Capital estrangeiro e grupos privados nacionais (1898-1929)

1908

Vista do Chateau d’Eau na Exposição Nacional. 24 de setembro de 1908. Acervo Memória da Eletricidade

Realização da primeira iluminação de caráter monumental feita no Brasil, na inauguração, no bairro da Urca, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), da Exposição Nacional de 1908, comemorativa do centenário da abertura dos portos brasileiros à navegação internacional. A iluminação utilizava lâmpadas Edison de filamento de carvão.
Vista noturna do Chateau d’Eau na Exposição Nacional. 24 de setembro de 1908. Acervo Memória da Eletricidade







Usina Hidrelétrica Fontes Velha, localizada no ribeirão das Lajes, município de Piraí (RJ). S/d. Acervo Memória da Eletricidade

Entrada em operação da Usina Hidrelétrica Fontes Velha, da Rio de Janeiro Tramway, Light & Power Company. Maior usina do Brasil e uma das maiores do mundo na época, localizava-se no ribeirão das lajes, município de Piraí (RJ), e foi responsável pelo abastecimento da energia empregada na iluminação pública e residencial e na tração dos bondes elétricos da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Com uma potência inicial instalada de 12.000 kW, teve sua capacidade de geração ampliada graças à construção do reservatório de Lajes, da barragem de Tocos e do desvio parcial de águas do rio Piraí, somando, a partir de 1913, uma capacidade nominal de 49.000 kW e, em regime de sobrecarga, 64.000 kW. Foi desativada em 1989.

Interior da casa de força da Usina Hidrelétrica Fontes Velha, no ribeirão das Lajes, município de Piraí (RJ). S/d. Acervo Memória da Eletricidade







A primeira usina do estado de Santa Catarina, a hidrelétrica Piraí, entrou em operação. Localizada no rio Piraí, município de Joinville, contava inicialmente com dois grupos geradores, com 200 kW de potência cada um. A partir de ampliações realizadas até 1928, alcançou a potência de 1.552 kW. Pertenceu à Empresa Sul Brasileira de Eletricidade S.A. (Empresul), passando, posteriormente, à Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc).




Membros Instituidores e Mantenedores:

ABCE CEMIG LIGHT ITAIPU BINACIONAL ELETROBRAS

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox