Consolidação e crise do modelo estatal (1964-1990)

1986

Torre de transmissão de uma das três linhas entre as subestações de Foz do Iguaçu (PR) e Tijuco Preto (SP). S/d. Acervo Itaipu

Entrada em operação, como o mais extenso da América do Sul, do sistema de transmissão de extra-alta-tensão Sul-Sudeste, utilizando linhas de corrente alternada de 750 kV e de corrente contínua de mais ou menos 500 kV, transportando energia elétrica da Usina Hidrelétrica Itaipu até a Região Sudeste.
Lobo-guará na Reserva Biológica de Peti (MG). S/d. Acervo Cemig

Divulgação, pela Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobrás), do Plano Diretor para Conservação e Recuperação do Meio Ambiente nas Obras e Serviços do Setor Elétrico (I PDMA), marco do equacionamento das questões socioambientais no setor de energia elétrica brasileiro.

Onça-preta no Jardim Zoológico de Ilha Solteira (SP). S/d. Acervo FPHESP





















Definição, pela Resolução nº 1, de 23 de janeiro, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), das usinas geradoras de eletricidade de potência superior a 10 MW e linhas de transmissão acima de 230 kV, como empreendimentos modificadores do meio ambiente, cujo licenciamento passou a depender de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (Rima), a serem apresentados ao órgão ambiental competente e à Secretaria Especial de Meio Ambiente (Sema), em caráter supletivo.




Membros Instituidores e Mantenedores:

ABCE CEMIG LIGHT ITAIPU BINACIONAL ELETROBRAS

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox