Televisão


Televisor de Baird. Acervo Centro de Ciências de Glasgow

Transmitir imagens, assim como transmitir sons, era o sonho de vários cientistas e, por isso, diversas descobertas diferentes abriram caminho para o surgimento da televisão, palavra formada pelo grego tele, que quer dizer ao longe, associada ao verbo latino video, que quer dizer ver. A primeira aconteceu em 1873, quando o cientista escocês James Clerk Maxwell descobriu que a luz era uma onda que podia ser convertida em sinais elétricos e que, dessa forma, talvez também pudesse ser transmitida por meio de cabos e até através do ar.

Dez anos depois, em 1883, o jovem alemão Paul Nipkow conseguiu enviar o que chamamos de primeira imagem televisiva, utilizando um disco perfurado em forma de espiral, que dividia a luz emitida por um objeto em milhares de pontos que depois eram transformados em impulsos elétricos. Os impulsos eram enviados para um receptor que reorganizava os pontos e reproduzia a imagem do objeto de forma rudimentar e vaga.

O sistema de Nipkow provocou, durante vários anos e em todo o mundo, uma série de tentativas de aperfeiçoamento, até que, em 1920, o engenheiro e inventor russo Vladimir Zworykin construiu um aparelho chamado iconoscópio, um tubo de transmissão que utilizava elétrons para fragmentar as imagens e transformá-las em correntes elétricas.

Apesar disso, a invenção da televisão foi atribuída a um outro personagem: o escocês John Lodgie Baird. Em 1924, Baird conseguiu transmitir imagens fixas por um aparelho que não passava de uma caixinha de papelão cheia de furos, com uma lâmpada elétrica e um farolete de bicicleta. Ao projetar as imagens numa tela instalada em um laboratório do Royal Institute de Londres, esse invento doméstico fascinou um pequeno grupo de cientistas. Em 1926, o cinescópio, outra invenção do russo Vladimir Zworykin, permitiu que Baird criasse o primeiro sistema televisivo eficiente, transmitindo imagens de pessoas em movimento. O ano de 1926 foi, assim, oficialmente considerado o ano da criação da televisão.

Em 1937, o desfile da coroação do rei Jorge VI da Inglaterra foi transmitido pela televisão inglesa, na primeira experiência feita fora de estúdios.

Entretanto, como o cinescópio só produzia imagens sob a luz solar, Zworykin passou a aperfeiçoá-lo e, após diversas tentativas, construiu o órticon, que se tornou o tubo padrão para o sistema de transmissão de imagens em preto e branco no mundo inteiro.

Em 1940, o húngaro Peter Karl Goldmark inventou o sistema de televisão colorida, que foi inaugurado em 1948 pela Radio Corporation of America (RCA), primeira grande empresa norte-americana de telecomunicações.

CURIOSIDADE
Você sabia que, no Brasil, a televisão teve sua pré-estreia no dia 3 de fevereiro de 1950, com a apresentação do padre e cantor mexicano Frei José Mojica, mas que as imagens não passaram do saguão do jornal Diários Associados, pertencente a Assis Chateaubriand, em São Paulo? Foi a primeira tentativa do jornalista de colocar no ar a TV Tupi, primeira rede de televisão nacional, cuja inauguração oficial só aconteceu em setembro, com a transmissão de um show de variedades, com orquestra ao vivo. Tudo era muito rústico, precário e em preto e branco. Além disso, pouquíssimas pessoas tinham um aparelho de televisão, que era caríssimo, e a programação só ficava no ar por três horas, sempre a partir das 20 horas.




Membros Instituidores e Mantenedores:

ABCE CEMIG LIGHT ITAIPU BINACIONAL ELETROBRAS

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox