fisiologia humana e animal e começou sua carreira como cirurgião assistente em 1855. Desde o início de sua prática, Marey rejeitou os métodos de análise de sintomas que se utilizavam apenas dos sentidos, preferindo fazer seus diagnósticos baseado nos resultados obtidos por aparelhos.

Após o período em que foi professor assistente na Escola Veterinária de Lyon, Marey passou a desenvolver seus próprios instrumentos, visando melhorar e aperfeiçoar aparelhos já existentes, principalmente os que faziam a medição da circulação sanguínea. O primeiro aparelho desenvolvido foi o esfigmógrafo, em 1860, que permitia o registro das ondas de compressão sanguínea das pulsações humanas. O esfigmógrafo era composto por um captador sensível que se apoiava sobre o pulso do paciente e que era ligado a uma alavanca de metal bem leve. Os sinais emitidos pelo captador promoviam o movimento da alavanca, que deixava marcas sobre um papel esfumaçado, tracionado por um mecanismo de relógio. Os métodos de monitoração do sistema cardiovascular de Marey permitiram a padronização dos instrumentos médicos de forma a poderem ser usados em diagnósticos clínicos em qualquer lugar.

Em 1868, após ser nomeado professor de História Natural no Collège de France, Marey se apaixonou pela fotografia e passou a fazer estudos sobre o voo dos insetos e sobre cavalos em movimento. Para observar melhor os animais que estudava, Marey inventou, em 1870, o cronógrafo, instrumento capaz de medir os intervalos de tempo entre fotografias sequenciais. Em 1887, ele apresentou o cronofotógrafo, que permitia reunir várias imagens em tiras de papel que passavam automaticamente por uma máquina também inventada por ele. O novo equipamento de Marey, tracionava as tiras de papel e as reproduzia a 23 quadros por segundo, proporcionando uma série de projeções sucessivas

em intervalos de tempo tão curtos que o espectador via o movimento completo, em todas as suas fases. Por esta invenção, alguns o consideram o verdadeiro pai do cinema, em lugar dos irmãos Lumière.

Etiènne-Jules Marey foi presidente da Sociedade Fotográfica francesa e, nos últimos anos de sua vida, dedicou-se ao estudo da aerodinâmica, baseado no voo dos pássaros.





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