12/05/2016

Memória personaliza o software de pesquisa da Blap

0   0

 

A Memória da Eletricidade personalizou a interface do software Sophia, por meio do qual se pode consultar o acervo da Biblioteca Léo Amaral Penna (Blap). Mais moderna, ela colabora com os pesquisadores que estudam o setor de energia elétrica, que podem acessar aos 5 mil itens constantes do acervo da Blap, incluindo 45 das 60 obras editadas pela Memória que já foram digitalizadas.

O acervo da biblioteca é composto por livros, periódicos, teses, depoimentos e CD-ROMs, entre outros itens que fazem da instituição uma das mais importantes fontes de pesquisas sobre a história do setor. Quem comparecer à biblioteca – ela está aberta ao público de segunda a sexta-feira das 9 horas às 16 horas – encontrará, também, textos de referência nas áreas de história, biblioteconomia, arquivologia e museologia. O pesquisador pode consultar as referências de casa e vir à Blap – localizada na Avenida Presidente Vargas, 583/701, no Centro do Rio - para pesquisa do conteúdo.

Segundo Leila Lobo, coordenadora do Centro de Referência, a Memória da Eletricidade vem trabalhando para passar para o formato digital a parte do acervo liberada pela Lei de Direito Autoral, embora a tarefa ainda não tenha um prazo definido para terminar. “É necessário muito cuidado para realizar corretamente um trabalho desse porte”, afirma Leila

A Biblioteca Léo Amaral Penna reúne trabalhos e publicações relacionados ao processo de construção do setor, visando e difundir obras de interesse para a história da energia elétrica no Brasil.

 

A Blap em números

Publicações – 4.249

Relatórios - 945

Transcrições de depoimentos - 309

Periódicos - 232


Acesse agora!






Membros Instituidores e Mantenedores:

Eletrobras Eletrobras Eletrobras Eletrobras

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox