23/10/2015

Abertura - Semana Sebrae/RJ

0   0

A Memória da Eletricidade participou da cerimônia de abertura oficial da Semana Sebrae/RJ de Tecnologia e Inovação 2015, que ocorreu no auditório do Centro de Convenções Sulamérica na última quarta-feira, dia 21 de outubro, e contou com a presença de diversas autoridades.

Dentre elas, destacamos Cézar Vasquez, diretor superintendente do Sebrae/RJ; Franklin Coelho, o secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro; Eliete Bouskela, diretora de Tecnologia da Faperj; Anderson Rossi, gerente de Inovação e Desenvolvimento Empresarial do Sistema Firjan; Alexandre Vieira, subsecretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro; e Armando Clemente, diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae/RJ.

O diretor superintendente do Sebrae/RJ, Cézar Vasquez, apontou a necessidade de superar adversidades e inovar para transformar. “Quanto mais dificuldades nós tivermos, mais trabalharemos para oferecer o melhor para as nossas empresas, para os cidadãos do Rio de Janeiro e para o Brasil”.

Já o secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro e a diretora da Faperj ressaltaram a necessidade de superação do país em nosso atual momento, fazendo uma alusão do tema da Semana, “Luz, Ciência e Vida”, afirmando que precisamos “dar luz” às empresas para que elas se posicionem no cenário econômico de hoje.

Eliete destacou, ainda, que o Brasil precisa melhorar o que já temos em termos de tecnologia, e que, para isso, é preciso que as empresas participem e aproveitem dos editais que estão sendo oferecidos para que essa realidade se torne possível.

Por fim, Armando Clemente, diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae/RJ salientou a magnitude da iniciativa e a importância da realização de um evento como este. ”O Rio de Janeiro participa da Semana com mais de 200 eventos em todo o estado, levando a ciência e a técnica para a população em geral”, disse.

A cerimônia de abertura serviu ainda como palco para a celebração do convênio de cooperação técnica e financeira entre Firjan e Sebrae/RJ.

Exposição em outros lugares

Ricardo Wargas, gerente de Soluções e Inovação do Sebrae/RJ, parabenizou a equipe da Memória da Eletricidade pelo excelente trabalho desenvolvido na exposição “Inovação Tecnológica na Iluminação Elétrica”.

“Fico feliz pela exposição, me vejo em vários momentos e em algumas partes da história, desde a época das primeiras ações de eficiência energética no Rio de janeiro, no ano de 1983”. Ainda, segundo ele, foi a partir desse momento que a evolução da energia elétrica e a questão da iluminação tornou-se perceptível, trazendo fantástico avanço para cidade do Rio de Janeiro.

Wargas ressaltou a importância da energia elétrica para a humanidade, a fim de promover uma série de bem-estar e ganhos de qualidade de vida para as pessoas. “A energia elétrica se traduz para nós como um ganho de aumento de qualidade de vida, de possibilidade de novos processos e de novos desenvolvimentos tecnológicos”.

Pensando nisso, e acreditando na importância histórica desenvolvida pela Memória da Eletricidade, em parceria com o Sebrae que o gerente de Soluções e Inovação do Sebrae/RJ confessou a vontade de levar o conteúdo desenvolvido pela instituição para o Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá.

Em conclusão, o gerente do Sebrae exaltou a honra de poder contar com a parceria do Centro da Memória da Eletricidade no Brasil no resgate de todas as informações sobre energia que foram alcançadas no trabalho exposto, e, segundo ele, esse era um projeto antigo que finalmente o Sebrae/RJ conseguiu pôr em prática, graças à oportunidade surgida com a Semana Sebrae de Tecnologia e Inovação 2015. 

 






Membros Instituidores e Mantenedores:

ABCE CEMIG LIGHT ITAIPU BINACIONAL ELETROBRAS

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox