Consolidação e crise do modelo estatal (1964-1990)

1980

Usina Hidrelétrica Chave do Vaz, no rio Negro, município de Cantagalo (RJ). S/d. Acervo Cerj

Criação da Companhia de Eletricidade do Estado do Rio de Janeiro (Cerj), como resultado da mudança de razão social da Companhia Brasileira de Energia Elétrica (CBEE), após sua transferência para o governo estadual pela Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobrás). A área de concessão da Cerj abarcou as das extintas Centrais Elétricas Fluminenses S.A. (Celf) e CBEE. A Cerj foi incluída no Programa Nacional de Desestatização (PND) em 1995, sendo a primeira concessionária estadual de energia elétrica a ser privatizada no país. Em leilão realizado em 20 de novembro de 1996, foi adquirida por consórcio formado pela empresa chilena Chilectra S.A., pela Eletricidade de Portugal (EDP) e pela espanhola Empresa Nacional de Electricidad S.A. (Endesa). Em 2004, a Cerj teve sua denominação alterada para Ampla Energia e Serviços.

Usina Hidrelétrica Comendador Venâncio, no rio Muriaé, município de Itaperuna (RJ). S/d. Acervo Cerj







Usina Hidrelétrica Foz do Areia, no rio Iguaçu, entre os municípios de Pinhão (PR) e Bituruna (PR). S/d. Acervo Eletrobras

Entrada em operação da Usina Hidrelétrica Bento Munhoz Rocha Neto, mais conhecida como Foz do Areia, localizada no rio Iguaçu, no município de Pinhão (PR). A concessão para a construção da usina foi outorgada à Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) em 1973 e as obras foram iniciadas dois anos depois. A usina foi inaugurada com uma unidade geradora de 418.000 kW de potência, acrescida, até 1982, de mais três unidades. Sua barragem, de enrocamento compactado com face de concreto, foi a primeira do gênero a ser construída no Brasil e a maior do mundo à época.




Membros Instituidores e Mantenedores:

ABCE CEMIG LIGHT ITAIPU BINACIONAL ELETROBRAS

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox