Capital estrangeiro e grupos privados nacionais (1898-1929)

1910

Gerador de corrente contínua Brush de 15.000 volts, instalado em 1910 para prover a iluminação pública de Manaus (AM). S/d. Acervo Memória da Eletricidade

Criação da Manaus Tramways & Light Company Ltd., de capital inglês, que passou a explorar os serviços de eletricidade e bondes na cidade de Manaus (AM), a partir de contrato firmado em 1918. Foi incorporada pela Companhia de Eletricidade de Manaus (CEM) em 1952.
Estrada de Ferro do Corcovado. S/d. Acervo Museu da Imagem e do Som (RJ)

Inauguração da eletrificação da Estrada de Ferro do Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), a primeira ferrovia brasileira a ser eletrificada e, também, a primeira do Brasil destinada exclusivamente ao turismo.
Organização da São Paulo Electric Company Ltd. em Londres (Inglaterra), como subsidiária do grupo Light, tendo por finalidade a construção da Usina Hidrelétrica Itupararanga. No ano seguinte, foi autorizada a funcionar no Brasil e adquiriu a Empresa de Eletricidade de Sorocaba. A partir de 1912, passou ao controle da Brazilian Traction, Light & Power Company, holding do grupo Light no Brasil.




Membros Instituidores e Mantenedores:

ABCE CEMIG LIGHT ITAIPU BINACIONAL ELETROBRAS

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox