20/08/2015

Prêmio Weps Brasil

0   0

Equidade de gênero: Prêmio Weps Brasil 2016 abre as inscrições

 

Reconhecida nas quatro edições do selo Pró-Equidade de Gênero do governo federal e uma das integrantes da campanha ElesporElas, movimento mundial em favor das mulheres, a Itaipu Binacional reforça o compromisso com a equidade de gênero. Nesta terça-feira, 18, o prêmio Weps Brasil 2016 ? Empresas Empoderando Mulheres abre as inscrições. A premiação é uma realização da Itaipu, ONU Mulheres, Pacto Global, Rede Brasileira e portal Tempo de Mulher, da empresária e jornalista Ana Paula Padrão.

A ideia é incentivar, valorizar e reconhecer os esforços das empresas que promovem a cultura da equidade de gênero, tendo como norteadores os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês de Women?s Empowerment Principles) lançados mundialmente pelo Pacto Global da ONU e ONU Mulheres em 2010.

A iniciativa tem a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do United Nations Global Compact (Pacto Global da ONU) e United Nations Women (ONU Mulheres), em parceria com suas representações brasileiras, a Rede Brasileira do Pacto Global da ONU e a ONU Mulheres no Brasil.

A primeira edição do prêmio, Weps Brasil 2014 - Empresas Empoderando Mulheres, reuniu 186 companhias, das quais 75 estavam habilitadas tecnicamente para a disputa. Todas as regiões do Brasil foram representadas. Dessas, 32 chegaram à final. Furnas Centrais Elétricas S.A. Home Care Cenehospitallar e Feito Brasil Indústria de Produtos Artesanais Ltda levaram ouro nas categorias grande, média, micro e pequena empresas, respectivamente.

De acordo com a diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, idealizadora do prêmio, a premiação representa uma convergência de interesses mútuos entre todas as instituições envolvidas na sua criação, para contribuir com a valorização e o empoderamento das mulheres nas empresas, no ambiente de trabalho e na comunide.

Como participar

Podem se inscrever empresas privadas e públicas, subsidiárias de multinacionais e/ou suas filiais no Brasil. A inscrição é gratuita e será realizada exclusivamente pelo site do Prêmio WEPs Brasil 2016: www.premiowepsbrasil.org. Serão contempladas três categorias: micro e pequena empresa, média empresa e grande empresa. As companhias premiadas serão reconhecidas com modalidade de reconhecimento ouro, prata e bronze e menção honrosa.

Conheça os sete princípios:

1. Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero.
2. Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho ? respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação.
3. Assegurar a saúde, a segurança e o bem estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras.
4. Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres.
5. Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres.
6. Promover a igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa.
7. Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade de gênero.

Avaliação

As empresas inscritas terão de responder a um questionário de avaliação levando com considerando os princípios dos Weps. Cada resposta terá um peso na nota.

Todo o processo de premiação será submetido à auditoria externa independente, contratada para validar a documentação apresentada pelas empresas visitadas e os relatórios elaborados pela Comissão Técnica, em conformidade com os critérios estabelecidos pelo regulamento.

Classificação

Todos os questionários preenchidos on line pelas candidatas serão analisados por integrantes da Comissão Técnica. Serão classificadas para a etapa de visita, as candidatas que atenderem a todos os critérios estabelecidos no regulamento, apresentarem os melhores desempenhos e demonstrarem a sua regularidade fiscal e estatutária

Visita

As visitas serão feitas por dois integrantes da Comissão Técnica, que terão seus nomes informados à empresa candidata previamente por e-mail, para assegurar a não existência de conflito de interesse. A visita não gerará custos para a companhia inscrita e será agendada com antecedência pela Coordenação, que deverá enviar o plano de visita elaborado pela Comissão Técnica. Após a visita, a comissão analisará as anotações registradas e validará ou não as respostas enviadas. Esse material será enviado para a banca de juízes.

A divulgação das empresas reconhecidas ocorrerá somente na cerimônia de entrega da premiação prevista para março de 2016.

Replicação de boas práticas

As empresas vencedoras previamente autorizam a ampla divulgação de suas práticas para atendimento aos WEPs, visando incentivar e estimular a participação de outras participantes em futuros ciclos do prêmio.

WEPs: sigla de Women's Empowerment Principles, em inglês, que significa Princípios de Empoderamento das Mulheres. Lançados em 2010, em uma parceria entre a ONU Mulheres e o Pacto Global da ONU, têm o objetivo de ajudar as empresas a criarem ou adaptarem as políticas e práticas existentes para concretizar o empoderamento das mulheres. Os sete princípios têm base em políticas e práticas de empresas líderes de diferentes setores de todo o mundo e propõem uma abordagem prática para o avanço das mulheres.

Fonte: WEPs





Membros Instituidores e Mantenedores:

Eletrobras Eletrobras Eletrobras Eletrobras

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox